A Semana Astrológica – Pavio curto, língua viperina!

06 a 12 de junho – Semana cheia de impulso e estímulos novos, que nos levam a prospectar ideias e projetos frescos e viçosos, mas que traz muitas tensões e enfrentamentos diversos.

A adaptabilidade e frenesi da Grande Cruz Mutável vai dando lugar a uma rigidez de opiniões e literalismos. É uma semana que traz as influências da Lua Nova e que  começa colorida pela Conjunção Superior de Vênus ao Sol, uma conjunção que marca uma nova fase e um novo ciclo de Vênus, que está desaparecida dos céus depois de ter ficado muitos meses como Phosphoros, a Estrela da Manhã. Daqui a algumas semanas Vênus voltará a aparecer no céu, agora como Héspero, a Estrela Vespertina, sendo visível em sua luz fulgurante logo após o por do Sol, até que comece a se preparar para outra fase de retrogradação, que ocorrerá em março de 2017.

Vênus também faz quincunce a Plutão em Capricórnio, enchendo nossas relações de mais contradições: ao mesmo tempo em que queremos flanar na superfície das coisas, leve e descompromissadamente, por outro lado, também queremos a profundeza das águas escuras, que prometem intensidade, paixão, mistérios insondáveis… Talvez até nos sintamos divididos entre duas pessoas que representam esses dois apelos, mas vale perguntar, por que é tão difícil aceitarmos que encerramos em nós mesmos muitas contradições numa mesma alma e que isso não é, necessariamente, um defeito ou problema? Aceitar e conviver com nossas incongruências e paradoxos é parte do processo de maturação emocional. Já no fim da semana Vênus ainda faz sextil a Urano em Áries, o que a tornaria mais descomplicada e libertária, não fosse a quadratura próxima a Quíron… O dia dos namorados fica sujeito a tensões e ao recrudescimento de velhas mágoas ou à abertura de novas feridas, se não tivermos tato e delicadeza na forma como conduzimos nossas relações.

Além da conjunção que recebe de Vênus, o Sol faz quincunce a Plutão e quadratura ao eixo nodal nesta semana, o que pode nos trazer sensações de desajustes, de estarmos fora do nosso eixo, saindo fora dos trilhos dos nossos propósitos conscientes. E de fato, é possível que situações ocorram, demandando nossa atenção a ponto de nos desviarmos da trilha original, mas assim é a vida, nem sempre fazemos somente o que queremos e a arte é ajustar todas essas demandas de modo que não tiremos o foco do que é mais central e essencial para nós. Integrar propósitos conscientes com necessidades e motivações inconscientes e mais obrigações e talvez pagamento de dívidas contraídas muito tempo atrás, tudo isso com alegria e bom humor, porque é isso que determinará que tais contratempos não comprometam nosso estado geral de felicidade e satisfação, a despeito das vicissitudes com as quais tenhamos que lidar.

Mercúrio avança pelo terceiro decanato de Touro e nesta semana se harmoniza com Quíron, mas, na sua teimosia, confronta a paixão contida e a frustração de Marte retrógrado em Escorpião, o que sugere uma semana de comunicação dura, ferina e mordaz: pavio curto e língua viperina = receita de confusão. Um dado que pode apaziguar e e suavizar essa irritação é o fato de Mercúrio e Vênus estarem atualmente, em recepção mútua – Vênus trafega Gêmeos que é regido por Mercúrio e Mercúrio viaja por Touro que é regido por Vênus, é como se um morasse na casa do outro. De certa forma, a teimosia de mercúrio pode ser suavizada por Vênus que, em contrapartida, influenciada pelo Mercúrio Taurino, fica menos volúvel e frívola. Mercúrio ingressa em Gêmeos no domingo dia 12, ficando mais confortável por estar em casa, mas também sujeito a muitos contratempos, já que formará outra Grande Cruz Mutável com Saturno, Júpiter e Netuno… Mas isso é mais para a frente… Por enquanto temos que domar nosso gênio teimoso, implacável e ferino para não esculhambar de vez nossas relações devido a uma língua venenosa demais. Mercúrio fica em Gêmeos até o dia 29 de junho.

