A Semana Astrológica – Da Flor Depende o Fruto

Semana de 03 a 09 de outubro – Semana de uma forte energia de crescimento, expansão e produtividade, sinalizada pela fase Semi-Crescente e Quarto Crescente, além de vários outros aspectos importantes ocorrendo.

O Sol segue seu caminho por Libra, signo de Ar Cardinal, que aponta para a necessidade de trabalharmos nossos relacionamentos. Por estes dias o Sol se harmoniza com Saturno, indicando um momento em que temos um senso de ordem e conseguirmos estruturar a melhor estratégia para atingir nossos objetivos conscientes, para realizar efetivamente, muitas coisas, para botar a mão na massa e fazer o que tem que ser feito. O Sol também faz quadratura a Plutão, simbolizando a necessidade de lidarmos com forças inconscientes poderosas que podem ser contrárias a esses propósitos conscientes que buscamos tanto, de modo que temos que reconhecer que mudanças precisam ser feitas em nossa atitude e mesmo nesses objetivos. Figuras de poder e autoridade podem se provar difíceis de lidar por esses dias e idealmente, o melhor é não “bater de frente” porque são, de fato, mais poderosas do que nós. Mas podemos usar os desafios para olhar o que pode ser mudado e como, para que tenhamos uma vida melhorada, mais autêntica e satisfatória – olhar o que não está funcionando bem, embora não queiramos prestar atenção.

Shutterstock - Reprodução
Shutterstock – Reprodução

Mercúrio ingressa em Libra na sexta-feira, inaugurando um período de maior diplomacia e conciliação nas comunicações em geral. Nossa mente e pensamentos se concentram mais no tema “relacionamentos” e refletimos mais em como melhorar nossas relações, através, principalmente da conciliação. Contudo, enquanto trafegar por Libra Mercúrio irá fazer conjunção a Júpiter – uma ótima configuração, que fala de expansividade e ideias entusiasmadas – mas também fará quadratura a Plutão e oposição a Urano e neste caso, a diplomacia precisa ser temperada com muita verdade e senso crítico, especialmente considerando-se que Vênus, a regente de Libra, atualmente trafega o signo de Escorpião. Nesta semana Vênus faz sextil a Plutão, ficando ainda mais misteriosa, passional e profunda. Os contatos e trocas afetivas tendem a ser intensos e transformadores, seja entre amigos ou amantes – relações amorosas, aliás, ficam bem mais intensas e a intimidade e sexualidade adquirem uma qualidade mais impetuosa e até mesmo uma qualidade de união mística.

Marte faz quadratura a Júpiter, adicionando vigor e energia a todas as atividades. Por um lado, essa influência é ótima, por que nos enche de entusiasmo, ânimo disposição e vitalidade, de maneira que enfrentamos os desafios com audácia. É uma ótima influência também para nos concentrarmos em projetos de futuro e na execução de novas ideias. Contudo, Júpiter aumenta e muitas vezes excede, sai dos limites, portanto, é necessário colocar freios para que o trem não descarrile por excesso de velocidade. Sob esta influência, às vezes ficamos impulsivos e excessivamente autoconfiantes, por vezes, arrogantes e assumimos riscos desnecessários, sem pensar nas consequências, porque achamos que nada pode dar errado – o que, obviamente, nem sempre é verdade. Podemos também nos comprometer com mais coisas do que damos conta, extrapolando os limites do que é saudável. Marte em Capricórnio também vem questionar a gabolice de Júpiter em Libra, a tendência a por panos quentes em tudo, aquilo que nos impomos sem pensar, em nome de algo que no fundo, talvez nem faça tanto sentido assim. é hora de sermos pragmáticos, menos hipócritas, mais realistas e honestos nas nossas relações. Aceitar coisas com as quais não concordamos, no fundo dos nossos valores, só para não desagradar a alguns ou por receio de perder o amigo “influente” é realmente comercializar aquilo que não se comercializa, que não se vende – mas exatamente porque foi posto à venda ficou barato demais, perdeu o valor e o significado. Questionemos, se, onde e como estamos agindo dessa forma. Esse contato, na sua melhor expressão, significa a capacidade de nos expandir individualmente, ultrapassando nossa própria arrogância e a empáfia do ego – se conseguimos isso, tiramos proveito da melhor expressão deste trânsito.

