Lua Cheia em Câncer – Crescer dói, mas é necessário!

A Lua foi cheia na manhã desta quinta-feira, dia 12 de janeiro, às 08h34min no horário de Brasília e às 11h34min no horário de Lisboa. É uma Lunação bastante tensa, que sugere que mudemos algumas atitudes no gerenciamento das nossas emoções, sentimentos, afetos e relações, tanto as relações com outras pessoas, quanto a relação que temos conosco mesmos, nosso corpo, nossa casa, família e nosso passado.

Câncer é regido pela Lua e por isso, essa Lua Cheia é particularmente potente, porque a Lua está em casa. Câncer representa nossa necessidade de nutrição física e emocional, de estabelecermos vínculos afetivos duradouros, que nos façam sentir que pertencemos, que amamos e que somos amados; criar laços, construir uma família, um ninho, onde encontramos segurança e amparo. É o signo que fala da família, da casa, da vida doméstica, da ideia de lar que cada um de nós carrega consigo. É o signo do cuidado, consigo e com o outro. Mas é também o signo das dependências emocionais, da imaturidade, das carências, legítimas ou não; do “bebê” chorão e emburrado, fazendo chantagem emocional. Então, todos esses temas ficam enfatizados hoje e pelas próximas duas semanas: nossos pensamentos, atenção e foco recaem sobre assuntos relativos à família, à casa física em que vivemos, aos nossos vínculos afetivos e também ao nosso corpo e como temos cuidado dele, como temos nos nutrido física e emocionalmente.

Lua Cheia em Câncer - Brasília, 12 de janeiro de 2017, 09h34min
Lua Cheia em Câncer – Brasília, 12 de janeiro de 2017, 09h34min

Essa lunação ocorre com a Lua no grau 22°27’ de Câncer, em oposição ao Sol (óbvio) a 22°27’ de Capricórnio, mas também em oposição ampla a Plutão e quadraturas bem próximas a Urano em Áries e a Júpiter em Libra (menos de um grau), formando uma Grande Cruz Cardinal tensa e crítica. Se a Lua Cheia já é um período de intensificação das emoções e das crises que estavam “penduradas”, esperando para acontecer, ocorrendo nessa configuração de Grande Cruz, temos tudo isso intensificado, o que nos obriga a prestar muita atenção ao que que quer que esteja se passando na área de vida representada pela casa do mapa natal em que a Lua Cheia se dá. Como apoio, a Lua faz trígonos a Marte e a Quíron em Peixes, sugerindo maior emotividade, sensibilidade e também a possibilidade de cura e de uma maior compreensão dos dilemas humanos, que se manifestam através das nossas crises.

A Lua quer e precisa de segurança, amparo, proteção, vinculação, mas nessa Grande Cruz parece que tudo isso lhe (nos) é negado: temos que aprender a prover isso por nós mesmos, temos que crescer na marra e talvez algumas verdades duras nos sejam jogadas na cara, com uma honestidade dolorosa, ainda que sejam ditas com educação e delicadeza.

Normalmente a Lua Cheia vem fazer um contraponto ao Sol. O Sol enfatiza grandemente o signo que trafega e por ocasião da Lua Cheia, somos chamados a buscar um equilíbrio pois o outro extremo da polaridade fica igualmente destacado. No caso, Capricórnio nos fala de independência emocional, de focarmos nas nossas obrigações mundanas, de nos movermos na direção de nossas ambições e objetivos profissionais, priorizando nosso papel social – da família saímos para conquistar nosso lugar no mundo. A Lua em Câncer nos vem lembrar da importância da família, das nossas origens e do nosso passado naquilo que somos hoje, onde quer que estejamos; vem nos lembrar que mesmo que já sejamos capazes de nos manter independentes, material e emocionalmente, ainda precisamos construir laços e relações duradouras, porque é isso que dá sentido à vida e às nossas ambições de ganhar dinheiro, projeção, prestígio e poder mundanos.

No caso da lunação de hoje, a Lua está muito pressionada e esse equilíbrio faz-se ainda mais necessário. Como é que temos cuidado de nossas necessidades físicas e emocionais? Será que temos dado atenção suficiente ao nosso bebê carente? Será que temos sido uma mãe boa o bastante para nossa criança interna? Quão saudável é a relação com a nossa mãe interna, com a nossa mãe arquetípica? Como está o equilíbrio na nossa vida familiar e doméstica? Se houver problemas no que tange a estas questões, é provável que levemos esses problemas para as nossas relações e assuntos no mundo exterior, cobrando de outros o suprimento de necessidades que deveríamos prover por nós mesmos e talvez nos deparemos com respostas duras que, no mínimo, frustram nossas expectativas.

