A Semana Astrológica – De cair o queixo!

Semana de 19 a 25 de dezembro – Semana de soltar e liberar o velho que não serve mais e abrir-se para o novo, de maneira harmoniosa, sem sofrimentos desnecessários. Revisões e reavaliações estão duplamente na agenda do período!

A Penúltima semana do ano vem marcada por muitos acontecimentos astrológicos importantes, que a tornam forte e intensa, além de ser uma semana especial no calendário convencional. Uma semana que, apesar de todo esse dinamismo, traz um tom melancólico de desamparo como pano de fundo, devido a todos os acontecimentos recentes, no Brasil e no mundo. Todas essas “reformas” aprovadas por um congresso que só legisla em causa própria, descaramente – queria ver eles reformarem e enxugarem mesmo era os números de deputados e senadores, isso sim! Os conflitos e manifestações nas ruas, o clima de incerteza e desolação… Mas, principalmente o conflito na Síria, com destaque para as notícias sobre Aleppo – que coisa trágica e terrível, o que seres humanos são capazes de fazer com outros seres humanos, por poder, controle, dinheiro, intolerância… Eu tinha falado que a semana passada tinha um pouco mais de leveza, devido à Lua Cheia de Gêmeos, à culminação do ciclo, sem me atentar para o mundo. Sinto muito, pessoal. A gente quer trazer um tom otimista, elevado, mas tem horas que é bem difícil. Oremos, vigiemos e cuidemos da nossa vibração, para não nos deixarmos levar pela desesperança. E oremos muito pela Síria e por todas as pessoas que estão em áreas de conflito. Edição: há rumores de que algumas das notícias e vídeos sobre Aleppo seriam forjados e falsos. No mundo de hoje, nem sempre conseguimos verificar a veracidade de tudo, mas é inegável que há um grave conflito em andamento já há dois anos, independentemente dessas notícias supostamente falsas. Eu assisti a vídeos de canais sérios, que não deixam dúvidas quanto à gravidade da situação. Não se trata de discutir aqui as razões e os porquês, o terrorismo ou a legitimidade do governos ou as razões dos rebeldes, apenas de enviarmos nossas orações àquelas pessoas que estão expostas a toda a violência, vivida em inúmeras formas.

Falando em poder, Mercúrio abre a semana ficando retrógrado, na segunda-feira, inaugurando o tempo das revisões, reflexões e reanálises, que neste caso ganham ares de reflexões anuais, pois todos estão reflexivos acerca do ano que finda e das expectativas para o outro ano que vai começar. Mercúrio fica retrógrado em conjunção a Plutão e Fora dos Limites do Sol e isso nos diz que nesta retrogradação Mercúrio cavará muito fundo para descobrir os segredos e assuntos escondidos e os podres dos podres poderes estabelecidos – perdão pelo trocadilho irresistível – trazendo à superfície muitos esqueletos petrificados, que poderão causar muito espanto e indignação. Mas sempre é tempo de se falar a verdade e de se escancarar informações que interessam a muitos mas que foram suprimidas e obstruídas por poucos – obviamente, devido a interesses escusos. Mercúrio também é foco de uma T-Square, já que faz quadraturas a Júpiter e a Urano, que estão em oposição: é preciso identificar quais são as ideias e conceitos ultrapassados que funcionam como prisões mentais e que inibem ou impedem nosso crescimento – neste caso, não precisamos que ninguém de fora nos limite em nada, porque nós mesmos já fazemos isso, ao nos fechar ao novo, às novas ideias, ao nos recusar a ver o mundo de perspectivas diferentes daquelas a que estamos acostumados – Mercúrio retrógrado nessa T-Square nos dá de presente a oportunidade de rever todas essas ideias retrógradas. Em termos pessoais, Mercúrio retrógrado em Capricórnio sugere que revisemos nossas metas e objetivos profissionais e de carreira, assim como nosso papel social e nosso lugar na comunidade. E, claro, revisão da nossa comunicação e dos conceitos mentais que temos a respeito dessas áreas! De forma mais prática, não é um bom período para se comprar aparelhos eletrônicos, especialmente telefones celulares e computadores; também não é um bom momento para se assinar contratos e documentos importantes – quem puder, faz bem em esperar. Mercúrio volta ao movimento direto no dia 08 de janeiro de 2017.

