A Semana Astrológica: Não afague – vai doer!

Semana de 24 a 30 de outubro – Semana de avaliações, de desapego, de bota fora… Reciclagem ou eliminação definitiva.

Semana de Lua Minguante, fase iniciada no sábado, 22, que marca um período de concluir processo, projetos, histórias e de avaliar cuidadosamente tudo o que não está funcionando: por que não funciona? Vale a pena uma reciclagem? Ou será melhor descartar o que se provou que não vai funcionar, não importa as tentativas que tenhamos feito? É, pois, uma semana de análises, avaliações e de começar a olhar para o próximo ciclo.

O Sol ingressou em Escorpião no sábado passado e logo receberá a visita de Mercúrio, seu porta-voz, que também ingressa em Escorpião já na segunda-feira, dia 24. Mercúrio fará conjunção superior ao Sol na quinta-feira. Ficará em conjunção Cazimi das 02h31min até a 00h06min da sexta-feira. Quando Mercúrio está Cazimi diz-se que está especialmente fortalecido, é como uma reunião privada e íntima com o rei, em que ele tanto traz informações quanto se abastece de novas instruções para uma fase nova na forma como pensamos, construímos conceitos e nos comunicamos com o mundo. Insights importantes ficam favorecidos durante estas horas.

Depois de confabular com o Sol, Mercúrio se indispõe com Quíron em Peixes, de modo que talvez tenhamos que lidar com algumas descrenças que surgem do nada e que nos deixam meio divididos sobre nossas novas possibilidades. Depois disso Mercúrio travará uma conversa bastante sensível e harmoniosa com Netuno, o que direciona nossa atenção para assuntos mais altruístas, para olhar o mundo à nossa volta com outro interesse, menos focado no próprio umbigo e mais conscientes do nosso entorno. Pensamos mais sobre o todo e menos sobre as partes e nos sensibilizamos e nos sentimos mais próximos e conectados aos outros de maneira mais compassiva. Esse contato é ótimo para os artistas, músicos e escritores em geral, porque amplia a percepção e a imaginação. Em termos práticos pode nos predispor a devaneios, a sonhar acordados, que pode ser bom para relaxar a mente e prospectar novas ideias, mas se torna contraproducente se ficarmos somente na fantasia – é preciso agir em cima do sonho!

Vênus trafega Sagitário e também está muito ativa esta semana, sinalizando dias melindrosos nas relações amorosas – é, lá vem de novo! Vênus faz quadratura a Netuno em Peixes entre terça e quarta-feira, sugerindo idealizações, confusões e decepções nos relacionamentos e nos investimentos materiais. Temos dificuldade de enxergar o outro tal como é, de maneira que podemos nos enganar a respeito de intenções, daquilo que é dito ou mostrado, desapontando-nos depois – vale sempre lembrar: para que alguém nos engane é preciso que nós nos deixemos enganar! Esse aspecto fala de um romantismo ilusório, de uma falsa percepção do outro e da própria relação em si. No dia seguinte ela conversa com Júpiter, com quem está em recepção mútua e recupera parte do seu otimismo, antes de encarar a realidade, uma realidade que pode parecer ainda mais dura e cruel poucos dias depois porque Vênus encontra em seguida com Saturno, numa conjunção que é mais que um choque de realidade, é queda de Ícaro. Voamos alto demais e esquecemos que nossas asas eram de cera! Depois de uma ou muitas decepções, a tendência é geralmente nos fecharmos e isolarmos porque a desconfiança em relação aos outros aumenta; a autoestima cai; sentimo-nos bobos por ter acreditado – de novo! De luminosa e livre, Vênus se torna sombria e fechada.

