A Semana Astrológica – Enfim, uma luz no fim do túnel!

Semana de 19 a 25 de setembro – Semana de mudanças importantes na direção da energia, que apontam maior otimismo e também recuperação.

Chegamos à metade do ano astrológico com o Equinócio da Primavera (Outono no Hemisfério Norte) ocorrendo na quinta-feira, dia 22, às11h21min no horário de Brasília e às 15h21min no horário de Lisboa. Uma mudança sutil, mas sensível na atmosfera e na orientação da energia: os ares se tornam mais claros e límpidos e parece que respiramos mais livremente. O Sol ingressa em Libra marcando este equinócio e voltando as atenções para as relações e as parcerias, apontando a necessidade de equilíbrio entre o eu e o tu. Ao invés de entrar na briga de cabeça, somos convidados a conciliar, a dialogar, a negociar acordos diplomáticos. Ainda mais agora, que Júpiter trafega Libra, trazendo maior benevolência e magnanimidade a todos estes assuntos. O Sol, aliás, fará conjunção a Júpiter na madrugada de domingo para segunda, dia 26, um dia jubiloso, otimista e cheio de novas promessas e novos começos nos ciclos de expansão anual e individual. Librianos (de Sol, Lua, Ascendente ou meio do Céu) são particularmente beneficiados por esta conjunção.

Além do equinócio também temos outras novidades esta semana e a mais aguardada delas é Mercúrio voltando ao movimento direto! Hip! Hip! Hurra! Mercúrio estaciona já na quinta-feira – fica 48 horas estacionário – e tecnicamente volta ao movimento direto na sexta, mas ainda estacionário. Ele estaciona em trígono quase exato a Plutão – apenas 3 minutos de distância – que aliás, também estaciona já no domingo para ficar direto na segunda, dia 26. Esta parada de Mercúrio em contato tão próximo a um Plutão também quase estacionário intensifica e torna muito aguda a ação do Pequeno Memorável. Isso sugere uma guinada realmente importante no rumo dos nossos pensamentos, na forma como organizamos nossa mente e as informações. Uma grande possibilidade de mudança e transformação nessa esfera e também na esfera das comunicações em geral. Richard Idemon, astrólogo americano já falecido, dizia que um planeta estacionário é semelhante a segurar a mão em cima de uma vela acesa. Você pode passar a mão sobre a vela acesa, de cá para lá, de lá para cá diversas vezes, sem que nada aconteça; mas segurar a mão sobre a chama torna tudo muito intenso, agudo, abrasador e, obviamente, vamos sair queimados se não afastarmos a mão da chama. Considerando-se que Plutão representa os tabus, os assuntos escondidos e misteriosos, o inconsciente, esse momento estacionário de Mercúrio em contato com Plutão pode representar notícias bombásticas vindo à tona e sendo reveladas na mídia e no mundo dos negócios e do trabalho em geral. No estágio de fundo do poço que alcançamos na política brasileira, é de se questionar que ainda haja algo escuso escondido e eu lhe afirmo: pode apostar que não sabemos nem metade de todas as falcatruas que ocorrem nesse país! Eu apostaria que talvez mais algumas coisas venham à superfície nos próximos dias e semanas… As “vozes” se tornam particularmente poderosas e a palavra precisa ser medida porque carrega peso extra – podemos destruir ou elevar com uma simples frase. Do inconsciente surgem outras vozes, também potentes e veementes acerca de fatos passados, conteúdos antes ignorados, ideias que vínhamos elucubrando ou elaborando e que agora talvez estejam finalmente prontas para voar alto e serem assimiladas conscientemente – a chave está à nossa disposição, só nos resta utilizá-la adequadamente!

