Lua Nova em Libra – Tempo de Equilíbrio

A Lua foi Nova nesta sexta-feira, dia 30 de setembro, às 21h11min no horário de Brasília (à 01h11min de 01/10 no horário de Lisboa), a 08°14’ de Libra, abrindo o ciclo que enfatiza as parcerias e relacionamentos, a necessidade de buscarmos equilíbrio e justiça em nossas interações com o mundo. É hora de renovar nossas intenções no que tange aos relacionamentos importantes da nossa vida.

Libra é o signo onde o eu se depara com o outro fora de si, com o não-eu. Signo extremamente civilizado, cujo símbolo é uma balança, o único signo do zodíaco cujo símbolo é um objeto inanimado e não uma criatura viva, algo que diz muito da natureza impessoal e emocionalmente distanciada do signo. Sim, essencialmente é um signo de relacionamentos, mas não do ponto de vista dos vínculos emocionais, mas sim do ponto de vista de trocas entre iguais, de afinidades sociais e intelectuais – ele representa a necessidade do ser humano de se associar, seja de forma íntima como no casamento, seja de forma social ou profissional, como nas associações de negócios. Está relacionado com a natureza gregária do ser humano, o impulso para ser casal, para formar o par.

Libra é um signo que vem aprender a escolher e assumir as consequências de suas escolhas. A balança representa a necessidade de equilíbrio, de conciliação entre o eu e o não-eu. Assim, temos pela frente um ciclo de escolhas, e sendo Libra um signo de Ar Cardinal, significa escolher a ação efetiva que construa ou melhore as relações.

Lua Nova em Libra - 30 de setembro de 2016, 21h11min, Brasília.
Lua Nova em Libra – 30 de setembro de 2016, 21h11min, Brasília.

O mapa da Lua Nova traz Sol e Lua se afastando de uma conjunção a Júpiter, mas, embora separativa, essa conjunção ainda é próxima e potente e sugere que Júpiter colore grandemente o ciclo que se inicia. Sendo Júpiter um planeta relacionado à justiça e às leis em geral, temos um período em que esses temas serão bastante destacados. Júpiter também é um planeta de expansão, crescimento, otimismo, vivacidade e certamente essas qualidades se farão sentir nas próximas semanas. Refazemos nossa disposição, voltamos a ter esperança e a nos entusiasmar com novos projetos e com as perspectivas de futuro. Certamente é um ciclo bastante positivo e bem diferente dos ciclos lunares anteriores. Na verdade, precisamos até ter ponderação para não irmos para o extremo oposto, e nos tornarmos excessivamente otimistas e até um tanto arrogantes. Outra coisa importante quando temos Júpiter numa configuração, é a perspectiva mais ampla e abrangente das coisas; a possibilidade de nos conectarmos com a mente superior, com conceitos mais elevados e filosóficos. Júpiter em Libra, aliás, vem favorecer o mundo das artes em geral, com todos os seus conceitos abstratos e que desafiam o senso comum.

Sol e Lua também estão em harmonia com Saturno em Sagitário e em atrito com Netuno em Peixes. O aspecto a Netuno requer observação da nossa parte, pois indica grande possibilidade – visto que o aspecto está muito próximo – de nos desequilibrarmos devido a ideias impraticáveis, por demais abstratas ou sonhadoras e embora o contato também indique muita criatividade e inspiração, é preciso pé no chão para filtrar essas inspirações e verificar se são realmente válidas. Nesse sentido, buscamos a cooperação de Saturno, para nos manter firmes e realistas. Saturno, aliás, é peça muito importante aqui – aliás, sempre – porque num ciclo extremamente Jupiteriano, com essa influência capciosa de Netuno, necessitamos mesmo de cabeça fria, objetividade, realismo. O fato de Saturno estar em Sagitário possivelmente nos ajude a frear o entusiasmo excessivo, trazendo algum comedimento e ponderação.

Vênus, a regente da Lua Nova, trafega atualmente Escorpião, signo de seu detrimento. Como aspecto maior ela conversa apenas com Netuno em Peixes, um contato que aumenta a sensibilidade Escorpiônica, ao mesmo tempo em que suaviza o cinismo e diminui a extrema reserva. Esse posicionamento indica um ciclo de relações apaixonadas e apaixonantes, buscamos relacionamentos e parcerias com iguais, mas aqui queremos mais do que a afinidade e a troca civilizada, queremos paixão e comprometimento. As parcerias ficam mais passionais e comprometidas, sejam as amorosas, sejam as de negócios.

