A Semana Astrológica – Tempo de entrar em ação!

Semana de 09 a 15 de janeiro – Momento de colheita, em que chegamos ao ápice do ciclo. Uma colheita dramática que vai demandar um forte equilíbrio emocional. 

Nesta semana o Sol Capricorniano enfrenta a muventude e o arrojo de Urano em Áries e a pegada aventureira mas justa de Júpiter em Libra. O sol se torna foco de uma T-Square Cardinal, que tem por base a oposição Júpiter-Urano. Essa T-Square vira Grande Cruz na Lua Cheia de Câncer, que vai ocorrer na quinta-feira – uma Lua Cheia que vai lembrar as crises de 2014, quando tivemos o ano inteiro de Urano-Plutão formando Grandes Cruzes. Período de tensão, mas também de grande liberação de energia, com possibilidade de crescimento e de muitas resoluções importantes.

Mercúrio volta ao movimento direto em Sagitário e já no dia 12 ingressa de novo em Capricórnio. temos chances de recuperar oportunidades perdidas lá atrás e de retomar histórias e projetos que estavam em espera. Mercúrio ainda fica na zona de retrogradação até o dia 27 de janeiro.

Vênus em Peixes se dissolve ainda mais na conjunção a Netuno, sugerindo um período de grande romantismo nas relações, mas também uma propensão a nos anularmos e nos perdermos e no outro… Idealismo exacerbado que pode levar a desapontamentos, caso não nos lembremos que o outro é falível, assim como nós. No que tange aos investimentos, esse trânsito requer cautela nos negócios porque não temos clareza das negociações em que nos envolvemos e podemos levar gato por lebre. é um período favorável para artistas e criativos em geral.

O Marte Pisciano faz um contato positivo com Plutão, indicando uma oportunidade de sermos mais práticos na busca dos nossos ideais e objetivos maiores. Podemos também ter a chance de encontrar pessoas mais influentes que podem cooperar conosco, ou nos dar um empurrãozinho, se estivermos dispostos a fazer a nossa parte destemidamente. Esse contato pode se manifestar a partir de encontros reais com essas pessoas que propiciam uma transformação nos nossos empreendimentos, como também pode significar nós mesmos encontrando uma força extra que nos abastece de novo vigor e garra, para ir atrás das nossas metas e propósitos.

Sobretudo, essa é uma semana muito especial porque temos um momento raro em que TODOS os planetas estão em movimento DIRETO no céu! Não há NENHUM planeta retrógrado no momento e isso é, decididamente, algo positivo e pode significar uma arrancada na nossa vontade, nas nossas realizações e no desenrolar davida no mundo! Só isso já poderia ser comemorado, porque as energias e forças estão aí, à nossa disposição. Só precisamos agarrá-las, como quem agarra oportunidades sem receios, entusiasmadamente! Vamos que vamos porque é para frente que se anda! É tempo de ação!

A Lua abriu a semana na fase Crescente em Gêmeos, onde também se tornou Corcunda na segunda. Será Cheia em Câncer na quinta-feira, numa configuração tensa de Grande Cruz Cardinal. Rejuvenesce em Leão e fecha o domingo em Virgem!

SEGUNDA-FEIRA, 09 de janeiro – A Lua está em Gêmeos e faz quadratura a Vênus, a Netuno e a Marte, todos em Peixes. Faz quincuncio a Plutão e sesqui-quadratura ao Sol, entrando na fase Corcunda. Mercúrio já está em movimento DIRETO!

O dia está super dinâmico, cheio de muitas atividades que deixam nossa cabeça e coração a mil por hora, num vai e vem que pode tirar o foco e criar desgastes, caso não respiremos adequadamente para ancorar e aterrar a ansiedade.