Plutão volta ao movimento direto no dia 26, segunda-feria que vem. Estaciona a 14°551 de Capricórnio e indivíduos com planetas pessoais próximos a este grau nos signos Cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio) podem ter que lidar com uma consciência aguda de morte e renascimento (não se preocupem, Plutão geralmente NÃO representa a morte em sentido literal, Júpiter é quem costuma estar mais proeminente em mapas de morte – novamente: sem sustos, por favor! Não é qualquer trânsito de Júpiter que significa morte!), com alguma luta ou conflito de poder, algum senso de impotência ou a erupção de lembranças avassaladoras que estavam enterradas há muito nos porões mais profundos do inconsciente. Qualquer que seja o caso, é um momento importante de consciência a respeito de algo profundo e inexorável. Com Plutão direto, o trabalho de transformação coletiva vai para um novo nível. Agora já temos acesso a muito mais conteúdos, aqueles que já foram processados no ciclo anterior e podemos dar o próximo passo!

Vênus faz sextil a Marte, ainda em Libra, logo no início da semana, melhorando o clima nas relações. Mas depois deixa deixa este domínios Librianos sofisticados e ultra civilizados e adentra as cavernas escuras e misteriosas de Escorpião. Torna-se voluptuosa, sexy, poderosa e enigmática! Ousada e passional, ela vai onde outras almas delicadas jamais iriam, arrisca e se expõe, porque até o risco a excita e estimula. Mas essa é uma ousadia discreta, não é para plateias vastas, coisa que ela tem horror, pois prefere a discrição das alcovas, longe de olhares enxeridos. Entrega-se profundamente, mas vai exigir em troca nada menos do que alma do seu parceiro, no mínimo o mesmo nível de entrega e comprometimento, porque não meias medidas. É emocional e sexualmente exigente, ciumenta, possessiva, mas também profundamente leal. Como Escorpião é signo Fixo, que não esquece, alguns rancores, ódios e malevolências podem recalcitrar e irromper violentamente, levando a cruzadas vingativas e potencialmente destrutivas, portanto, precisamos olhar para dentro e investigar nossos afetos com honestidade, para identificar situações que podem levar a isso. Vênus fica em Escorpião de 23 de setembro a 18 de outubro.

A Lua abre a semana na fase Cheia, ainda em Áries. Torna-se Corcunda em Touro e Formaliza o Minguante em Câncer, na sexta-feira, 23. Trava relações fáceis ou complicadas com todos os demais corpos celestes na sua caminhada em direção ao fim do ciclo!

SEGUNDA-FEIRA, 19 de setembro – A Lua entrou o dia vazia em Áries e ingressou em touro à 01h58min. Indispôs-se de forma indireta com Mercúrio retrógrado em Virgem – já prestes a estacionar – e mais irritantemente com Júpiter em Libra. A Lua também se desalinha com Saturno, com Marte e com o Sol, entrando na fase Corcunda. O único apoio vem de um sextil a Netuno. Vênus hoje está em harmonia a Marte, mas se indispõe também com Netuno. O dia está bem preguiçoso. Tentamos avançar nas coisas, mas volta e meia nos deparamos com pequenos bloqueios que nos fazem parar, checar e só então retomar o curso do que estávamos fazendo. Pelo meio do caminho há algumas surpresas meio irritantes, que são fastidiosas e importunas, especialmente porque quebram o ritmo que gostaríamos de manter. Apesar da falta de sincronia, podemos voltar ao ponto onde paramos e retomar as tarefas com maior diligência e entusiasmo renovado pela cafeína extra, para espantar o sono e a preguiça da segunda-feira modorrenta! E se o dia não está tão favorável para pegar no pesado, está propício para o namoro, os relacionamentos e trocas afetivas em geral e até para as atividades criativas! Estamos mais cordatos de modo que podemos negociar o dar e o receber com mais desenvoltura – ainda precisamos ter cautela quanto a alguns dilemas internos que nos dividem entre ir ou ficar, mas se isso for devidamente canalizado, pode também se manifestar com calor e paixão extra nos contatos!

