A Semana Astrológica – O Poder e a Justiça

Semana de 21 a 27 de novembro – Tempo mudanças poderosas… De desapegar, de soltar, de deixar ir… Análises e avaliações estão favorecidas. 

O Sol ingressa em Sagitário, diminuindo o peso das últimas semanas, carregadas da energia densa de Escorpião – ainda bem que é só um mês, né? Ufa!! Em Sagitário ele vai ter que lidar com Netuno e depois Saturno, mas isso é daqui a alguns dias, por enquanto, ainda não, podemos nos divertir nos campos abertos e na fanfarra do Arqueiro!

Quem já lida com esses caras difíceis nesta semana é Mercúrio, que fez quadratura a Netuno dias atrás e que agora faz conjunção a Saturno. Esse contato, aliás, pode ser na verdade, muito bom, porque coloca um pouco de disciplina e contenção num Mercúrio que vê demais, escuta demais e quer tudo ao mesmo tempo agora. Saturno vem numa boa hora para trazer um pouco de prumo e sobriedade. Depois disso é a vez de Mercúrio lembrar das limitações humanas, das nossas mazelas mais chatinhas e intransponíveis, representadas por Quíron, com quem ele se engalfinha no sábado. No mesmo dia Mercúrio trava um papo super cabeça e animado com Urano, o que ajuda a desanuviar o peso e a olhar novamente para o futuro com mais esperança e expectativa!

Vênus em Capricórnio, por outro lado, encontra-se com Plutão e enfatiza ainda mais a a quadratura JÚPITER-PLUTÃO, que fica exata nesta semana. Uma Vênus que já está impulsionada pelo poder, eleva isso à décima potência, e quer mais. E mais! Nas relações percebe-se um grande impulso de transformação, de tentar ir além do que já se conquistou, de estreitar ainda mais as alianças… O problema é que às vezes um quer esse comprometimento e o outro não, o outro quer sair voando pela janela… Ficamos espremidos nos extremos e extremistas estamos: ou é tudo ou é nada!  Temos muito a dar e damos tudo, mas em troca, também demandamos nada menos que isso. Para adicionar mais uma pitada de intriga, Vênus-Plutão agrega ciúme, controle e conflitos de poder e, se por um lado isso pode esquentar as relações e aumentar a paixão, por outro pode, de fato, representar problemas. O lado positivo é que há oportunidade de vasculhar as profundezas da relação para checar se tudo está bem e caso não esteja, de confrontar os problemas e resolvê-los a contento, de confrontar a realidade dessa relação e, potencialmente, transformá-la. Entretanto, com Urano envolvido (Vênus também está em quadratura a Urano, aspecto exato semana que vem), tudo pode acontecer, inclusive rupturas. Receio não tenhamos, porque Urano só nos livra daquilo que não precisamos mais!

E de fato, o aspecto maior que causa grande impacto na semana é a quadratura Júpiter-Plutão. Um aspecto que vai acontecer por três vezes, devido à retrogradação de Júpiter. O primeiro evento ocorre dia 24 de novembro; o segundo no dia 30 de março, com Júpiter retrógrado; e o terceiro 04 de agosto, com ele novamente direto. Este é um ciclo de cerca de 12,5 anos e tem enorme influência nas questões de justiça e legislação no coletivo. A presente quadratura é minguante e vai finalizando um ciclo iniciado em dezembro de 2007, a 28° de Sagitário. Um ciclo de transformação na reformulação das leis, mas que fala também de poder imenso, grandes fortunas e é um sinônimo para a plutocracias, sistemas políticos onde o poder é exercido, necessariamente, pelos mais ricos, pela elite econômica, o que leva a grandes desigualdades sociais. Como Júpiter também rege a sorte e Plutão nos lembra de ambição, a combinação também está relacionada a ambição desmedida e à compulsão no jogo e compulsão e obsessão pelo poder e por ganhar dinheiro “fácil”. Em termos pessoais, no mapa natal, sugere grande sede de poder e também grande impulso realizador, que precisa ser usado com muita responsabilidade, para que tais realizações sejam positivas. Sue Tompkins, astróloga inglesa, diz que essa combinação também está associada a lutas de poder, reciclagem, grupos underground sendo enfatizados de alguma forma e à mineração – considerando-se que Vênus está envolvida na presente configuração, em Capricórnio (pedras), podemos esperar notícias envolvendo mineradoras mundo afora; podem ser notícias de descobertas de novas jazidas ou, ao contrário, o abuso de poder na exploração de minerais. No início do mês já houve um conflito grave entre índios e garimpeiros em terras Yanomami em Roraima, que resultou na morte de seis garimpeiros.

