Lua Cheia em Áries – A verdade te libertará, mas primeiro vai te enfurecer!

Reprodução
Reprodução

A Lua é cheia na madrugada deste domingo, às 02h23min no Horário Brasileiro de Verão e às 04h23min para Lisboa, a 23°14’ de Áries. A culminação do ciclo de Libra, o ciclo dos relacionamentos, se dá de maneira ruidosa e elétrica, numa Super Lua que exige atitudes radicais e posturas avançadas no lidar com as situações de crise que possam aparecer. Sim, porque a Lua Cheia é um momento de crise na relação da Lua com o sol, é uma crise de relacionamento, que implica uma decisão, um divisor de águas – daqui para a frente, ou nos engajamos de verdade ou nos separamos.

Reprodução
Reprodução

Separação é um tema chave nessa Lua Cheia de hoje, que ocorre em conjunção de menos de um grau a Urano, o planeta das cisões abruptas e inesperadas. Mas a separação não precisa ser literal em todos os casos, antes é uma tomada de consciência da necessidade de sermos senhoras e senhores de nossa própria vida, desejos e história; de termos nossa autonomia e independência como valor fundamental em equilíbrio à necessidade de estar numa relação. Relações que são baseadas em dependências de qualquer tipo são mais prováveis de enfrentar problemas e crises sérias, assim como relações insatisfatórias que vinham sendo mantidas por mera comodidade ou insegurança – os indivíduos mais afetados são aqueles que têm planetas (particularmente os relacionais e pessoais) entre os graus 18 e 28 dos signos Cardinais – Áries, Câncer, Libra e Capricórnio.

Reprodução
Reprodução

Mas Urano nesta Lua Cheia também chama a atenção para a imprevisibilidade e a qualidade inesperada de tudo: qualquer coisa, absolutamente qualquer coisa, pode acontecer e o desfecho das situações é completamente imprevisível. Os dados estão rolando e enquanto não caírem na mesa, tudo está em aberto. Isso pode trazer uma grande tensão e ansiedade galopantes, mas também traz uma qualidade de excitação, de empolgação e expectativa de mudança, de que as coisas possam dar uma guinada radical para melhor – ou para pior – impossível prever! Precisamos deixar várias possibilidades em aberto – fixidez aqui é a pior pedida!

Reprodução
Reprodução

A individualidade da Lua em Áries faz o perfeito contraponto à conciliação excessiva do Sol em Libra e equilibra, de verdade, os pratos da balança. Quando colocamos Urano na equação, um dos pratos da balança pende para um lado, o lado do eu: “preciso muito de você, mas preciso, mais e primeiramente, de mim mesmo – sem mim, eu não sou ninguém, eu não existo. Sem você eu sobrevivo, com certeza”. Parece óbvio? Claro, mas quantas vezes você já viu apaixonados repetindo aquela frase “eu não existo sem você”? Esse tipo de frase não nasce do amor, nem mesmo da paixão, nasce da dependência, pura e simples e é isso que Urano corta pela raiz, com tesoura afiada! Insights e iluminações poderosas podem surgir de repente, tornando claros como o dia cenários que antes eram nebulosos e confusos – como uma paisagem iluminada pelo fulgor de um raio que cai abruptamente. Então esse é um grito de independência, seja a independência de outra pessoa, de uma relação falida, da dor do fracasso dessa relação, de nossos próprios medos e travas, de nossos hábitos ultrapassados, de atitudes previsíveis e enfadonhas, dos padrões repetitivos e desgastante nas relações… Reflita você, do que você precisa se tornar independente, do que precisa se libertar.

Lua Cheia em Áries, Brasília, 16 de outubro de 2016 - 02h223min
Lua Cheia em Áries, Brasília, 16 de outubro de 2016 – 02h223min

Essa lunação se dá ainda mais dramaticamente porque Sol e Lua ainda estão em quadratura ampla e separativa a Plutão em Capricórnio, que exige que a verdade prevaleça e seja encarada sem disfarces, para que a transformação possa realmente ocorrer. Mais importante ainda: o regente da Lua Cheia, Marte, está em conjunção bem próxima a Plutão, incrementando energia, intensidade e medidas extremas aos acontecimentos, aumentando, também, a necessidade de se lidar com a verdade dos fatos. Mas aqui tem uma questão muito importante: “a verdade te libertará, mas primeiro vai te enfurecer” e te frustrar. E muito. Sim, verdades desagradáveis, mas libertadoras podem pipocar ou vir à tona nos próximos dias, ainda mais que Mercúrio acabou de fazer quadratura a Plutão e a Marte, o que sugere que a comunicação fica ácida, intempestiva e que vomitamos inesperadamente tudo o que vínhamos tentando abafar para não desagradar. O bom-mocismo de Libra fica totalmente à parte e dá lugar a enfrentamentos bem literais. Mas embora fiquemos sim, muito chateados, logo sacudimos a poeira e damos a guinada rumo ao novo.