Notícias desagradáveis e desconcertantes podem causar desapontamentos e nos obrigar a mudar de planos e ajustar as velas ou até mesmo o curso inteiro da jornada. De qualquer forma, temos recursos e possibilidades de fazer essas alterações, já que a Lua Geminiana é, de fato, cheia de recursos e habilidades e mestre na improvisação e na escapada, desde as mais embaraçosas saias justas, às mais melindrosas e complicadas situações! Não nos afobemos e respiremos; confiemos nessa infinita versatilidade e então, encontraremos a saída certa, no momento exato! Está nas nossas mãos mudar o que precisa ser mudado, seguindo os ditames da consciência superior em nós e do nosso coração, desde que tenhamos humildade e saibamos silenciar a mente ilusória para ouvir a voz que realmente vale a pena escutar!

TERÇA-FEIRA, 10 de janeiro – O Sol está em quadratura plena a Urano, ainda se afastando da conjunção a Plutão e em quadratura também a Júpiter, exata na madrugada de quarta para a quinta – assim, o Sol é foco de uma tensa T-Square Cardinal. A Lua Geminiana está em quincúncios a Plutão e ao Sol, em sextil a Urano, quadratura a Quíron, trígono a Júpiter e oposição a Saturno e a Mercúrio, ambos em Sagitário e Quíron é então, foco de outra T-Square, desta vez, mutável – a Lua fica vazia depois do contato tenso a Mercúrio, às 19h39min. Ingressa em Câncer às 20h49min, onde será cheia na quinta-feira. Ufa!!!

Esse é um dia elétrico e estrondoso, em que somos desafiados a nos livrar de crostras e mais crostras de armaduras petrificadas ao redor do ego, com as quais aprendemos a nos identificar, esquecendo que não são aquilo que somos verdadeiramente. Podem até ter sido úteis, mas não resumem aquilo que somos. A consciência precisa se desligar de tais identificações, visto que já não são válidas e o dia está propício a termos rasgos de iluminação que nos empurrem nessa direção – caso resistamos ou façamos ouvidos moucos aos chamados de Urano, poderemos nos deparar com muitos dissabores, imprevistos, incidentes e situações que nos irritarão – no mínimo – desnecessariamente, até que tenhamos visto e reconhecido aquilo que precisamos ver. Hábitos, comportamentos, atitudes, conceitos… Aquilo que costumava nos dar um senso de segurança, aquilo sobre o quê se sustentavam nosso ego e persona e que agora precisa ser questionado com honestidade e clareza.

A Lua Geminana está extremamente industriosa e nos vemos desejando ter muitas mãos ou ter clones para nos virar com tantas demandas. A mente pula cá e lá, sobe e desce e dá cambalhotas, vertiginosamente! E o coração? Vai atrás da enganosa-mente, gerando ansiedade e vertigens, feito corrida na montanha-russa – sim, para alguns pode pode ser divertido, para outros, desesperador! Haja fôlego para tanto impulso e afoiteza! Falamos demais, respiramos de menos, pensamos mais ainda e no fim, ficamos exaustos e meio perdidos sem saber qual seria o próximo passo mais recomendável… Há muitas conjecturas, mudança constante de ideias, de sentimentos e de humor, de modo que o dia fica nervoso, ansioso e colorido por uma inquietude difícil de serenar. A respiração correta vale ouro neste cenário, assim como a aquietação da mente, em cinco minutos que seja de meditação.

É necessário muita cautela e centramento no dia de hoje, porque Sol em quadratura a Urano somado à Lua em oposição a Saturno e Mercúrio podem nos predispor a acidentes causados por ansiedade, falta de atenção e impaciência. Proceder com um cuidadoso auto-exame para identificar a origem da irritação e mau humor também pode fazer maravilhas e prevenir muitos problemas. E já que está também muito imprevisível, armar-se de paciência e fluir com os acontecimentos!

