A Semana Astrológica: desapega, que é bom!

Semana se 25 a 31 de julho

Semana de Lua minguante, que sugere os providenciais desapegos, análises, avaliações e eliminações.

Depois de ficarmos muitas semanas aconchegados em Câncer, como num cocoon de proteção, mas também de dramas, temos por estes dias energias mais fogosas e estimulantes, que nos estimulam à ação e a nos conectar com nossa intuição e fé. O Sol segue pelo primeiro decanato de Leão e fecha a semana em trígono a Saturno e quincunce a Netuno, exatos já na segunda, dia primeiro de agosto.

Mas quem brilha mesmo é Mercúrio, que conversa com meio mundo de outros planetas: faz trígono a Urano, quincunce a Quíron, quadratura a Marte e depois, já de Virgem, sesqui-quadratura a Plutão. Sim, Mercúrio ingressa em Virgem no sábado, onde viverá sua próxima retrogradação, de 30 de agosto até 22 de setembro, um das retrogradações mais longas dos últimos tempos. Todos esses contatos Mercuriais sugerem que os próximos dias estão super movimentados, tanto mental quanto verbalmente, aliás, com propensão a muitas discussões e problemas na comunicação em geral, não só em termos técnicos, mas, principalmente,  nas interações interpessoais, que estão sujeitas a altos e baixos, a altercações, atritos, controvérsias, polêmicas e dissenções… Botemos as barbas de molho e analisemos, antes, se vale mesmo a pena comprar certas brigas – às vezes elas são completamente desnecessárias! Mercúrio em Leão é muito subjetivo e às vezes pode se tornar ultra-inflexível nos pontos de vista, principalmente quando em quadratura a Marte em Escorpião, quadratura fixa, o que requer cautela, especialmente no trânsito, onde podemos nos envolver tanto em acidentes quanto em brigas tolas, se não estivermos atentos! Lembremos disso! No mundo, podemos ter mais notícias sobre violência, infelizmente – vamos esperar que não! Com tanta movimentação, a mente pode ficar atulhada e meio caótica e faz-se necessário filtrar entre o que é útil e o que é dispensável. Mercúrio entra em Virgem na hora certa para nos ajudar nesse filtragem!

Vênus em Leão faz trígono a Urano (exato na segunda, 1°), sugerindo um período propício a sair da rotina afetiva e se tentar coisas novas nas relações; a experimentar, a viver os afetos de forma mais livre e menos ortodoxo, menos tradicional. Na semana que vem ela fará quadratura a Marte, indicando um período mais apaixonado, estimulante, mas também mais crítico para os relacionamentos. Nos negócios, Vênus em trígono a Urano sugere um bom período para se investir em tecnologia e em empresas progressistas.

Urano entra em retrogradação a 24°30’ de Áries, propiciando um período de assimilação e revisão das últimas inovações e mudanças que ocorreram no mundo. Como rege a tecnologia, a retrogradação de Urano indica revisão nos lançamentos tecnológicos recentes, correções necessárias que podem levar a futuros upgrades de muitos produtos. Em termos sociais e políticos, algumas mudanças que foram colocadas nos últimos meses tenderão a ficar em standby, talvez por requererem ajustes ou melhor assimilação por parte do coletivo. Há muitos desafios a serem digeridos e ajustados. A retrogradação de Urano também simboliza um período de incubação e gestação de ideias e de novas mudanças radicais a serem trazidas à tona quando ele voltar ao movimento direto, em 30 de dezembro.

A Lua abre a semana na fase disseminadora, em Áries. Torna-se minguante em Touro, tagarela doidamente em Gêmeos e fica Balsâmica em Câncer. A Lua será Nova em Leão na terça-feira, dia 2 de agosto.