Vênus-Saturno é aquele aspecto famoso da síndrome do porco-espinho, expressão que eu cunhei para ilustrar como o aspecto costuma se manifestar. Com este aspecto no mapa natal a pessoa costuma ser extremamente defensiva e temer a rejeição e o abandono, traçando estratégias e mecanismos de defesa inconscientes para se proteger, a ponto de se construir armaduras que gritam para o mundo: “Não afague – vai doer!” Assim, a pessoa cria uma auto-profecia que acaba se realizando: rejeição, abandono, desapontamento. O que ela não percebe é que ela mesma talvez tenha criado o cenário, a situação toda para que o outro a rejeitasse. Muitas vezes, com seu comportamento frio e defensivo, ela erige um muro ao redor de si mesma, mantém o outro a uma distância segura e acaba por leva-lo a agir da maneira que ela mais temia – assim ela pode comprovar que esteve certa o tempo todo, que ninguém é confiável e que vão feri-la e rejeitá-la em algum momento… Para poder trocar calor e vida, o porco espinho precisa aprender a baixar suas defesas, porque só de guarda baixa o outro poderá se aproximar – realmente – e conhecê-lo verdadeiramente e então encantar-se com aquilo que poderá descobrir – mas é preciso muita coragem para se expor e se deixar conhecer – será que temos essa coragem? E não, não há garantias de que não haverá sofrimento. Vênus envolvida com essa quadratura Saturno-Netuno sinaliza um período complicadinho para os parceiros, pois há propensão a mágoas mútuas, distanciamento, confusão, melindres, sensação de rejeição. Um parceiro pode vivenciar Vênus-Saturno e se inflar feito balão de expectativas e ilusões- Pelas quais só quem as cria é responsável, diga-se de passagem! – enquanto o outro encarna Vênus-Saturno, o frio e fechado que destrói as ilusões do primeiro. Dá pra perceber porque essa é uma equação difícil de ter um resultado positivo… Mas também é uma ótima oportunidade de nos responsabilizarmos pelas projeções e expectativas que jogamos sobre o outro – isso é problema nosso e o outro não é obrigado a se encarregar disso! No meio da confusão, vale lembrar o que foi que nos uniu, nossas melhores qualidades como casal, vale pensar duas vezes antes de se precipitar e fazer algo de que se possa arrepender depois. Em termos mais positivos, Saturno adiciona sobriedade e compostura a Vênus, de modo que ela se torna menos “avoada”; por seu turno, Vênus suaviza a dureza de Saturno, tornando-o mais leve e humano.

Como se não bastasse, Marte faz quadratura a Urano também nesta semana. Risco de precipitação, dificuldade de administrar a energia com constância e eficiência pedem cautela para não metermos os pés pelas mãos e pormos a perder tudo aquilo que vínhamos construindo com disciplina e paciência. Há fortes tendências a ansiedade, inquietações, rasgos de rebeldia e de indisciplina severa – de repente aquilo que nos apaixonava e entusiasmava parecer ser um peso medonho e parece perder a graça e do nada resolvemos atear fogo em tudo e botar o pé na estrada… Atenção com isso! É bom não esperar para efetivar as modificações que precisam ser feitas, do contrário, as circunstâncias e a vida o farão por nós – do modo mais difícil! Em termos práticos esse aspecto sugere falta de atenção extrema, o que nos expõe a riscos diversos: conflitos, rupturas, acidentes, reações destemperadas, precipitação, mau gerenciamento da raiva e da agressividade. Exercícios de aterramento e enraizamento podem nos ajudar a manter a cabeça no lugar.

A Lua formalizou o Minguante no sábado, 22, a partir de Câncer. Viaja muito lentamente atualmente, primeiro por Leão, tornando-se Balsâmica em Virgem. Reequilibra-se em Libra e se renova somente no domingo, dia 30, às 14h38min, na Lua Nova de Escorpião.

