A Semana Astrológica – Devagar e sempre… Chegaremos lá!

Semana de 18 a 24 de abril 

Semana de Lua Cheia, que indica um período de culminância, de frutificação e colheita de tudo o que andamos empreendendo e daquilo onde colocamos nossos esforços e investimentos energéticos, emocionais, materiais e objetivos. A Lua Nova de Áries culmina na Lua Cheia de Escorpião. E é uma semana deveras potente, com dois planetas importantes entrando em retrogradação e o Sol ingressando em Touro. É tempo de avançar, mesmo que seja a passos cautelosos de tartaruga. Devagar e sempre

Marte Plutão entram em retrogradação num período de menos de 24 horas entre um episódio e outro. Dois planetas super importantes, diretamente relacionados ao tema da sobrevivência (Marte=sobrevivência do indivíduo; Plutão=sobrevivência da espécie) mudando de direção, nos faz pensar e nos obriga a reavaliar o modo como estamos vivenciando seus temas, como sobrevivemos no mundo, pessoal e coletivamente; como lidamos com a agressividade em nós, com nossa raiva pessoal e consciente e também com a raiva global, primitiva, primal, ligada aos tabus reprimidos e jogados no inconsciente, transformados em sombra e em terror. Requer muita reflexão! No caso específico de Plutão, sua retrogradação  simboliza que precisamos parar um pouco para digerir todas as grandes transformações que aconteceram dentro de nós e no mundo ao nosso redor nos últimos meses. Períodos de retrogradação são providenciais para que “internalizemos e incorporemos as experiências externas e as questões conscientes”* na esfera regida por aquele planeta. Assim, de 18 de abril a 26 de setembro estaremos internalizando e absorvendo mais profundamente os resultados das grandes revoluções e tormentas existenciais que vivenciamos conscientemente desde setembro passado – é, Plutão fica mais de seis meses retrógrado. Assim, é período de digestão – lenta, gradual e profunda! A descida ao Mundo Inferior avança para um novo nível de abismo! Mais: temos atualmente retrógrados nos céus Marte, Júpiter, Saturno e Plutão, com Mercúrio também já na zona de retrogradação – fica retrógrado dia 28 de abril – quer dizer, as coisas ficam mais morosas, em modo de assimilação e digestão, de recepção e maior passividade e não de ação direta e objetiva. Um grande desafio para os apressadinhos de plantão!

Neste cenário moroso Vênus em Áries faz trígono a Saturno, aspecto favorável à solidificação nas relações, comprometimento e seriedade. Contudo, no dia seguinte a mesma Vênus faz quadratura a Plutão em Capricórnio e conjunção a Urano na sexta. Na verdade, precisamos nos alinhar com nossos valores mais sólidos e substanciais para irmos para o enfrentamento que demanda que nos  livremos daquilo que não é tão importante assim  perceber o que é uma real estabilidade e o que é estagnação; diferenciar entre aquilo que nos dá segurança verdadeira nas relações, daquilo que é mera fachada e que prende nosso potencial afetivo e criativo – tema super realçado pela Lua Cheia de Escorpião. E, é claro, encarar nossas ambiguidades dentro das relações, assumir que gravitamos prazerosamente em direção ao outro, ao mesmo tempo em que nos ressentimos disso e desejaríamos cortar todos os cordões que nos prendem a ele. Tendo executado estas tarefas, poderemos ser realmente livres e inovar na expressão dos nossos valores, abrirmo-nos a novas experiências e vivências neste campo. Em termos materiais, estes aspectos feitos por Vênus sugerem que ordenemos e organizemos nossa vida financeira, a gestão dos negócios e dos recursos em geral, para empreendermos as transformações que se fizerem necessárias nesta área de vida. A quadratura a Plutão e a conjunção a Urano requerem muita cautela na gestão financeira, sugerindo que se aguarde momentos mais propícios para contratos e investimentos de risco.

O Sol ingressa em Touro na terça-feira, às 12h30min no horário de Brasília e às 16h30min no horário de Lisboa, indicando uma fase do ano em que focamos mais na segurança material, na sustentação dos nossos projetos de longo prazo e também em buscar uma vida de maior conforto e tranquilidade. Touro é o primeiro signo de Terra, a Terra mais primitiva, Terra Fixa. É profundamente pragmático, convencional, o signo do bom senso. Precisa ver, tocar, ouvir, cheirar, sentir para crer, para poder concordar com alguma mudança – é, ele detesta mudar! Touro não se joga em nada que não tenha lastro, aliás, ele NÃO se joga, isso é coisa de Áries. Ele se aproxima de tudo vagarosa e cautelosamente, testando, experimentando, averiguando, até que sinta um solo firme e seguro sob os pés. É muito sensorial, o signo que rege os sentidos corporais, do ver, ouvir, cheirar, degustar e tocar, por isso ele é muito focado no conforto e no prazer, além de esbanjar sensualidade. Parabéns a todos os Taurinos!