Arcano XVI do Tarô - A Torre
Arcano XVI do Tarô – A Torre

Outra coisa notável é que Marte, o dispositor da Lua Cheia de Áries, está Fora de Limites já faz algumas semanas, uma condição que torna o outrora disciplinado Marte Capricorniano numa figura selvagem e fora da lei – eu digo sempre que, quando um planeta está Fora dos Limites do Sol, é como se ele tivesse pulado os muros do reino (do Sol) e tivesse desertado, vazado na braquiária – ele não liga para leis ou regras, está fazendo as suas próprias coisas e só obedece aos próprios instintos, daí diz-se que ele fica selvagem. Como se não bastasse tudo isso, a Lua Cheia também está conjunta a Eris, a Deusa da Discórdia, adicionando contenda, luta, conflito e discórdia, como seu nome já diz. Há muita competitividade, rivalidade, como os carneiros selvagens batendo cabeças pela fêmea no cio. Portanto, a equação Lua em Áries + Urano + Marte Fora de Limites + Plutão + Eris é realmente explosiva, inusitada e traz grande potencial de transformações inesperadas na paisagem e nas situações em geral, mas antes, pode nos deixar aflitos e em conflito – atenção para não se apegar aos problemas e aos conflitos! Quem tentar segurar e reter o que quer que seja, poderá se quebrar no processo, portanto, o melhor é deixar fluir. Vou repetir a frase ótima da Glória Steinem: “a verdade te libertará, mas primeiro vai te enfurecer” – na verdade, vai te encher o saco mesmo!

Rprodução
Rprodução

O Símbolo Sabiano para o grau 24 de Áries (23° – 23°59’) traz uma imagética que é muito interessante e que incorpora um tom muito positivo a todas essas influências: “Sopradas para dentro pelo vento, as cortinas de uma janela aberta tomam a forma de uma cornucópia”. Para mim essa imagem fala que os ventos da mudança às vezes chegam invadindo nossa casa (a consciência e o ego) e podem causar apreensão e receio, mas também podem trazer abundância, mudanças positivas e felizes, desde que deixemos as janelas abertas, desde que nós mesmos estejamos abertos e flexíveis. Então, de certa maneira, precisamos confiar que, qualquer que seja o conflito ou o vendaval que toma nossa casa/vida de supetão, ele vem arejar e trazer prosperidade e transformações positivas nas situações que estavam estagnadas.

Creepypasta - Reprodução
Creepypasta – Reprodução

Dane Rudhyar, analisando este símbolo, lembra que “o vento, pneuma, espírito, sopra sobre a mente-aberta e traz para dentro da casa da personalidade a promessa de um poder que é mais que material. O vento sopra de uma região de alta pressão para uma de baixa pressão. Enquanto as cortinas são sopradas para dentro, a consciência individual representada pela casa recebe um influxo de energias espirituais, capacitando essa consciência a expandir o escopo de seu despertar e de sua expressão criativa”. Assim, do conflito, da perturbação e da turbulência, surgem insights e uma nova consciência, que ilumina a consciência existente e a expande. Por mais distúrbios, surpresas e eventos repentinos – e talvez desagradáveis – que essa Lua Cheia possa trazer, ela traz no seu bojo, também os ventos revigorantes das novas ideias, da ousadia, da coragem e da iluminação, da mudança e liberação que tanto almejamos. Resta-nos ter coragem de abraçar essas novas possibilidades e deixar nossas janelas abertas para que esse vento possa varrer todos os recônditos da personalidade rígida, liberando-a e libertando-a dos ranços e inseguranças antigos. Então, é hora de abrir a cabeça e a consciência para uma nova verdade, que vem do alto, do centro da consciência e não do ego. Essa Lua fala de mudanças inesperadas, mas também de novidades aparecendo no caminho – estamos prontos para nos abrir a elas e abraçá-las?

