A Semana Astrológica – O deserto que somos nós

Semana de 5 a 11 de dezembro – Semana de prosperar, de alavancar nossos propósitos com consistência, disciplina e perseverança! Sem perder a esperança, sintonizando-nos com um otimismo realista!

Semana de Quarto Crescente, que sinaliza um momento no ciclo em que encontramos uma crise na realização dos nossos propósitos, momento que requer ajustes e negociação. Precisamos ajustar esses planos e propósitos à realidade, trabalhar por eles com perseverança e disciplina; passar nossa visão de futuro e nossas crenças pelo crivo do realismo e do pragmatismo; perseverar na esperança, mesmo que ela pareça duvidosa no momento; sobretudo, assumir a responsabilidade e o trabalho requerido por aquilo que queremos realizar, pelo destino onde queremos chegar e aquilo que queremos ser. Tudo isso é representado pela conjunção Sol-Saturno ocorrendo nesta semana, um contraponto bastante significativo em relação à sensibilidade e incerteza da semana passada, que foi grandemente colorida por Netuno. A visão de futuro e a fé Sagitarianas são buriladas pelo bom senso e realismo do Mestre do Tempo e isso nos traz de volta à terra e às nossas possibilidades reais. É hora de nos sintonizar com a disciplina, a paciência, a firmeza e a dedicação que existem em nós: resiliência sim, reclamação, não! Mas o Sol também conversa harmoniosamente com Júpiter, que também está em aspecto favorável ao mesmo Saturno, claro! Isso nos sugere a possibilidade de lidar com a realidade de maneira tranquila, com alegre aceitação e o firme compromisso de modificar as facetas dessa realidade que não nos favoreçam. Aceitamos e cooperamos com ela, buscando as oportunidades de melhorá-la. O Sol fecha a semana já em aspecto favorável a Urano, aspecto que se completa na semana que vem. Pondo tudo junto, Sol, Júpiter, Saturno e Urano, a semana oferece chances de nos empenharmos e comprometermos com o futuro auspicioso que queremos para nós, percebendo que ele não se fará sozinho, nós é que teremos que construí-lo e assim, angariamos toda a nossa disposição e nos colocamos a caminho!

Mercúrio, que já está na zona de retrogradação desde o dia 1° de dezembro, aos poucos vai desacelerando e nesta semana sensibiliza-se e torna-se ligeiramente mais empático no contato com Netuno. A brusquidão e secura da comunicação Capricorniana é suavizada, de modo que conseguimos perceber que existem outras coisas para além da apresentação dos resultados numéricos e frios. A concentração mental pode também ser enriquecida por outros tons além do cinza escuro do concreto que buscamos erigir do chão dos nossos objetivos. E então percebemos que os planos a obra não serão menos sérios se forem finalizados com beleza e sensibilidade. Mercúrio entra em movimento retrógrado no dia 19 de dezembro, a 15°07’ de Capricórnio e volta ao movimento direto em 08 de janeiro, a 28°51’ de Sagitário. A zona de retrogradação vai, então, de 1° de dezembro (quando Mercúrio passou direto, pela primeira vez, pelo grau 28°51’ de Sagitário) a 27 de janeiro (quando Mercúrio ultrapassa o grau 15°07’ de Capricórnio, onde havia ficado retrógrado). O período mais crítico, obviamente, é o período em si da retrogradação. Em Capricórnio implica fazermos revisões acerca de nossos conceitos, atitudes e posturas no que tange a nossos objetivos mundanos de longo prazo, à nossa posição e papeis na sociedade – quaisquer que sejam eles – à nossa relação com o que chamamos de realidade; nossa relação com o tempo objetivo; nossa relação com o mundo dos negócios e das grandes corporações, grandes estruturas e hierarquias; revisão sobre como vemos nossa carreira, profissão, status social, contribuição que damos à sociedade. E, claro, tem a ver também com a casa do mapa natal em que a retrogradação de Mercúrio se dará.