O Sol ingressa em Capricórnio, marcando o Solstício de Verão no Hemisfério Sul e de Inverno no Hemisfério Norte. Um novo ciclo trimestral começa e uma mudança sutil na energia toma lugar. Lá no Norte a Terra descansa e dorme, cá no Sul é tempo de abrir-se à força da vida e de cuidar das plantações para que a colheita seja boa e plena. No Solstício temos o dia mais longo do ano no Hemisfério Sul, porque o Sol está na declinação mais meridional, a 23°27’, atingindo o Trópico de Capricórnio. Como é a posição em que o Sol está mais distante do Hemisfério Norte, naquela região dá-se, o contrário, o dia mais curto e a noite mais longa do ano. De Capricórnio o Sol faz sextil a Netuno, mas este aspecto só se completa na semana que vem. O trânsito do Sol por Capricórnio ressalta a necessidade de cuidarmos das nossas obrigações mundanas, de investirmos na profissão e na carreira, verificando o comprometimento e disciplina necessários para atingirmos nossos objetivos materiais e sociais. Prestígio é o reconhecimento público por aquilo que fazemos bem feito, com maestria; pela autoridade desenvolvida no longo e incansável aprendizado, sem queimar nenhuma etapa. Em Capricórnio somos convidados a refinar nossa autoridade e ocupar com maestria nosso lugar no mundo.

Vênus em Aquário faz aspectos de harmonia com Júpiter, Saturno e Urano, aumentando a aproximação e sendo uma ponte entre Saturno e Urano, que atualmente estão numa conversa amistosa, uma conversa que dura quase todo o ano de 2017, como já ressaltamos no texto da semana passada. Em contato com esses planetas, Vênus convida a expandir nossas relações para além do escopo meramente pessoal; as relações precisam ter um impacto de mudança, benéfico e transformador, no mundo em que vivemos. Em termos mais pessoais, esses contatos nos falam de um tempo de maior entendimento e estabilidade nas relações, propiciando aos parceiros crescerem e se ajudarem mutuamente, a relação ajudando-os a superar dificuldades individuais ou vice-versa. Favorece também a convivência e a camaradagem entre amigos.

Marte ingressa em Peixes, abrindo uma temporada desconfortável para a assertividade, visto que Marte neste signo avança de maneira incerta em direção aos objetivos. Com Marte em Peixes precisamos empenhar o coração e engajar a imaginação e a sensibilidade para realizar nossos projetos. É um posicionamento poético, sutil e gentil quando positivo – a força da gentileza é uma boa tradução para este posicionamento. Quando negativo pode recorrer à agressividade passiva, pode ser manipulador e agir na surdina. Tem receio de confrontações diretas e dificuldade em se defender ou em perceber a própria vontade como legítima, porque geralmente há uma sensação de sacrifício acompanhando este posicionamento. Tem dificuldade também em perceber quem são seus inimigos e assim pode ser meio paranoico e explodir em horas inapropriadas, por não saber dosar a liberação do impulso agressivo e nem a quem dirigi-lo assertivamente. É ótimo para as artes e profissões criativas em geral. Surpreendemente, também é excelente para os esportes competitivos, porque nos esportes a pessoa aprende a descobrir sua vontade, seu desejo pessoal, assim como sua força e seu instinto agressivo e aprende a canalizá-los adequadamente. As atividades físicas, especialmente as artes marciais são ótimas ferramentas para se lidar com problemas de gestão da raiva, que às vezes aparece quando Marte está neste signo, principalmente fazendo aspectos tensos.

Saturno em Sagitário faz o primeiro trígono exato a Urano em Áries, exatamente no domingo, dia de Natal, faz quadratura a Quíron na semana que vem e Júpiter fecha a semana também em oposição quase exata a Urano, de maneira que este fim de ano provavelmente trará muitas surpresas, muitos eventos abruptos e estranhos, especialmente no campo das leis e da justiça, das religiões, do conhecimento e das riquezas. Notícias de última hora podem nos deixar de boca aberta e queixo caído, literalmente, especialmente considerando-se que Mercúrio estará retrógrado. Conflitos já em andamento podem ser piorados e outros podem surgir, muitos deles motivados por questões religiosas. Fiquemos todos muito atentos e tomemos cuidado para não nos deixarmos levar pela empolgação de outros  ou mesmo nossa, empolgação que não tenha razão de ser, que não tenha fundamento. A primeira oposição Júpiter-Urano fica exata na segunda-feira, dia 26.

A Lua abre a semana na fase Disseminadora, em Virgem, onde também fica Minguante, na terça-feira. Reequilibra-se em Libra, mergulha fundo na intensidade de Escorpião, onde se torna Balsâmica e onde encerra o domingo e a semana. A Lua será Nova a 07°59’ de Capricórnio na quinta-feira, dia 29.