Ainda em termos práticos, o dia está propenso a termos problemas com tecnologia e máquinas em geral, dificuldades no trânsito, problemas mecânicos (Mercúrio está bem lento, ainda na zona de retrogradação), problemas de comunicação e discussões que começam por ninharias e escalam a níveis inacreditáveis, caso não se seja flexível e não se busque alternativas dentro do diálogo. Tudo isso é evitável, se mantivermos a cabeça fria, o coração sereno e a presença de espírito – além de muito bom humor! Ah! E claro: disposição em mudar e fluir com a vida e disposição em sair da zona de conforto, permitir-se buscar alternativas àquelas velhas formas de fazer as coisas e de ver o mundo! É dia de trocar a roupa da vida e ousar ser um pouco diferente, para variar; vestir nossas próprias cores, buscando conciliação com o nosso lado mais tradicional e conservador e com a necessidade (a legítima) de segurança – mudar só por mudar também pode trazer muitos transtornos e até nos fazer regredir, em lugar de avançar, assim, é preciso ponderar bem em quais mudanças são necessárias e quais são originadas por mera ansiedade.

QUARTA-FEIRA, 11 de janeiro – A Lua já está em seus domínios Cancerianos e dialoga gentilmente com Vênus em Peixes e depois com Netuno, que estão ambos já praticamente fundidos um ao outro. Fecha a noite de quarta já em oposição, não exata, a Plutão. O Sol está em sextil exato a Quíron hoje e ainda em quadratura a Urano e a Júpiter. Este é um dia de gentileza, de influências delicadas e sutis, que nos colocam em contato com sentimentos profundos, antigos, imemoriais, que podem trazer lembranças doces e afetuosas, que colorem o dia de uma nostalgia terna e ao mesmo tempo airosa, que vem e vai e nos embala suavemente. Pode ser uma influência que cura como um bálsamo, que propicia uma trégua que nos refaz e nos nutre para novos embates e desafios, sim, porque eles estão logo ali e nos já os intuímos e sabemos que precisamos nos preparar para eles. Mas por hoje, apenas por hoje, deitamo-nos nos braços de amáveis lembranças, demonstramos nossa compaixão a quem dela precisar, buscamos amparo também nós, naqueles em quem confiamos e que sabemos que podemos contar, permitimo-nos ser doces, com quem podemos nos dar a esse luxo, enquanto sabemos que com outros, talvez tenhamos que ser firmes e categóricos, estabelecer limites claros e quem sabe até, proceder com rupturas, dolorosas, mas necessárias. O dia também propicia um maior entendimento de muitas de nossas feridas e sofrimentos, de modo que aceitamos, sem amargura, a tudo que vivemos, de bom e de ruim, sabendo que tudo é parte do que somos hoje, da pessoa que nos tornamos. Sentimo-nos capazes de perdoar, não só àqueles que nos feriram, mas principalmente a nós mesmos, por nos ter deixado ferir, pelo sofrimento que inflingimos a nós mesmos. Essa compreensão e aceitação serenas, assim como o perdão, também são como bálsamo. E podem nos curar e nos liberar do passado, abrindo-nos para novas possibilidades! Um lindo e delicado dia para você!

SEXTA-FEIRA, 13 de janeiro – A Lua está em Leão de onde faz quincúncio a Mercúrio, já de volta a Capricórnio – reingressou ontem. A Lua também faz sesqui-quadratura a Marte e a Quíron em Peixes e a Saturno em Sagitário. Vênus está em conjunção plena a Netuno em Peixes e ambos recebem quincúncio da Lua Leonina. A Lua segue pela fase cheia e depois dos arroubos e percepções de ontem, estamos hoje mais aptos a empreender as mudanças criativas que nos levem às correções que foram identificadas como necessárias. Sentimo-nos capazes também de iluminar outras situações que careçam da nossa reflexão e apreciação e talvez até ofereçamos insights a outros, mas isso precisa ser feito com cautela e precisamos contar com a possibilidade de que a outra pessoa não esteja aberta às nossas considerações e respeitar isso – é importante seguir o feeling! Talvez nem precisemos falar ou expressar diretamente, porque se estivermos suficientemente seguros e serenos a respeito de nós mesmos e nossas resoluções, nossas atitudes inspirarão o melhor nos outros, sem que precisemos impor ideias ou interferir nos assuntos alheios como se fôssemos alguma autoridade – cuja opinião nem foi pedida!