TERÇA-FEIRA, 20 de setembro – O Sol vai se despedindo de Virgem e preparando-se para ingressar em Libra. Enquanto isso, a Lua Taurina e Disseminadora hoje se harmoniza com Mercúrio e Plutão, formando um Grande Trígono de Terra, que vira Pipa devido ao amplo sextil a Netuno em Peixes. A Lua ainda se harmoniza com Quíron bem mais tarde, mas se indispõe com Júpiter, Marte e Vênus. Por algumas horas (entrando pela madrugada de quarta) a Lua é foco de um Yod (configuração tensa) que tem por base Vênus e Marte. A primeira parte do dia traz estabilidade, firmeza e o contentamento sutil de usufruir das coisas simples da vida: uma boa noite de sono, um bom café, uma rotina reconfortante que nos faz agradecer ser quem somos e estar onde estamos, independentemente das circunstâncias. Essa estabilidade favorece trabalhos que exijam concentração, praticidade e bom senso. Pelo fim do dia essa tranquilidade se esvai e somos deixados com uma inquietude exasperante: uma sensação de cobrança interna que faz com quem o contentamento da manhã pareça simplório demais e pouco exigente. Duvidamos de nossas próprias sensações, desejos, necessidades e atitudes, porque estão todos discrepantes, fazendo-nos sentir meio inadequados e fora de ritmo, como intrusos apara-velas num jantar romântico. Desejamos a apreciação e o carinho dos outros, mas não nos julgamos merecedores porque nos sentimos desajeitados e inferiores. Talvez dizemos a coisa errada, na hora errada, e nos sentimos deslocados como um caipira simples num jantar elegante e refinado. Como resultado, cozinhamos uma frustração e irritação que é incompreensível até para nós e a harmonia amorosa que vinha fluindo lindamente fica truncada e sujeita a mal-entendidos porque, incertos do que queremos, enviamos mensagens contraditórias que acabam por exasperar ao outro também, que então pode, por sua vez se sentir excluído, deslocado e irritado como nós. De calorosa, a atmosfera se torna fria e tensa e o pior é perceber que nós causamos tudo. Se não paramos a tempo, podemos criar atritos e conflitos dispensáveis e evitáveis. Checar as próprias contradições e inseguranças é o antídoto para tudo isso, para não se agira de forma inconsciente, estragando um clima que poderia ser de harmonia.

QUARTA-FEIRA, 21 de setembro – A Lua Taurina faz sesqui-quadratura a Plutão e trígono ao Sol em Virgem, ficando vazia depois, por poucas horas. Ingressa em Gêmeos ainda na madrugada, de onde se harmoniza lindamente com Júpiter em Libra – ai! Que delícia dizer isso! – Já à noite a Lua faz oposição a Saturno, quadratura a Netuno e forma uma Grande Cruz, já que também quadra Mercúrio, aspecto exato só na quinta. Mercúrio, aliás, estaciona a 14°53’ de Virgem às 02h30min. A manhã está fluida, leve e propensa às conversas, aos escritos, aos contatos, às conexões diversas e socializações leves. A mente está ágil, disposta e super aguçada, captando tudo com rapidez e entusiasmo. Contudo, conforme o dia avança o humor vai azedando, a insegurança se imiscuindo nessa mesma mente e as dúvidas começam a abarrotar o cenário. Demandas e obrigações diversas, compromissos, responsabilidades vão se acumulando na agenda e ficamos feito barata tonta correndo em várias direções, sem saber o que resolver primeiro. Na dúvida, paramos e vamos fazer hora lá fora para ver se acalmamos a ansiedade e a inquietude – os fumantes manterão as mãos bastante ocupadas hoje! Mas “fazer hora” é um grande desperdício de tempo e energia no dia. Se ultrapassarmos todas essas inquietações veremos que elas são apenas distrações, historinhas criadas por nós mesmos, ilusões, maia. Se nos aquietarmos por alguns momentos, podemos ter acesso a um centro onde a mente está limpa e o coração seguro; onde não precisamos nos sentir cobrados, porque já sabemos o que precisamos fazer; onde não precisamos nos sentir desaprovados ou inadequados, porque estamos cientes do que somos e do nosso próprio valor e capacidades; e perceberemos, com clareza, que podemos simplesmente mudar o rumo dos nossos pensamentos, transformá-los; transformar esse fluxo turbilhonante que vai para fora e nos tira do eixo, para o movimento para dentro, para o centro. Se estamos ancorados, nenhum turbilhão nos carrega e podemos, de fato, ter um dia produtivo. Mas se enveredarmos pelos caminhos exteriores, ficaremos à mercê das influências externas obedecendo a um ritmo que talvez nem seja o nosso. O dia oferece uma ótima oportunidade de encarar todos esses receios e descobrir de onde veem essas vozes inquietantes. Se fecharmos os ouvidos aos alaridos que nos descompensam, sejam eles internos ou externos, poderemos nos concetar com a voz maior, a mais poderosa, que ressoa do mais fundo da mente calma e equilibrada e sabermos exatamente o que fazer, sem esforço – como aquele momento mágico em que o Escolhido decifra os segredos e códigos da Matrix: não há mais luta, só atitude!

