A Semana Astrológica – Devagar quase parando… Parou!

Semana de 11 a 17 de abril 

Embora seja um período produtivo, de expansão e crescimento, como representado pela fase do Quarto Crescente, esta semana inaugura um dos períodos mais tensos do ano, representado pela retrogradação de Marte entre os signos de Sagitário e Escorpião, conjugada com a retrogradação de Plutão, que também estaciona no domingo, e com Mercúrio cruzando sua própria zona sombria de retrogradação. Marte estaciona no sábado e fica retrógrado no domingo, voltando ao movimento direto somente em 29 de junho. Plutão estaciona no domingo e fica retrógrado de 18 de abril a 26 de setembro. Mercúrio entra na zona sombria de sua próxima retrogradação no dia 14 e ficará retrógrado de 28 de abril a 22 de maio, retornando do grau 23°36 a 14°20 de Touro. Quando ele cruzar o grau 14°20’ de Touro, estará oficialmente na zona de retrogradação. Isso se dará na quinta-feira. Quer dizer que logo Mercúrio começará a desacelerar para estacionar e isso simboliza que a comunicação e processos mentais já passam por alterações sutis, demandando maior atenção.

IMG_0492 - Cópia
Maria Eunice Sousa

Marte fica retrógrado de 60 a 80 dias a cada 26 meses, aproximadamente. Sua retrogradação será sentida nas áreas de vida simbolizadas pela casa do mapa natal em que ocorre a retrogradação e o efeito será mais intenso e potente caso Marte faça algum aspecto tenso a planetas do mapa natal, especialmente se este aspecto ocorrer três vezes, direto, retrógrado, direto. A retrogradação implica diretamente em REVISÃO dos assuntos regidos pelo planeta em questão, na área de vida em que o movimento se dá. No caso de Marte, o chamado é para revisarmos decisões, atitudes e a maneira como executamos nossa ação, nosso modus operandi naquela área de vida. REVER e REAVALIAR a maneira como afirmamos nossa identidade, nossa assertividade – ou falta de – e como isso impacta na nossa realização pessoal e nas nossas relações. Há tendência de atrasos, bloqueios e entraves nos assuntos desta casa, o que pede de nós muita paciência e tolerância. Sendo Marte um planeta que se expressa no corpo, fisicamente, podemos canalizar as frustrações numa caminhada vigorosa, mas, ao mesmo tempo, recomenda-se pegar leve nas atividades físicas em geral, pois podemos nos exaurir e até adoecer ou nos expor a acidentes, principalmente se Marte retrógrado faz aspectos tensos a Mercúrio, Saturno ou Urano no mapa natal. Parece que tudo começa a desandar, vamos perdendo a energia e a vontade e coisas que antes fluíam tranquilamente agora demandam grande esforço para serem executadas, o que nos deixa com os ânimos alterados, o pavio fica mais curto e qualquer coisa tola pode ser o estopim para discussões sérias ou conflitos graves, sobretudo para indivíduos que já têm dificuldades de gestão da própria agressividade, ou seja, quem já tem um Marte muito desafiado no mapa natal. É recomendável manter em cheque as frustrações e ser bastante honesto a respeito delas, evitando que espirrem em outros que talvez não tenham nada a ver com nossos problemas. Arianos e Escorpianos, de Sol, Ascendente e Lua são mais “afetados” pela retrogradação de Marte, assim como pessoas cujos planetas natais recebam aspectos tensos desta retrogradação, ou seja, pessoas que tenham planetas natais entre os graus 0 a 09 dos signos mutáveis (Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes) e dos graus 23 a 30 dos signos fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário). Leia sobre Marte retrógrado.

