A Semana Astrológica – No Passo da Boiada…

Semana de 25 de abril a 1° de maio

Semana ainda de colheita. A Lua segue na fase cheia, sinalizando um período de tirar o máximo proveito da energia de plenitude. Logo se tornará Disseminadora, sinalizando o momento de propagarmos nossas ideias e nosso aprendizado, divulgando nossa experiência, de modo que outros possam também se beneficiar dela. A Lua será Minguante na primeira hora da madrugada de sábado, mudando o tom para revisões e análises. Será Minguante em Aquário, o signo do desapego… Portanto, é tempo de desapegar!

Por falar em revisões, elas vão ficando ainda mais potencializadas, visto que Mercúrio entra em retrogradação na quinta-feira, voltando ao movimento direto somente em 22 de maio. É hora de rever nossos conceitos! Mercúrio fica retrógrado em Touro e nos convida a rever o excesso de literalismo e talvez até um jeito meio obtuso de pensar, teimoso demais, concreto demais. Touro é um signo do mundo material e de cara já nos questiona como é que temos lidado com a matéria, num sentido muito literal. Como são nossos conceitos acerca daquilo que chamamos de realidade, do que é palpável? Como lidamos com essa matéria que se manifesta em nós, a começar pelo próprio corpo? Como é a relação mente-corpo na nossa vida? Essas duas esferas são vistas como dicotomia ou se afinam com tranquilidade dentro de nós? E como lidamos com a matéria/bens? Dinheiro, posses, valores, propriedades – o que realmente pensamos sobre isso? Será que estamos pensando ainda como mil-novecentos-e-carne-assada porque temos medo de abandonar o conforto de achar que sabemos como pensamos, o que queremos, para onde vamos, quando é claro que agimos de forma muito diversa?

Mercúrio sugere que reavaliemos todas essas questões e outras tantas nas próximas três semanas. Em que área da nossa vida nossos pensamentos estão estagnados e precisando de repaginação; ou, por outro lado, onde precisamos sair do fantasioso e ir para o concreto-literal, ou vice-versa… Reavaliar nossos conceitos do que é lógico ou não, concernentes à área de vida representada pela casa do mapa natal em que Mercúrio retrograda. Sim, é hora de revisão geral! Retroceder para tentar recuperar algo que talvez tenha passado batido porque estávamos cegos para as coisas mais sutis e menos óbvias. Três semanas para repensar, revisar, rever, reanalisar, retroceder, reorganizar, reordenar, refletir, refazer, reler, re-escrever, retomar… Coloque aqui o “RE” que você precisar exercitar! E vamos a eles!

Ah! E em Touro, a tendência é que ocorram mais atrasos e lentidão – já sabemos que Touro não faz nada com pressa, não é? Alguma vez você já topou com uma boiada sendo levada estrada afora? Já virou uma ilha de metal cercado de bois por todos os lados? Se você é do Sudeste é provável que não, mas você precisa saber que não adianta buzinar, ficar de mau humor, ficar irritado… O gado vai no passo dele… E ai de quem tiver pavio curto – infarta ali mesmo. O jeito é esperar! Eu vivi isso demais na minha época de estradeira – trabalhei nove anos como representante comercial e chegava a rodar seis mil quilômetros por mês! E adorava! Vivia na correria da estrada, com prazos e metas enlouquecedores a cumprir e quando topava com uma boiada na estrada eu me permitia relaxar, curtir e aproveitava aquele momento de desaceleração para olhar a paisagem, curtir a natureza ao meu redor, ir no passo da boiada – eu simplesmente adorava aquilo e tenho saudades desses momentos! Armemo-nos, pois, de muita paciência, flexibilidade, bom humor e muita presença de espírito para esperar essa boiada passar! Desaceleremos! O melhor que fazemos é curtir a paisagem inusitada! E se o trânsito está congestionado, seja por bois ou por máquinas, que tal pensar nos congestionamentos da própria vida? Mercúrio fica retrógrado de 28 de abril a 22 de maio, indo do grau 23°35 até o grau 14°201 de Touro. Pessoas com planetas entre estes graus nos signos fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário) são convidadas a rever seus conceitos no que tange aos significados dos planetas em questão e os assuntos que eles regem.