Marte retrógrado em Escorpião, além de receber a oposição de Mercúrio, faz trígono a Quíron em Peixes nesta semana, um aspecto que pode tornar mais aguda a sensação de impotência e falibilidade humanas, mas tal sentimento também pode suscitar a aceitação serena da vida como ela e a percepção da necessidade de lidarmos com as situações com os recursos que temos, realisticamente, ao invés de esbravejarmos nossas frustrações contra o mundo, infantilmente. Porque, por mais que pareça que nossa vida é muito mais complica e cheia de vicissitudes, precisamos lembrar que essa é apenas nossa percepção subjetiva… Não podemos saber as dores e angústias que se escondem atrás do sorriso benevolente do outro diante de nós; talvez suas dificuldades sejam ainda mais tormentosas e paralisantes, mas a pessoa escolheu vivê-las com graça, paciência e humildade, sem achar que seu sofrimento é maior ou mais importante do que os de qualquer outra pessoa. O fato é que todos temos desafios, alguns mais outros menos, e o fato de enfrentar tantas atribulações não me intitula o direito de despejá-los sobre outros, de cobrar o que for, de quem quer que seja, só porque me sinto vitimizado pela vida… Estamos todos no mesmo barco. Amargura e cinismo não ajudam em nada, só pioram tudo, portanto, colocar nossa própria situação em perspectiva pode fazer maravilhas pelo nosso humor e senso de gratidão. Marte também começa a receber, a partir de sábado, quincunce do Sol e de Vênus, e como ele já está em quincunce a Urano, ele se torna foco de um Yod por alguns dias. Essa configuração exige cuidado, especialmente por se tratar de Marte-Urano, uma influência que pode significar acidentes e fatalidades com repercussões sérias e mesmo desastrosas. É necessário ficarmos atentos e plenamente conscientes de nossas ações e atitudes nesses próximos dias para não nos expormos a esse tipo de situação.

Netuno estaciona a 12° de Peixes no domingo para entrar em movimento retrógrado na segunda-feira, erodindo e dissipando barreiras internas conscientes ou inconscientes. Em termos mundanos, mais barreiras e fronteiras reais podem também ser fragmentadas, embora de maneira mais sutil a partir de agora. Netuno fica retrógrado de 13 de junho a 21 de novembro.

A Lua abre a semana Nova, vazia, ainda em Gêmeos. Empodera-se em Câncer e se torna Crescente já em Leão, na quarta-feira. Formaliza o Primeiro Quarto no domingo, dia 12, em Virgem e encerra a semana já em Libra. Nessa caminhada ela faz muitos contatos, com todos os demais corpos celestes, alguns harmônicos, outros agressivos, outros ainda duvidosos, simbolizando nossas alterações de humor e nossas diferentes disposiçãoes de ânimo ao longo da semana.

A Lua começa o dia vazia em Gêmeos, mas ingressa em Câncer à 00h42min da SEGUNDA-FEIRA. Vênus está em Conjunção Superior ao Sol, que é dita superior porque ocorre do “outro lado” da Terra, com o Sol ficando entre a Terra e Vênus. A Lua faz trígono a Netuno, quincunce a Saturno e fecha o dia já em orbe de oposição a Plutão e formando um Retângulo Místico. Um dia sujeito a flutuações emocionais e muita sensibilidade. Os sentimentos fluem e nos levam a sentir de forma contundente e profunda , diferentemente dos dias anteriores, em que talvez tenhamos preferido racionalizar e analisar obsessivamente a tudo, ao invés de sentir. É dia de observar os sentimentos e de honrá-los, sem no entanto, se deixar oprimir por eles. Os contatos pessoais e as confidências íntimas ficam favorecidos, levando a um estreitamento dos vínculos afetivos.