Depois de ter se engalfinhado na briga Urano-Plutão na semana que passou, o Sol vai assimilando os insights e resultados destes embates e não faz mais aspectos até sair de Áries, apenas recebendo os aspectos da Lua. Por outro lado, Mercúrio e Vênus estão bastante ativos por estes dias. Mercúrio faz sextil a Netuno, trígono a Júpiter, quincunce a Saturno e trígono a Plutão. A mente tem uma trégua benfazeja, visto que a maioria destes aspectos é harmoniosa, uma trégua bem vinda antes da retrogradação mercurial. O período fica favorável para para nos expressarmos com mais sensibilidade e sermos mais imaginativos em nossos planos (Netuno), para fazermos novas conexões e sermos mais otimistas, abrindo o leque de nossas perspectivas (Júpiter), e usando nosso poder mental concentrado para estudar, planejar ou transformar a forma como nos comunicamos (Plutão). Precisamos ficar atentos às agulhadas de insegurança que poderão nos assaltar vez por outra e à possibilidade de termos uma visão muito estreita e literal das coisas, pontos de vista meio obtusos ou míopes. Mas algo muito interessante é que teremos um Grande Trígono de Terra armado por praticamente toda a semana, formando por Mercúrio, Júpiter e Plutão, sugerindo que há grandes recursos mentais, grandes potenciais de colocarmos nossas ideias em prática, ideias poderosas de expansão e crescimento, embora tal crescimento talvez venha a se manifestar no longo prazo e não imediatamente. Considerando que também teremos a formação de vários Grandes Trígonos de Fogo, esse Grande Trígono de Terra traz equilíbrio ao Fogo, equipando-nos com um visão e um ideal que são pragmáticos e também dá sustentação e praticidade aos nossos planejamentos, de modo que há poucas probabilidades de “viajarmos na maionese” por estes dias, visto que ficamos mais centrados, focados e bem enraizados.

Vênus em Áries também se prepara para o embate com Urano-Plutão, que se dará daqui a alguns dias. Nesta semana ela se harmoniza com seu dispositor, Marte, sugerindo uma harmonia entre masculino e feminino, entre os desejos e a execução. Estando Vênus em Áries e em contato com Marte, ficamos naturalmente mais independentes, sem que isso chegue a representar grandes problemas no relacionamento, visto que o outro parecer precisar de tanta autonomia quanto nós. Mas Vênus tem também um desentendimento leve com Júpiter e embora isso não represente um problema grave, pode significar uma tendência à preguiça, à folga demasiada, à procrastinação e a uma insatisfação que não tem uma origem muito clara, apenas sentimos que algo está faltando, que poderíamos estar mais felizes e contentes, apenas se… Estaremos com inveja de alguém? Podemos também nos tornar meio erráticos na expressão de nossos afetos, uma hora sendo extremamente efusivos e entusiasmados, para, no momento seguinte não darmos a mínima, nem para a pessoa nem para a relação em si, o que confunde aqueles com quem interagimos, causando problemas na relação e então nos pegamos ansiando por aquilo que mandamos embora. Aspectos entre Vênus-Júpiter sinalizam uma qualidade meio compulsiva, de querer sempre “mais”. No caso do quincunce isso não é sentido abertamente, de modo que é possível pularmos de um flerte a outro sem prestarmos muita atenção aos efeitos e espanto que causamos na esteira do nosso comportamento. Desnecessário dizer que para lidarmos com isso precisamos encarar nossas inseguranças e ambivalências, entre elas, como manter vínculos fortes e verdadeiros, sem que isso signifique abrir mão de nosso crescimento individual. Inconscientemente talvez acreditemos que é impossível conciliar relações duradouras com expansão pessoal. Conscientizar-se dessas incongruências pode ser bastante libertador.

A Lua abre a semana na fase Crescente em Gêmeos e oficializa o Primeiro Quarto em Câncer, na quinta-feira. Brinca serelepe em Leão e fecha o período em ficando Corcunda em Virgem, no domingo. Nesta jornada ela faz contatos, harmoniosos ou tensos, com todos os demais corpos celestes e será, muitas vezes, o único contato que alguns planetas fazem com o resto do mapa, como é o caso do Sol, que apenas se separa dos aspectos últimos que fez, As fases Crescente, Primeiro quarto e Corcunda indicam uma semana dinâmica, de avançarmos em nossos propósitos e objetivos de forma aguerrida e determinada! Mãos à obra!