O dia traz influências que, a princípio, parecem contraditórias, mas que podem bem ser conciliadas, se tivermos paciência conosco e com outros. Uma faceta quer encontros efusivos, onde possa expressar uma alegria gratuita, que chega a ser contagiante; a outra faceta sente as coisas de forma mais delicada e sensível e talvez até se ressinta de tal efusividade, visto que prefere viver as coisas com vagar, degustando os sabores sutis que vão se mesclando no coração…

Em comum temos o desejo de uma entrega inquestionável, inteira, apaixonada! A quê ou a quem queremos nos entregar? Em comum também temos um anseio pelo amor completo, irrestrito e incondicional, vivido dramaticamente, transbordante e generoso. A quem ou ao quê amamos? Será mesmo amor? Será apenas narcisismo nascido da imagem brilhante de nós mesmos que vemos refletida no olhar do outro? Será apenas anseio de ser adorados como um deus, algo que vá arremedar nossa autoestima esburacada? Será que ansiamos pelo contrário, achar um deus para adorar, para dar sentido à nossa existência oca?

Esses questionamentos não invalidam a profunda sensibilidade e a grandeza e vastidão de sentimentos que nos acometem hoje. Apenas nos pedem para ficar atentos, para não nos perdermos em nossos próprios anseios, para termos um pouco de clareza e honestidade acerca de nossas reais motivações. Tendo feito isso, podemos sim, nos entregar e autorizar a expressão dos sentimentos nobres, desse amor abnegado que sentimos em relação àqueles que são tão preciosos para nós, e até mesmo a expressão do amor universal, que emanamos a toda a humanidade e que pode unir-se a outras vibrações e reverberar pelo mundo, trazendo um pouco de alento àqueles que mais precisam.

O dia está assim, sensível e delicado, transbordante de sentimentos nobres, afeto, amor, aceitação, inclusão, perdão e uma percepção nítida da efemeridade da vida, do qquanto é vão é inútil cultivarmos rancores, conflitos, opiniões rígidas… Para quê? Tudo vai passar um dia e virar poeira e teremos deixado de viver tantas coisas belas e sublimes por causa de umas bobagens egoicas e estreitas… Vivamos no hoje, a beleza e o amor que ele nos traz! Amanhã, nem sabemos se chegará! O que fica é o que nos permitimos viver e amar! Como diz Cecília Meireles, “E tudo o que era efêmero, se desfez. E ficaste só tu, que é eterno”.

SÁBADO, 14 de janeiro – A Lua Leonina faz quincúncio a Plutão e a Marte e, como ambos estão em sextil, ela vira foco de um Yod-Dedo de Deus durante a madrugada. Já pela manhã, também se harmoniza com Júpiter e faz quincúncio a Quíron, tornando Quíron e Marte foco de outro Yod. Mas a Lua também faz trígonos a Urano e a Saturno, formando um bonito Grande Trígono de Fogo e, devido ao sextil a Júpiter, o Grande Trígono vira uma Pipa. Fica vazia depois do aspecto a Saturno, às 13h18min. Já vazia ela se desentende com o Sol em Capricórnio. Mercúrio está sem aspectos no início de Capricórnio e Vênus ainda conjunta a Netuno.