O Sol e Vênus estão em quincunce pleno a Plutão na TERÇA-FEIRA, que também recebe a oposição da Lua Canceriana. A Lua se afina com Júpiter em Virgem e Netuno em Peixes e como Júpiter está em oposição a Netuno, temos formado um Retângulo Místico na madrugada. Mais para o meio do dia a Lua também dialoga com Mercúrio em Touro e faz trígono a Quíron em Peixes e Marte em Escorpião, formando um Grande Trígono em Água. Mas briga com Urano. A Lua fica vazia depois do trígono a Marte, às 21h20min. O dia traz o dinamismo crítico das quadraturas cardinais, cheias de tensão requerendo ajustes, negociação e resolução. O ajuste principal requerido hoje é entre consciente e inconsciente. Objetivamente queremos presteza, clareza e desapego para, livres, efetivarmos nossa presença lúcida e determinada no mundo. Mas o inconsciente sabotador pode nos puxar pelos pés, e quando menos esperamos, nos vemos no papel da criança carente demandando atenção ou manipulando pessoas e situações para atingir objetivos de outra natureza, não tão diretos ou honestos como gostaríamos. O mundo logo pode se ressentir de nossas manobras e retaliar de forma dura e aberta, entornando o caldeirão de nossas lamentações. Contudo, podemos nos afinar com qualidades mais elevadas desse dia e atacar problemas melindrosos de frente, achando soluções não óbvias e ainda não tentadas para os velhos e rançosos problemas de sempre. Para isso precisamos acionar nossa maturidade emocional e separar situações pessoais daquelas que nada têm a ver conosco, embora a criança carente possa achar que sim. Podemos decidir sentir de forma objetiva, ou seja, autorizar que nossos sentimentos fluam para que possamos identificá-los mais honestamente, sem deixar que eles nos controlem ou controlem nossas ações e atitudes, ao contrário, deixando que eles aflorem de forma curativa e compassiva, gerando empatia e entendimento que transforma as relações positivamente. Temos escolhas e elas devem sempre ser motivadas pela honestidade e a integridade interior, mesmo que no mundo objetivo elas pareçam, às vezes, insanas.

Mercúrio está em sextil pleno a Quíron na QUARTA-FEIRA e em oposição de menos de um grau a Marte Rx em Escorpião. A Lua abre o dia vazia em Câncer e ingressa em Leão às 03h48min e fica boa parte do dia sem fazer aspectos, iniciando contato com Saturno já à tarde, contato que só se efetiva na madrugada de quinta. O Sol e Vênus seguem se afastando da Grande Cruz Mutável. O dia está um tanto obtuso – nós estamos obtusos. A princípio concentrados em nós mesmos e nossas próprias tarefas e atividades, aos poucos vamos nos dando conta da irritação que permeia o dia, sub-repticiamente, motivada pelo descompasso entre o pensamento e a ação. Mas temos chances de lidar com a irritação efetivamente, colocando a mente a serviço de algo maior, ao invés de ficarmos remoendo ressentimentos ou azedumes, de maneira que nossa comunicação seja menos literal e cortante e mais compreensiva e sensível. A língua está ferina e cortante, portanto, melhor pensar bem antes de abrir a boca e sair causando estragos difíceis de contornar depois…  Será que estamos mesmo sendo “vítimas” de ataques verbais, ou será que nossa hostilidade interna e não reconhecida é que atraiu toda essa agressividade para nós? Sarcasmo é uma manobra de agressividade passiva! Bancar a vitimazinha inocentezinha não vai funcionar… lá, lá, lá…

A QUINTA-FEIRA é marcada pela oposição exata de Mercúrio em Touro a Marte retrógrado em Escorpião. A Lua se desentende com Netuno em Peixes e Plutão em Capricórnio, enquanto se alinha com Saturno em Sagitário e, mais timidamente, com Sol e Vênus em Gêmeos. À noite a Lua faz trígono a Urano em Áries. A irritação que antes quedava ali num canto da nossa mente hoje estoura aberta e provocativa, chamando para a briga àquelas frustrações que ainda não tínhamos ousado enfrentar, ao mesmo tempo em que pode, chamar para a briga, também, a pessoas reais, no mundo lá fora, que talvez sejam os receptáculos perfeitos para nossas projeções inconscientes dessa raiva surda e mal direcionada. Tudo nasce daquele descompasso entre a mente objetiva e a ação consciente e tal descompasso pode facilmente vazar para o mundo exterior e logo saímos dizendo tudo o que pensamos, quer queiram nos ouvir ou não. Como resultado, nos deparamos com toda a sorte de oposição e antagonismos às nossas ideias ou atitudes.