Veja onde Mercúrio vai ficar retrógrado no seu mapa natal e quais as implicações disso na sua vida prática e emocional!!  Agende uma consulta comigo: psicologica.astrologia@gmail.com

E continuamos a falar de bois e de vacas, especificamente, falamos daquela que tinha Olhos de Vaca, Vênus-Afrodite, que tinha esse apelido porque seus olhos eram belos, profundos e cativantes, como os olhos dos bovinos – já reparou como bovinos têm olhos lindos? Da mesma forma, os nativos de Touro, tanto de Sol quanto de Ascendente, costumam ter olhos belíssimos, hipnotizantes e extremamente sedutores. Pois Vênus-Afrodite, a dos Olhos de Vaca, chega em casa, cansada das muitas batalhas que travou em Áries. Agora ela descansa, refestela-se e rejubila-se no conforto da sua mansão Taurina! Vênus ingressa em Touro na sexta-feira, que por sinal é o seu dia! Com Vênus em Touro as relações tendem a ficar mais estáveis. Buscamos mais segurança e valorizamos a tradição. Também buscamos o conforto de texturas agradáveis ao tato, perfumes pungentes e aprazíveis às narinas, melodias doces e maviosas para os ouvidos, belezas que inundem nossos olhos e, principalmente, sabores deleitosos que regalem nosso paladar e nos faça sentir que encontramos o céu na terra. Claro, para bancar tudo isso, focamos muito mais na segurança material e em como conseguir o máximo trabalhando o mínimo! Vênus em Touro também favorece a sensualidade e o romance entre os casais – os momentos a dois ficam mais prazerosos e calientes! Nas finanças, este posicionamento sugere investimentos mais conservadores, concentrados em mercados seguros, que já tenham resistido aos testes do tempo. É um bom momento também para cuidar melhor do corpo, da autoestima e da beleza física.

Com Sol, Mercúrio e Vênus em Touro estamos no período do ano em que precisamos ser pragmáticos, simples, cautelosos, convencionais, responsáveis e fincar firme os pés na terra, para termos segurança em tudo o que formos fazer. Ponto de atenção: ainda de Áries, Vênus fará sesqui-quadratura a Júpiter em Virgem e logo que ingressar em Touro, fará outra sesqui-quadratura a Saturno em Sagitário. Isso se dará entre a quinta e o sábado, sugerindo complicações na maneira como equilibramos nossa autoestima, nosso senso de valor e proporção, influenciando, consequentemente nas nossas relações, que podem ficar sujeitas a rusgas causadas por questões puramente inconscientes neste período. Podemos ter, também, dificuldade em avaliar adequadamente um bem que precisamos comprar, porque não conseguimos decidir o que é mais importante, se a utilidade e funcionalidade ou se a beleza e significado.

O Sol faz sextil a Netuno trazendo maior sensibilidade ao pragmatismo Taurino, maior compaixão e compreensão a um Sol, que do contrário, seria por demais rústico, teimoso e talvez até um pouco rude. Netuno traz um pouco de poesia e agrega um potencial de flexibilidade. Mas o Sol também se indispõe com Marte retrógrado em Sagitário sugerindo que temos dificuldade de traduzir para o mundo real os sonhos ardentes de grandeza desse Marte fervoroso… No plano prático isso sugere dificuldade em alinhar nossos propósitos e sua execução. Lutamos e parece que não método adequado para concretizar nossos planos e intentos, aliás, parece mesmo que nos autossabotamos e damos sucessivos tiros no pé, sem perceber. Como resultado ficamos mais irritados e espinhosos, dando coices e patadas até no vento! Nessas horas é melhor parar tudo, ir beber uma água, tomar um ar fresco e simplesmente entrar em contemplação… É isso ou teremos prejuízos na certa! Talvez até materiais! Esse é o primeiro round da batalha entre  Sol e Marte, que culminará em 22 de maio, quando os dois estiverem em oposição exata – e olha que “coincidência”: é o dia que Mercúrio volta ao movimento direto! E o sol estará em Gêmeos, regido por Mercúrio!! Esse dia promete!

Veja o significado de todos estes trânsitos e movimentos astrológicos no seu mapa natal e quais as implicações disso na sua vida prática e emocional!!  Agende uma consulta comigo: psicologica.astrologia@gmail.com

A Lua abre a semana na fase Cheia em Sagitário, onde se torna Disseminadora na terça-feira. Leva uma mensagem de austeridade e responsabilidade em Capricórnio e torna-se Minguante em Aquário /na madrugada de sábado. Fecha a semana já em Peixes, romântica e sonhadora, no domingo!