Em termo bem práticos, a noite está, de fato, explosiva e demanda muita cautela nas interações em geral, pois todos estão irritados, com os ânimos alterados e não dispostos a levar desaforos para casa – a energia atinge seu pico e conflitos que estavam latentes se expressam com toda a sua força, mais potentes ainda porque a Lua está no seu perigeu, o ponto mais próximo da Terra, tendo sua influência exacerbada, o que a torna uma Super Lua. Embora o lendário Dale Carnegie aconselhe a cooperar com o inevitável, quem puder ficar na sua, por hoje, faz um bom negócio!

Uma linda e energética Super Lua para você!

Reprodução
Reprodução

26 opiniões sobre “Lua Cheia em Áries – A verdade te libertará, mas primeiro vai te enfurecer!”

  1. Pegadinha… Urano em visita longa sobre o meu ascendente, cujo regente é o tranquilo e pouco impulsivo Marte, como sempre sem noção…
    Para tornar tudo mais emocionante, a lua cheia, em quadratura ao Urano natal…
    Enfim, yoga, meditação e sonoterapia é o mais indicado. Cara de paisagem, não seria nada mal…
    Sob o texto que nos protege e que deverá ser consultado sempre que possível ao longo dos próximos dias…

  2. Adoro seus textos e leio sempre. Perfeitos! Mas esse marte em 2016, hein? Primeiro retrograda, depois faz aquela conjunção com saturno e agora ainda tá fora dos limites! Alguém coloca esse marte de volta na casinha, pelo amor de Deus!!! Rsrs

  3. TIVE E AINDA ESTOU COM MUITO MEDO , NÃO CURTO MUDANÇAS , PREFIRA A PASSIVIDADE DA IDADE E TRANQUILIDADE DE VIDA. ESSAS SÃO A MINHA RESPOSTA. PARA ESSE MOMENTO. EU SÓ DESEJAVA UM ALGO , MAS ME PARECE QUE DE ACORDO DO QUE LI E ENTENDI , ESTA UM TANTO LONGE DO MEU ALCANCE.. VAMOS ESPERAR.

    1. Dionea, seja bem vinda!

      Esse texto sobre a Lua Cheia fala de um clima geral, mas nem todas as pessoas são necessariamente afetadas individualmente.
      As pessoas que têm planetas nos graus mencionados no texto vão sentir mais fortemente.
      Mas de fato, vivemos tempos extremos e turbulentos, de muitas mudanças. O melhor que fazemos é tentar fluir com elas, ao invés de resistir. Podemos olhar para nós mesmos e ver onde podemos melhorar, o que a vida pede de nós!
      Muito obrigada pelo comentário e pela visita ao blogue!
      Grande abraço!

  4. Perfeito! Depois da leitura, consegui entender melhor o momento que estou passando. Mudança, transformação, busca pelo auto-conhecimento, libertação… Enfim, sem medo dos novos ventos. Obrigada pelo maravilhoso texto! Abraço

  5. Minha vida virou de pernas para o ar … relação de 4 anos desfeita de um dia para o outro; situação profissional critica; situação familiar muito complicada!!! Enfim, deixar o tempo passar e ter fé … muita fé

  6. Tudo o q foi dito e o q de fato está acontecendo comigo. Acho incrível ! Estou tendo mudancas radicais tanto em pensamento como em atitudes. Estou adorando !!! Sua leitura está perfeita. Grata.

  7. Tudo isso de fato está acontecendo comigo. Tô dando uma virada radical, no modo de ver as coisas ,como nas atitudes. E isso acoteceu muito repentinamente! É uma certeza q vem de dentro ,e as coisas foram acontecendo. Minha amiga me mandou essa materia,e eu achei o máximo, pois e o q ests acontecendo aida,nao com tanta forca como no inicio,mas estou continuando e levando a frente a mesma ideia. To achando otimo.e o q estava precisando fazer avontrcer. Grata !

  8. Perfeito ! É o q posso falar. E exatamente o q aconteceu comigo . Mudanças radicais q foi acontecendo,através de ideias e atitudes. Nem sabia o pq q eu estava tendo essa virada. Foi sensacional ! Tô fazendo coisa q ja deveria ter feito. Fiz ! É n me arrependo. Isso e q foi o mais kegal . Grata

Deixe uma resposta