A Lua abre a semana na fase Corcunda, em Virgem. Equilibra-se e se arrendonda mais em Libra e é Cheia em Escorpião na sexta-feira. Fecha o período já em Sagitário, onde adquire uma qualidade catequética e fervorosa!

Plutão entra em retrogradação na SEGUNDA-FEIRA. Vênus está em trígono exato a Saturno. A Lua abre o dia em conjunção exata a Júpiter em Virgem e os dois fizeram um belíssimo par nos céus da madrugada. A Lua ainda faz quadratura a Saturno e oposição a Quíron, formando uma T-Square mutável. Também faz quincunce a Vênus e a Urano e trígono a Plutão e Mercúrio, formando um Grande Trígono de Terra e ficando vazia logo depois, às 09h30min. A Lua só ingressa em Libra na terça de manhã, portanto, temos quase 24 horas de Lua vazia. O dia até que começa industrioso, mas logo entramos na retranca e tudo parece parar ou ficar em standby. E não adianta nem esquentar a cabeça porque o dia fica meio pasmacento, indo no seu próprio ritmo e não no nosso ou naquele que gostaríamos. O ideal é tirarmos o dia para organizar a agenda, cuidar dos afazeres rotineiros, colocar a casa, a mesa ou o escritório em ordem, ordenar a vida! Vigiar para não perdermos tempo e energia imersos em preocupações inúteis ou tentando controlar o incontrolável – isso somente nos levará a muita dispersão, desperdício de energia e frustração. É mais inteligente fluir e permanecer abertos e flexíveis para as surpresas do dia – algumas delas podem ser até agradáveis! Vênus em trígono a Saturno sugere um dia de estabilidade nas relações, contudo, tal estabilidade seria melhor utilizada para fazermos um exame de nossos valores mais profundos, aqueles que nos sustentam, para nos prepararmos os grandes enfrentamentos que nos aguardam nos próximos dias.

Vênus está em quadratura plena a Plutão na TERÇA-FEIRA. A Lua abre o dia fora de curso em Virgem, de onde faz quincunce ao Sol ainda em Áries. A Lua ingressa em Libra somente às 08h24min e faz sesqui-quadratura a Mercúrio em Touro.  O Sol ingressa em TOURO às 12h30min. Estamos meio fora de sincronia conosco mesmos e nossas necessidades básicas. Mordazes, cuspimos fora o veneno que nos corrói por dentro, tentando parecer civilizados, inutilmente porque a baba viperina nos escorre pelo queixo – o que não atentamos é que talvez nossa selvageria tenha razão de ser e possivelmente surja dos longos períodos em que, em nome da estabilidade, tentamos fingir que estava tudo bem, que tudo estava “em ordem”. Pois bem, acordamos e parece que está tudo fora do lugar – café sem açúcar, dança sem par – para desgosto de nossa alma que almeja por equilíbrio e finesse. Vênus, regente da Lua e do Sol, está em quadratura a Plutão e demanda que reconheçamos as muitas mudanças por que passaram nossas relações e interações recentemente, apesar de querermos estabilidade a qualquer custo. É isso ou uma ruptura real e dolorosa poderá recair sobre nós, caso resolvamos ignorar os apelos de nossa alma e a verdade das nossas relações.

