A Semana Astrológica – O que move o seu coração?

Semana de 1° a 7 de agosto – Semana de semear novas intenções, de plantar criatividade e de nos conectar com os anseios do nosso coração!

Findamos mais um ciclo, o ciclo de Câncer e agora nos preparamos para começar outro, que já se inicia na terça-feira, dia primeiro, com a Lua Nova de Leão. Esta Lua Nova vem nos convidar a integrar nossos melhores talentos e potenciais, a visão que temos de nós mesmos, no que ela tem de mais sonhadora e fantasiosa e que que traz de mais austera e sóbria. É tempo de lançar para o universo e semear aquelas intenções que vêm do mais profundo do nosso coração! Você está pronto para se comprometer com o que seu coração realmente quer?

E começamos também um mês novinho em folha! Agosto, a gosto de quem? Ao seu, obviamente! E já que coincidiu o início do mês com o da semana, vamos falar rapidamente dos eventos astrológicos de agosto:

Ingressão de Marte em Sagitário no dia 2

– Ingressão de Vênus em Virgem no dia 5

– Júpiter em quincunce a Urano no dia 13

– Saturno volta ao movimento direto também no dia 13

– O Sol ingressa em Virgem no dia 22

– Marte faz conjunção a Saturno, em Sagitário, no dia 24

– Vênus ingressa em Libra também no dia 29

– Mercúrio entra em retrogradação no dia 30

Mas temos muitos movimentos significativos ocorrendo já nesta semana. O Sol faz trígono a Saturno já na segunda-feira, indicando um potencial de integrarmos o fulgor do brilho Leonino, sua criatividade, alegria e diversão com a disciplina e a sobriedade saturninas, o que pode ser um excelente equilíbrio para alguns destemperos de Leão. Mas o Sol também faz quincunce a Netuno e aqui precisamos ficar atentos às fantasias que criamos a respeito de nós mesmos e de nossa auto-imagem, o pior de todos os enganos é o auto-engano! Devaneios e sonhos de grandeza sem ação concreta só nos distanciam daquilo que realmente queremos. Atenção também com os escapismos, que são uma forma de autossabotagem. Esse aspecto também pode aumentar a proverbial insegurança Leonina (especialmente para os nascidos entre 1° e 4 de agosto, que estão recebendo este aspecto de Netuno ao Sol natal), levando-nos, por compensação, a uma possível inflação de ego ou a fazer julgamentos errados de nossos propósitos e objetivos. Cautela e auto-escrutínio ainda são a melhor maneira de lidar com isso!

E gradativamente a energia de Fogo vai migrando para o pragmatismo da Terra, mas pelas próximas semanas ainda teremos bastante Fogo e Terra ativados nos céus, tendo, contudo, menos Água e nada de Ar, exceto pelos eventuais trânsitos da Lua. Isso sugere um período de grande capacidade de transformarmos visão em realidade, de aliarmos otimismo e realismo, mas por outro lado, indica que carecemos de objetividade no trato com as situações diárias e isso pode atrapalhar porque estamos demasiadamente envolvidos emocionalmente. Tenhamos isso em mente antes de levar tudo para o lado pessoal! Também podemos nos sentir meio asfixiados nas situações em geral, como es estivesse faltando ar nas situações e quando for assim, vale mesmo ir lá fora e espairecer, nem precisa reclamar de nada ou de ninguém, é só ir dar um tempo, para clarear as ideias e ter mais perspectiva.