A Lua está em Sagitário e abre o dia em conjunção a Marte retrógrado na SEGUNDA-FEIRA. Ao longo do dia faz quadratura a Netuno em Peixes e a Júpiter em Virgem e, junto com Saturno, vira foco de uma T-Square mutável. A Lua fica boa parte do dia enquadrada (ladeada) por Marte e Saturno. Mercúrio segue em marcha lenta. Dia cheio de contradições, que nos esticam e puxam para lá e para cá, gerando muitas frustrações e irritação. Queremos muitas coisas e queremos fazer do nosso jeito, no nosso tempo, mas por mais que tentemos, deparamo-nos com muitos bloqueios e impedimentos, de modo que temos que nos dobrar e aguardar o tempo dos outros, a vontade dos outros, ou mesmo do acaso. Além de tudo isso, temos muitos quereres e o dobro de obrigações, que nos espremem, comprimem e assoberbam. Assim, ao invés de avançar, hesitamos, inseguros e cheios de dúvidas, oscilando entre euforia e pessimismo, com grande dificuldade de achar um equilíbrio ou o fio da meada que nos tire do redemoinho emocional em que nos encontramos. Fácil não é, mas é preciso achar esse eixo que nos dê algum centramento ou então num piscar de olhos podemos pôr muito a perder com nosso estouvamento e destempero. A primeira coisa que precisamos fazer é lembrar de nossas limitações humanas e aceitá-las com humildade – Roma não foi feita em um dia! Depois disso precisamos ser extremamente sóbrios quanto às nossas capacidades e prioridades e atermo-nos a elas. O passo seguinte é ser flexíveis caso algo saia do eixo ou do programa prévio – imprevistos acontecem, nada de bater a cabeça na parede por causa disso! E, claro, sempre podemos recorrer ao bom e velho otimismo e confiar que o caos aparente pode ter alguma razão de ser e, mesmo que não tenha, ainda estamos vivos e operantes! Tudo tem um sentido e se não tiver a gente inventa um! Como diz aquela frase, “espere o melhor, prepare-se para o pior e aceite o que vier!” – filosofia de para-choque de caminhão. Ah! E não esqueçamos de respirar. Verdadeiramente. Faz uma diferença enorme!

O clima está ligeiramente mais animado na TERÇA-FEIRA, visto que a Lua faz trígono a Urano em Áries. Porém, ela faz também quincunce a Mercúrio em Touro, quadratura a Quíron em Peixes e sesqui-quadratura ao Sol, entrando então na fase Disseminadora. Por fim, faz trígono também a Vênus em Áries, ficando vazia logo depois, às 12h53min. Ingressa em Capricórnio às 20h55min. Depois de nos sentirmos comprimidos entre desejos e deveres no dia de ontem, hoje podemos ficar um pouco mais livres e soltos, indo atrás do que realmente queremos, sem desculpas. Contudo, (é, eu sei, sempre tem um ‘mas’) ainda precisamos cuidar para que o sabotador interno não ponha tudo a perder, especialmente na primeira parte da manhã. Isso porque a despeito de nosso grande entusiasmo, há uma sombra a turvar o horizonte. Uma tristeza ou dissabor que nos lembra que ainda temos que lidar com alguns espinhos entranhados na carne. Mas isso, é questão aceitar para que a cura aconteça. E ainda: parece que falamos com o pé na boca: dizemos a coisa errada, na hora errada, soando sem tato, até grosseiros… Resultado de um certo descompasso entre a cabeça e o coração. Se conseguimos identificar tal descompasso a tempo, podemos evitar que ele nos dê uma rasteira e nos concentrar nas novidades que nos aguardam logo ali e de fato aproveitar o dia no que ele traz de melhor: alegria, desenvoltura, aventura, liberdade… E vislumbrar um novo horizonte, que pode até estar distante, mas é visível para os olhos da alma! A tarde pede programas mais leves e uma agenda mais flexível, de preferência realizando atividades na rua, ao ar livre ou inusitadas. As coisas sérias e objetivas podem esperar para amanhã.