Estes conflitos estão mais agudos na QUARTA-FEIRA. A Lua Libriana até que começa o dia em harmonia: faz sextil a Marte e a Saturno, mas também se indispõe com Netuno e, principalmente, arma uma grande crise dramática ao quadrar Plutão e se opor a Vênus-Urano, que também estão em quadratura a Plutão, formando uma T-Square Cardinal explosiva, cujo impacto maior é nos relacionamentos. O Sol Taurino está em sesqui-quadratura a Saturno. Dia de grandes conflitos, internos e externos. Entre insistir nos nossos quereres e reconhecer a necessidade do outro em nossa vida, optamos pela ambiguidade e esticamos o elástico a mais não poder, tentando ganhar tempo e adiar as escolhas vitais. Mas quanto mais ficamos em cima do muro, mais tensão acumulamos e mais esticada fica a corda entre desejo e necessidade. O resultado é que ficamos irritadiços e melindrosos, suscetíveis a críticas e sujeitos a atitudes abruptas que contradiz o discurso conciliador que tentávamos manter. Em algum momento, algo tem que ceder dentro de nós, assim como alguma das partes nos conflitos externos. É fundamental achar o ponto de convergência, onde tais desejos e necessidades discrepantes se encontram: o ponto da honestidade consigo mesmo e com os outros, da maturidade e integridade emocional. Reconhecer nossas muitas disparidades, olhá-las de frente; negociar para integrá-las, achar o caminho do meio que ajude a conter a tensão, ao invés de externá-la desenfreada e destrutivamente – é o que nos é pedido.

A Lua Libriana faz oposição a Urano em Áries nas primeiras horas da QUINTA-FEIRA. Faz também quincunce a Mercúrio em Touro e a Quíron em Peixes, virando foco de um Yod por algumas horas. A Lua ainda faz sesqui-quadratura a Netuno e fica vazia depois do contato com Urano, às 03h14min, ficando vazia o dia inteiro, pois só entra em Escorpião às 21h18min. Vênus, regente da Lua, está conjunta, conjunção quase exata, a Urano. É, o sono fica agitado e sujeito a interrupções ou pesadelos nesta madrugada. Talvez a mente esteja inquieta demais de modo que o corpo não consegue relaxar completamente? E já que é feriado, talvez possamos adiar a hora de levantar da cama e quem sabe rememorar, com vagar, os sonhos e as mensagens que recebemos enquanto estávamos nos braços de Orfeu… Ah! Que maravilha – eu sempre digo – quando o calendário oficial combina com o estelar! Pois é, porque as horas de vigília ficam mais pesadas e continuamos um tanto inquietos, com questionamentos pululando lá no segundo plano da mente e do coração… E se chutássemos o pau da barraca, o que aconteceria? E se ousássemos pular aquela cerca do previsível e do estável? Como seria abraçar nossa porção selvagem para variar, em detrimento do nosso lado mais civilizado e contido? Elucubrações de uma Lua Vazia em Libra. O dia traz um estado de expectativa latente, embora não saibamos definir com clareza a origem de tais expectativas. Mas é momento mais que oportuno de uma profunda reflexão acerca da nossa necessidade de estabilidade e segurança, especialmente no que tange aos relacionamentos, versus o reconhecimento da necessidade de virar a mesa e eliminar comportamentos e atitudes congelados e rígido que têm nos impedido de amar verdadeiramente as pessoas, ao invés de tentar possuí-las e controlá-las. Em termos práticos, o dia sugere uma busca de equilíbrio e harmonia nas interações com as outras pessoas; negociações civilizadas na ocupação dos espaços diários, literais ou figurativos e pede para pegarmos leve, pois muita coisa pode mudar no espaço de horas. A objetividade dá lugar à subjetividade, portanto, estejamos abertos àqueles palpites que aparecem do nada e que podem se revelar preciosos. Estejamos abertos, principalmente ao imponderável, com quem podemos dar de cara bem ali, ao virar da esquina!

A Lua é Cheia a 02°31’ de Escorpião às 02h24min (06h24min para Lisboa) da SEXTA-FEIRA e durante o dia faz trígono a Netuno e sextil a Júpiter já à noite. Vênus está em conjunção plena a Urano e ainda em quadratura a Plutão. A Lua cheia de Escorpião exacerba a intensidade da culminação do ciclo, que já é intenso por si só. Nesta Lunação, Sol e Lua estão praticamente em dueto, pois a Lua faz apenas um trígono distante a Netuno, além da oposição ao Sol – isso enfatiza o extremismo da configuração da oposição Lua-Sol. É hora de reciclar e se não der mais para reciclar, eliminar de vez, transformar. O convite é para passarmos do plano do meramente físico e material às camadas mais profundas da vida e da psique, desenterrando tabus e cadáveres que assombram ainda nossa vida, para purgá-los, redimi-los e deixá-los ir – só assim estaremos liberados para nos comprometer profundamente com nossa transformação e das nossas relações. É momento de perscrutar, dentro de nós, que atitudes se tornaram por demais egoístas e individualistas (Lua Nova de Áries) e nos afastam da criação de vínculos verdadeiros e transformadores (Lua Cheia de Escorpião) e eliminar tais atitudes de nosso comportamento e alma. No plano positivo, os projetos iniciados solitária e pioneiramente em Áries, agora precisam ser compartilhados com nossos pares mais próximos, de modo que nos demos conta de que o lobo solitário ainda precisa pertencer a uma matilha, a uma comunidade. O fato de os dois dispositores da Lua Cheia terem ficado retrógrados praticamente no mesmo dia requer reflexão mais profunda no que tange às eliminações que precisamos fazer e aqui, eu lembro uma expressão idiomática maravilhosa da língua inglesa que ilustra esse tema: “to throw the baby with the bathwater” que, em tradução livre quer dizer “não jogue fora o bebê junto com a água do banho”, ou seja, não jogue fora o que é essencial, a coisa mais importante, só porque tem que jogar aquilo que não serve mais. Touro precisa aprender a possuir as coisas sem deixar que elas o possuam e é isso que Escorpião vem ensinar a ele; já Escorpião precisa aprender que possuir e controlar alguém não é sinônimo de amar.