A SEGUNDA-FEIRA recebe a Lua Geminiana ainda separando-se da quadratura a Netuno, em oposição a Saturno e quadratura a Júpiter, formando uma Grande Cruz Mutável, que se estende por todo o dia, visto que mais tarde a Lua também faz quadratura a Quíron em Peixes. A Lua ainda faz quincunce a Plutão em Capricórnio, sextil a Urano e ao Sol em Áries, ficando vazia depois do contato com o Sol, às 15h58min. Ingressa em Câncer às 05h07min da terça-feira. Mercúrio, dispositor da Lua, está em touro e ajuda na ancoragem. O dia está super ocupado e movimentado, exigindo muita mobilidade e, conversamente, muito centramento também, para conseguirmos dar conta de toda a excitação mental, das obrigações profissionais, contatos sociais e ainda cuidar da vida e das necessidades pessoais.  Ufa! Quanta correria! Em meio ao turbilhão, quando sentirmos que vamos nos esbandalhar em vários pedaços, podemos respirar fundo, tirar os calçados e colocar os pés na terra, fazendo algum exercício de enraizamento que nos ajude a conter a energia, a ansiedade e os excessos mentais ou emocionais. Algo que também pode nos ajudar no frenesi caótico desse dia é lembrar dos nossos limites e humanidade: é impossível estar em dois lugares ao mesmo tempo – embora esta seja uma fantasia constante de Gêmeos! – portanto, voltemos ao básico e atenhamo-nos aos limites e prioridades para poder ter um mínimo de foco. Criar um ponto de foco diante de si, á frente da mesa no escritório ou acima da tela do computador pode ajudar a conter a dispersão. Esse ponto de foco pode ser uma imagem, uma frase ou qualquer coisa que nos faça voltar ao que é essencial: o porquê de estarmos fazendo o que fazemos, no prazo que precisamos fazer. Esse ponto de foco pode ser também uma promessa de recompensa para quando tivermos concluído nossas tarefas.

Mercúrio está em sextil a Netuno na  TERÇA-FEIRA. A Lua começa o dia ainda vazia em Gêmeos e ingressa em Câncer às 05h07min, de onde faz quincunce a Marte em Sagitário, quadratura a Vênus em Áries e trígono a Netuno em Peixes. Outro dia de dilemas, embora os de hoje sejam de outra ordem. Há uma cisão na alma feminina: há demandas familiares, domésticas e necessidades emocionais com as quais precisamos lidar, mas outra parte de nós deseja eliminar quaisquer “distrações” e simplesmente ir atrás dos próprios desejos decidida e ostensivamente. Esse dilema fica muito agudo especialmente para mulheres com jornadas duplas: profissional x esposa ou profissional x mãe… A mãe sente-se culpada ao sair para o trabalho deixando um filho que não está bem; de outra forma, a mesma mãe pode, ao contrário se ressentir de recusar um projeto importante porque já está comprometida com atividades que envolvem os rebentos… Não tem jeito! Há que se achar uma conciliação porque ambas as atividades e facetas da vida são igualmente importantes. O que está em jogo realmente? O que é mais importante para nós? O que é secundário? Se tivermos clareza dessas questões as decisões se tornam mais simples. Se não estamos cientes dessas ambiguidades internas, ficamos propensos a nos engajar em conflitos externos e um conflito clássico simbolizado por estas configurações é aquele da mulher casada versus a solteira, cada uma delas morrendo de inveja da outra achando que a vida daquela é muito mais interessante e feliz. Ou ainda, pode ocorrer a clássica rivalidade feminina entre os tipos mais tradicionais e os tipos mais independentes… Não esqueçamos, os conflitos externos são apenas representações dos nosso dilemas íntimos mal resolvidos.