SEGUNDA-FEIRA, 19 de dezembro – Marte ingressa em Peixes às 06h23min e Mercúrio está oficialmente retrógrado a partir das 07h55min. A Lua Virginiana faz conjunção ao Nodo Norte, sesqui-quadratura a Urano e oposição a Netuno. A Lua ainda faz quincúncio a Vênus e trígonos a Mercúrio e Plutão, fechando a noite em quadratura não exata a Saturno. O dia traz influências contraditórias: ao mesmo tempo em que amanhecemos cheios de uma energia industriosa, dispostos a resolver problemas, trabalhar e seguir em frente com os compromissos, por outro lado, uma certa letargia também nos acomete, causando confusão, dúvidas e dispersão. Talvez esta influência se manifeste na forma de situações diversas que ocorrem ao nosso redor, tirando a concentração ou exigindo nossa atenção e causando preocupações, pois despertam nosso desejo de ajudar e ser úteis àqueles que precisam de nós. Para lidar com tais dilemas, precisamos fazer o que Virgem faz de melhor: organizar as tarefas e o dia e priorizar o que é mais importante, estando muito conscientes de que não é possível fazer tudo, muito menos salvar o mundo de todas as suas mazelas, mesmo que estejamos agudamente cientes desse sofrimento e dessa dor. Pequenos gestos e atitudes podem fazer a diferença para quem está perto de nós e podem reverberar para locais e situações que nem imaginamos. Para o sofrimento lá de longe, mandamos uma prece sincera e nossas melhores vibrações. E focamos no trabalho, focamos em fazer a nossa parte bem feita, o melhor que podemos dar.

TERÇA-FEIRA, 20 de dezembro – De Virgem a Lua quadra Saturno e se opõe a Quíron, formando uma T-Square Mutável e ativando muito a quadratura Saturno-Quíron. Dona Lua ainda se irrita muito com Urano e faz quadratura ao Sol, entrando na fase Minguante, às 22h55min, ficando vazia logo depois deste aspecto, às 22h57min. Ingressa em Libra às 23h40min. A sensação de frieza e solidão está forte hoje e acordamos desassossegados, meio deprimidos, muito cientes de tudo que não vai bem, seja conosco, seja no mundo. Um peso enorme se abate sobre nós e talvez nos julguemos muito duramente por causa de todos os nossos pequenos (ou grandes) defeitos, problemas e dores. Se não nos damos conta disso a tempo, podemos azedar as interações, criticando e julgando com a mesma dureza aos outros que topamos pelo caminho, ou nos sentimos criticados e julgados injustamente, o que nos deixa mais cabisbaixos. Mas podemos aproveitar essas influências para verificar o que podemos fazer, de fato, sobre tais questões ou problemas. Ao invés de ficar remoendo internamente, podemos tomar medidas práticas que nos façam sentir melhor, algo realista e factível, que, se não resolve tudo, pelo menos nos permite sentir menos passivos e vitimizados. Ainda assim, precisamos observar que há coisas que não são passíveis de modificação e a essas, só podemos abraçar e aceitar, sem sucumbir à desesperança nem à anestesia que torna a vida mais fácil, mas também mais cinzenta e insossa. Somos quem podemos ser e só conseguimos mudar e aspirar a um futuro diferente, quando fazemos as pazes com aquilo que somos no presente. Ademais, cada dia traz a oportunidade de alargarmos nossa percepção, se apenas nos abrirmos a isso.

QUARTA-FEIRA, 21 de dezembro – O Sol ingressa em Capricornio às 08h45min (10h45min para Lisboa), marcando o Solstício de Verão no Hemisfério Sul (Inverno no Hemisfério Norte). A Lua, Minguante e Libriana, faz quincúncio a Marte, recém ingresso em Peixes e depois a Netuno. Chegamos ao último trimestre do ano astrológico. A ingressão do Sol dá o tom de como vai ser esse trimestre, até o Equinócio de Outono, em março de 2017. O mapa da Ingressão avisa que muitas coisas estão ocultadas das nossas vistas e da nossa consciência. Embora o que aparece no alto pareça positivo e promissor, é preciso cautela, porque coisas essenciais não estão sendo consideradas, especialmente na política e no que tange ao Poder Executivo e à autoridade máxima do país. Muita coisa pode mudar num piscar de olhos, quando menos se espera. Em termos mais práticos, temos uma mudança sutil, que nos torna mais pragmáticos e realistas, dispostos a lidar com os problemas conforme de apresentam. Por sua vez, o dia traz discordâncias entre nossa predisposição interna e os encontros que temos no mundo. O desejo forte por harmonia e tranquilidade é quebrado por uma percepção de que as situações são menos do que ideais e uma sensação de desapontamento quebra o sossego interior. Isso pode se dar a partir de discussões bobas ou divergências na forma de de sentir o mundo ou de fazer as coisas, como se estivéssemos andando contra o vento. Achar pontos em comum com o outro faz-se muito difícil, mas isso não tem que ser impedimento para a convivência civilizada, desde que se respeite as diferenças e até se perceba valor nelas. Para que consigamos ir adiante com as tarefas e obrigações é necessário chegar ao entendimento tácito de que não é possível agradar a todos, nem mesmo àquelas vozes internas que teimam em nos cutucar irritantemente, demandando atenção. Qual criança que não vai se aquietar enquanto não lhe dermos ouvidos, podemos escutar as tais vozes e, mesmo que não consigamos atendê-las, elas se aquietarão se forem reconhecidas e adequadamente endereçadas. E poderemos andar a favor do vento e ver onde ele nos leva.