Vênus ingressa em Aquário e nossos valores e amores ganham um tom progressista, libertário e mais desprendido. Estamos menos apegados e mais compreensivos quanto ao direito de ir ou de ficar, de querer ou “desquerer”, porque nos damos conta de que afinal, ninguém é de ninguém; os contratos sociais servem apenas de formalidade e de nada valem se o sentimento verdadeiro não estiver por trás de tais arranjos – aliás, quem quer tais arranjos se eles não são baseados na verdade do que se é? A Vênus Aquariana é, definitivamente, mais desapegada e desprendida e colore as relações de maior leveza e liberdade, primando pela compreensão mútua e pelas afinidades de ideais. Às vezes pode ser adepta do poliamor ou simplesmente gostar de experimentar, porque, na verdade, ela detesta rótulos, detesta ser enquadrada nesta ou naquela classificação, porque entende que todos somos livres para ser o que quisermos, quando quisermos, com quem quisermos, SE quisermos!

sol-marte-saturno-jupiter-uranoMarte, o Senhor da Vontade, está atualmente em recepção mútua com Urano, visto que Marte rege Áries, onde Urano trafega atualmente e Urano é co-regente de Aquário, a casa correntemente ocupada por Marte. Ambos estão em mútua cooperação e camaradagem, influência que se cristaliza um pouco mais nestes dias, porque eles resolvem bater um papo sobre seus ideais revolucionários. Marte ainda se separa de aspecto também positivo ao outro co-dispositor, Saturno, com quem também teve uma conversa harmoniosa dias atrás, além de também conversar com Júpiter. Assim, novamente, temos outra equação bastante auspiciosa nos céus destes dias: Marte, misturado com Júpiter, Saturno e Urano, os mesmos camaradas com quem o Sol está em diálogo – o Sol, aliás, fará sextil a Marte daqui a algumas semanas, no fim de dezembro. Os contatos feitos por estes planetas formam a imagem de um Trapézio, uma forma geométrica em que dois lados são de igual tamanho, tendo uma base menor e outra maior. É interessante notar que os dois planetas pessoais masculinos o Sol e Marte, estão ambos envolvidos com os dois planetas sociais, um que representa os limites e responsabilidades (Saturno) e outro que representa a necessidade de crescimento e expansão (Júpiter) e ainda adicionamos o transpessoal, Urano, que implica em mudanças para além do escopo indivíduo-sociedade, atingindo o coletivo de forma ampla, na esfera física, mental, espiritual e transgeracional. Júpiter e Urano estão atualmente em oposição, um aspecto que simboliza a capacidade de nos liberarmos de muitas restrições que antes impediam nosso crescimento, restrições impostas por leis ou costumes, modos de visão ou percepções e crenças ultrapassadas e estagnadas.

Sol e Marte em contato benéfico com ambos indicam que podemos trazer tais mudanças para o âmbito da vontade pessoal e, ao invés de nos sentirmos vítimas das mudanças coletivas, podemos fluir com elas e incorporá-las em nossa vida, adaptando-nos e utilizando-as a nosso favor. A presença de Saturno, que está em trígono a Urano por várias  semanas, nos garante que isso seja feito de forma estruturada, coesa, sem necessidade de rupturas destrutivas com o que já foi construído e que ainda é útil e adequado. Visto no sentido contrário, podemos dizer que nossos propósitos e vontade pessoais podem nos impulsionar a romper com paradigmas limitantes e estagnados, de forma que avancemos para um novo mundo e uma nova realidade. O que sugere que temos a promessa e a capacidade de permitir que o velho e o novo dialoguem dentro de nós, assim como, no mundo lá fora; podemos efetivar esta novidade harmoniosamente e ela então coexistirá com a solidez daquilo que já é. O que será, nasce daquilo que é, num processo de progressão em espiral contínua e não circular. Se tais promessas se concretizarão, de fato, depende de nosso esforço e empenho pessoais – sextis e trígonos são aspectos ditos “benéficos”, mas são passivos, ou seja, se não nos mexermos, os potenciais não se manifestarão. Essa configuração traz a promessa de nossas ideias saírem da formulação e alçarem voos mais altos, até pousarem em terremos onde possam ser concretizadas.

A Lua abre a semana na fase Semi-Crescente, em Aquário. Formaliza a fase do Primeiro Quarto em Peixes, enche-se ímpeto em Áries e fecha o período já em Touro, confortável e preguiçosa no domingo. Nesta caminhada ela conversa com todos os demais corpos celestes. A Lua será Cheia na terça-feira, dia 13 de dezembro, às 22h05min (dia 14/12, à 00h05min para Lisboa), a 22°25’ de Gêmeos.