O trígono Lua-Netuno fica exato na primeira hora da QUARTA-FEIRA. Dona Lua também conversa tranquila com Júpiter e com Mercúrio, se harmoniza com Quíron, mas briga feio com Plutão em Capricórnio e com Urano em Áries, além de se desentender, também, com Saturno em Sagitário. Dia de pipoco e pequenas explosões, sejam elas de cólera, de choro, de humor… As emoções oscilam vertiginosamente, deixando-nos inseguros e instáveis feito bomba-relógio! Mas fazer drama não vai adiantar. Precisamos mesmo é olhar o demônio no olho e sondar o que ele tem a nos contar sobre nós mesmos e nossas pequenas crises. Por que estamos tão inseguros, insatisfeitos, chorosos e irritados? Por que precisamos criar pequenos terremotos ao nosso redor para nos fazer ouvir ou respeitar? – método, aliás, totalmente contraproducente porque resultará exatamente no oposto. Talvez, em nossa grande vulnerabilidade teçamos fantasias de um super-humano que consegue controlar tudo, mas esquecemos que existem fatores incontroláveis: os outros seres humanos e, pasme! nossos próprios sentimentos desenfreados que colocam tudo a perder e desnudam nossas intenções para os outros.  Se formos honestos e honrarmos nossos sentimentos, não precisaremos ficar à mercê deles nem atuá-los compulsivamente. Reconhecer nossa fragilidade e impotência também nos colocará em contato com a raiz de muitos problemas que criamos para nós e para nossas relações. O dia traz esse potencial de transformar a maneira como lidamos com nossas emoções desencontradas, selvagens e irracionais, propiciando aceitação e uma consequente maturidade. Mas também podemos dar pitis e showzinhos para chamar a atenção para a nossa criança emburrada que quer tudo a seu modo… O que vai ser? Depende de nós!

A Lua Canceriana oficializa a fase do Primeiro Quarto, chamada Quarto Crescente nas primeiras horas da QUINTA-FEIRA, ao fazer quadratura ao Sol Ariano, ficando fora de curso logo depois, à 01h00min. Ainda em Câncer faz sesqui-quadratura a Netuno. Ingressa em Leão às 10h53min, de onde se indispõe com Saturno. Se alinhando mais tarde a Marte, por um trígono não exato. Mercúrio cruza o portal da zona de retrogradação hoje, em trígono a Júpiter. As sementes que plantamos na Lua Nova começam a crescer e agora demandam maiores cuidados, atenção e nutrição. Há ervas daninhas para serem arrancadas, galhos a serem podados, adubo a ser colocado… É isso ou nossa colheita será apenas “mais ou menos” e não cumprirá seu potencial máximo de frutificação. Assim, precisamos olhar com cuidado para o que estamos fazendo e perceber quais são os ajustes que precisam ser feitos, para nos assegurar de que os objetivos se realizarão plenamente. O dia traz um grande potencial criativo, de realizarmos as mesmas atividades de sempre com alegria, dispostos a nos divertir e brincar, ao invés de reclamar. Afinal, ninguém está nos obrigando a nada e as recompensas do esforço serão nossas… Ou não? Tudo é sempre uma questão de perspectiva: podemos escolher soltar nossa imaginação feito criança feliz ou podemos resmungar feito um velho chato que só vê problema em tudo… O que vai ser?

Mercúrio faz quincunce exato a Saturno na SEXTA-FEIRA e recebe também a quadratura da Lua Lua Leonina, que por sua vez faz trígono a Vênus em Áries e a Marte em Sagitário, formando um Grande Trígono de Fogo por praticamente todo o dia. A Lua ainda faz  trígono a Saturno, quincunce a Plutão e sesqui-quadratura a Quíron. Cabeça e coração estão em grande descompasso hoje. A razão quer uma coisa e o coração quer outra e divididos como estamos tendemos a ficar irritados, como se o mundo fosse culpado do nosso conflito insolúvel, que aliás, tem várias camadas, porque parte de nós também quer sombra e água fresca, sossego e certezas, enquanto um outro lado nos diz que para crescer precisamos buscar novos caminhos e nos responsabilizar por este crescimento, sem falar naqueles anseios indefiníveis que volta e meia aparecem do nada para nos perturbar… Entretanto, também há muito otimismo e alegria no ar, uma sensação de que, apesar dos conflitos, das dificuldades, há compensações e sempre podemos nos divertir um pouco. Uma grande energia e vigor nos impulsionam e tornam o dia estimulante e interessante, de modo que mesmo os conflitos funcionam como uma aventura a qual abraçamos calorosamente. Assim, conseguimos equilibrar a irritação e talvez ela se torne um combustível que alimenta nossa energia realizadora. Ponto de atenção: Com todo esse fogo ativado e mais a quadratura Lua-Mercúrio convém ficarmos atentos para não corrermos riscos desnecessários ou levianos, que podem estragar completamente o que era para ser um dia animado e venturoso!