QUINTA-FEIRA, 22 de dezembro – A Lua Libriana se desequilibra na contenda com Mercúrio e Plutão. Porém a Lua também se harmoniza com sua dispositora, Vênus, faz conjunção a Júpiter e dialoga, tranquila, com Saturno. Mas ela ainda se opõe a Urano e fica vazia depois, às 17h33min, tendo problemas ainda com Quíron e outros mais inconscientes com Netuno. As discussões podem ser inflamadas e duras hoje, de modo que é preciso muita cautela na comunicação – indubitavelmente, a palavra pode ferir ou curar dependendo de como a proferimos e da nossa intenção primeira, portanto, é preciso estar muito atentos às nossas motivações mais profundas, para não sermos destrutivos e sarcásticos na comunicação e nas interações em geral e sem recorrermos à agressividade passiva também. Transformar as relações e ter uma comunicação mais honesta e verdadeira, sem que isso signifique uma comunicação civilizada e contida na expressão, mas cheia de veneno no conteúdo, tudo sob o disfarce da “sinceridade”. É preciso ser honestos conosco mesmos e não ceder somente para agradar, do contrário, incorreremos no pior tipo de deslealdade: a deslealdade consigo mesmo. Dizer não e eliminar da vida as insiceridades que fazem mal e que empesteiam as relações. Identificar as práticas espúrias e insidiosas, disfarçadas sob o verniz da civilidade e do bom tom e eliminá-las de uma vez por todas. Chega de tolerar o intolerável, em nome da civilidade e da boa convivência. Não somos obrigados a aceitar e conviver com aquilo que não concordamos, com aquilo que vai contra nossos valores, com aquilo que é visivelmente injusto e desonesto. E isso pode ser feito ser feito com firmeza, de forma decidida e até enérgica, mas ainda assim, gentil, enxergando que o outro é meu espelho e carrega muito de mim e, mesmo que não respeite suas práticas, preciso respeitar o humano por trás delas. Não temos que ser rudes desnecessariamente. É possível ser íntegro e firme e ainda assim ser respeitoso e gentil.

SEXTA-FEIRA, 23 de dezembro – A Lua abre o dia fora de curso em Libra e ingressa em Escorpião somente às 12h33min, de onde faz trígono a Marte e sextil ao Sol. Saturno marcha para completar o trígono a Urano e Júpiter também caminha para a oposição a ele. A manhã traz horas propícias à reflexão calma de todas as coisas que precisamos eliminar de nossa vida que vão contra nossos valores, mas que viemos tolerando pela política da boa vizinhança. Jogos de interesses; a postura excessivamente diplomática que esconde o medo de perder regalias ou posição social;  a atitude morna de quem vive permanentemente em cima do muro, por medo de se posicionar e manchar a própria figura sob o olhar da sociedade… Identifique nas suas relações o que precisa ser eliminado de forma categórica e cirúrgica, para tornar as relações mais íntegras e plenas. A manhã também fica sujeita a muitos imprevistos que perturbam a harmonia e o desejo por paz. Contudo, é debalde indispor-se contra isso e o melhor é fluir com os acontecimentos. À tarde as energias ficam mais densas e nos sintonizamos mais intensamente com os sentimentos, sensações e com nossa vontade mais profunda. Assim, podemos ganhar nosos insights sobre as eliminações que ainda precisamos fazer e trabalhar apaixonadamente naquilo que faz mais sentido para o nosso coração. Ainda assim, imprevistos continuam a ocorrer e precisamos estar preparados para lidar com eles, conforme acontecerem.

