A Semana Astrológica – Miragens à vista!

Semana de 28 de novembro a 04 de dezembro – Dias de se renovar o otimismo, o entusiasmo e a fé na vida! De regenerar nossa coragem e esperança! Contudo, é preciso cautela com as miragens!

O ano está acabando e muitos dizem “ufa!” porque o ano foi mesmo uma paulada, da qual ainda estamos nos recuperando, meios zonzos e receosos de ser atingidos novamente. Vale adiantar que 2017 ainda traz muitos desafios (o texto está o forno), mas será sim, um pouco mais leve do que 2016. Aliás, 2016 é fechado com chave de ouro, porque dezembro, que está começando, traz alguns aspectos desafiadores e, ao mesmo tempo, muito estimulantes. Vamos dar uma olhada na agenda estelar de dezembro?

02 – Mercúrio ingressa em Capricórnio – onde ficará retrógrado

02 – Marte faz trígono a Júpiter

03 – Marte faz sextil a Saturno

07 – Vênus ingressa em Aquário

14 – Lua Cheia em Gêmeos

19 – Marte ingressa em Peixes

19 – Mercúrio entra em retrogradação a 15° de Capricórnio

21 – Solstício de Verão Hemisfério Sul (Inverno Hemisfério Norte) – O Sol ingressa em Capricórnio

25 – Saturno em trígono exato a Urano

26 – Júpiter em quadratura exata a Urano

29 – Urano volta ao movimento direto

29 – Lua Nova em Caprícórnio

Como se vê, Urano estará bastante ativado neste mês, representando possibilidades de mudanças importantes nas nossas perspectivas de futuro e nas revoluções pessoais ou coletivas. É um mês que fecha o ano com um otimismo sutil, face aos tempos tenebrosos que vivemos desde 2014…

Mas voltemos à presente semana! O Sol ingressou no signo do Arqueiro e por estes dias se embrulha em muitas ilusões, fantasias, visões mágicas e miragens, tudo isso representado pela quadratura a Netuno… Cuidado com propósitos ilusórios, com falsas promessas e, principalmente, com os auto-enganos. Netuno tem uma forte influência em toda a semana e no ciclo como um todo, porque a Lua será nova em Sagitário na terça-feira, tendo como único aspecto essa quadratura a Netuno: um ciclo para se olhar para o futuro, para apontar nossas flechas para o infinito, para reavivar nosso otimismo, mas em que precisamos navegar de olhos muito abertos, aprendendo a fluir e mergulhar, divisando redemoinhos e rebojos traiçoeiros, diferenciando desejos e objetivos válidos daqueles que são verdadeiras sumidouros de energia e recursos, ou seja, barcas furadas. Otimismo é um coisa, ingenuidade é outra bem diferente!

Mercúrio ingressa em Capricórnio na sexta-feira, dia 2, onde ficará retrógrado no dia 19 de dezembro. Retorna a Sagitário no dia 04 de janeiro e volta ao movimento direto no dia 08 do mesmo mês. Ingressa em Aquário em 07 de fevereiro. Em Capricórnio, Mercúrio sinaliza uma comunicação sóbria e circunspecta.  A mente trabalha de forma concentrada e se volta para as coisas práticas, para se ter segurança e estabilidade, além de desenvolver estratégias que nos permitam progredir no trabalho e conquistar status social. Mercúrio no signo da Cabra detesta o nonsense: a mente e a comunicação são programadas para serem realistas, diretas e decididas, não tem volteios, não tem “mas nem meio mas”. Logo que ingressar neste signo Mercúrio ficará bastante isolado por alguns dias, praticamente sem aspectos, o que sugere muita concentração e excessos nas análises mentais; podemos também nos expressar no extremos oposto: falando em demasia ou de forma muito dura e pessimista a respeito do que vemos e ouvimos. Mas esse “pessimismo” e excessso de realismo podem nos ser muito úteis e nos propiciar ancoragem num ciclo que tem muito para ser fantasioso e propenso a miragens e a planos mirabolantes sem muito lastro ou substância. Mercúrio nesta posição pode ajudar a manter a cabeça no lugar.