A Lua abre a semana na fase Nova, em Escorpião, onde entra na fase Semi-Crescente. Explora novas possibilidades em Sagitário e Avança para o Primeiro Quarto, o Quarto Crescente, em Capricórnio, já no domingo. Nesta trajetória ela conversa com todos os demais corpos celestes, harmoniosa ou provocativamente.   

SEGUNDA-FEIRA, 3 de outubro – A Lua segue nova por Escorpião e hoje se afina com seu dispositor tradicional, Marte e depois também se alinha com Netuno em Peixes, fazendo conjunção a Vênus no fim do dia e se harmonizando com Plutão, o outro regente, já à noite. Mercúrio ainda está em quincunce próximo a Urano e se afastando da oposição a Quíron. O Sol está em sextil a Saturno – exato amanhã. Uma segunda-feira atípica, em que começamos bem-dispostos e animados, cheios de energia renovada para começar não só o dia, mas a semana com o pé direito, porque sentimos um impulso novo, uma energia nova brotando, incipiente, mas determinada. A energia flui e nos sentimos harmonizados com nossa própria vida e mesmo que haja alguma situação de tensão, logo ela é esclarecida e podemos seguir em frente, porque há estamina física e emocional para lidar com o que aparecer. O dia está favorável para trabalhos que exijam concentração, vigor e entrega e para lidar com assuntos espinhosos ou resolver crises, já que temos o feeling exato do que fazer e quando fazer. Também há sensibilidade, inspiração e grande imaginação à nossa disposição, de modo que o dia fica bastante produtivo. A noite tem uma harmonia que favorece as interações afetivas, porque aumenta a sensibilidade e a intimidade profunda. O único porém vem ainda da comunicação, que pode ficar truncada. Ainda temos ideias muito inovadoras e diferentes, mas talvez não saibamos direito o que fazer com elas, talvez por resistência e preconceito nosso em relação ao novo ou àquilo que é muito diverso de nós e de nossas crenças. Mas isso também pode ser confrontado, integrado à nossa experiência e até agregado como recurso, se apenas nos permitirmos abrir a mente para o novo e o desconhecido.

TERÇA-FEIRA, 4 de outubro – De Escorpião a Lua se afina com Quíron e depois conversa com Mercúrio, ficando vazia depois desta conversa, às 22h05min. A Lua ainda faz semi-quadratura ao Sol, entrando na fase Semi-Crescente. O Sol está em sextil pleno a Saturno e Vênus muito próximo do sextil a Plutão. Outro dia de emoções intensas, mas que conseguimos não só digerir e administrar, como também lidar com eventuais descontroles de outras pessoas ou de certas situações ao nosso redor. A sensibilidade está afiada e simplesmente intuímos qual a melhor atitude, a melhor ação ou a palavra exata que irá resolver as situações ou mesmo nos fazer avançar para o próximo nível no desenvolvimento dos projetos e objetivo. As energias favorecem para que seja um dia produtivo, porque sentimentos e pensamentos estão em harmonia, assim como temos a sensação de que tudo está em ordem. Temos intuição e feeling, mas também temos disciplina e pragmatismo para fazer o que tem que ser feito, da melhor forma possível, sem resmungos ou reclamações – a máquina está perfeitamente azeitada e só nos resta pô-la para funcionar. Do coração brotam sentimentos intensos que fertilizam o dia e as atitudes, de modo que estamos mais inteiros em tudo o que fazemos. Perfeita sincronia!

Reprodução
Reprodução

QUARTA-FEIRA, 5 de outubro – A Lua entra o dia vazia em Escorpião. Ingressa em Sagitário às 05h27min, de onde se harmoniza com seu regente, Júpiter, em Libra, que hoje recebe também a quadratura exata de Marte em Capricórnio. Vênus está em sextil exato a Plutão, que já recebe também a quadratura do Sol, ainda não completa. A Lua fecha a noite já em quadratura a Netuno. O dia está bastante animado e efusivo, tanto que vez ou outra pode ficar um tanto explosivo. Começamos o dia com bom humor, cheios de energia combativa e esfuziante! Não há nada que possa nos deter ou derrubar e nessa pegada seguimos adiante… Até dar com o pé numa pedra medonha no meio do caminho! Pois é, às vezes estufamos o peito demais, a ponto de nos impedir de olhar para o chão e para onde estamos pisando. Sim, é bom nos injetarmos de entusiasmo e audácia, mas isso não quer dizer viajar na maionese e nos esquecer da realidade, dos próprios limites e pior, dos limites alheios! A noite, particularmente, está mais propensa a conflitos e mal-entendidos, confusões e situações nebulosas em que podemos agir sem tato, tornando as coisas ainda mais melindrosas. Mas podemos sim, tirar o melhor proveito de toda a ousadia que nos acomete hoje, desde que tenhamos clareza desses limites e usemos essa ousadia para projetar um futuro promissor, porém baseado em fundações sólidas. O clima está bom para os namorados, já que Vênus hoje está mais passional e vigorosa! Quem puder, que aproveite!