Se fosse um outro dia, talvez aproveitaríamos as divergências para um bom e saudável debate, mas não hoje. Hoje consideramos tais antagonismos como possíveis ameaças à nossa autonomia e, mais inconscientemente, à nossa própria sobrevivência. Se não cuidamos, envolvemo-nos em disputas egoicas grosseiras e mesquinhas, em que recorremos a recursos rasteiros para destruir o outro e eliminá-lo do nosso caminho, como se estivéssemos numa luta de vida ou morte e ainda nos arvoramos de vítimas inocentes. O que precisamos nos dar conta  é que nós andamos vibrando hostilidade e agressividade, sem perceber e isso atraiu para nós exatamente o tipo de situação que acionou esta agressividade inconsciente. Precisamos nos conscientizar de tal hostilidade; precisamos dar ouvidos àquelas vozes apaziguadoras que tentam trazer conciliação, seja nas disputas externas, seja nos conflitos internos; precisamos, também,  lembrar que o outro, por mais que pareça que é ele o obstáculo da vez, não é necessariamente o responsável por nossa frustração e, principalmente, por nossas escolhas mal-sucedidas. O melhor que fazemos para lidar com tais antagonismos é buscar um distanciamento físico e emocional, de modo que tenhamos outra perspectiva menos pessoal de todo o imbróglio, além de finalmente descobrir que fomos nós que criamos toda a confusão em que nos metemos.

A Lua Leonina se envolve na confusão entre Mercúrio e Marte na SEXTA-FEIRA e vira foco de uma T-Square Fixa ao fazer quadratura aos dois. Além disso, a Lua ainda faz quincunce a Quíron em Peixes. Fica vazia depois da quadratura a Marte, às 04h16min. Ingressa em Virgem às 10h46min, de onde faz sesqui-quadratura a Plutão e depois a Urano. A madrugada de sexta fica super tensa, de modo que a tranquilidade do sono é prejudicada. Ou temos um sono inquieto e intermitente, preocupados com algumas discussões mal resolvidas durante o dia, ou pesadelos nos impedem de usufruir do devido descanso… As discussões talvez nos acompanhem no adormecimento e virem enredo central de pesadelos agressivos, em que agressores nos perseguem ou tentam tirar algo de nós… De todo modo, acordamos indispostos e de mau humor, demorando a engrenar nas tarefas essenciais do dia. Pelo meio da manhã a industriosidade é acionada, mas ainda assim, continuamos com a sensação de inquietude e irritação, predispostos a bate-bocas e criticismos ao mero olhar enviesado. Talvez seja mais produtivo atirar-nos ao trabalho decidida e efetivamente, ao invés de ficar procurando inimigos imaginários, porque se eles existem, estão, na verdade, dentro de nós. Engajarmo-nos em tarefas criativas ou mesmo rotineiras pode nos ajudar a estabelecer a ordem interna comprometida e organizar também nossas emoções e sentimentos desencontrados.