A madrugada pode ser um tanto conturbada e propícia a desentendimentos, particularmente para quem resolve ir para a balada. Quem dorme mais cedo pode ter sonhos pesados e desgastantes, que perturbam o descanso. A manhã traz uma sensação de ressaca, um certo desgosto por algo que nem mesmo sabemos definir, mas que não nos abate por muito tempo, porque logo sacudimos a poeira e a lombra e nos enchemos de ânimo e empolgação, vislumbrando as muitas possibilidades que o dia nos traz de fazer coisas diferentes, de melhorar nossas atitudes, de sair da rotina e de ousar algo novo, que amplie nossos horizontes e perspectivas e que possa ter uma aplicação concreta e prática. O dia fica bastante promissor e, se estivermos abertos ao novo e dispostos a experimentar caminhos incomuns e até desconhecidos, ele fica propício a encontros auspiciosos, a vislumbres de ideias inovadoras ou, no minimo, à boa diversão e aos encontros animados! Atividades ao ar livre, que nos coloquem em contato com a Natureza e com a nossa natureza interior também podem fazer maravilhas pela nossa alma e possibilitar a efervescência de insights que ocorrem espontanemante. A conjunção Vênus-Netuno ainda está operante e somada a tudo isso favorece às reuniões entre amigos ou aos encontros mais intimistas entre casais.

DOMINGO, 15 de janeiro – A Lua rasga o dia vazia em Leão e ingressa em Virgem à 01h53min, de onde faz trígono a Mercúrio e sesqui-quadratura a Plutão, ambos em Capricórnio. Também se indispõe com Urano em Áries e à tarde faz oposição a Netuno e sesqui-quadratura ao Sol, entrando na fase Disseminadora. Fecha a noite em oposição a Vênus, exata na madrugada de segunda. Marte está em conjunção a Quíron, aspecto exato também na segunda. A manhã de domingo está incomumente industriosa e, ao invés de simplesmente descansar, acordamos co uma energia fazedoura, que precisa de um canal de liberação para que não fomente preocupações e ansiedades. Explorar a criatividade através de trabalhos manuais, artesanato ou mesmo arte pode ser exatamente o canal que estavámos precisando e podemos nos atirar a isso com gosto e entusiasmo! Entregues a tais tarefas que ocupam as mãos, preenchem a mente e animam  o coração, não precisaremos ser presas de anseios lúgubres e estranhos, nem de nostalgias paralisantes e dolorosas.

Para aqueles afeitos à prestação de serviço, o dia fica favorável à oferta do nosso tempo e ajuda abnegada, desde que não seja imposta aos outros. Isso pode ser feito através de visitas a hospitais, asilos, amigos doentes e necessitados de uma atenção mais concentrada ou qualquer outra ação em que possamos exercer a empatia e a compaixão de maneira respeitosa e não invasiva. Contudo, caso optemos por essas atividades, ainda precisamos estar cientes de nossas motivações mais profundas para fazer isso. Aquele que “ajuda” precisa conscientizar-se de que não é mais nobre ou melhor do que o ajudado e que também tem muito a ganhar e a receber nessa troca que parece desigual, mas que não é, caso se esteja consciente. À noite talvez estejamos mais nostálgicos e um tanto divididos pelo anseio por contatos mais próximos com as pessoas e o desejo por solitude… Nada que uma rápida negociação interna não resolva. É apenas questão de ponderar qual é a necessidade mais premente no momento.

Um ótimo fim de semana para você!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

6 thoughts on “A Semana Astrológica – Tempo de entrar em ação!

  • 10 de janeiro de 2017 em 23:38
    Permalink

    Tudo que eu precisava para hoje. Melhor quarta: Perdão. Gratidão sempre minha linda.💖

    Resposta
  • 11 de janeiro de 2017 em 07:30
    Permalink

    Lindo os teus textos. :))
    Não sei se é influência de algum planeta em meu signo (Caprica), mas algumas questões estão ofuscadas. Principalmente questões que precisam de uma decisão.

    Resposta
  • 14 de janeiro de 2017 em 00:34
    Permalink

    Oie, Ótimo final de semana, obrigada.. Abraço

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!