QUARTA-FEIRA é dia de Mercúrio e ele estaciona às 14h19min a 23° de Touro. A Lua Capricorniana dissemina uma mensagem de trabalho duro, sobriedade, responsabilidade. Faz sextil a Netuno em Peixes, trígono ao Sol Taurino a Júpiter em Virgem, formando um Grande Trígono de Terra. O Sol faz quincunce pleno a Marte. O dia está lento, demorado, as coisas funcionando como que em câmera lenta. Fazemos tudo com mais vagar porque parecemos intuir que o momento assim o demanda. É um dia para nos atentarmos aos pequenos detalhes, aqui e ali; para observarmos, cautelosos, o rumo que o vento sopra, para onde as folhas são levadas… A direção do vento está mudando. A direção da nossa mente, do nosso olhar e da nossa atenção, também – para dentro. Felizmente temos solo firme sob nossos pés que ajuda a conter uma certa ansiedade e irritação que nos achegam inesperadamente, que vêm e vão, incongruentes, perturbando a clareza do que buscamos e realizamos. Com vagar deixamos nossas armas de combate prontas porque logo precisaremos delas e uma das armas mais importantes é a mente e nossa forma de ver o mundo. O Sol fará oposição a marte já em Gêmeos, e Mercúrio, regente de Gêmeos, estaciona bem no dia que estes dois travam seu primeiro embate, ficando direto de novo no dia da batalha principal. Quer dizer, essa não é uma guerra corpo a corpo. Essa é uma guerra de nervos, uma guerra mental. Quem conhecer melhor o inimigo e, sobretudo, a si mesmo e às próprias fraquezas e sombras, ganhará. Estamos falando de nós lutando conosco mesmos. Nós e nossa força de vontade; nós e nossa preguiça mental; nós e nosso medo de mudar; nós e nossa grande teimosia; nós e nossa visão tacanha das coisas; nós e nosso modo retrógrado de pensar… O que mais precisamos combater dentro de nós?

Mercúrio está oficialmente retrógrada na QUINTA-FEIRA, a partir das 14h19min. Para combinar com esse clima de introspecção, Dona Lua faz conjunção a Plutão, quadratura a Urano e mais tarde, se congratula com este Mercúrio estacionário-retrógrado. Vênus faz sesqui-quadratura a Júpiter. O dia está deveras portentoso! Estamos super concentrados e determinados a conseguir nossos intentos, quaisquer que sejam eles. Tão determinados que não hesitamos em passar por cima do que ou de quem for necessário para chegar onde queremos, para realizar o que precisamos. Mas nem tudo sai conforme o planejado ou conforme nossa vontade – precisamos nos dobrar, dobrar os joelhos diante daquilo que não controlamos, reconhecendo que há, na vida, autoridades mais elevadas e mais poderosas que nós e se não fazemos isso, teremos que nos ajoelhar não voluntariamente, mas de maneira humilhante para nós. Se formos espertos, porém, usaremos todo esse poder inteligentemente, cedendo antes, para ganhar depois. Lembremo-nos de Hércules: às vezes a gente ganha quando perde. O dia oferece a possibilidade de domarmos nosso orgulho e inflexibilidade e mergulharmos resolutamente naquilo que, de fato, transformará as situações e problemas com os quais estamos lidando. Parte dessa solução passa por aceitar que às vezes, simplesmente não sabemos o que fazer; que às vezes nos sentimos completamente impotentes e precisamos lidar com isso também. Somente conseguimos ser verdadeiramente poderosos quando confrontamos nossa pior vulnerabilidade.

A Lua Caricorniana faz quadratura a Vênus, ainda em Áries, na madrugada de SEXTA-FEIRA, ficando vazia logo depois às 04h09min. Ingressa em Aquário em seguida, às 05h47min. Mercúrio já engatou a ré e começa a se mover para para trás. Durante o dia faz sextil a marte Rx em Sagitário. Mas SEXTA também é dia de Vênus, que ingressa em seus domínios, o signo de Touro, às 21h35min, onde fica até 24 de maio. A outra mulher, essa rival sombria e poderosa vem nos visitar em nossa sonhos, duelar conosco em nossos pesadelos. Pelo quê duelamos? Pelo nosso amado? Por posses; por jóias? Não importa! O que importa é que essa “outra” é também uma face nossa, obscura e desconhecida… Aquilo pelo quê brigamos nos dá pistas sobre o que é realmente valoroso para nós. Depois de possíveis sonhos turbulentos, o dia fica mais leve e nos descortina oportunidades de encontrar pessoas, amigos, novidades e alternativas para a mesma velha rotina… Que tal fazer algo diferente, só para variar? Almoçar em outro restaurante, pedir café ao invés de coca-cola, ir de bicicleta, ao invés de carro, inverter a ordem das coisas, fazer diferente… Às vezes nosso cérebro fica entorpecido, embotado pela repetição, por fazer tudo igual, pelo “de sempre”… Por isso, de vez em quando é bom alterar o caminho, alterar a rotina, alterar a vida… Deixar-se surpreender, pagar para ver. Porque muitas vezes, mesmo quando as coisas parecem dar errado, aprendemos muito com os equívocos e colocamos nossa criatividade e capacidade de improviso em ação. Que tal corrermos algum risco, mesmo que seja um risco calculado, já que Mercúrio está retro? Sigamos nossos instintos!Vênus entra em touro inaugurando uma nova fase romântica. É hora de ter mais prazer, de andar com mais vagar e sensualidade, de parar para sentir o perfume das flores, para admirar a cor do céu… E para beijar… Muito!