QUINTA-FEIRA, 6 de outubro – A Lua completa a quadratura a Netuno e se junta a Saturno na briga contra ele. Dona Lua ainda faz sextil ao Sol Libriano e fecha a noite próxima da quadratura a Quíron. O Sol segue em direção à quadratura a Plutão. A madrugada fica um bocado tensa, de modo que talvez o sono seja perturbado por sonhos desconexos e pesados. Ao amanhecer sacudimos o sono e armamo-nos de paciência, mas problemas domésticos surgem à nossa frente, talvez atrasando a saída par ao trabalho ou as atividades matinais… O mau humor talvez se deva a algum sentimento desconfortável que não queiramos confrontar, e assim, isolamos as sensações carregadas, sem perceber que nos isolamos do mundo também no processo, seja porque caímos num mutismo sisudo, seja porque a cara fica de poucos amigos, afastando àqueles que talvez até pudessem nos ajudar. Culpas antigas podem ressurgir à memória ou possivelmente nos defrontamos com superiores ou pessoas que evocam esse sentimento em nós, que cobram de forma exigente ou que se colocam contra nossos desejos. O fato é que a manhã fica carregada e o melhor que fazemos é analisar de onde vem tais sentimentos difíceis. Em compensação, num sentido mais prático, há perseverança e disciplina para cumprir tarefas que demandem resistência, concentração e paciência.

SEXTA-FEIRA, 7 de outubro – O Sol está em quadratura exata a Plutão. Mercúrio ingressa em Libra às 04h56min. Enquanto isso, a Lua segue por Sagitário e faz quadratura a Quíron em Peixes e trígono a Urano em Áries, ficando fora de curso logo após esse moviemento, às 03h28min. Ingressa em Capricórnio às 17h40min, de onde se harmoniza com Mercúrio, já em Libra. Dia tempestuoso, de crises e incêndios que demandam muita cabeça fria para que sejam extintos ou resolvidos. Situações às quais vínhamos tolerando e fazendo vista grossa em nome da política de boa vizinhança ou por causa do “politicamente correto” agora explodem diante de nós, obrigando-nos a tomar atitudes e decisões, talvez desagradáveis e desconcertantes. Quanto mais tenhamos tentado ignorar o problema, mais aguda é a crise atual e mais drástica a medida que deve ser tomada. O problema é que talvez, algumas das medidas que escolhemos, talvez não possam ser plenamente aplicadas, por que dependemos da vontade de outros que talvez não estejam muito favoráveis, ou de circunstâncias que saem do controle. Não adianta chorar sobre o leite derramado, diz o ditado. De fato, agora é lidar com a situação da melhor forma possível e aprender com a experiência. Figuras de poder e autoridade podem se provar difíceis de lidar hoje e nos defrontamos com um poder que nos parece nuclear, muito acima da nossa força pessoal, de modo que talvez nos sintamos impotentes e muito frustrados. O que nos é requerido, é termos a coragem de nos responsabilizar por nós mesmos, nossos erros, nossos desejos e aspirações – autossuficiência, em oposição à dependência da opinião ou olhar de terceiros. O que quer que tenhamos deixado mal-feito lá atrás, agora vem à tona e nos é cobrado, de modo que esse é um chamado também a crescer. Há a possibilidade, ainda de nos depararmos com situações de abuso de poder e neste caso, precisamos ser cautelosos para não invocar ainda mais essa força contra nós. Internamente, refletir e analisar porque nos colocamos em tais situações e fazer o necessário para se conscientizar e mudar.