Para termos ideia do que estava acontecendo entre outubro e dezembro de 2007, quando os dois planetas estavam em orbe de conjunção, lembro que foi neste período que foi descoberto o Pré-Sal, que foi “dado” recentemente ao estrangeiro, assim como será dado, provavelmente, o Aquífero Guarani. Neste mesmo período o Papa Bento XVI anunciou um consistório. Ainda neste ano, mesmo fora da orbe da conjunção, houve aquela grande crise nos aeroportos e na avição brasileira, houve o lançamento do primeiro iPhone e do Google Street View e houve abolição da pena de morte na França, entre outras coisas. Pesquise você também e veja os fatos marcantes.

Agora este ciclo está se fechando e termina de vez em 2020, quando Júpiter se juntar a Saturno e a Plutão em Capricórnio. Nessa quadratura minguante entra em pauta algumas leis importantes: taxação de grandes fortunas ou aumentos de impostos para a classe média? No mapa do Brasil essa quadratura se dá entre as casas 8 (Júpiter) e 11 (Plutão) o que sugere mudanças importantes das leis que regem as finanças internacionais e investimentos de países estrangeiros. Algumas mudanças nas leis podem representar aumento (Júpiter) no número de mortes (Plutão/casa 8) relacionadas às instituições públicas (casa 11) ou mudanças importantes nas leis que regem o serviço público e as instituições públicas, assim como os investimentos nessas instituições – tudo isso e o que é que temos na pauta atual? PEC 241! É um pouco complicado fazer prognósticos de como essa quadratura se manifestará. Só porque Júpiter é um signo de boa sorte, não quer dizer que ele às vezes não representa problemas também. Até porque um mesmo aspecto pode representar tanto coisas positivas quanto negativas, dependendo do contexto e dos envolvidos. Mas podemos esperar desmantelos no poder, mais sujeiras vindo à tona acerca do Poder Judiciário, transformações no âmbito da Justiça, justiça sendo feito no âmbito do poder.

De modo mais geral, Júpiter-Plutão são associados com essas expressões-chave: imenso poder, o poder da justiça, a justiça do poder, a justiça dos ricos, expansão do poder, o poder da boa sorte, aumento de controle, aumento de riqueza, descobertas minerais, poder religioso, transformação espiritual, Deus como todo-Poderoso, busca espiritual, auto-melhoramento, sede insaciável de poder, regeneração da abundância, expansivo e profundo… Tudo isso estimulado por Marte, que se aproxima para fazer trígono a Júpiter na semana que vem. E podemos dizer também: justiça seja feita, doa a quem doer! E se tem algo que se precisa em abundância nesse país é justiça e até mesmo uma transformação na Justiça e no Poder Judiciário! Saturno em Sagitário também está fazendo uma revisão geral nessa área, revisão que agora ganha maior ênfase com essa quadratura Júpiter-Plutão, já que Júpiter rege Sagitário e é o regente atual de Saturno e, claro, Plutão não vai alisar niguém!