SEGUNDA-FEIRA, 24 de outubro – A Lua está minguante em Leão e cutuca Marte incongruentemente. Depois ela também se irrita com Quíron e vira foco de um Yod por algumas horas. Harmoniza-se com Urano e fica vazia após esse contato, às 09h23min e fica vazia pelo resto do dia. Mercúrio ingressa em Escorpião às 17h47min. Mais uma noite em que o sono pode ficar meio atrapalhado e sujeito a pesadelos ou insônia. Apesar disso, o dia começa elétrico e entusiasmado e logo no início da manhã vamos para o mundo dispostos a inovar e começar a semana com o pé direito, fazendo algo diferente e inusitado. Contudo, as energias entram em standby pelo meio da manhã e o ritmo parece desacelerar um pouco, apesar das muitas demandas que chegam à mesa, pelo telefone, WhatsApp ou o que seja! Queremos produzir, mas talvez não tenhamos acesso a tudo o que é necessário para que haja um bom andamento. O dia pede que encaremos nossa rotina de maneira diferente, que façamos o básico observando onde podemos inovar, onde podemos reformar a abordagem dos problemas. A Lua está minguante e sugere que verifiquemos o que precisa ser descartado; o que atrapalha nossa criatividade, nossa expressão, mas continuamos mantendo, seja uma coisa, um comportamento ou atitude, por comodidade e preguiça. Mercúrio ingressando em Escorpião inaugura um período de maior foco e sagacidade mental. Nossa mente se volta para o oculto, para mistérios e assuntos profundos, para além da trivialidade banal do dia a dia. A metafísica e todos esses assuntos recebem maior atenção nos meios de comunicação, assim como as teorias de conspiração, mesmo nas conversas informais. A comunicação um-a-um pode adquirir um tom mais intimista e talvez até melodramático. Com Mercúrio em Escorpião a mente é capaz de realizar muita coisa dita impossível, basta que se queira, apaixonadamente!

TERÇA-FEIRA, 25 de outubro – A Lua ingressa em Virgem à 00h17min e logo se afina com Mercúrio, seu dispositor e com o Sol, ambos em Escorpião. Dona Lua também alfineta Plutão, Marte e Urano. Tem um embate frontal com Netuno em Peixes e com Vênus em Sagitário, que hoje está em quadratura exata ao mesmo Netuno, sendo foco de uma T-Square mutável bastante espinhosa. Ao contrário de ontem, o dia hoje está hiper industrioso, ceio de tarefas e compromissos, que demandam flexibilidade, mas também foco e concentração para não nos perdermos nos detalhes pequenos, enquanto deixamos o que é realmente importante para trás – listinha básica de prioridades Virginiana cai bem! Sobretudo, é um dia de melindres. O humor está estranho, sujeito a altos e baixos, a nostalgias e tristezas e a devaneios que podem nos fazer perder tempo e o bonde! Temos dificuldade de ver as situações e as pessoas como elas são, o julgamento está meio torno e borrado, de modo que é bom pegar leve antes de tomar decisões, porque nossas impressões podem estar completamente erradas. Particularmente nas relações amorosas, há tendência a se criar expectativas românticas muito altas, obviamente fadadas ao malogro. O fato é que não queremos lidar com a realidade hoje, queremos mergulhar num mar de fantasias idílicas para escapar um pouco do enfado e da banalidade que nos cerca. A contradição é que, tão logo nos pegamos nessas fantasias, perdemos o prumo porque não as admitimos nem para nós mesmos, menos ainda para terceiros… É preciso cautela em TODAS as interações, pois há grande propensão a mal-entendidos, a confusão sobre o que se diz e o que se escuta. Essa influência é particularmente perigosa quando se trata de investimentos financeiros, compras de grande porte, decisões importantes nos negócios e na administração dos bens. O melhor é aguardar porque no momento não sabemos direito onde estamos pisando e assim, o próximo passo pode nos levar direto ao abismo. No mais, é não se levar demasiado a sério e rir de si mesmo quando se pegar fantasiando feito adolescente, sobre o que quer que seja!

QUARTA-FEIRA, 26 de outubro – De Virgem Dona Lua briga com Saturno em Sagitário, mas se recompõe dos últimos embates numa conversa amistosa com Plutão, o Senhor da Regeneração. A Lua se torna balsâmica ao fazer semi-quadratura ao Sol Escorpiano. Mais tarde ela dialoga amigavelmente com Marte, aspecto depois do qual fica fora de curso, às 15h35min. Já vazia, ela trava novas brigas, desta vez com Quíron e com Urano. A noite traz sonhos pesados, mas pela manhã nos recompomos e saímos inteiros e dispostos para mais um embate com o mundo lá fora. Todo o tempo que perdemos com as fantasias de ontem pode ser recuperado hoje, pelo menos parcialmente. Ainda há uma grande tendência a resvalar nos devaneios, mas hoje estamos mais centrados e coesos em nós mesmos, de modo que conseguimos ter maior produtividade e realizar muitas coisas, fazendo malabarismos com gosto e prazer, desde que não fiquemos perdidos nas manias de perfeição, reclamando das incongruências da vida. De qualquer forma, há uma tensão subjacente que requer auto-escrutínio, para estarmos cientes de frustrações inconscientes relacionadas ao senso de obrigação, que às vezes pode ser sentido como uma servidão e que pode nos predispor a explosões de mau humor ou azedume ou ainda a rompantes ferinos que podem estragar o senso de realização e satisfação que sentíamos anteriormente. Por que fazemos o que fazemos? É a pergunta que pode colocar as coisas em perspectiva e nos ajudar a tomar decisões a respeito de como fazemos as coisas: se nos entregamos a elas com amor e se elas são ações vazias de sentido e que sobrecarregam nossa alma. A Lua Balsâmica em Virgem convida a a descartar tudo o que é inútil e que nos impede de olhar para o futuro com mais confiança.