SEGUNDA-FEIRA, 25 de julho – A Lua está em Áries, na fase Disseminadora. Hoje ela abriu o dia em trígono a Saturno em Sagitário e durante o dia faz sesqui-quadratura ao seu dispositor Marte, quadratura a Plutão e trígonos a Vênus e Mercúrio em Leão. A Lua ainda se indispõe com Júpiter em Virgem. Os céus nos propiciam um dia cheio de dinamismo, com oportunidades de transformarmos nossas atitudes decidida e destemidamente. A princípio, podemos nos sentir bloqueados pelos outros ou pelas circunstâncias, até nos darmos conta de que os bloqueios dependem da nossa percepção interna de como as coisas são ou deveriam ser, ou seja, dos nossos próprios paradigmas, e de que o ponto chave é a mudança interna, a ampliação da nossa visão. E essa percepção de que a mudança real depende, na verdade, de nós mesmos fica cada vez mais clara, a não ser que queiramos permanecer reclamando dos outros e de como atrapalham nossas vidas, dando-lhes o poder de nos bloquearem, de nos impedirem de ser o que queremos ser. Os outros só fazem conosco aquilo que nós deixamos; ninguém é responsável pela forma como eu me sinto e como eu ajo, somente eu sou responsável por isso e quando nos damos conta dessa verdade cristalina, nos empoderamos e viramos sujeitos e agentes de nossas vidas ao invés de figuras passivas e reagentes às circunstâncias. Podemos assimilar essa percepção e ainda disseminá-la, propagá-la com nossas atitudes e exemplos, porque também somos responsáveis pelas vibrações que emitimos no nosso entorno, pela qualidade da contribuição individual que damos ao mundo – então, o que estamos disseminando? Em termos práticos, o dia está dinâmico e traz a chance de encararmos os problemas aberta e honestamente. Há muita energia e estamina que deve ser canalizada adequadamente, para que não criemos problemas para nós mesmos.

TERÇA-FEIRA, 26 de julho – A Lua ingressou em Touro às 12h38min de onde fez quadratura ao Sol em Leão, entrando na fase minguante. O Minguante é a fase propícia para análises, avaliações e reavaliações, para vermos o que fica e o que vai embora da vida da gente. Essa fase minguante sugere que reavaliemos quais valores e posições rígidas que nós ainda carregamos que estão atrapalhando a expressão plena de nossos potenciais criativos, a vivência da nossa alegria genuína e o viver pelo centro do nosso coração. Quais literalismos impedem de seguir nossa intuição e alcançar a visão maior da nossa própria luz? Porque o real tem que ser apenas o palpável? O que sentimos é real, embora não seja, necessariamente, palpável, visível, audível ou tocável, ou pelo menos, nem sempre. O desafio do período é nos desfazermos dos literalismos, do pragmatismo limitante, que cerceia a criatividade ao invés de lhe prover condições de manifestação salutar. Outro desafio igualmente vital é nos desapegarmos do nosso orgulho e senso de auto-importância, rigidez e inflexibilidade que impedem o livre fluir dos sentimentos do/para o coração. A Lua Minguante também favorece os desapegos diversos, de coisas, situações, pessoas, relações, que já não fazem sentido na nossa vida. Em se tratando de Touro, é hora de se conscientizar que “não há problema nenhum em possuir coisas, o problema é quando elas possuem você!” É hora de abrir mão do sentimento de posse que, ao contrário do que intencionávamos, não assegura nem a companhia, muito menos o amor do outro, mas talvez até o afaste. Nos próximos sete dias, vamos exercitar a arte do desapego!

QUARTA-FEIRA, 27 de julho – A Lua minguante em Touro faz quincunce a Saturno, sextil a Netuno, trígono a Plutão e ainda fecha a noite em trígono também a Júpiter, formando um Grande Trígono de Terra com este e Plutão. Dona Lua briga com a comadre Vênus, dona da casa que ela aluga atualmente. Mercúrio em Leão está em trígono pleno a Urano e em quincunce a Quíron e o Sol Leonino segue muito próximo ao trígono exato a Saturno, que por sua vez continua em quadratura a Netuno. As influências do dia propiciam um bom aterramento para as análises e avaliações que precisamos fazer. Se precisamos de praticidade e realismo, disso a Lua Taurina entende realmente e coloca esses recursos à nossa disposição. O Grande Trígono em Terra traz a oportunidade de trabalharmos de forma segura e sólida sobre assuntos e situações que exijam bom senso e pragmatismo, como planejamentos financeiros, por exemplo. Os sentidos também estão aguçados e bastante estimulados, de modo que sentimos mais intensamente, os cheiros, os sabores, as texturas e até mesmo as cores e os sons do nosso entorno. As experiências são mais vívidas, de modo que tanto o prazer quanto a dor são vividos mais intensamente. E se o corpo está vibrante com tantas sensações, a mente não fica atrás e também está alerta e aberta a novidades e ideias estimulantes. Queremos conversar e debater, com entusiasmo, algo que acabamos de aprender ou que queremos conhecer e assimilar. Pessoas que encontramos hoje poderão, de fato, nos colocar em contato com ideias frescas e inovadoras, sendo elas mesmas, diferentes e talvez até um pouco excêntricas, bastante diversas do tipo de público com o qual costumamos dialogar. Surpreendentemente, mesmo os mais preconceituosos e ressabiados podem estar abertos a esses encontros, de maneira que sim, há boas possibilidades de dialogarmos sem ficarmos tão defensivos contra o novo. À noite o clima talvez fique um pouco mais tenso, mas somente se não houver maturidade e respeito nas interações. A sensualidade favorece aos casais.