A Lua abre a semana ficando minguante já na segunda-feira, a partir de Leão. Joga tudo o que é inútil fora quando em Virgem e se equilibra em Libra, ficando Balsâmica e fechando a semana em Escorpião. A Lua será nova em Sagitário no dia 29 de novembro, às 10h17min no horário de Brasília, a 07°42’ de Sagitário.

SEGUNDA-FEIRA, 21 de novembro – De Leão a Lua faz quadratura ao Sol no último grau de Escorpião, entrando na fase Minguante. Ingressa em Virgem às 07h34min de onde se indispõe com Plutão. O Sol ingressa em Sagitário às 19h23min no horário de Brasília e às 21h23min no horário de Lisboa. A Lua fecha a noite já em oposição a Netuno. A semana começa com a Lua ficando minguante, em Leão, pedindo que deixemos para trás algumas vaidades, a necessidade de aprovação dos outros em favor da auto-aprovação, a compulsão por ser visto em favor de um modo de vida mais privado e não dependente de plateia. Deixar ir o orgulho, os medos e receios infantis, a falta de espontaneidade nas relações. Com a Lua em Virgem o dia fica industrioso e bastante favorável ao trabalho, ideal para se começar a semana com o pé direito, com disposição e diligência. O Sol ingressa em Sagitário e também muda o tom central da atmosfera, que fica mais leve e animada. Ficamos um pouco mais otimistas e fazemos planos para o futuro, agora que temos uma visão de maior alcance e amplitude. Aberta a temporada de ampliar a visão, de expandir a mente e a consciência, de rever as crenças, de aprimorar conhecimentos, ir além dos limites pre-concebidos, sejam literais ou figurados! A noite traz um tom um tanto nostálgico, mas favorável ao sono.

TERÇA-FEIRA, 22 de novembro – A Lua Minguante Virginiana se opõe a Netuno em Peixes e ao Nodo Sul. Irrita-se muito com Marte, briga com Mercúrio e se harmoniza com Vênus e Plutão, que já estão bem próximos. A Lua também faz quadratura a Saturno, tornando este foco de uma T-Square mutável, já que ainda se opõe a Netuno. A Lua fica vazia depois da quadratura a Saturno, às 15h43min, mas ainda confronta Quíron em Peixes. Mercúrio está em harmonia com Júpiter, seu dispositor. A chave para que o dia flua tranquilo é nos mantermos afinados com vibrações elevadas, vigiarmos o pessimismo e a insegurança e a tendência a criticar de forma dura pessoas ou situações que não conhecemos e que mesmo se conhecêssemos, não necessariamente faríamos melhor. Todo mundo tem suas limitações, inclusive nós e sempre é bom lembrar disso antes de julgar e criticar, antes de simplesmente abrir a boca para emitir opiniões que talvez nem foram pedidas. Apesar de termos nossa própria opinião em grande conta, como se soubéssemos o que é melhor para todos, isso não necessariamente é verdade; o que é válido para mim não necessariamente o é para terceiros e isso não é empecilho para a convivência, quando se tem respeito pelos preceitos e crenças alheios. Afinal de contas, conviver com quem só concorda com a gente é muito chato e muito estreito e nos torna intolerantes e fanáticos. A noite traz uma propensão a imprevistos e situações caóticas, que pedem flexibilidade e compreensão e entendimento, inclusive para conosco mesmos.

QUARTA-FEIRA, 23 de novembro – A Lua está fora de curso em Virgem por todo o dia. Encontra disparidades em Urano e desconfortos vindo de Marte, mas depois fica bastante isolada. Ingressa em Libra somente às 17h42min, de onde se harmoniza com o Sol Sagitariano. Mercúrio está em conjunção a Saturno. Um dia bastante atípico em que nossa industriosidade e “vontade de fazer” cai numa espécie de vácuo porque as coisas parecem estar desconectadas e até mesmo questionamos se deveríamos fazer o que estamos fazendo… Culpa por não fazer, culpa por fazer, culpa por não querer fazer… Que sinuca! O dia está favorável mais a ser do que a fazer e isso é mesmo complicado para Virgem, que adora se ocupar! Ocupemo-nos, então, de nossa subjetividade, do fazer interior, do olhar para dentro e apenas contemplar, sem compromisso de resolver nada, de consertar nada… Apenas ser e deixar ser, deixar que o dia seja… Observar, desapegadamente, mesmo quando os imprevistos ameaçarem nos tirar do sério. Assim, o dia está favorável para pegar leve, deixar preocupações maiores de lado e seguir um roteiro que esteja aberto a mudanças e imprevistos.