SÁBADO, 8 de outubro – A Lua Capricorniana se desentende com Júpiter em Libra mas troca um abraço acalorado com Marte. Mais tarde a Lua torna-se menos seca ao contactar Netuno, mas fecha o dia amalgamada a Plutão. O Sol começa a se separar da quadratura a Plutão. Dia dinâmico, caloroso, e um tanto industrioso. O contato de Júpiter e Netuno suaviza a frieza e secura de Capricórnio e torna a influência mais empática e mais sensível e assim, temos um pragmatismo colorido de sensibilidade e otimismo. A disposição de ânimo está alta e ao mesmo tempo, há grande capacidade para a disciplina e a perseverança, que são vistas positivamente. O dia oferece, pois, grandes oportunidades de realização e execução de muitas tarefas e projetos que talvez viéssemos adiando, indefinidamente – hoje podemos atacar tudo o que andava sendo postergado, porque a estamina está em alta e temos grande desejo de “fazer” muitas coisas, tanto que, de fato, precisamos nos ocupar, de preferência com algo que nos empolgue de verdade, onde possamos jogar todo o nosso ardor e vigor, com decisão, sem hesitar – do contrário, se ficamos com toda essa energia represada, parados dentro de casa, corremos o risco de nos acidentar. A Noite requer mais cautela porque há muita belicosidade no ar e muita propensão a conflitos!

DOMINGO, 9 de outubro – A Lua oficializa o Primeiro Quarto (Quarto Crescente), à 01h33min ao fazer quadratura ao Sol Libriano. De manhãzinha ela  se harmoniza com Vênus, mas depois do meio-dia briga com Urano e fica vazia depois, às 13h52min. A Lua ainda se afina com Quíron em Peixes. Uma parada estratégica para olhar para a última semana e ver o que realizamos até aqui: se tudo está a contento ou não. O que não está satisfatório, precisa ser revisto e realinhado – ajustado. A Lua entra no Quarto Crescente em Capricórnio, quadrando o Sol em Libra: precisamos agora adotar medidas práticas e decisivas para realizar os ideais traçados na Lua Nova, muitos deles tendo a ver com relacionamentos e parcerias – uma crise que nos obrigada a uma reflexão, mas uma crise que vem para melhorar o todo. Se a Lua Nova é uma semeadura, o quarto Crescente corresponde a uma florada e a Lua Cheia à frutificação e colheita. Agora, no Crescente, já temos uma boa pista de como será nossa colheita – boa ou má – a partir das flores que despontam. A partir disso, podemos fazer as necessárias correções no adubo, na irrigação, na poda, na retirada das ervas daninhas, para nos assegurar de que a colheita não seja comprometida. A manhã de domingo está harmoniosa, ideal para encontros familiares, amigáveis, afetivos e que sejam de alguma forma, convencionais. Na hora do almoço a energia muda drasticamente e as convenções ~são deixadas de lado, em nome da inovação e do diferente – e ai de quem se recusar a abraçar o novo! A tarde de domingo está propícia a matutar – e matutuar muito! – sobre as situações que ainda nos prendem, ou melhor que nós deixamos que nos prendam, em nome do status, da respeitabilidade, da aceitação de outros, de estar no grupo certo, no papel social certo, com o marido/mulher certos, etc… Será que estamos satisfeitos com tudo isso? Será que estamos vendendo a alma em nome de tudo isso? E nossa autenticidade? Muitas perguntas, várias respostas possíveis! Mais importante que responder, é ter a coragem de se questionar!

Uma linda semana para você! Que seja florida e feliz!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

4 thoughts on “A Semana Astrológica – Da Flor Depende o Fruto

  • 11 de outubro de 2016 em 13:09
    Permalink

    Oi, tudo bem? Gostaria de saber como funciona a conjunção entre plutao e Marte nas casas, por favor. Capricórnio corta a minha casa VIII, fiquei muito preocupada.
    Muito obrigada!

    Resposta
    • 13 de outubro de 2016 em 15:55
      Permalink

      Olá Mariana,

      Ainda não escrevi sobre isso, mas basicamente, essa conjunção representa um grande volume de estamina e energia física e psíquica, que pode e deve ser canalizada construtivamente, para que não cause conflitos desnecessários. A forma como isso vai se manifestar, depende da posição desses dois planetas no seu mapa natal e do quão integradas estão essas energias dentro de você. É difícil dizer sem olhar o conjunto todo do mapa natal e dos trânsitos. mas veja como um momento de transformação ativa nas suas relações afetivas e nas parcerias de negócios. Pode haver conflitos de poder, mas pode ser que isso represente um momento único de mudança de atitude e postura dentro dos relacionamentos.
      Tudo de bom!
      😀

      Resposta
    • 13 de outubro de 2016 em 15:52
      Permalink

      Olá Jéssica! Já foi publicada!
      Desculpe, ainda estou atrsando essa publicação, mas logo regularizarei isso! 😉

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!