Mas além dos aspectos e conexões que a Lua (e o Sol) fazem, há ainda uma influência forte, não necessariamente perceptível à primeira vista: a Lua Nova se dá em quadratura ao Ponto Médio entre Marte e Plutão, que estarão conjuntos em 19 de outubro. E mais: o Sol (e a Lua) estão em quadratura a Plutão esse aspecto entre o Sol e Plutão fica exato na próxima semana. Isso tudo adiciona força, magnetismo, e capacidade de lidar com a verdade e com as crises, o que vem trazer, sinceridade, vigor e profundidade à sutileza e equilibrar a tendência à futilidade e afetação de Libra. A quadratura ao Ponto Médio também indica a capacidade de lidar com crises, estamina emocional e física, além da possibilidade de muitos confrontos raivosos que, apensar da tensão, podem trazer soluções verdadeiras, enfrentamento da verdade e maior autenticidade nas relações. O risco é estarmos muito inconscientes da raiva não expressa e isso se manifestar como envolvimento em situações violentas diversas.

Em resumo, para ganharmos acesso às promessas de expansão e concretizarmos essas promessas, precisamos lidar algumas verdades desconfortáveis, difíceis para Libra digerir; precisamos assumir nossas ambições e ir em busca delas, determinadamente; inclusive nossas ambições no campo das relações – não dá mais para ficar em cima do muro despetalando flores de mal-me-quer/bem-me-quer – ou ata ou desata! É preciso ter clareza do que se quer, fazer as escolhas e devidas e ir em busca desses desejos e objetivos, quaisquer que sejam eles!

O Símbolo Sabiano do grau 9 de Libra (08°14’) traz uma imagem significativa: “três velhos mestres se demoram numa sala especial numa galeria de arte – às vezes eles parecem conversar entre si”. Lynda Hill, astróloga australiana e estudiosa dos Símbolos Sabianos, analisando este símbolo, nos lembra que um dos temas principais é a comunicação, que se dá num nível completamente diferente daquele a que estamos acostumados. Pode ser a comunicação não verbal, subliminar, mas que tem a ver com mensagens sutis e de valor inestimável. E ela afirma: “Este símbolo é sobre falar com outras pessoas a respeito de conceitos abstratos num nível mais elevado. O bate-papo cotidiano que não se aprofunda ou explora a beleza da vida pode se tornar sem sentido e mundano. Aprofundar-se nas próprias situações. Encontrar soluções a partir das pistas dadas pelas diferentes partes da personalidade e da psique sobre o que você deveria estar fazendo ou onde você deveria estar. Foco na quietude, tempos de introspecção quando pessoas não estão ao redor para distrai-lo. A solução talvez esteja em equilibrar os três agentes: espiritual, físico e mental”. Assim, este símbolo enfatiza a presença de Júpiter no mapa da Lua Nova e aponta para a necessidade de nos atentarmos para verdades mais elevadas, em contraponto aos fatos do dia a dia. Desafia-nos também, a encontrar soluções que sejam mais autênticas e condizentes com nossa natureza e realidade, equilibrando as várias instâncias da nossa experiência humana: a dimensão física, mental e espiritual.

Assim, o ciclo traz muitas possibilidades de crescimento e expansão, permeados de algumas tensões que vem liberar soluções drásticas, mas efetivas! O confronto, apenas parece ser com o outro, mas no fundo, é conosco mesmos e nossas próprias dificuldades. E sempre vale lembrar: para o outro, eu também sou um “outro”, eu sou espelho e reflito seus dilemas, portanto, estamos todos no mesmo barco e, aparte o excesso de civilidade que às vezes Libra usa para evitar os confrontos, a gentileza é mais necessária do que nunca nas relações. E às vezes, gentileza de verdade é dizer a verdade quando ela é necessária, de maneira doce e serena!

Um ótimo ciclo para você! Que venha cheio de expansão com equilíbrio!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

2 thoughts on “Lua Nova em Libra – Tempo de Equilíbrio

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!