QUINTA-FEIRA, 22 de setembro – O Sol ingressa em Libra às 11h21min, sinalizando o Equinócio da Primavera no Hemisfério Sul e do Outono no Hemisfério Norte. Por seu turno, a Lua se desentende com Plutão e arma a maior confusão com Mercúrio em Virgem; a Lua ainda se enfada com Vênus em Libra e briga feio com Quíron em Peixes, enquanto busca o apoio de Urano em Áries. Temos formado um Retângulo místico, já que Vênus ainda está em oposição a Urano e a Lua está em orbe de oposição a Marte – e ainda outra Grande Cruz bem bagunçada! Mercúrio está tecnicamente direto a partir das 02h30min da manhã. O dia, em particular, fica sujeito a muitos altos e baixos, idas e vindas, e revezes diversos. Há muitas preocupações, dispersão, ansiedade, excessos verbais, conflitos entre o que sentimos e o que pensamos ou falamos, que acaba por detonar pequenas crises ao nosso redor – ops! Será que não somos nós que provocamos os furacões por onde passamos? Há uma certa histeria e vale a pena puxar o freio de mão, já que os pedais não estão funcionando, do contrário descemos ladeira abaixo direto para um desastre anunciado – mas perfeitamente evitável! Hoje, mais do que falar, berrar e gesticular, precisamos ouvir, escutar, analisar com cautela a necessidade, real, das coisas. Apesar das turbulências e destemperos, o dia também traz notícias alvissareiras e bastante positivas: o Sol cruza o Equador, vindo do Norte e avançando em direção ao Sul, marcando o Equinócio da Primavera, assinalado pela ingressão do Sol em Libra, às 11h21min. Indica uma mudança na orientação das energias, que se tornam, novamente, mais diretas e cardinais, propiciando atitude e movimento – para a frente é que se anda! Chegamos ao período do ano em que nos orientamos para o outro, para as relações – a energia é mais social, mais coletiva. Essa ingressão vem desanuviar de vez o climão que tivemos por muitos meses: Saturno daqui a pouco vai se afastar de Netuno, os eclipses já se foram e o clima, aos poucos, vai ficando um pouco mais leve. Não é que se vá sair por aí estourando fogos de artifício ou abrindo champanha, mas a parte mais pesada do ano está, finalmente, ficando para trás! Ufa! Pensando bem, acho que aquela champanha seria uma boa ideia!