Vênus em Capricórnio, depois de amalgamar-se a Plutão e regenerar nossa paixão, defronta-se agora com os desafios de reaver sua individualidade na figura de Urano em Áries. Comprometemo-nos ou buscamos mais espaço, independência e liberdade? Relações muito rígidas e engessadas, seja pelo tempo ou pela falta de respeito à liberdade e à individualidade um do outro estão sujeitas a crises e conflitos… É preciso encarar as próprias dependências (especialmente financeiras ou materiais), a necessidade de controle, o autoritarismo nas relações e se permitir mais espaço, seja físico ou emocional… Relações que se sustentam somente por causa das aparências, dos costumes ou do status social também ficam na berlinda. Quem quiser ignorar esse chamado, que pague o preço depois!

E de Marte recebemos ótimas notícias! O Planeta Vermelho, que está atualmente ultra idealista e revolucionário em Aquário, faz aspectos harmoniosos a Júpiter e a Saturno, seu dispositor tradicional. Júpiter, que aliás, fica em harmonia a Saturno, seu arqui-inimigo, por muitas semanas: desde meados de outubro até o fim de fevereiro; isso porque esse aspecto é ensaiado, mas não se efetiva ainda, devido à retrogradação de Júpiter, na primeira semana de fevereiro… É como a promessa de uma cooperação ou acordo em que os dois lados nunca conseguem se encontrar para conversar pessoalmente e ficam apenas trocando mensagens indiretas.  O aspecto, um sextil, e a consequente promessa de cooperação fica exato somente em 27/08/2017 mas, de qualquer forma, se faz sentir nestas semanas, mesmo que sutilmente, e sugere a possibilidade de voltarmos a crescer de maneira mais responsável, mesmo que timidamente. Marte funciona como um elo que aproxima os dois nesta semana, pois os três estão em harmonia: Marte faz trígono Júpiter e sextil a Saturno. Assim, nossa coragem e entusiasmo para executar e realizar os objetivos ganham reforços! Estamos mais otimistas e estimulados, sem, no entanto, meter os pés pelas mãos e sem tentar abraçar o mundo com as pernas. Estamos prontos para lutar por nossos ideiais, mas sem cabeça quente ou precipitação. O entusiasmo é bem temperado pela coerência e ainda temos um ótimo senso de timing! O grande idealismo também é mesclado com pragmatismo, de modo os exageros ficam contidos. É um otimismo e um idealismo bem pé no chão e, novamente, esses são ótimos aspectos com que contar no mês de Sagitário, pois as chances de exagerarmos e nos excedermos fica diminuída.

Quíron volta ao movimento direto nesta semana. As feridas recentes já foram suficientemente lambidas e re-significadas. Agora procedemos com a aceitação efetiva e a cura, enquanto nos preparamos para lidar com outros limites e fragilidades. Aos poucos vamos desnudando nossos medos e vulnerabilidades no que tange à dissolução do ego, à resistência a nos soltar e deixar ir o sofrimento desnecessário. Para parar de sofrer, é preciso se desprender e desapegar do sofrimento. A dor é parte intrínseca da vida, mas não é a única parte, embora muitas vezes nos acostumemos demais com ela. Se olharmos por tempo suficiente, veremos que depois da chuva, pode haver o arco-íris!

Assim, gradativamente o céu vai se preparando para aspectos cíclicos formados entre Júpiter-Saturno – já mecionado acima – Júpiter-Urano (oposição) e Saturno-Urano (trígono), que se darão em dezembro, mas que também já são sentidos algumas semanas antes. Essas influências sugerem maior abertura nas oportunidades, assim como chances de nos reestruturarmos, progredirmos e avançarmos em direção ao novo, sem no entanto destruirmos aquilo que nos sustenta; temos também possibilidades ampliar nossa visão de mundo e despertar para cenários, alternativas e probabilidades que antes não enxergávamos… Contudo, Júpiter-Urano simbolizam muita inquietude e turbulência, especialmente no meio político e jurídico, mas também representam chances de ruptura com formas rançosas e viciadas de se fazer a justiça – um sopro de renovação, vendavais que podem ser turbulentos, mas que transformam a paisagem e obrigam a todos a se adaptar e inventar novas maneiras de crescer!

A Lua abre a semana na fase Balsâmica, em Escorpião. Renova-se em Sagitário na terça-feira. Com sobriedade, entra na fase Semi-Crescente em Caprícórnio e fecha o domingo no inovador e sociável Aquário. Na sua jornada ela encontra com todos os demais corpos celestes e com eles trava interações harmônicas ou tensas, sinalizando nossos humores e alterações emocionais.