A Lua entra na fase Minguante na primeira hora da madrugada de SÁBADO, precisamente à 00h29min. De Aquário a Lua ainda se irrita com Júpiter em Virgem, enquanto se harmoniza com seus dois dispositores, Saturno e Urano. À noite faz quadratura a Mercúrio, ficando fora de curso em seguida, às 23h56min. Vênus faz quincunce pleno a Saturno. A Lua fica minguante em Aquário, o signo mor do desapego. Precisa dizer mais? É hora de desapegar geral de tudo quanto é entulho que atravanca a vida e o livre fluir de sentimentos e emoções: pessoas, coisas, rancores, azedumes, sofrimentos, raivas, mágoas… Especialmente, nos desapegar dos pensamentos e conceitos retrógrados e estagnados. Assim liberamo-nos para novas aventuras. A Lua fica minguante também num ciclo em que muitos planetas estão retrógrados, sinalizando que, mais do que nunca, as análises e avaliações se fazem vitais, imprescindíveis. Nos próximos dias estaremos ponderando e mensurando as realizações do ciclo, tanto do ciclo em questão quanto deste ciclo em relação aos ciclos maiores que se desdobram em nossa vida. Em que pé estamos versus onde queremos chegar… Que ferramentas precisamos substituir, quais podemos descartar, quais podemos manter, que outras precisamos agregar… Essas avaliações precisam levar em consideração, especialmente, como faremos para implantar as reformas visionárias ou as visões reformadoras que nos são tão caras, sem implodir a segurança necessária. Os próximos dias serão de maior quietude e introspecção. À noite há grande propensão a rigidez de opiniões que podem levar a discussões ou atritos. Se ambos os lados forem respeitosos e cuidadosos, poderão dialogar sem precisar recorrer à cutelaria.

O DOMINGO traz a Lua vazia em Aquário – Oh! Que maravilha! Podemos dormir até tarde, sem culpa! A Lua ingressa em Peixes às 11h34min, de onde conversa afinadamente com Vênus em Touro. Fecha a noite e a semana já próxima da quadratura a Marte em Sagitário. Um dia de sossego até o meio-dia, que oferece a chance de refletirmos com mais tranquilidade sobre nossas posturas mentais, algumas excessivamente rígidas, na esteira dos atritos da noite anterior. Podemos rememorar o que deu errado e assumir nossa parcela de responsabilidade, ao invés de apenas acusar o outro lado. Enquanto não somos capazes de assumir nossos erros diante dos outros, ainda somos apenas crianças emburradas brincando de adultos.

De meio-dia à tarde o dia é colorido de sensibilidade e nostalgia, estimulando nossa criatividade e imaginação. Estamos mais suscetíveis e aptos a captar as mudanças sutis no ambiente ao nosso redor , podendo ir em socorro de quem precisar de um bom ouvinte ou mesmo de colo. Às vezes nem precisamos nos preocupar em dizer a coisa certa, só precisamos escutar realmente, estar presentes, estar ali. O dia favorece a programas mais intimistas e tranquilos, como apreciação de uma boa música, de obras de arte ou da simples beleza de um por do sol em boa companhia. Consumo de álcool e outras drogas fica desaconselhado, uma vez que a sensibilidade já está super aflorada. Aliás, quem precisa de drogas num dia como este? Só se for para se anestesiar, mas daí, se chegamos ao ponto em que temos que anestesiar também à beleza… Melhor voltar a fita toda e questionar tudo. Boas companhias, boa musica, boa comida, bom papo ou simplesmente o dom de estar junto… que mais se pode querer?

Desejo que sua semana seja serena e abençoada!

E vamos nós para nossas revisões, com paciência, vagar e serenidade!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

One thought on “A Semana Astrológica – No Passo da Boiada…

  • 26 de abril de 2016 em 10:33
    Permalink

    Muito obrigada por mais um excelente 👌 texto de orientação 🔦, através dos astros.
    Grata pela partilha.
    Namastê

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!