Também precisamos reconhecer nossas enormes e profundas contradições internas: o forte impulso para a vinculação versus o desejo de independência; o comprometimento diante de obrigações assumidas no passado e o ressentimento pela liberdade que tais obrigações nos tiram, além das renúncias que implicam; o ímpeto por permanecer no casulo familiar, confortável e conhecido versus a ânsia de ganhar o mundo e descobrir outras realidades, pular algumas fronteiras, desafiar alguns limites, dar de ombros para o conservadorismo e as expectativas familiares e dos outros…

São muitos os desafios e questionamentos, que nos levam a uma encruzilhada: por mais que ainda possamos voltar atrás, talvez não queiramos, porque aquele conforto antigo já não nos satisfaz, já não nos preenche como antes… E talvez nosso senso de lealdade fique martelando dentro de nós e nos cobrando voltar… Mas já não podemos. É impossível fingir que somos os mesmos. Não podemos ignorar que crescemos e que certos comportamentos já não são adequados nem apropriados para a pessoa que somos hoje. É impossível “des-ver” o que já vimos, “des-ouvir” o que já ouvimos, des-viver todas as experiências que tivemos…

Assim, nosso grande desafio nessa Lua Cheia Canceriana é: como sermos leais ao nosso passado, às nossas origens, àquilo que nos trouxe até aqui, sem deixar que isso nos prenda e nos impeça de alçar outros voos, mais altos e mais audaciosos; como conciliar todas as nossas contradições, ser fieis a nós mesmos, cultivando as relações importantes, as ambições de realização, com a independência e a liberdade que também nos são tão caras; como manter a sensibilidade e a delicadeza, a doçura e a ternura, tendo que crescer e enfrentar a realidade do mundo-cão em que vivemos hoje…

Crescer dói e é para os fortes! Essa Lua de hoje nos obriga a ser fortes, mesmo com toda a nossa doçura, carências, vulnerabilidades… E ser forte implica, imediatamente, em nos responsabilizar por nós mesmos e nossas necessidades, sejam físicas ou emocionais ou de qualquer outra natureza. Porque, mesmo que sejamos parte de um casal, mesmo que estejamos protegidos no seio da família, no colo da mamãe, mesmo sejamos o presidente da empresa, o maioral do pedaço, tem coisas que ninguém pode fazer por nós! E nisso estamos sós e com isso precisamos lidar! Talvez ainda precisemos cortar algum cordão umbilical que arrastamos por aí, atrás de nós; o cordão umbilical das dependências de vínculos que já não fazem sentido na nossa vida; algum laço que ainda nos mantém cativos e dependentes dos provedores errados e que provavelmente estão a nos prevenir de construir laços mais maduros, autênticos, saudáveis.

Assim, a Lua de Câncer, que tanto precisa de laços e vínculos, hoje precisa proceder com algumas cisões, separações necessárias, nem que seja a separação de partes de nós que já não servem, que são por demais infantis, ou que morreram e que não nos demos ao trabalho de enterrar adequadamente. O bebê carente precisa entender que cresceu e que a mamãe já não está disponível e que agora ele precisa tomar conta de si mesmo, como adulto, se responsabilizar por todas as suas necessidades e desejos. Somente assim estaremos mais livres e maduros para viver os vínculos verdadeiros, aqueles que realmente nos abastecem de bons sentimentos e que significam boa nutrição; e então seremos capazes de conciliar nossas contradições e achar tempo e espaço para honrar os sentimentos e os profundos desejos da nossa alma e viver as relações mais serenamente, sem a necessidade dos dramas, das crises infindáveis, das manipulações, das cobranças e das inseguranças que tanto comprometem a realização plena das nossas relações. A despeito de toda essa dureza, temos a magia e o romantismo da conjunção Vênus-Netuno em Peixes, que funcionam como alento e que ajudam a sanar o coração das feridas e garantem que não nos endureçamos em demasia, nem nos tornemos amargos nos embates da vida! Feliz Lua Cheia para você!

Nota: pessoas com planetas ou ângulos entre os graus 17 a 27 dos signos cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio) sentem mais fortemente as influ~encias dessa lunação, de acordo com a natureza do planeta envolvido e da casa do mapa natal em que a lunação acontece.

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

8 thoughts on “Lua Cheia em Câncer – Crescer dói, mas é necessário!

  • 12 de janeiro de 2017 em 21:53
    Permalink

    tenho vênus em câncer… essa lua me trouxe uma delicadeza interior, comigo mesma, que eu não esperava…

    Resposta
  • 13 de janeiro de 2017 em 11:53
    Permalink

    Precioso! Muito obrigado.

    Resposta
  • 13 de janeiro de 2017 em 12:08
    Permalink

    Maria Eunice, Muito bom o seu texto.entendi tudo.grande abraço.Glaucia

    Resposta
  • 13 de janeiro de 2017 em 16:36
    Permalink

    Certo: este cara sou eu…. Mas temos a ajuda de Saturno, acalmando o incontrolável Urano…Aguardando o desenrolar dos acontecimentos. O tempo(saturno) e os fatos “incríveis” de todo dia! Sempre nos surpreendendo.
    A verdade que não quer e não pode ser calada.
    Um vulcão que não pode ser controlado – não nos é possível acompanhar.
    Entender? Tudo atualmente foge ao meu entendimento.
    O Mundo de pernas para o ar!

    Resposta
    • 19 de janeiro de 2017 em 10:39
      Permalink

      É, nem sempre conseguimos compreender quando estamos no meio do turbulhão, Ana! Há que se confiar na “Proovidência” e na sabedoria da vida, além de confiar na própria alma e seguir os seus ditames! Boa sorte para você e para todos nós, porque realmente, o mundo está de pernas para o ar! 🙂

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!