SEXTA-FEIRA, 23 de setembro – A Lua Geminiana faz oposição a Marte, mas se harmoniza com Vênus e fica vazia depois disso. Entra em seu domicílio de Câncer às 05h34min, de onde faz quadratura a Júpiter e ao Sol, oficializando o quarto Minguante, às 06h55min. A Lua também conversa sensivelmente com Netuno, mas se desarranja com Saturno. Vênus ingressa em Escorpião às 11h51min. Mercúrio já volta a se movimentar para a frente e plenifica, novamente o trígono a Plutão. A noite pode ter sido um pouco tumultuada, antecipando, talvez o momento de romper com algo que não vinha dando muito certo. A Lua ficou Minguante em Câncer, em quadratura ao Sol em Libra, uma quadratura que tem tudo a ver com os vínculos e as relações. É uma boa oportunidade de finalizar de uma vez por todas as coisas que não estão funcionando, por mais que insistamos. E isso se relaciona com dependências emocionais e expectativas criadas em relação aos cuidados que outros deveriam nos dispensar – ou assim pensávamos nós. É momento de crescer, de romper com os comportamentos infantis, porque se de fato queremos relações baseadas na igualdade e no equilíbrio (Sol em Libra), precisamos abrir mão da fantasia e expectativa de que o outro vá tomar conta de mim e de minhas necessidades (Lua em Câncer), coisa que eu deveria fazer por mim mesmo. Se eu espero que o outro cuide de mim como a mamãe fazia, isso não é uma relação entre iguais, é, antes, uma relação de dependência e de poder. Portanto, identifiquemos quais são as atitudes, comportamentos e ideias que ainda acalentamos neste sentido e façamos as alterações e eliminações necessárias, do que contrário, comprometemos os próximos ciclos e os novos projetos e relações que estão por vir. Em termos práticos, é hora de avaliar as realizações do ciclo que vai terminando. Apossar-se daquilo que deu certo e congratular-se por isso, celebrar. E também ser honesto acerca de tudo o que não deu e adotar as ações que a situação exija. Avaliações e eliminações estão na ordem do dia e da próxima semana. Ação decisiva se faz necessária e não devemos hesitar! E mesmo que tenhamos que eliminar coisas que foram belas no passado, não precisamos encarar isso como um fracasso. Assim como a flor, que foi bela e perfumada enquanto esteve viçosa, as coisas cumpriram sua função em nossas vidas e agora devemos deixa-las ir, para que a planta possa canalizar e concentrar sua seiva nos novos brotos que irão nascer. Então, é agradecer por esta flor que murchou, pela beleza e perfume que nos deu em sua curta vida e podá-la – talvez ela vire adubo rico que fertiliza a terra das nossas experiências. Vênus ingressa em Escorpião, prometendo incendiar as relações de mais paixão, intensidade, profundidade. Ciúmes, rivalidades, possessividade também ficam mais aflorados, assim como antigos rancores, que podem agora emergir à superfície – Pode ser um bom momento para purgar esses sentimentos tóxicos também! Vênus fica em Escorpião até o dia 18 de outubro.

SÁBADO – 24 de setembro – A Lua Canceriana se opôs a Plutão de manhã cedo, enquanto se harmonizava com Mercúrio. Forma uma ampla T-Square ao longo do dia, já que também quadra Urano em Áries, ficando vazia depois, às 22h43min. Fecha a noite em trígono a Quíron. Mercúrio, já direto, forma outra ampla T-Square, já que está em oposição a Netuno e quadratura a Saturno, sendo este o foco da configuração. O dia começou intenso, um tanto conflituoso e emocionalmente carregado. A cabeça e o coração até cooperam e se comunicam harmonicamente entre si, mas os pensamentos ainda andam um tanto embaralhados e confusos e, se não nos vigiamos, o dia pode ficar permeado de pensamentos tóxicos, auto-acusações e culpas deprimentes, que por sua vez, contaminam nossa auto-imagem, que a este ponto terá se tornado bastante negativa e lastimável. Nossos antagonistas talvez se sintonizem com nosso estado de espírito e conflitos reais podem se manifestar – mas é claro, esse antagonista é parte da nossa sombra. Esses pensamentos, e principalmente os sentimentos pesados, emergem do inconsciente, que hoje têm alguns buracos abertos, por onde emergem esses venenos, de modo que é necessário ter alguma cautela na comunicação porque embora haja essa cooperação entre a razão e os sentimentos, tanto uns quanto outros estão contaminados por estas forças inconscientes, de modo que nossas interações não são claras, e provalmente não são limpas ou livres de complexos antigos. Portanto, é bom lembrarmos disso antes de acusarmos a outros descabidamente por coisas que nós sentimos – nossos pensamentos e sentimentos são responsabilidade nossa. Se conseguimos olhar para tudo isso com algum distanciamento, talvez consigamos iluminar alguns desses complexos e nos liberar deles, sentindo-nos mais livres e leves ao final. Não fosse a extrema subjetividade das nossas percepções, até poderia ser um dia favorável a conversas esclarecedoras, para desentalar a garganta… Mas do jeito que estamos, dificilmente conseguimos nos distanciar emocionalmente o suficiente para ter isenção, de modo que talvez seja melhor apenas analisar a natureza dos conflitos internos e, mais á frente, ter as conversas difíceis necessárias. Não fosse a extrema subjetividade das nossas percepções, até poderia ser um dia favorável a conversas esclarecedoras, para desentalar a garganta… Mas do jeito que estamos, dificilmente conseguimos nos distanciar emocionalmente o suficiente para ter isenção, de modo que talvez seja melhor apenas analisar a natureza dos conflitos internos e, mais á frente, ter as conversas difíceis necessárias.