SEGUNDA-FEIRA, 28 de novembro – A Lua abre o dia e a semana na fase Balsâmica, fora de curso, em Escorpião e fica nessa condição por todo o dia, ingressando em Sagitário somente às 18h46min. Ainda em Escorpião ela se harmoniza com Quíron e se desentende com Urano (esses aspectos não contam no curso normal da Lua, porque quincunce é aspecto menor e Quíron é asteroide). Vênus em Capricórnio está em quadratura a Urano em Áries e em harmonia com Quíron em Peixes, aspectos exatos amanhã. O dia e a semana começam meio arrastados. Estamos em standby, em compasso de espera e, mesmo tendo muitas demandas e obrigações a cumprir, intuímos que talvez seja melhor mesmo esperar que o tempo clareie e se faça mais nítido. A Lua está escura como breu, reclusa em sua caverna, incomunicável. Está invisível no céu, obscurecida pelo Sol, assim como fica obscurecida nossa objetividade. Dessa forma, ganhamos mais se nos sintonizamos com esse ritmo balsâmico de ser e meditamos sobre as coisas que estão por vir, abrindo espaço, jogando todos os entulhos fora, liberando a escrivaninha, as gavetas, os armários, o coração e a mente de tudo que não serve mais, de tudo que apenas atravanca o livre fluir das energias e das intenções. Limpeza e depuração. Afinal, como podemos segurar as novas oportunidades que estão por vir no amanhã, se nossas mãos estão ocupadas com o liso de ontem ou de muito tempo atrás? Em termos práticos, o dia pede rotina e repouso das expectativas fazedouras. É melhor sentir o clima, sentir a atmosfera antes de se lançar a qualquer empreitada desavisadamente…

TERÇA-FEIRA, 29 de novembro – Vênus torna plena a quadratura a Urano e o sextil a Quíron. A Lua se renova em Sagitário, em quadratura a Netuno, o que pede cautela na forma como vamos realizar nossos propósitos e objetivos neste ciclo. É hora de renovar o otimismo e a fé e se abrir a novas possibilidades de futuro, mas, ao mesmo tempo, não podemos descuidar do bom senso, porque muitas oportunidades de ouro que sugem, podem ser, na verdade, apenas armadilhas para nossa imensa credulidade. Um novo ciclo começa, o ciclo de Sagitário, o momento do ano em que somos convidados a olhar para o futuro cheios de esperança, entusiasmo e alegria! Um período de nos tornarmos mais aventureiros, de correr riscos e nos lançar a novas estradas, a ultrapassar limites que antes nem sabíamos que existiam, ou que não conseguíamos a coragem necessária para transpor. É momento também de rever nossas crenças, nosso senso de ética e de justiça e examinar como estamos exercendo esses valores no mundo – são valores reais e vividos realmente no dia a dia ou são apenas enfeites de um discurso vazio e hipócrita? No que realmente acreditamos, o que mobiliza nossa fé e nosso entusiasmo? A Lua Nova se dá em aspecto tenso a Netuno, requerendo cautela no lançamento das nossas novas intenções, nas sementes que desejamos plantar no novo ciclo. Hámuitas dúvidas, receios, inseguranças… Será que daremos conta? Será que ousaremos correr atrás de nossos sonhos? Serão sonhos válidos? É preciso cuidar para não confundirmos projetos realizáveis com meras miragens, ilusões e fantasias plantados em nosso coração, seja por outros ou por nós mesmos. Excessos de otimismo podem se provar enganadores e problemáticos mais à frente. Extremismos de pensamento, fala ou atitude também precisam ser vigiados, já que Júpiter, regente da Lua Nova, está em quadratura a Plutão e oposição a Urano. A Lua Nova também torna agudas as crises relacionais, simbolizadas pela quadratura Vênus-Urano. Nossas dependências estão na berlinda, assim como relações baseadas puramente nas convenções. Quem somos, quando estamos sós, quando não somos parte de um casal? Ainda temos clareza disso ou nos perdemos no outro, esperando que ele suprisse nosso senso de valor próprio e sanasse nossa solidão crônica?