QUINTA-FEIRA, 27 de outubro – A Lua Balsâmica abre o dia vazia em Virgem. Ingressa em Libra às 10h51min e fica algumas horas sem fazer aspectos maiores. Marte esta em sextil pleno a Quíron e em quadratura a Urano, exata amanhã. Vênus se separa da quadratura a Netuno enquanto se aproxima da conjunção a Saturno. Mercúrio está em conjunção superior ao Sol. Conjunção Cazimi das 02h31min de quinta até a 00h06min da sexta-feira. Um dia de muitas ideias e planos, que nascem da mente mais profunda e que sugerem que sejamos mais sigilosos e cautelosos quanto aos nossos propósitos para os próximos dois meses. Nada de ficar divulgando por aí, aos quatro ventos, coisas que que devem ficar secretas até que estejam plenamente realizadas. As muitas ideias que nascem hoje devem ser anotadas e analisadas com tempo e vagar, para serem implementadas posteriormente. O dia traz uma grande necessidade de equilíbrio e harmonia, embora estejamos tensos e tesos, intuindo algo estranho, como se andássemos sobre um campo minado. Por mais que tentemos, não conseguimos relaxar completamente e nos sentimos um tanto obtusos, suspeitosos das sombras fugidias. Podemos fingir que não é conosco, mas não é a melhor política porque logo teremos que confrontar nossos receios. Assim, o ideal é confrontarmos o espelho de uma vez, perscrutando nossa alma para descobrir o que nos desassossega tanto, assim não seremos pegos de calças curtas por manobras inconscientes, sejam nossas ou dos outros. É essencial se dar conta dos próprios processos emocionais, assim como do clima e atmosfera dos ambientes nos quais transitamos, assim como nos certificarmos da transparência nas interações diversas em que nos engajamos. Criar expectativas a respeito de outros ou de situações que ainda estão em aberto não é uma boa pedida, porque podemos nos frustrar. Melhor mesmo é estar aberto para a possibilidade de que as coisas mudem de rumo a qualquer momento.

SEXTA-FEIRA, 28 de outubro –Mercúrio faz sesqui-quadratura a Quíron. Enquanto isso, a Lua faz conjunção a Júpiter em Libra, quincunce a Netuno em Peixes e sextis a Vênus e a Saturno em Sagitário.  Porém a Lua também faz quadratura a Plutão e a Marte e oposição de aproximação a Urano, tornando Marte foco de uma T-Square Cardinal, o que realça grandemente a quadratura Marte-Urano, exata hoje, na virada da sexta para o sábado. Vênus está conjunta a Saturno, conjunção exata amanhã. O dia começa auspicioso: há ânimo, sociabilidade e um otimismo temperado de ponderação que nos permite enxergar nossos limites e lidar com eles com sobriedade. Contudo, conforme as horas passam, imprevistos e acontecimentos inesperados podem nos tirar do eixo porque implicam em mudanças intempestivas naquilo que estamos a realizar e que havíamos planejado cuidadosamente, de modo que nos irritamos enormemente. Há muita inquietação, impulsividade e impaciência, especialmente com coisas rotineiras. Ocorre que talvez estejamos irritados com o excesso de trabalho, afazeres e compromissos e gostaríamos de estar mais livres para perseguir nossa criatividade e anseios com mais independência. Essas influências podem ser mais tensas para pessoas que tenham ignorado contumazmente a necessidade de fazer mudanças importantes na vida, nas atitudes e na forma de agir. É melhor alterar a situação antes que ela se torne intolerável, ou então sofreremos mais com isso – as consequências podem ser incontornáveis. Há grande necessidade de rebeldia e a ironia é que queremos nos rebelar contra situações que nós mesmos criamos e que julgávamos ser tudo o que queríamos… Carecemos de conciliar o velho e o novo dentro de nós, para que não invoquemos eventos explosivos que atuem por nós aquilo que nós mesmos deveríamos ter feito. Recado prático: Muito cuidado na balada hoje! Todo mundo está de estopim curto e precipitados nas atitudes!