SÁBADO, 24 de dezembro – A Lua está minguante em Escorpião e faz trígono a Netuno em Peixes e sextil a Mercúrio retrógrado e a Plutão, ambos em Capricórnio. Saturno está em trígono a Urano. Energias bastante densas colorem o dia, convidando-nos a uma reflexão aprofundada das sensações e pensamentos que nos ocorram, buscando maneiras de vivenciá-los de forma prática, agregando sensibilidade e imaginação às tarefas diárias e prosaicas, colocando o coração e a alma naquilo em que estamos envolvidos. Podemos identificar muitas situações que demandam resolução, que exigem ser transformadas. Talvez não consigamos alterar tudo, mas podemos ter uma percepção mais clara das possibilidades, o que podemos mudar e o que tem valor do jeito que está. Sabemos que a mudança pela mudança pode ser tão destrutiva quanto não mudar de jeito nenhum, assim, analisamos quais modificações são, de fato, necessárias e traçamos planos concretos para realizá-las. As dificuldades, ao invés de nos desanimar, devem nos dar impulso e funcionar como combustível para fazer o que tem que ser feito. O clima da ceia de Natal está intimista e sensível, de modo que não queremos reuniões que acontecem somente pela obrigação ou pelas convenções. Queremos estar com pessoas que nos são caras, verdadeiramente, sem falsos laços, sem vínculos de mentirinha… E se temos tudo isso, precisamos agradecer. Caso isso não seja possível e nos vejamos forçados estar onde não queremos, com quem não gostamos realmente, talvez nos deparemos com situações melindrosas e constrangedoras nas reuniões familiares, onde verdades são cuspidas com intenção de ferir e chocar. Tendo isso em mente, podemos nos preparar para uma ceia cujo prato principal seja a compaixão e o amor verdadeiro, tanto os sentimentos pessoais por aqueles que nos cercam, quanto no plano impessoal, humanitário, vibrando amor, compaixão e cura a todos os seres vivos da Terra. Os presentes? Nesse mundo consumista e hiperconectado, o mais importante é estar presente, verdadeiramente, quando estamos com as pessoas.

DOMINGO, 25 de dezembro – Saturno em Sagitário está em trígono pleno a Urano em Áries. Vênus faz trígono a Júpiter, sextil a Saturno e a Urano. A Lua míngua em Escorpião e faz quadratura a Vênus em Aquário, ficando vazia depois, às 05h24min. A Lua ainda se desentende com Urano, se afina com Quíron e faz semi-quadratura ao Sol, entrando na fase Balsâmica. O dia traz influências e emoções agridoces. Por um lado, há uma sensação de contentamento simples, um calor de quem se percebe estar no lugar certo, fazendo as coisas certas, com as pessoas com quem se queria estar. Há uma aceitação serena da vida como ela é e a percepção das coisas que podem ser melhores e do que fazer para melhorá-las, sem que isso implique numa destruição completa daquilo que nos dá suporte. Contudo, há também percepções de que certas crenças e visões estão ultrapassadas e estas precisam ser endereçadas sem demora, do contrário nos acharemos lutando batalhas inglórias, vazias de sentido, como um Dom Quixote que precisa combater inimigos fantasiosos, porque é incapaz de lidar com os inimigos e desafios reais da vida que se apresenta. A batalha mais dura e mais difícil, é sempre conosco mesmos, com nossa preguiça e acomodação, com o desejo de ter as coisas facilitadas e abrandadas, quando deveríamos ir de peito aberto em busca de uma vida mais íntegra e com mais significado. Da mesma maneira, a mais doce e saborosa das vitórias é essa vitória sobre as nossas desculpas e retrocessos. A fase Balsâmica nos convida a deixar para trás, de vez, essas desculpas e olhar para o futuro com mais confiança em nós mesmos, revendo essas crenças e abrindo-se ao novo e às mudanças necessárias.

Desejo a todos uma ótima semana e um Natal de paz, harmonia e bênçãos, junto àqueles que lhes são caros!

Image result for feliz natal presépio

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

4 thoughts on “A Semana Astrológica – De cair o queixo!

  • 19 de dezembro de 2016 em 17:59
    Permalink

    Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações pessoais. Um mundo mais justo para todos nós.
    Que o nosso país encontre o seu rumo. Que o céu nos proteja.

    Resposta
  • 21 de dezembro de 2016 em 17:25
    Permalink

    Feliz Natal e um Novo Ano repleto de paz, luz, amor e alegria!

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!