O SÁBADO chega igualmente intenso, ainda na esteira da Lua Cheia. A Lua faz sextil a Júpiter e a Plutão, quincunce a Vênus e Urano em Áries, trígono a Quíron em Peixes e oposição a Mercúrio, ficando fora de curso logo depois, às 18h47min. Um dia para processar e digerir a intensidade dos últimos insights que nos pegaram de assalto e podem ter surpreendido até a nós mesmos, com a violência de sua veemência. Estamos introspectivos, sondando a própria alma para ter maior clareza daquilo com que estamos lidando. Entretanto, há incongruências demandando ajustes; desconfortos exigindo adaptação. No meio de tanta introspecção e necessidade de solitude, um outro lado pede para ousarmos e nos rebelarmos contra este isolamento. Em ultima instância é outro daqueles dias em que sentimentos e pensamentos estão em dissonância e precisaremos ter paciência conosco mesmos, para não enxergarmos conflitos onde não existem no mundo lá fora. Tal atrito interno pode gerar tensão nas nossas interações, com propensão a bate-bocas cáusticos e azedos, o sarcasmo correndo livre e acerado. O dia oferece chances de pararmos e analisarmos nosso humor azedo e suas origens, aceitando nosso azedume poderemos fazer as pazes com ele e transformá-lo. Não temos obrigação de estar sempre lindos risonhos, mas precisamos lembrar que os outros também não têm obrigação de tolerar nosso mau humor gratuito. Assim, talvez o melhor seja sinalizar para o mundo nosso estado de espírito, antes que outros corram o risco de se espetar, inadvertidamente nos nossos espinhos pontiagudos – todo mundo tem seus dias meio intratáveis, nós também. Só precisamos estar cientes que o outro não é responsável pelo modo como nos sentimos e então cuidar de nossa higiene psíquica.

A Lua Cheia ingressa em Sagitário às 09h47min do DOMINGO, de onde faz quincunce ao Sol em Touro. Fecha a noite e a semana em conjunção a Marte retrógrado e também a Saturno, em orbe ampla. O dia está venturoso e dinâmico e pede que saiamos de casa para explorar novos caminhos e atividades, que talvez ajudem a expandir nossa visão do cotidiano. Aventurar-se, dispor-se a ser surpreendido e a ver o mundo sob uma visão mais ampla do que a que estamos acostumados. Estão favorecidas as atividades esportivas e campestres, que nos coloquem em contato com a natureza, com animais e propiciem talvez, uma diversão extravagante mas inofensiva. Por outro lado, também estão beneficiados os encontros filosóficos e as conversas espirituais com grupos de orientação diversa – desde que, que fique bem claro, tenhamos maturidade para respeitar os pontos de vistas e crenças alheios, encarando nossos interlocutores com mente aberta e disposta a aprender. É bom darmos um jeito de realmente descansar, relaxar e espairecer porque a segunda-feira nos espera logo ali, cheia de afazeres, dilemas e desafios – precisaremos estar prontos para eles! Talvez seja possível ver Lua-Marte-Saturno em conjunção tripla à noite e na madrugada de domingo para segunda. Marte, uma estrela de brilho avermelhado e Saturno um brilho mais branco-amarelado. É fácil diferenciar entre planetas e estrelas porque os planetas têm brilhos constante, enquanto as estrelas piscam de forma intermitente.