QUINTA-FEIRA, 24 de novembro – Júpiter está em quadratura plena a Plutão, que também recebe a conjunção de Vênus. A Lua Libriana conversa harmoniosamente com Marte em Aquário, mas se irrita com a ausência de Netuno. A Lua fecha a noite já próxima de conjunção a Júpiter e quadratura a Vênus. Considerando que Saturno transita Sagitário atualmente e Júpiter, regente de Sagitário, faz quadratura a Plutão, o Sehor da Morte e da Transformação, podemos dizer, mais do que nunca: a justiça tarda, mas não falha! Quem andou burlando regras indiscriminadamente, chutando o balde da ética e da boa vontade, pilhando e enganando… O castigo está vindo a cavalo! Especialmente indivíduos e entidades que tenham planetas entre os graus 10 e 20 dos signos Cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio). Em nível mais pessoal, temos poderosas oportunidades de transformarmos nossa visão de mundo, nossas crenças envelhecidas, nossas perspectivas estreitas e ir mais fundo e mais além, derrubando muros e impedimentos, mobilizando recursos que estiveram sempre à nossa disposição, mas que só agora conseguimos acessar. O que precisamos fazer é estar atentos a nós mesmos, a nossos isights e intuições, ao nosso entorno. As oportunidades estão aí, mas muitos as verão como crises ou problemas intransponíveis. Um problema sempre traz no seu bojo a solução e a chance de crescermos – depende de como vemos as coisas. O dia favorece que vejamos os problemas e situações sob ângulos diversos e variados, de modo que podemos fazer melhores escolhas. Talvez até identifiquemos situações sobre as quais ainda não conseguimos agir conforme gostaríamos, mas a hora chegará em que nos será dado oportunidades e ferramentas. Estejamos atentos. As relações estão bastante esquentadas e propensas a convulsões. Momento de se estar completamente presente nessa relação.

SEXTA-FEIRA, 25 de novembro – Vênus está em conjunção plena a Plutão e quadratura exata a Júpiter. A Lua faz conjunção a Júpiter, mas quadra Vênus-Plutão.  Dona Lua ainda se afina com Saturno e Mercúrio, mas se desarmoniza com Quíron e se opõe a Urano. Ficando vazia depois deste contato, às 11h53min. A Lua faz semi-quadratura ao Sol e entra na fase Balsâmica. A expressão dos afetos está intensificada, exacerbada. Os sentimentos são intensos e ampliados, mas há conflitos internos porque ao mesmo tempo em que queremos uma entrega completa e indubitável, por outro lado podemos nos sentir sufocados e querer preservar nosso espaço individual. Se não estamos cientes dessas discrepâncias internas e não as conciliamos em nós, podemos vê-las refletidas em desentendimentos no relacionamento. O período oferece chances de parceiros aprofundarem o conhecimento mutuo, de estreitarem a intimidade e a cumplicidade, mas se houver desconfiança, ciúmes e tentativa de controle, o tiro pode sair pela culatra e o parceiro que se sente controlado pode escapar por entre os dedos. Confiança mútua e preservação da individualidade são essenciais para que o trânsito se manifeste da forma mais positiva. Em termos práticos e mais mundanos, Essas influênias requerem cautela nos investimentos: há ótimas oportunidades surgindo, mas é necessário checarmos os códigos éticos envolvidos, porque se nossa ambição for desmedida a ponto de querermos passar por cima de outros, a resistência encontrada será igualmente formidável, portanto, escrúpulo e ética são também essenciais. Essa conjuntura astral também nos propicia uma transformação nos valores, na autoestima, de modo que podemos ser mais realistas e autênticos a respeito de nós mesmos, de como nos vemos e de como nos colocamos diante dos outros e isso, definitivamente, altera a qualidade das nossas relações. Para melhor!