Mercúrio ingressou em Virgem, onde vai passar exatos 42 dias!!! Isso porque Mercúrio vai entrar em retrogradação neste signo, um dos períodos de retrogradação mais longos dos últimos tempos: 24 dias! Se contarmos os dois dias a mais em que fica estacionário, temos na verdade, 26 dias de movimento incomum de Mercúrio! De 30 de agosto (estaciona dia 29) até 22 de setembro (fica estacionário até 23), Mercúrio anda de marcha a ré no signo de sua regência. Antes que todos entrem em pânico eu digo: CALMA! O mundo não precisa virar de pernas para o ar e destrambelhar o senso de ordem tão amado por Virgem! A sugestão de Donna Cunningham, astróloga e escritora americana, para não só navegar sem grandes traumas e ainda tirar proveito da retrogradação de Mercúrio é se engajar em algum projeto que tenha a ver com o prefixo RE (revisões, reavaliações, replanejamentos, etc) e com a natureza do signo em questão, no caso, Virgem! Para quem é estudante, por exemplo, pode ser uma boa hora de fazer uma grande revisão de tudo o que se estudou no semestre ou no ano até aqui – atenção quem vai prestar Enem! Para quem lida com escritos, essa também é uma ótima hora para reexaminar e corrigir possíveis equívocos nos manuscritos; para quem lida com documentos e papéis em geral, vale a mesma sugestão; para todo mundo, vale retomar projetos antigos que estejam engavetados por qualquer motivo e refletir se vale a pena se empenhar para concretizá-los ou se é melhor descartá-los de vez, liberando a energia que está “pendurada” ali naquele projeto que nunca sai da gaveta dos “e se…?”. Para quem conhece o próprio mapa, estes projetos podem ter a ver com a casa pela qual Mercúrio trafegará durante a retrogradação.

Enquanto estiver trafegando por Virgem, Mercúrio fará quadratura a Saturno e oposição a Netuno, mas felizmente estes planetas ficam fora da orbe de retrogradação de Mercúrio, portanto, os aspectos acontecerão uma única vez (ufa!!!). Em compensação, Mercúrio fará três trígonos a Plutão (quando estacionar para voltar ao movimento direto estará em trígono exato!!), três conjunções a Júpiter e três oposições a Quíron, este, o aspecto mais “chatinho” de todos! Preparemo-nos e encontremos um bom projeto onde colocar a energia revisora desse Mercúrio industrioso e super concentrado! Em termos ainda mais práticos, podemos usar as próximas semanas para deixar tudo em ordem: fazer backups nos computadores e arquivos, por exemplo.

Vênus é outra que também ingressa em Virgem por estes dias, precisamente dia cinco de agosto. Ela fará os mesmos aspectos que Mercúrio, com a diferença que não estará retrógrada. Ao entrar em Virgem Vênus inaugura um período de maior discrição e contenção nos relacionamentos. Vênus em Virgem nos remete à Deusa da Lareira, Héstia para os gregos e Vesta para os romanos, a Deusa do Fogo Sagrado, que era responsável por manter o fogo aceso em todos os templos, assim como em todos os lares. O fogo não podia nunca se apagar, sob pena de acontecimentos catastróficos se abaterem sobre a comunidade. Vênus em Virgem tem como valor principal a integridade interior, o senso de completude e inteireza, porque a palavra VIRGEM não significa necessariamente intocabilidade sexual, antes, significa a mulher (ou homem) que é uma em si mesma, senhora de si, autossuficiente e independente. Discreta, reservada e contida, tem ojeriza da intromissão alheia em seus assuntos. Crítica e seletiva, é também capaz de grande gentileza e delicadeza, podendo ser uma artesã habilidosa não só com as mãos, mas também com as palavras e coisas em geral. Prestativa, demonstra afeto sendo útil, cuidando de detalhes práticos da vida, ou ainda respeitando a privacidade e necessidade de reclusão dos outros. Gosta de ser apreciada e reconhecida por suas qualidades de precisão e por fazer seu trabalho com cuidado e devoção. E também espera gentileza em troca. Com Vênus em Virgem podemos encontrar parceiros românticos no ambiente de trabalho, ou através do trabalho.

Para os Virginianos, este trânsito é um bom período para cuidar da aparência, cuidar mais de si mesmo; *comprar perfumes, loções ou artigos de beleza em geral; para sair um pouco de sua famosa reserva e socializar um pouco mais; sentindo-se mais atraentes, também acabam atraindo mais atenção e potenciais pretendentes. No quesito compras é melhor esperar Vênus se distanciar da oposição a Netuno ou podemos nos exceder em tais compras ou mesmo nos desapontar com elas depois.