Eu desejo a você uma semana de plenitude e inteireza! Que seus projetos frutifiquem maravilhosamente!

Abaixo as sugestões da terapeuta de florais, Patrícia Vilela para nos ajudar a lidar com as tensões e desafios desta semana.

Em uma semana com tantos movimentos expressivos, e com tantas possibilidades de dispersão, as primeiras sugestões de essências florais são para nos auxiliar a manter o foco e não procrastinar aquilo que deve ser feito. A primeira essência faz parte dos florais da Califórnia, é o Tansy, o padrão de desequilíbrio que ele vem auxiliar é o da letargia, procrastinação, incapacidade de agir de modo direto, e quando ainda temos hábitos que minam ou subvertem a verdadeira intenção do Eu. As qualidades que essa essência nos auxilia a mobilizar é a da ação deliberada e cheia de propósito, o auto direcionamento, o de uma pessoa decidida e orientada por metas.

A segunda essência pertence ao sistema de Bach é o Hornbeam, ela vem trazer o entusiasmo, a alegria e o nosso envolvimento e comprometimento com nossas tarefas diárias. É uma essência maravilhosa quando estamos saturados da rotina – e porque não deixar para amanhã o que podemos fazer depois de amanhã, não é mesmo? A essência floral Hornbeam, vem nutrir a alma com força e vitalidade renovadas, para que ela possa viver no mundo de forma alegre e eficaz.

Nesta terça-feira o Sol ingressa no signo de Touro, signo regido por Vênus. Em tempos tão difíceis, a sugestão é um bálsamo para esta Vênus que atualmente encontra-se com aspectos tão tensos. E a essência floral é a Chuva de Ouro do Sistema Filhas de Gaia. “Ajuda–nos a manter o foco na abundância do Amor que se expressa através da beleza da vida que nos envolve, em cada situação ou momento de nossas vidas. Favorece ao processo de reaprender a nutrir–se deste Amor que emana da beleza de uma flor, do canto de um pássaro, do movimento das nuvens, do sorriso de uma criança. Facilita o discernimento e clareza sobre a real qualidade das emoções com as quais nos nutrimos, muitas vezes, de uma maneira inconsciente. Este movimento favorece nossa libertação do vício de nutrição emocional e mental negativa. Nutrir–se na abundancia do Amor que sustenta a Vida que nos cerca, para libertar–se do vício de nutrir–se de medo, carência, pena, hostilidade, dificuldades econômicas, auto piedade, tristeza, adrenalina e tantos outros sentimentos ou pensamentos mal qualificados que nos mantém alienados de nossa Verdade.”

E para a Lua Cheia em Escorpião a essência sugerida faz parte do Sistema da Califórnia, e a Scarlet Monkeyflower, ela vem nos auxiliar a lidar com o medo de sentimentos intensos, ou com a repressão das emoções fortes, bem como a incapacidade de resolver as questões relacionadas à raiva e à impotência. Ela nos auxilia na honestidade emocional e na comunicação clara e direta dos sentimentos profundos, assim como na “integração” da nossa “sombra” emocional.

Patrícia Vaz Vilela
Terapeuta Floral – ASTERFLOR/MS 43
Rua Dourtor Arthur Jorge, 2455
Bairro Monte Castelo
Cep 79010-210
(67) 9245-6604
Campo Grande – MS

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

6 thoughts on “A Semana Astrológica – Devagar e sempre… Chegaremos lá!

  • 19 de abril de 2016 em 04:05
    Permalink

    Excelente orientação. Grata pela partilha. Namastê

    Resposta
  • 19 de abril de 2016 em 08:28
    Permalink

    Não é uma resposta! É apenas uma observação sobre um detalhe do texto.
    “Compleição”, palavra que aparece logo no início do texto significa constituição física, temperamento, disposição de ânimo, inclinação. Nada disso, nenhum desses significados parece se encaixar no que senti que a frase queria dizer.
    Senti que a palavra que estava para ocupar aquele espaço era término, finalização.
    Abraços.

    Resposta
    • 19 de abril de 2016 em 09:45
      Permalink

      Olá Célio! Bem vindo ao blogue!
      Você está certo. Não sei porque cometi este erro. Acho que associei com o sentido da palavra completude, ou talvez me enganei por causa do radical, que parece vir de “completo”. De qualquer forma, muito obrigada por apontar o equívoco!
      Abraços!
      😀

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!