Odilon Redon - Reprodução
Odilon Redon – Reprodução de https://www.odilon-redon.org/

SÁBADO, 26 de novembro – A Lua está Balsâmica e inaugura o dia fora de curso em Libra. Ingressa em Escorpião às 06h02min, onde ficará muitas horas sem fazer contato com ninguém. Vênus segue conjunta a Plutão e quadrando Júpiter, que também está em quadratura a Plutão. Mercúrio faz quadratura a Quíron e trígono a Urano, aspectos exatos hoje. É dia de reclusão e solitude. De limpezas e depurações, de deixar ir as ilusões, a necessidade de controle. Dia de perscrutar a alma profundamente, sem receio de suas sombras e humores, sem receio dos sentimentos mais bravios e densos. A Lua Balsâmica é a Lua Negra, a Lua das Feiticeiras, de Hécate e nos convida ao confronto com o velho, o que acabou, os restolhos de um ciclo e o consequente descarte. Depois de tais descartes, estamos aptos a olhar para o futuro, que é a função da fase Balsâmica, olhar no olho do futuro e profetizar o que ele nos traz ou suas inúmeras possibilidades, assim como aquelas que mais nos apetecem. Mercúrio em contato com Urano torna essa influência ainda mais proeminente: já não nos importamos com o que foi; o passado fica no passado porque lá éo seu lugar. Agora olhamos para o futuro, com mais esperança, espírito reformador, dispostos a largar todos esses restolhos que só atravancam a vida, que só nos impedem de prosseguir. O dia favorece esse mergulho profundo em si mesmo e nas questões mais cruciais, favorece que estejamos inteiramente em nós mesmos, para divisarmos os anseios do coração e da mente mais elevada e nessa direção lançarmos nossa flecha certeira!

DOMINGO, 27 de novembro – A Lua Escorpiônica estabelece uma conversa sensível e profunda com Netuno. Depois ela briga com Marte, seu dispositor tradicional. Se reanima no contato com Plutão (o outro dispositor) e Vênus, se desentende com Urano e fecha o dia numa conversa empática com Quíron. O Sol está em sesqui-quadratura a Urano. O dia está intenso e ultra passional – bom para os amantes! Quem puder que estique o amor e adie a hora de levantar! Mas a mesma energia que simboliza essa intensidade pode significar conflitos, caso a paixão e o dinamismo não sejam bem canalizados. Assim, o dia pede que nos engagemos em atividades que despertem nossa paixão, nossa criatividade, nosso empenho e desejo de ir até o fim em alguma coisa. Precisamos de algo a que possamos nos entregar de corpo e alma e se não achamos nada tão empolgante, podemos ficar meio frustrados, meio indóceis e caçar confusão com as paredes. As trocas íntimas estão favorecidas, as superficialidades, definitivamente, não. Mesmo encontros com amigos precisam ser mais intimistas e levar a conversas complexas acerca dos mistérios da vida ou do âmago das questões. Frivolidades, não, por favor! A noite está muito nostálgica e sensível e pode nos deixar um tanto tristes, aumentando um pouco o blues do fim de domingo… Mas nada que um bom filme ou a companhia certa – mesmo que seja somente a sua própria – não possam resolver!

Uma ótima semana para você!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

One thought on “A Semana Astrológica – O Poder e a Justiça

  • 20 de novembro de 2016 em 21:45
    Permalink

    Sempre grata, pela sua excelente 👌 orientação 🔦, nestes dias que se aproximam.
    Namastê 💜

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!