Marte estaciona a 08°53’ de Sagitário, às 09h14min do SÁBADO, para ficar  retrógrado amanhã, no mesmo horário. A Lua forma outro Grande Trígono de Fogo por boa parte do dia ao fazer trígonos a Saturno em Sagitário e a Urano em Áries. Ela também faz quincunce a Quíron e trígono ao Sol Ariano, ficando vazia logo depois, às 14h49min. Ingressa em Virgem às 20h23min. Vênus faz quincunce exato a Júpiter. Há uma mudança no ar, que embora sutil, é sentida de maneira potente hoje. De repente, coisas que pareciam estar indo bem e fluindo perfeitamente parecem dar um tranco e morrer abruptamente, como o motor do carro que apaga sem motivo aparente. Nossa energia está mais lenta e a ignição demora para se efetivar. Isso acaba por afetar nossos interesses e entusiasmo e ficamos meio desconectados de tais interesses, como se de repente já não fizessem muito sentido. Assim, sentimos uma energia potente na atmosfera, mas a experimentamos com cautela, como se não confiássemos prontamente de que podemos utilizá-la e de que não nos deixará na mão. De qualquer forma, mesmo que em modo mais observador, o dia nos instiga a avançar um pouco e alterar nossa rotina, só para variar; a superar alguns receios em direção a formas novas de interação com o mundo e também na maneira como lidamos com nossos sentimentos e necessidades. Mas há uma hesitação cautelosa, como se tudo se movesse em câmera lenta, como se o tempo estivesse congelando para observamos melhor o que se passa ao nosso redor. Como o silêncio ensurdecedor antes da bomba explodir. É, de fato, um momento potente, e fazemos bem em observar a energia e alinharmo-nos com nosso feeling mais profundo para saber qual a direção e qual atitude tomar.

O DOMINGO está deveras portentoso: Marte entra em movimento retrógrado enquanto Plutão estaciona para também ficar retrógrado. Mercúrio está em trígono pleno a Plutão, aspecto que ele fará por três vezes, devido ao ciclo de retrogradação. A Lua Virginiana faz sesqui-quadratura a Plutão e a Urano e depois ao Sol, entrando na fase Corcunda. Dona Lua também faz oposição a Netuno em Peixes e quadratura ao Marte estacionário, tornando-o foco de uma T-Square mutável porque Marte também está em quadratura a Netuno. À noite a Lua faz conjunção a Júpiter e reforça o Grande Trígono de Terra. Lua e Júpiter farão uma bela conjunção no céu da noite de domingo, vale a pena ficar de olho! O dia pede uma percepção refinada da sutileza da atmosfera. Algo está mudando: a direção do vento, a coloração das árvores, os sons no mundo lá fora… Sim, uma mudança na perspectiva ocorre e agora precisamos nos sintonizar com tal mudança de direção, para nos alinharmos com ela, funcionar a seu favor e não contracorrente. O dia traz uma irritação muito indefinível, como um pressentimento de que algo está prestes a acontecer, quer nos preparemos ou não… Na verdade, o maior desconforto vem exatamente da certeza de que não há nada a fazer, a não ser estar completamente presentes em nós mesmos. Frustrações que pareciam resolvidas emergem ferozes; hostilidades incompreensíveis surpreendem até a nós mesmos e nos sentimos um pouco à mercê de nossa própria raiva e rompantes. Mas ao invés de cedermos a tais rompantes e indulgirmos num ataque de cólera, fazemos melhor se olharmos nossa raiva com lentes de aumento para ver o que ela pode nos contar sobre nós mesmos que ainda ignoramos. E daqui em diante, a observação será nossa arma mais preciosa e efetiva para lidar com nossa própria raiva e frustração quando as coisas parecerem sair do controle, e com a hostilidade alheia que for dirigida a nós, mesmo que inadvertidamente. Está oficialmente inaugurado o período bienal de abusar das virtudes da paciência, tolerância, transigência e flexibilidade.

Uma linda semana para você! Que tenhamos toda a paciência de que vamos precisar!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

3 thoughts on “A Semana Astrológica – Devagar quase parando… Parou!

  • 11 de abril de 2016 em 06:16
    Permalink

    Buscar o equilíbrio é fundamental. Fé em Deus e pé na tábua… Lentamente.

    Resposta
  • 17 de abril de 2016 em 00:13
    Permalink

    Amei!!! Muito obrigada. Namastê

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!