QUARTA-FEIRA, 30 de novembro – O Sol Sagitariano está em quadratura a Netuno em Peixes. Em Sagitário a Lua faz conjunção a Saturno e, para equilibrar, ela se harmoniza e se estimula com Júpiter, o dispositor dos dois. Dona Lua ainda conversa, animada e sociável, com Marte em Aquário e fica elétrica no contato com Urano em Áries, mas briga com Quíron, que estaciona às 07h53min, a 20°40’ de Peixes, para voltar ao movimento direto amanhã. O dia traz uma carga nostálgica e meio pesada, uma sensação de letargia e incerteza qe nos faz questionar se estamos no lugar certo, fazendo a coisa certa… Questionar até mesmo sobre quem somos e o que queremos. Sentimo-nos desencorajados e duvisodos, meio tristonhos e talvez até fúteis, com uma sensação de que tudo é muito inútil, tudo é muito fútil na escala maior das coisas e da vida… Quem somos nós, afinal, para querer aspirar a grandes alturas e projetos vultosos? Precisamos pegar leve conosco mesmos e lembrar que nada dura para sempre. Respeitar a letargia e não nos cobrar em demasia. Não levar tudo tão a sério nem mesmo aquela proposta que parece maravilhosa, tanto quanto duvidosa… Lembrar que tudo passa e que nosso humor e disposição podem estar diferentes amanhã é um grande bálsamo e nos dá um senso de perspectiva. Miragens existem e também precisam ser colocadas em perspectiva, tanto as miragens positivas quanto aquelas que nos fazem ver demônios que não existem ou que fazem parecer que nossos problemas são mais medonhos do que realmente são… Ao invés de nos quedar depressivos e sorumbáticos, podemos usar os devaneios – não tão tolos – para investigar o que nos faz sonhar, realmente e, mesmo que tais sonhos e devaneios não sejam, de todo, realizáveis, ainda podem nos fornecer pistar sobre o que nos faz ir além, o que nos faz percorrer mais uma milhar, a despeito do cansaço, da dificuldade, da dúvida… O que nos faz sonhar? O que nos leva adiante? O que nos faz acreditar? Serão sonhos palpáveis ou apenas quimeras? E, em sendo apenas quimeras, em que nos ajudam a descobrir mais sobre nós mesmos e sobre a substância de que somos feitos? Mesmo nossos devaneios mais tolos não podem ser desprezados como inúteis. Eles revelam muito de quem somos e do que realmente desejamos quando estamos distraídos.

QUINTA-FEIRA, 1° de dezembro A Lua Sagitariana faz conjunção a Mercúrio e fica vazia depois deste contato, às 02h09min. Ingressa em Capricórnio às 06h53min, onde fica muitas horas isolada, sem conversar com ninguém, começando a acenar a Netuno apenas no fim do dia. – Marte em Aquário está em trígono a Júpiter em Libra, aspecto exato amanhã. O dia está ótimo para nos concentrarmos no trabalho, com toda a nossa estamina física e emocional, com o nosso vigor e disposição, sem nos dar tempo ou espaço para distrações e ou perdas de tempo. Depois dos últimos dias de dispersão e sonhos, é como se nos sentíssemos obrigados a recuperar o tempo perdido, a dar de nós tudo o que temos e mais um pouco porque nos lembramos que “sonhos não se materializam, a menos que nós mesmos o trabalhemos nisso”. A concentração é máxima, o a disciplina está no ponto e a persistência muito afiada, de modo que sim, podemos trabalhar, produzir e concentrar nossos impulsos de forma muito prática e objetiva, já divisando como nos aplicar concretamente naquilo que desejamos realizar mais à frente. Os sonhos e visões nascidos do fogo ousado de Sagitário agora começam a tomar forma e se manifestar de forma muito concreta e palpável nas terras rochosas da nossa vontade e determinação. E não permitiremos que nada nem ninguém nos desviem de tais objetivos! Então, podemos nos concentrar de corpo e alma, sangue, músculos e, principalmente, ossos e articulações, naquilo que queremos e buscamos. Primeiro o dever, depois o prazer! Primeiro o trabalho, depois a diversão e a curtição! Mas, não se engane, trabalhamos duro, mas quando paramos para celebrar, celebramos e festejamos mais decidiamente ainda! Aproveite o dia para avançar em tudo o que você achava que estava parado, enganchado, travado ou atrasado! Arregace as mangas e ao diabo com as desculpas esfarrapadas! Trabalhe! Resistência, vigor e entusiasmo não faltarão!