A Lua Virginiana faz oposição a Netuno, quadratura a Saturno e conjunção a Júpiter no SÁBADO. Como suporte a Lua busca a ajuda de Plutão em Capricórnio através de um trígono. O dia está abarrotado de tarefas e obrigações das quais nos ressentimos, porque distorcem nosso senso de ordem interna e comprometem o controle que nos é tão caro. O espelho exterior reflete a vulnerabilidade interior e nos faz penosamente conscientes de nossa situação periclitante diante do crítico mordaz interno, que se reflete no julgador externo implacável ao qual invocamos para corroborar a voz mental que teima em nos dizer que não está bom o bastante, seja a tarefa, o trabalho, os números, as palavras, as planilhas, as tabelas, ou, em última instância, nós mesmos. Ocorre que nós mesmos criamos as gaiolas e jaulas que nos prendem e tolhem nossa criatividade, a partir das expectativas e cobranças auto-impostas. Se apenas nos permitirmos sentir, verdadeiramente, toda essa vulnerabilidade, sem disfarces ou escamoteamentos, poderemos nos sintonizar também com as musas da fecundidade criativa e tal insegurança poderá ser assimilada sem se tornar tão ameaçadora; e, ao invés de empecilho, pode até se tornar combustível, pelo confronto honesto de tal fraqueza. Às vezes pode ser mais produtivo permitir que a ordem das coisas seja temporariamente subvertida, só assim podemos nos dar ao luxo de testar outros posicionamentos e alternativas, para então reestruturar tudo novamente.

A Lua oficializa a fase do Primeiro Quarto no DOMINGO. De Virgem ela faz quadratura ao Sol Geminiano e depois a Vênus. A Lua ainda conversa harmonicamente com Marte Rx em Escorpião, mas se irrita com Urano em Áries e confronta abertamente a Quíron em Peixes. Mercúrio ingressa em Gêmeos às 20h23min. Dia de algumas incongruências e guerrilhas emocionais, em que necessidades estão em desacordo com a mente objetiva, o que nos leva a ações desencontradas e incompreensíveis – masculino e feminino estão em conflito, portanto, a princípio, estas não são influências muito promissoras para um dia dos namorados romântico… De qualquer forma, tal conflito traz desenvoltura e a tensão busca uma resolução que pode ser bastante produtiva e criativa no plano geral. Contudo, a primeira crise séria do ciclo é representada pelo confronto com algumas fraquezas e dificuldades intransponíveis, às quais precisamos analisar para ponderar se vale a pena ir adiante a despeito de tais limitações ou se já abortamos o projeto aqui mesmo. Essencial é perscrutar nossos receios e averiguar se temos mais medo do nosso próprio julgamento ou se é do olhar externo; ou ainda, se temos medo de o controle cair por terra e nos percebermos mais frágeis do que gostaríamos de admitir. A Lua fica vazia depois do contato com Marte, que hoje está em trígono pleno a Quíron, o mesmo que recebe a oposição da Lua. Tudo isso nos coloca em contato profundo com essa impotência que gera a vulnerabilidade paralisante que temos sentido, mas que é tão difícil de assumir; tudo isso nos obriga a nos render, humildemente, às nossas limitações, imperfeições, insuficiências e senões e, se por um lado nos deixa sim, vulneráveis, por outro pode também nos humanizar, ao nos percebermos não como super-homens ou super-mulheres, mas como seres humanos dotados de fortalezas e fraquezas e, por isso mesmo, passíveis de redenção.

Em termos românticos, o dia está meio carregado e mais propenso a nos magoarmos sem querer do que a arroubos românticos e sedutores… É bom ter cautela na comunicação e na forma como expressamos as coisas – o que pode parecer natural e sedutor para mim, pode ser constrangedor para o outro. Desejo a todos os casais e namorados renovação e alegria!

Que sua semana seja serena e abençoada! Que os caminhos se abram, livres de percalços e floridos de oportunidades!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

6 thoughts on “A Semana Astrológica – Pavio curto, língua viperina!

  • 8 de junho de 2016 em 09:02
    Permalink

    Obrigada mais uma vez. Partilhei na minha pág . Realmente é preciso estudar muito para nos poder dizer tanta coisa que para nós é sempre de grande utilidade. Beijinhos carinhosos.

    Resposta
    • 10 de junho de 2016 em 10:28
      Permalink

      Muito obrigada pela partilha e pelo feedback positivo, Adelaide!
      Seja sempre bem vinda! 😀

      Resposta
  • 8 de junho de 2016 em 09:09
    Permalink

    Espetacular
    Gostaria de saber se faz atendimento pessoal para mapa astral.

    Resposta
  • 10 de junho de 2016 em 12:11
    Permalink

    Muito bom. Perfeito parabéns pela explicação.

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!