QUINTA-FEIRA, 28 de julho – A Lua Taurina torna perfeito o trígono a Júpiter nas primeiras horas do dia. Depois ela faz sextil a Quíron em Peixes, mas quadra Mercúrio em Leão (ainda está se separando da quadratura a Vênus), enquanto se opõe a Marte em Escorpião, formando uma T-Square Fixa, da qual Mercúrio é o foco. A Lua fica vazia de pois da oposição a Marte, às 12h15min e ingressa em Gêmeos às 15h17min, de onde faz sesqui-quadratura a Plutão. Urano estaciona às 18h07min para entrar em retrogradação nesta sexta-feira. A manhã traz muitas tensões que sugerem desacordos e desentendimentos diversos. Estamos irritadiços e com o humor bastante volátil porque vontades e necessidades estão antagônicas e essas discrepâncias podem ser vivenciadas como contendas e hostilidades reais, em que outras pessoas parecem atrapalhar nosso caminho de propósito! A menor bobagem pode nos alterar e ser o estopim para chamar alguém no braço – talvez não literalmente na maioria dos casos, mas ainda assim, atritos podem ocorrer.  A possibilidade de nos envolvermos em debates ou discussões acaloradas é grande, mas os resultados são tanto imprevisíveis quanto potencialmente destrutivos, porque podemos agir precipitadamente e dizer e fazer coisas das quais nos arrependeremos depois. Ocorre que nos sentimos como que encurralados, num beco sem saída, seja pelas opiniões contrárias às nossas, seja por causa das circunstâncias incompatíveis com nossas expectativas. O que não percebemos é que o mundo não necessariamente está contra nós, mas antes, nossos sentimentos e sensações nublam a lucidez; nossa visão das coisas e das situações está por demais subjetiva e afunilada e assim, só percebemos nosso próprio ponto de vista e tentamos impô-lo ao outro, a qualquer custo: só nós sabemos, só nós manjamos das coisas, afinal, nós sabemos tudo! Se o outro também estiver num dia de intolerância, já sabemos onde isso vai dar. O que precisamos mesmo é nos acalmar, respirar fundo e olhar para dentro das nossas próprias frustrações para identificar onde começam toda essa raiva e infelicidade. Que bicho nos mordeu? Talvez nosso próprio orgulho e estreiteza de pensamento… Mas isso tem conserto! Faremos melhor se tirarmos algumas horas, ali, entre o meio dia e o meio da tarde, para conversar com nossos botões e tentar chegar a um consenso conosco mesmos, porque é exatamente aí que a encrenca tem sua origem! E claro, uma dose cavalar de humildade para admitir que erramos também pode ajudar, e muito!

SEXTA-FEIRA, 29 de julho – De Gêmeos, a Lua minguante conversa com o Sol mas trava um embate confuso com Saturno e Netuno, formando a já conhecida T-Square mutável. A Lua ainda faz quincunce a Plutão e quadratura (aspecto exato amanhã) a Júpiter. O regente da Lua, Mercúrio, está em quadratura plena a Marte em Escorpião. Urano entra em retrogradação às 18h07min. Apesar do desejo de tagarelar freneticamente, hoje uma espécie de sensor interno nos impede de verbalizar pensamentos desenfreados. Há uma certa insegurança que nos faz temer o julgamento alheio – com o qual talvez tenhamos mesmo que nos haver em algum momento – mas o principal é que sentimo-nos isolados e solitários e com tantas ideias e emoções desconexas dentro de nós, sentimos que precisamos muito nos comunicar, mas, contraditoriamente, nos sentimos incapazes de alcançar alguém com quem interagir. Isso nos faz sentir miseráveis e talvez muito infelizes, meio tristes e depressivos, como cachorro que perdeu o osso.  Como ontem, continuamos irritadiços e predispostos a briga e isso torna tudo mais complicado porque, quando criamos coragem para ir até o outro, talvez digamos a coisa errada, na hora errada, ou então o outro está sem tempo ou indisponível para nós… Ficamos amuados e emburrados, ou, na pior das hipóteses, resolvemos revidar com o sarcasmo mais ferino e, levianos, nem nos importamos se no fundo não tínhamos mesmo intenção de ferir, simplesmente berramos nossa insatisfação e miséria sobre o outro. A verdade é que continuamos muito subjetivos, vendo o mundo sob nossas próprias lentes meio sujas, ou, quando nos abrimos para outras perspectivas, fazemo-lo sem critérios e nos contaminamos com coisas demais que perturbam ao invés de ajudar. É possível também que, como mecanismo de compensação, ao nos sentirmos solitários e isolados, viramos falastrões ou boquirrotos que incomoda a todos ao redor e que acaba por levar um pito em algum momento, piorando a ansiedade. Portanto, antes de qualquer coisa, é essencial acalmar a mente e o coração e nos questionarmos sobre a fala compulsiva e também sobre o porquê da mordacidade. Por mais que Gêmeos goste de comunicar e bater pernas por aí, a Lua está minguante e demanda cautela no abrir da boca, especialmente quando Mercúrio está tão obtuso e subjetivo. É melhor conter um pouco nossa tagarelice e assuntar a voz interna.