Tão logo ingresse em Virgem Vênus fará quadratura a Marte. O tom principal dessa quadratura é a dificuldade de conciliarmos o desejo de liberdade e privacidade com o desejo de intimidade, particularmente a sexual. Há muita impulsividade, rebeldia, fricção e tensão nos relacionamentos, uma coloração amor-e-ódio, ou, dito simplesmente, o tipo de amor que vive entre tapas e beijos, como popularizado naquela canção sertaneja. De modo mais geral, esse aspecto também sugere que nossos valores mais profundos e os desejos que motivam nossa ação estão em discrepância com essa ação, o que pode comprometê-la ou, no mínimo, atrasá-la e causar desperdícios de recursos e oportunidades. Investimentos e compras precisam ser feitos com cautela porque estamos propensos a agir por impulso, intempestivamente, e isso, obviamente, é uma faca de dois gumes, podendo nos levar a fazer ótimos negócios ou a ter grandes prejuízos. Fiquemos atentos!

Marte, recuperando-se ainda da retrogradação, ingressa em Sagitário na terça-feira, dia dois, onde fará conjunção a Saturno, quadratura a Netuno, sesqui-quadratura e depois trígono a Urano. Mas ele está relativamente quieto nos próximos dias, apenas recebendo os aspectos da Lua e uma quadratura de Vênus, sua amante arquetípica, aspecto que indica tempo turbulento dentro das relações amorosas e do qual já falamos acima. Marte em Sagitário é um guerreiro cruzado, que precisa estar apaixonado por uma causa; é movido por suas crenças e ideais, pelas quais pode se sacrificar e morrer  – especialmente quando em contato com Netuno. Mas precisa ter algum distanciamento de tais crenças, para não se tornar fanático e extremista, acreditando que somente seus princípios, convicções e moral são válidos.

Nesta semana começamos a ver nos céus um belo alinhamento de planetas que só será visível novamente em 2018. Teremos, em sequência, Vênus, Mercúrio, Júpiter, marte e Saturno, com a adição da Lua na fase crescente. Já no dia cinco, sexta-feira, será possível ver todos eles e o arco fino da Lua logo após o por do sol, a partir das 17h30min. A sequência é aberta por Vênus, seguida de Mercúrio, Lua e Júpiter, todos logo acima do horizonte oeste. Mais acima, vindo do Leste e próximos à culminação, estarão Marte e Saturno. Este alinhamento será visível por praticamente todo o mês de agosto. Em termos astrológicos, todos estes planetas estão ocidentais ao Sol, são estrelas vespertinas e protegem a retaguarda do Sol, enquanto ele vai triunfante em busca dos seus propósitos. Mercúrio, Vênus e Lua estão acidentalmente dignificados quando ocidentais, isso lhes confere uma ênfase ou força extra – desde que não estejam combustos, ou seja, em conjunção de até 8 graus e meio ao Sol.

A Lua abre a semana viajando rápida na fase Balsâmica, em Câncer. Renova-se em Leão e desacelera, tornando-se Crescente em Virgem. Fecha a semana já em Libra, buscando equilíbrio e equalidade no gerenciamento das emoções. Conversa com todos os demais corpos celestes, simbolizando nossas alterações de humor e de disposição ao longo dos dias.

SEGUNDA-FEIRA, dia 1° – O Sol Leonino está em trígono exato a Saturno em Sagitário e em sesqui-quadratura a Quíron em Peixes. A Lua está em Câncer, Balsâmica, de onde faz oposição a Plutão em Capricórnio, sextil a Júpiter em Virgem e quadratura a Urano em Áries e já à noite faz trígono a Marte, nos últimos minutos de Escorpião. Fica vazia por pouco tempo e logo ingressa em Leão. Vênus em Leão está em trígono pleno a Urano e em quincunce a Quíron. O dia está propício ao uso concentrado das energias, com foco e disciplina, de modo que com o que quer nos engajemos hoje, trará resultados duradouros e de efeitos no futuro próximo. Nossos objetivos parecem mais claros e o modo de atingi-los também parece mais factível. Há mais coerência entre o que somos, o que queremos e aquilo que fazemos no mundo, ou seja, há maior alinhamento e consciência entre nossas intenções maiores e o trabalho requerido para manifestá-las. Nos relacionamentos há um certo cansaço com a rotina e com o óbvio. Contudo, podemos ir em busca de novos estímulos sem necessariamente entornar o balde, para isso basta estarmos conscientes de nosso quinhão de responsabilidade no clima relacional, ou seja, é preciso dois para dançar tango! Culpar o outro somente não resolverá nada. Por mais que a influência venha de um aspecto harmonioso, ainda pode causa instabilidade nas relações, especialmente naquelas coloridas por forte possessividade porque existem incongruências internas que podem se manifestar como atritos, especialmente para a alma feminina, que está cindida entre os papéis e demandas tradicionais e o desejo de maior liberdade e independência. O Sol está em Leão, a Lua em Câncer e Mercúrio em Virgem, todos muito empoderados em seus próprios domínios: o pai, a mãe e o filho. Desconsiderando os aspectos que cada planeta faz, poderíamos dizer que há uma grande fortaleza no senso de propósitos e intenções, sustentado e alinhado pela adequada satisfação das necessidades emocionais de segurança e conforto e pela clareza e acuidade mentais. De forma que o dia oferece muita produtividade, foco, estamina, e potencial de muita realização. Cabe a nós canalizar as energias adequadamente!