SEXTA-FEIRA, 2 de dezembro – Marte em Aquário está em trígono partil (exato) a Júpiter em Libra, que também recebe a quadratura da Lua Capricorniana. A Lua, depois de se suavizar no contato com Netuno em Peixes, empodera-se na conjunção com Plutão e, claro, na quadratura com Júpiter. Mercúrio ingressa em Capricórnio às 19h19min. O dia está, decididamente, sujeito a convulsões, pequenas crises e distúrbios, mas todas essas situações são encaradas como desafios estimulantes e até excitantes, que nos fazem dar o melhor de nós, que buscamos provar nossos próprios limites, não para outros, mas para nós mesmos! Estímulo, otimismo, ousadia e uma saudável inquietude são temperados com a cautela necessária, de modo que ponderamos e nos percebemos capazes de tomar boas decisões, mesmo quando a impaciência ameaça roubar o melhor de nós. Os desafios, longe de nos deprimir ou desanimar, parecem trazer mais impulso e inspiração e nos sentimos particularmente poderosos, vigorosos e capazes de enfrentar o que quer que venha pela frente. E, o que é melhor, não o fazemos somente por nós mesmos e nossos objetivos egoístas. Não, buscamos a melhoria para todos, estamos interessados no que é melhor para o grupo, num crescimento que seja constante, sustentável e perene, porque percebemos que tudo é melhor quando todos estão bem e prosperando. Assim, trabalhamos com resolução, determinação, graça e vigor e nos preparamos para o que der e vier, seja individualmente, seja em equipe. Quem puder, faça seu melhor para não desperdiçar um minuto que seja dessa energia positiva e auspiciosa, uma energia que une inspiração, transpiração e concretização – decididamente, uma fórmula de sucesso, o que quer que sucesso signifique para você!

SÁBADO, 3 de dezembro – É dia de Saturno e hoje ele recebe um contato favorável de Marte, que atualmente é regido por ele. A Lua está em quadratura a Urano em Áries, mas faz conjunção a Vênus, ficando vazia logo depois, às 08h18min. Já vazia, ela faz uma semi-quadratura ao Sol, entrando na fase Semi-Crescente. Ingressa em Aquário às 17h44min. Um dia para alinhar nossos impulsos mais idealistas e positivos com nossa maior resiliência, disciplina e perseverança. Mesmo que haja impulsos contrários, rebeldes e anárquicos nos desafiando a domar, dentro de nós o potro selvagem que corcoveia indócil, sabemos que tal potro, mais do que problemas, pode incendiar nossa paixão, ardor e nossas melhores intuições, indicando o caminho certo a seguir e as manobras certas a fazer, conforme as curvas do caminhos vão surgindo. Agora ganhamos um novo impulso sim e, mesmo que tenhamos que esperar pelo momento certo de agir, sabemos que quando ele chegar, estaremos prontos, com tudo o que nos será requerido e exigido de nós. E daremos tudo e mais um pouco, sem reclamar, porque estamos dispostos a pagar o preço por algo que é precioso e que somente se revelará inteiramente bem mais à frente, embora já o tenhamos conhecido nitidamente, em nossa mente, coração e alma… É questão de esperar, pacientemente, por um encontro que já é nosso, que sempre foi – e pelo qual trabalhamos e esperamos pacientemente!

DOMINGO 4 de dezembro – De Aquário a Lua se harmoniza com o Sol Sagitariano e mais tarde com Júpiter em Libra, fechando a noite e a semana em conjunção a Marte, que segue se afastando dos aspectos positivos a Júpiter e a Saturno. O domingo traz tudo o que se podia querer de um domingo perfeito: energia positiva, sociável, alegre e festiva. Necessidades, desejos e intenções se afinam adequadamente e podemos simplesmente relaxar e ser felizes dentro de nossas possibilidades, sejam elas suntuosas ou modestas. Estamos satisfeitos com o que temos e mesmo quando não estamos, aceitamos e vamos em busca da melhoria, onde quer que ela esteja, sem brigar, sem reclamar, apenas aproveitando as chances que o destino e a vida nos trazem, agradecidos. É um dia propício para estar em família, com amigos, ou aventurando-se, experimentado e fazendo coisas diferentes e fora do “normal”; para ficar a sós, para estar no campo, para fazer o que nos dá vontade e o que nos dá prazer, sem nos preocupar com cobranças, obrigações, explicações. É dia para experimentar a leveza, em toda a sua plenitude, em todos os seus melhores auspícios, sem nos importar com o que o amanhã nos trará, embora acreditemos firmente que o amanhã também é venturoso e feliz! Assim, não nos perguntemos que hora a noite cairá – aproveitemos a luz e o calor do sol, o canto dos passarinhos, a companhia agradável dos que nos cercam, enquanto estamos vivos. Sejamos felizes. Hoje. Agora. O amanhã cuidará de si mesmo e virá conforme o destino nos aprouver. E ele nos favorecerá. Assim cremos!

Uma linda e auspiciosa semana e um excelente novo ciclo para você!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!