SÁBADO, 30 de julho – Mercúrio ingressa em Virgem às 15h19min. Antes disso, a Lua Geminiana, disposta pelo mesmo Mercúrio, faz quadratura a Júpiter em Virgem, mas se harmoniza com Vênus em Leão e com Urano em Áries. Fica vazia às 08h48min, depois deste aspecto. Faz quadratura a Quíron e quincunce a Marte e ingressa em Câncer, seus domínios, às 18h09min, de onde faz semi-quadratura ao Sol, tornando-se Balsâmica – tempos, portanto, o dia todo de Lua vazia. O dia traz a possibilidade de avaliarmos a qualidade e as motivações das nossas últimas interações e mesmo os eventuais problemas que tenhamos tido recentemente na comunicação. Talvez, ao invés de falar pelos cotovelos, seria melhor nos desligarmos um pouco do mundo: deixar WhatsApp um pouco de lado, assim como outras formas de comunicação que, se por um lado são maravilhas da tecnologia, por outro nos dispersam e desgastam nossas energias. Além do mais, há grande propensão à falta de tato e assim, podemos mais magoar do que interagir saudavelmente com as pessoas. Há tantas outras formas de comunicarmos nossas ideias, porque não explorá-las? A Lua está balsâmica e vazia em Gêmeos por todo o dia e essas não são influências promissoras de uma comunicação harmoniosa. Melhor mesmo é fazer jejum verbal e das demais atividades que exijam grande objetividade – não nós a temos hoje! Em vez disso, dia está propício para escrever e explorar novos conceitos e abstrações… Confrontar nossas próprias ideias, ao invés de empurrá-las sobre os outros, que tal isso, para variar?

DOMINGO, 31 de julho – O Sol em Leão está em trígono a Saturno em Sagitário, exato na madrugada de segunda. Vênus também está em trígono a Urano em Áries, mas já se aproxima da quadratura a Marte em Escorpião. Enquanto isso, a Lua Canceriana e Balsâmica faz quincunce a Saturno e trígono a Netuno, além de oposição a Plutão e sesqui-quadratura a Marte em Escorpião. Um dia sui generis.  A princípio conseguimos nos sentir em paz com nossas obrigações e rotina, inclusive as familiares; ao mesmo tempo, estamos abertos a experimentações diversas, a encontros inusitados e a olhar valores diferentes dos nossos com um pouco mais de tolerância e benevolência, ao contrário do climão que tinha se estabelecido nos últimos dias. Contudo, com o correr do dia, o clima vai esquentando: as emoções ficam mais intensas e nós ficamos um tanto propensos aos dramas. Precisamos canalizar toda a sensibilidade e a intensidade emocional em alguma atividade criativa ou então corremos o risco de criar atritos desnecessários num dia que tinha tudo para ser uma quebra na rotina insossa da domingueira. Podemos, por exemplo, nos engajar em hobbies criativos. Em termos afetivos, as influências sugerem muitas contradições que, se não forem bem gerenciadas, podem trazer problemas aos casais. Ocorre que um lado quer sim, sair da rotina, experimentar, correr riscos, tentar algo novo e talvez até sair só, sem ser casal; mas o outro lado talvez queria um romance tradicional, mais do mesmo, feijão com arroz revisitado de muita paixão entrega, com direito a declarações e tudo o mais… Antes que alguém fique se sentindo lesado ou asfixiado, o melhor é partir para a boa e velha conversa, aberta e honesta, colocando o que se sente, sem acusar o outro pelo que se sente. Alcançado o entendimento, pode-se até descobrir que é possível fazer o que os dois querem, em momentos diferentes, ou porque não, criando uma opção híbrida que agrade a ambos… Por que não tentar?

Pessoas lindas, desculpem a publicação tardia de A Semana. Não sei o que se passa comigo, mas a minha semana está bem caótica e desconjuntada. Muitas coisas se atropelando, de forma que só consegui publicar agora. Uma hora dessas eu me organizo e passo a publicar já no sábado 😉

Desejo uma semana linda e pacífica para você! Que seja colorida de luz e harmonia!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

2 thoughts on “A Semana Astrológica: desapega, que é bom!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!