TERÇA-FEIRA, 2 de agosto – Marte ingressa em Sagitário. A Lua fica muitas horas sem grandes conversas no início de Leão, até fazer trígono a Saturno em Sagitário e finalmente se amalgamar ao Sol, dando início ao ciclo de Leão, às 17h44min no horário de Brasília e às 21h44min no horário de Lisboa. A Lua depois faz quincunce a Netuno. Depois de firmarmos nossos vínculos afetivos e familiares e termos trabalhado mais conscientemente em nossa segurança emocional no último ciclo, estamos prontos para relaxar e nos permitir ser mais criativos e focar em nós mesmos. A Lua Nova de Leão é um convite a definir nossas intenções a partir dos desejos mais caros ao nosso coração, aquilo que realmente nos move e trabalhar com foco para realizar essas promessas que fazemos a nós mesmos. É momento de recuperar nossa alegria e inocência e acreditar que podemos mudar o mundo, porque podemos mudar a nós mesmos. Mas essa é também uma Lua para nos conscientizarmos da necessidade da diversão e alegria na vida. Por mais que precisemos trabalhar e nos comprometer com as coisas sérias e com os objetivos de longo prazo, nada disso terá sentido se não conseguirmos criar tempo e espaço para gozar daquilo que criamos e construímos, para relaxar e aproveitar a vida sem maiores preocupações. Passamos o tempo todo trabalhando arduamente, teoricamente para termos uma vida melhor, mas chegamos ao ponto em que esquecemos o propósito inicial, de modo que trabalhamos demais e gozamos de menos, o lazer e a diversão sendo vistos, muitas vezes, como perda de tempo, como coisa de gente irresponsável e imatura. Qual o sentido de tudo isso se não pudermos celebrar o mero fato de estarmos vivos? Assim, este é um ciclo que traz possibilidade e potencial de integrarmos o trabalho, as obrigações com o lazer, a diversão e a alegria. Se nos comprometemos tanto com os deveres, por que não nos comprometermos igualmente com nosso bem-estar e alegria de viver? Como diz aquele ditado em inglês, só trabalho e nenhuma diversão deixam a vida muito chata! Se nos empenhamos muito no trabalho, podemos nos empenhar mais ainda na hora de usufruir de seus frutos e resultados, na hora de nos divertirmos – não é para isso – também – que damos um duro danado?