SÁBADO, 29 de outubro – Vênus está em conjunção exata a Saturno hoje. A Lua faz quincunce a Quíron e sesqui-quadratura a Netuno. Marte plenifica a quadratura a Urano na virada do dia e como a Lua se opõe a Urano, temos formada uma T-Square, cardinal e explosiva. Dona Lua fica vazia depois do contato com Marte, às 07h11min e só ingressa em Escorpião às 23h01min, deixando-nos, novamente com um dia inteiro de Lua Fora de Curso. O Sol está em sesqui-quadratura a Quíron. As influências continuam explosivas e hoje há o agravante de estarmos mais melindrosos, espinhosos, pressentindo rejeição e abandono, de modo que há muita defensividade e drama, uma receitinha de desastre nas relações e interações de todo tipo, para quem estiver muito inconsciente e desatento dos movimentos e de si mesmo. O desejo de afeição e trocas afetivas está constrito por inseguranças e medos de modo que estamos feito porco-espinho: “não encosta porque você pode se machucar!”. Temos muita dificuldade de demonstrar com leveza o que sentimos e assim agregamos um peso que acaba por comprometer a fluidez das interações. Construímos uma armadura ao nosso redor que pode afastar até o mais entusiasmado dos pretendentes e depois reclamamos de isolamento. É possível mesmo que, para fugir da insegurança, investimentos no discurso da liberdade a qualquer custo e da independência como bem maior. Ocorre que ficamos cindidos entre o desejo de segurança e estabilidade e a necessidade por autonomia, liberação e desobrigação dos mesmos compromissos que nos garantirão a continuidade e o equilíbrio das coisas. É bom nos resolvermos internamente, ter clareza do que é mais importante para nós, antes de ir para o confronto com terceiros, do que contrário, nossa ambivalência pode emitir as mensagens erradas e obrigamos os outros a tomarem decisões ingratas e desagradáveis (para nós), algumas delas talvez sem volta. Por que estamos tentando afastar aquilo pelo quê ansiamos tanto? Hora de ser honesto, dar a César o que é de César! Essas inseguranças não têm nada a ver com quem está lá fora. Precisamos resolver nossos dilemas por nós mesmos e para isso existe a boa e velha terapia. Honestidade é essencial!

DOMINGO, 30 de outubro – A Lua se renova a 07°43’ de Escorpião, às 14h38min do domingo, em conjunção a Mercúrio e trígono a Netuno. Mercúrio também está em trígono exato a Netuno. Um novo ciclo começa, o ciclo que vem chamar nossa atenção para a necessidade de eliminação, de deixar morrer o que precisa morrer e de renascer para uma nova vida… De largar para trás a pele velha e assumir a pele – e a vida – nova! O ciclo promete ser permeado de sensibilidade, compaixão, segredos e, claro um pouco de romantismo, um romantismo pé no chão, com vistas a relações duradouras e sólidas, não aquelas fantasias que se dissolvem no ar. O dia fica assim também: colorido de um romantismo contido, de paixão extravasada, de intensidade de sentimentos e emoções. Depois da semana super tensa que tivemos, especialmente no campo amoroso, o clima está excelente para ficar na cama um pouco mais e quem sabe fazer as pazes depois da última briga, namorando languida e vagarosamente ou vigorosa e impetuosamente; para ousar baixar a guarda e se desnudar diante do outro, para ousar confiar e se deixar ver, realmente, com todas as nossas fragilidades, incoerências e inadequações. É um dia para encontros mais íntimos e verdadeiros, não é para gastar energia a torto e a direito por aí. Aproveite a vibração de amor e entrega!

Uma ótima semana para você! Que seja serena e benfazeja!

Deixo vocês com essa música linda que eu descobri hoje:

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!