Tirada de Pixabay.com - Reprodução
Tirada de Pixabay.com – Reprodução

DOMINGO – 25 de setembro – Dona Lua, minguante, mas soberana em seus aposentos, entra o dia vazia, de onde se azeda com Saturno na madrugada e espicaça o mau humor de Marte no começo da manhã. Ingressa em Leão às 10h49min e logo vai arengar com Vênus em Escorpião. Mas ela também faz algumas alianças, com o Sol, seu dispositor, e com Júpiter. Plutão estaciona às 12h02min, a 14°57’ de Capricórnio, de onde continua a receber o contato harmoniosos de Mercúrio. A madrugada talvez traga alguns sonhos pesados, que talvez relembrem fatos passados desagradáveis e acordamos indispostos, com o humor meio azedo feito leite cortado. Felizmente, porém, a azia emocional vai se dissipando pelo fim da manhã, de modo que um clima mais ameno se instala e nos sentimos mais dispostos e propensos aos encontros e às interações em geral. Há uma energia proeminente de colaboração que nos faz buscar contatos, convivência com pessoas afins e que estimula também as trocas nos grupos e atividades em equipe em geral. Arranjos são facilmente feitos e há uma tendência a cooperarmos uns com os outros, de modo que o dia flui com leveza, como uma trégua muito bem vinda nas turbulências recentes. Além disso, talvez nos deparemos com chances fortuitas, oportunidades inesperadas nesses encontros e atividades que podem nos ajudar em situações complicadas sobre as quais nos debruçamos, ou mesmo que levam ao auto-melhoramento. Os amigos desempenham um papel importante em tudo isso e, portanto, o dia está ótimo para a promoção de almoços familiares ou entre amigos e pessoas afins, de preferência ao ar livre. Aproveite muito o seu dia!!

Feliz Equinócio para todos! E que venha a leveza… Logo!

Reprodução
Reprodução

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

6 thoughts on “A Semana Astrológica – Enfim, uma luz no fim do túnel!

  • 22 de setembro de 2016 em 09:25
    Permalink

    Gratidão por compartilhar portais para nosso autoconhecimento.

    Resposta
  • 22 de setembro de 2016 em 09:47
    Permalink

    Oi, então como meu aniversário é hoje (22) e também vem a revolução solar, eu devo usar as dicas que você deu pro dia 22?? Pq me encaixou perfeitamente nesse negócio de ansiedade e cobranças/preocupações rsrs (fiquei até surpreso)

    Resposta
    • 13 de outubro de 2016 em 16:02
      Permalink

      Sim, as energias do dia impactam na RS. Mas precisa fazer o cálculo da sua RS, porque muitas RS este ano estão acontecendo no dia anterior ao aniversário 😉

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!