QUARTA-FEIRA, 3 de agosto – Renovada, a Lua segue por Leão e hoje faz quincunce a Plutão e a Quíron e trígono a Urano, fechando a noite já em conjunção a Vênus. O Sol Leonino está em quincunce exato a Netuno em Peixes. O dia traz muita motivação e entusiasmo por um lado, um impulso pueril de ir para o mundo sem estribos ou cuidados. Mas por outro lado, há muita desarmonia e incompatibilidades também. A alegria e jovialidade são nublados por inquietações e imprecisão na hora de escolher e decidir as coisas, de modo que duvidamos de nós mesmos e nos percebemos portadores de uma vulnerabilidade insidiosa, inexplicável. Lançamo-nos em busca de algo indefinível, quase inefável, embora não consigamos clarificar, nem para nós mesmos, o que seja isso, o que acaba por nos deixar com uma sensação indizível de insatisfação. Podemos ter um pressentimento ou sensação de que, embora tudo esteja bem, algo parece estar fora do lugar e fica ali, num canto qualquer da alma, a nos perturbar e incomodar, e no fim, não conseguimos mesmo relaxar ou nos soltar, receosos do que virá a seguir, seja no virar da esquina, seja a partir do outro, seja do fluir das nossas próprias emoções. Em função de todas essas discrepâncias, sem perceber, inconscientemente, nos colocamos em situações críticas, caóticas, que podem nos expor à má fé alheia ou, pelo menos, ao desperdício de oportunidades pela incapacidade de sustentarmos o que realmente queremos, porque não há clareza sobre isso, por acharmos que está lá fora. O que precisamos mesmo é nos conscientizar dessas disparidades internas, da nossa ingenuidade e tendências à autossabotagem, para então darmos colo a essa criança insegura e indefesa que ainda há em nós, mas que às vezes resolvemos ignorar, para não lidar com o que ela representa: essa vulnerabilidade tão grande que nos faz tão humanos. O adulto que somos hoje pode ser pai e mãe para essa criança frágil e descobrir que ela também carrega consigo a alegria mais genuína e os talentos mais preciosos, mas para acessarmos a estes, primeiro temos que lidar com aqueles! Estamos dipostos?

QUINTA-FEIRA, 4 de agosto – A Lua abre a madrugada em conjunção a Vênus, no fim de Leão. Fica vazia às 02h14min e ingressa em Virgem às 05h34min. De Virgem ela faz quadratura ao guerreiro cruzado Marte, em Sagitário e conjunção a Mercúrio, fechando a noite em quadratura também a Saturno e oposição a Netuno, formando uma T-Square mutável. O Sol está como foco de um Yod super amplo, fazendo quincunces a Netuno em Peixes e Plutão em Capricórnio. Uma Lua Virginiana e industriosa, ainda nova e impulsiva, nos sugere um dia igualmente industrioso e impulsivo, especialmente porque esta Lua está em tensão a Marte. Considerando-se que a Lua encontrará a desaprovação também de Saturno, temos um dia propício a muito criticismo e julgamentos, às vezes destrutivos ou disfarçados de “conselhos bem intencionados”. Mas é possível também que estejamos ultra sensíveis e nos irritemos por coisas pequenas e tolas,  criando um clima organizacional pesado e chatinho, por não conseguir gerenciar nossas suscetibilidades. Ou pode ser que encontremos alguém assim no nosso caminho, a nos acusar de frieza e dureza de julgamento, quando na verdade estamos apenas apontando uma dificuldade real na execução e condução daquilo em que estamos envolvidos. Qualquer que seja a situação, precisamos separar a necessidade objetiva de comunicar um problema, do mero hábito de criticar por falta de algo melhor para fazer, só pelo gosto de apontar a falha alheia, para mascarar nossa própria insegurança e dúvida. Antes de revidar cegamente e dar o troco  em forma de um comentário aparentemente inocente, mas maldoso, fazemos melhor se checamos nossas sensibilidade excessiva e nosso complexo de impostor.

SEXTA-FEIRA, 5 de agosto – É dia de Vênus, que ingressa em Virgem às 12h27min, onde ficará até o dia 30 de agosto. Vênus está em quadratura a Marte, exata amanhã. A Lua se afasta da quadratura a Saturno em Sagitário enquanto torna exata a oposição a Netuno em Peixes na madrugada. Durante o dia ela faz trígono a Plutão em Capricórnio e finda a noite em conjunção a Júpiter, formando um lindo par no céu noturno – atenção para o alinhamento planetário após o por do Sol, que possivelmente começa a ser visível hoje! Mercúrio está muito perto da quadratura a Saturno e o Sol muito próximo do quincunce a Plutão. Dia de muitos caprichos e oscilações. Apesar da diligência e meticulosidade, estamos um tanto “realistas” demais e, por que não dizer, pessimistas em nossa perspectiva, talvez com uma percepção mesquinha ou um senso de humor mordaz e obscuro, de modo que tendemos a afastar as pessoas mais próximas com nossa forma sombria e meio intolerante de interagir e emitir opiniões – precisamos pensar sobre isso antes de reclamar de solidão. Em termos práticos o dia favorece a atividades que requeiram concentração, apuro técnico, diligência, esmero e afinco. A capacidade de concentração peculiar que conseguimos hoje nos ajuda a realizar muito, se formos bem-sucedidos em lidar com as inseguranças e medo de falhar ou de não sermos bons o bastante.