SEGUNDA-FEIRA, 05 de dezembro – A Lua está em Aquário, conjunta a Marte e também dialogando, harmoniosamente, com seus co-dispositores, Saturno e Urano e ainda em aliança com Júpiter em Libra. Fica vazia depois da conversa com Urano, às 09h24min. Ingressa em Peixes somente na madrugada de terça, portanto, tempo praticamente o dia todo de Lua Fora de Curso.  A madrugada de segunda traz sonhos auspiciosos, imagens bem elaboradas de planos venturosos, visões de um outro mundo, melhor e mais evoluído. Imbuídos e estimulados por tais imagens e auspícios, começamos a semana com energia positiva e cheios de ânimo. Entretanto, o dia pede paciência com nossa impaciência e ansiedade. É como se, logo após iniciarmos as atividades, precisássemos parar e rever os planos, colocar tudo no lugar, burilar os insights e intuições, certificar-nos de que temos todas as ferramentas e recursos necessários para por em prática tais ideias luminosas . Embora o dia não esteja favorável à ação direta e imediata, está sim, propício à observação dos pensamentos, emoções e sentimentos, das ideias e clarões que surgem em nós ou mesmo à nossa frente, como acontecimentos fortuitos e aparentemente sem importancia. A observação e identificação dos padrões pode nos ajudar a construir novas estratégias na execução dos objetivos. A ação mesmo fica para depois – o dia é adequado à observação da subjetividade, da elucubração das ideias e intuições. Em termos práticos as influência pedem flexibilidade e abertura a imprevistos e ao inusitado. Coisas inesperadas podem acontecer, mas, ao invés de nos irritarmos, procuremos aprender com elas e delas tirar proveito.

TERÇA-FEIRA, 06 de dezembro – A Lua abre o dia fora de curso em Aquário e ingressa em Peixes às 02h31min, de onde logo se indispõe com Júpiter em Libra. Mais tarde a Lua conversa com Mercúrio em Capricórnio e à noite está fundida a Netuno. Marte segue em direção ao sextil a Urano, aspecto exato amanhã, enquanto o Sol se aproxima da conjunção a Saturno. A sensibilidade está favorecida no dia de hoje e a melhor parte é que nossa mente está afiada, concentrada e pragmática, mas está também em boa sintonia com os ritmos orgânicos e com o coração, de modo que sentimos que o dia flui e se desdobra de maneira hamônica e tranquila. Há bons palpites sobre os melhores e mais inovadores métodos de realizar nossso desejos e intentos. A intuição acurada é somada à sensibilidade refinada, o que nos traz uma sensação de bons presságios, de expectativa positiva, de coisas boas por acontecer. À noite a percepção e receptividade aumentam, ampliando os sentidos e impressões, de modo que captamos com maior facilidade as influências que boiam na atmosfera. Apesar da sensação de vulnerabilidade, temos os pés no chão e uma adequada ancoragem, sendo capazes de ser corentes, sem nos deixar levar por fantasias nebulosas, ao contrário, integrando o realismo com as percepções, o que enriquece nossa experiência e capacidade de leitura e interpretação do mundo e dos eventos. Quem souber respeitar tais percepções e intuições poderá se beneficiar bastantes delas, achando as respostas que buscava de formas inusitadas e inesperadas, no mínimo vivenciando um dia com mais cor, mais doçura, mais delicadeza, sem perder-se de si mesmo e sem perder o senso da realidade.

QUARTA-FEIRA, 07 de dezembro – A Lua Pisciana faz quadratura ao Sol Sagitariano, formalizando o Quarto Crescente. Ela também se harmoniza com Plutão, se irrita com Júpiter e leva bronca de Saturno, ficando vazia depois deste aspecto, às 12h06min. Mais tarde a Lua ainda faz conjunção a Quíron. Vênus ingressa em Aquário às 12h52min e Marte está em sextil partil a Urano, com quem está, também, em recepção mútua. Chegamos ao Quarto Crescente, quando nossos projetos encontram desafios que nos fazem parar e rever nossas estratégias. Encontramos bifurcações na estrada que podem nos deixar confusos e incertos, ponderando sobre pistas eventuais que tenhamos interpretado erradamente… Agora nossas certezas são entremeadas por algumas dúvidas e talvez precisemos de uma ação mais drástica e decisiva. Contudo, antes das decisões drásticas: precisamos rever nossos anseios e grandes ideais, controlar a enorme inquietude e as possíveis insatisfações que tais ideais e anseios geram no confronto com a realidade do dia a dia. A Lua ficando Crescente em Peixes pede que refinemos as grandes visões germinadas em Sagitário; que burilemos cuidadosamente a vivacidade e os ímpetos do fogo mutável e que entremeemos esse grande propósito com sensibilidade, compaixão e empatia, sem permitir que tais qualidades nos amoleçam ou nos fragilizem, antes, que sejam combustível para nos tornar mais fortes, lembrando que só os verdadeiramente fortes são capazes de ser gentis. Há gmuita força transformadora, necessidade de ser responsáveis por nossos desejos e de enfrentar a realidade das nossas limitações. Ainda assim, nada disso precisa ser impedimento para a realização e efetivação da nossa busca. A tarde está favorável à meditação do grande significado dessas mesmas limitações: o que elas têm a nos ensinar?

QUINTA-FEIRA, 08 de dezembro – A Lua está fora de curso em Peixes e ingressa em Áries às 08h16min, de onde tem uma conversa direta e desapegada com Vênus em Aquário. Mais tarde ela tem uma discussão dura e belicosa com Mercúrio em Capricórnio. Marte vai se distanciando de Urano, Júpiter, e Saturno. O dia começa meio confuso e paradão, como se tivéssemos caído do caminhão da mudança, no meio de lugar nenhum… Mas logo recobramos nossos sentidos e damos ignição ao dia e às atividades, encontrando nova energia, disposição, combatividade e coragem. Temos pressa em avançar, mas achamos tempo de socializar com aqueles que nos importam, encontrando prazer em interações que dão alegria ao dia. À noite o clima fica tenso e propenso a discussões duras e inflamadas. A cabeça quer uma coisa e o coração quer outra, instintos e razão fora de sintonia, o que nos leva a possíveis conflitos com o mundo que nos cerca, por não dirimir o dilema interno. As emoções estão em ebulição e diante de discordâncias, reagimos de forma irracional e desproporcional, provavelmente imaturamente, para choque e surpresa daqueles próximos a nós. Talvez precisemos mesmo dar um passo atrás e admitir que podemos estar errados e que mudar de opinião não precisa ser um problema. As emoções e opiniões talvez oscilem, portanto, antes de nos comprometer rigidamente com qualquer coisa, é preciso observar se aquilo realmente está alinhado com nossos valores mais profundos, para não corrermos o risco de decidirmos baseados somente em emoções e reações passageiras.

SEXTA-FEIRA, 09 de dezembro – O Sol está em sextil pleno a Júpiter, seu dispositor, que recebe a oposição da Lua Ariana, que também briga com Plutão, mas se entusiasma com Sol e Saturno e ainda se une a Urano. A Lua ainda dialoga com seu dispositor Marte e fica vazia depois deste contato, às 23h08min. Energias bastante combustíveis, é o que temos no menu do dia. Deparamo-nos com algumas crises que exigem de nós presença de espírito e decisões rápidas, além de atitude honesta e autêntica. Mas não tem problema, porque disposição é o que não nos falta hoje. Há uma gradiosidade de atitude, amplitude de movimentos e confiança na vida e no futuro, que nos fazem abraçar os desafios com entusiasmo e coragem – talvez até de maneira exagerada, meio gabola, o que pede alguma contenção para não nos precipitarmos e metermos os pés pelas mãos. Se conseguirmos esse mínimo de contenção, estamos aptos a identificar muitos dos entraves que nos prendem ao passado, às velhas artimanhas e desculpas pobres e caquéticas, a ponto de dar o salto de fé que precisamos, apostando alto que conseguiremos chegar do outro lado, transpondo muros, limites e barreiras que já não fazem mais tanto sentido, que só existiam na nossa mente e percepção – a percepção se aviva e vê além da ilusão repetida dos espelhos do labirinto das nossas falíveis crenças, estilhaçando-se diantes de nossos próprios olhos, abrindo portas e janelas que descortinam novos cenários, caminhos invulgares e insólitos para nós, se apenas ousarmos dar o primeiro passo na direção da ruptura do espelho viciado para repetir o mesmo cenário “adequado” e aceitável… Os muros e limites, o adequado e o aceitável, nos servirão de trampolim a nos dar o impulso e a força de que precisamos para ir além do improvável, adotar caminhos e soluções não trilhados e ainda não experimentados, até que a transformação ocorra de fatom – é unir o útil e necessário ao agradável; é pisar no solo firme para alçar vovos mais altos.  O dia está propício a este movimento e a estas identificações, cabe a nós encarar o desafio!

SÁBADO, 10 de dezembro – É dia de Saturno que recebe a conjunção do Sol Sagitariano. Mercúrio está em conversa sensível com Netuno, representado por um sextil, exato hoje. Enquanto isso, a Lua Ariana segue vazia na madrugada e ingressa em Touro somente às 10h41min, de onde logo fecha o tempo com sua senhoria, Vênus em Aquário. A Lua encontra distúrbios inconscientes no contato com Saturno e Sol e, devido a este aspecto ao Sol, entra na fase Corcunda. Este é um dia para voltar a atenção para nossos propósitos de longo prazo, verificando, com vagar e muito apreço, o esforço e comprometimento que eles vão requerer de nós e percebendo que os resultados serão duradouros, quaisquer que sejam esses resultados, bons ou ruins. É um ótimo dia para nos olhar no espelho com realismo, congratulando-nos por tudo aquilo que já realizamos, por tudo o que já crescemos e amadurecemos e percebendo com clareza e simplicidade onde ainda precisamos melhorar, quais inseguranças ainda precisamos superar. Diferenciar entre o que é real e o que não faz sentido nenhum para nós. Perceber quais medos e crenças, limitantes ou não, continuam a nortear nossas vidas e buscar modificá-las (quando for o caso) de acordo com os novos rumos que queremos dar aos nossos passos. Perscrutar o vazio interno, esvaziar-nos das visões enganosas que porventura tenhamos sobre nós mesmos.