SÁBADO, 6 de agosto – A Lua Virginiana faz conjunção a Júpiter, quincunce a Urano, oposição a Quíron e semi-quadratura ao Sol, entrando na fase Crescente. Fica vazia depois do contato com Júpiter, à 00h21min. Ingressa em Libra às 13h57min, de onde se harmoniza com Marte em Sagitário, que hoje recebe a quadratura de Vênus em Virgem. Mercúrio também está num dia tenso, em quadratura plena a Saturno e em oposição quase exata a Netuno. O dia estaria favorável para se dormir um pouco mais, não fosse o censor interno que nos obriga a levantar e sair fazendo coisas para nos sentirmos “úteis” e prestativos. Mas talvez devamos mesmo calar essa voz mal-humorada e opressiva que teima a nos ditar ordem em nossos ouvidos, mesmo quando já entregamos nossas tarefas… Ops! Será que entregamos mesmo todas as tarefas? Se entregamos ou não, já foi o tempo e agora é esperar os resultados e… relaxar, porque não há objetividade suficiente para ir pra mundo fazer coisas úteis ou produtivas, assim, é melhor cuidar de si, fazer um cafuné – sombra e água fresca também é parte da vida, Virgem! À tarde as influências estão mais dinâmicas e sociáveis, de modo que podemos sair e bater pernas, encontrar pessoas, ver a vida e buscar o equilíbrio necessário para lidar com os dilemas amorosos, que hoje pipocam tensos. A coisa é mais ou menos assim: se estamos juntos, não está bom porque brigamos feito cão e gato e sentimo-nos presos e cerceados em nossa liberdade; mas daí nos separamos e nos sentimos perdidos e largados, à deriva no mundo, sentindo falta do outro e da força da sua presença em nosso dia, em nossa vida… Como chegar a um acordo? Conversando, dialogando, negociando, conciliando – não existe fórmula mágica! Relacionamentos em que as pessoas não lidam abertamente com os problemas e insatisfações estão mais propensos a terem dificuldades com este trânsito. Em compensação, as relações mais maduras e saudáveis se beneficiam enormemente, pois há muita energia amorosa e desejo sexual à disposição, de modo que os casais podem, ao invés de brigar, unirem-se mais ainda, fortalecendo a cumplicidade e as afinidades mútuas.

DOMINGO, 7 de agosto – De Libra a Lua conversa com Saturno, toda sociável, mas se indispõe com Netuno em Peixes e briga frontalmente com Plutão em Capricórnio. A Lua ainda se harmoniza com o Sol, enquanto Mercúrio faz oposição exata a Netuno. O clima de ontem perdura por hoje nas relações, com a adição de algumas dúvidas e da necessidade de escolher.  Por que cobrar do outro algo que eu dei espontaneamente? Por que usar isso como barganha ou como arma de manipulação? Se não temos clareza sobre o que queremos realmente e a forma como comunicamos isso, abrimos brechas para todo o tipo de mal-entendidos e decepções e ainda nos sentiremos lesados, quando na verdade, talvez não tenhamos sido muito honestos na coisa toda, para começo de conversa e ainda queremos bancar a vítima lesada… Novamente, o que mais se precisa hoje é a honestidade emocional, especialmente consigo próprio. Achar o equilíbrio adequado entre o que eu quero e o que o outro quer e fazer a escolha certa para o momento. E novamente, negociar, mediar, conciliar… se conseguirmos fazer isso, em lugar de controvérsia, teremos relações mais honestas e autênticas, além de mais frutíferas e satisfatórias. E a vida fica mais leve e mais feliz – já temos problemas demais no mundo lá fora – que está desabando diante dos nossos olhos – para ficar criando problemas imaginários aqui dentro!

Desejo que sua semana seja de luz, alegria e paz! Que seja também criativa, produtiva e animada!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

6 thoughts on “A Semana Astrológica – O que move o seu coração?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!