Pode ser que haja um sentimento desconfortável de solidão e isolamento, mas isso é um lembrete de que de fato, nascemos e morremos sós, e de que precisamos conviver conosco mesmos, sem fugir de tal sensação, antes, abraçando a integralidade do ser que somos nós – porque em nós há uma multitude de seres e de dons. É perceber-se na vastidão e solidão do deserto interior e entender que, paradoxalmente, no fundo, não estamos sós, estamos em nossa própria companhia e a vida, essa vida infinita, também nos faz companhia e nos presenteia com o que precisamos. A solidão da qual reclamamos, pode trazer, na verdade, a paz de que tanto precisamos. Dar-nos conta de que o que precisamos já temos dentro de nós, todos os recursos estão aí, sempre estiveram, só precisamos acessá-los e desenvolver consistência e autossuficiência, algo difícil, mas possível. Achar o oásis dentro de nós, porque é inútil ir procurar lá fora! A Lua ajuda a dar corpo e base para as resoluções tomadas pela consciência, de modo que podemos realmente aproveitar essas influências para planejar o ano à frente, para buscar aplicar nossa visão de futuro de forma bem concreta e efetiva e para nos dedicar ao trabalho e aos objetivos, seriamente, comprometidamente!

DOMINGO, 11 de dezembro – De Touro a Lua se harmoniza com Netuno e depois, mais visceralmente, com Plutão. Depois ela tem interações irritantes com Sol-Saturno e Júpiter, que estão os três, em harmonia entre si, tornando a Lua foco de um Yod-Dedo de Deus. A Lua se afina também com Quíron e como este recebe quincunce de Júpiter, Júpiter vira também foco de outro Yod por algumas horas. A Lua fecha a noite em quadratura não exata a Marte enquanto o Sol está bem próximo do trígono a Urano. O dia está preguiçoso e lento e queremos apenas sombra e água fresca… Entretanto, parte de nós gostaria de viver algumas aventuras, de encontrar pessoas novas e ampliar o escopo de atuação e das atividades… Um dilema que traz desconforto para a alma e o espírito, porque então ficamos inquietos, sem saber se descansamos e nos refestelamos no sossego da indolência ou se atendemos ao apelo de uma aventura não planejada; “ou guardo o dinheiro e não compro o doce ou ou compro o doce e gasto o dinheiro”… Esse desconforto fica mais agudo à tarde e pode se refletir na siesta domingueira sendo perturbado pela música alta do vizinho, pela balbúrdia dos parentes ao redor de um jogo qualquer, pela turma querendo experimentar algo novo… Quando tudo o que queríamos era ser deixados em paz… Ou talvez seja o contrário – nós estamos mais aventureiros enquanto os outros estão mais acomodados… O certo é que pode haver desencontros e inseguranças nas interações, a ponto de nos sentirmos deslocados em alguns momentos, talvez nos arrependendo de estar ali, com aquela sensação chata de desencaixe. Mas nada precisa ser levado tão a sério… Se formos flexíveis, mesmo o programa que parecia ter desandado de vez pode, de fato, se revelar uma surpresa ou, no mínimo, um aprendizado na arte da convivência e da mediação de vontades e desejos. Nem tudo precisa ser levado a ferro e fogo! A rigidez de opinião e de posturas não levará a lugar nenhum e talvez nos faça parecer mais imaturos do que realmente somos.

Uma excelente semana para você!

Sempre gratidão por sua companhia neste blogue! Deixo-vos com o poema de Cecília Meireles, que traduz bem o clima do domingo:

Ou isto ou aquilo

Cecília Meireles

Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo…
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

2 thoughts on “A Semana Astrológica – O deserto que somos nós

  • 5 de dezembro de 2016 em 14:39
    Permalink

    Excelente 👌 orientação 🔦. Muito obrigada por partilhar com todos nós os seus conhecimentos.
    Gratidão 😍

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!