AQUÁRIO – Roubando o Fogo dos Deuses

AQUÁRIO

Aguadeira
Reprodução – Desconheço o Autor

Aquário é um signo de desapego e sendo início de ano, se estiver com tempo, aproveite para se desapegar de coisas que sabe que não precisa mais. Limpe a vida, limpe o coração e desapegue-se para estar livre para as novidades que virão! Sue Tompkins (1) nos diz que o símbolo de Aquário, o Aguadeiro era representado antes também por uma mulher e o conteúdo da ânfora que ele ou ela despeja produz as duas linhas do glifo do signo. Corresponde ao mês de fevereiro, um tempo, segundo ela, que os Romanos separavam para limpar suas casas e anexos ou edícolas. A palavra fevereiro, diz Tompkins, significa, literalmente, “mês de purificação”, “assim, o Aguadeiro pode ser interpretado como lavando o passado para ficar pronto para uma novo começo, fresco e limpo. Uma imagem muito apropriada para um signo reformador, progressista e orientado para o futuro”. As linhas do glifo também fazem referência às ondas do mar, às ondas elétricas, afinal, Aquário é associado com a eletricidade,  e às energias eletromagnéticas e às próprias energias da terra, complementa ela.

aquario simParticularmente, acho que as ondas do glifo de Aquário também lembram as ondas dos raios, que eu associo com o planeta Urano. Sei que na antiguidade Zeus-Júpiter era o deus associado com raios e trovões. Mas acho que a forma como Urano se manifesta como energia psíquica é muito semelhante à descarga ou queda de um raio: é completamente imprevisível, você não sabe onde vai cair, quanto tempo vai durar nem quando irá ocorrer novamente. É uma liberação de energia fulminante, que tanto pode iluminar quanto destruir. E o Aguadeiro a derramar a água da sua ânfora sempre me chama a atenção para o fato de ele ter a água (sentimentos) contida num recipiente fora dele mesmo e ele derrama essa água sem entrar em contato com ela, daí a tendência a racionalizar as emoções e os sentimentos – é mais fácil analisá-los, percebê-los de longe do que senti-los.

aquario1
Reprodução

Signo de AR, Aquário é FIXO, MASCULINO, ATIVO, POSITIVO, YANG. Ideal é palavra chave quando se trata de Aquário, também chamado de Aguadeiro, já que é retratado como uma figura humana com uma ânfora. Pessoas com muitos planetas ou ângulos em Aquário e ainda com forte ocupação da Casa 11, a casa natural deste signo, são naturalmente voltadas para as causas sociais e humanitárias. Elas desejam transformar o mundo e o ser humano na sua melhor versão. Elas têm um IDEAL e se guiam por ele, pela visão da melhor versão daquela pessoa, situação, mundo. Assim como Prometeus, cujo mito exploramos abaixo, elas conseguem enxergar potenciais onde outros só percebem problemas e limitações – às vezes estão tão sintonizadas com este ideal que esquecem de perceber a pessoa real a seu lado. O folclore astrológico diz que é o mais sociável dos signos, o signo dos amigos.

Jordaens_-_Aquarius
Jacob Jordaens – Aquário – Reprodução

PROGRESSISTA, inovador, inventivo e amante da LIBERDADE, é extremamente mental e OBJETIVO, já que é o signo que traz o elemento AR na sua forma mais refinada, mais burilada. Civilizado e desapegado, Aquário tem uma grande facilidade de ver as coisas de fora, de longe, como se não fizesse parte do quadro, daí sua capacidade de prever as tendências. Tanto desapego e amor à liberdade pode implicar em alguma dificuldade com a intimidade e a vivência dos sentimentos, que podem ser sentidos, às vezes, como ameaçadores, já que, ao contrário da mente e da razão, sentimentos são coisas incontroláveis e incompreensíveis. Terrivelmente RACIONAL, Ele detesta tudo o que é ou parece irracional, porque a RAZÃO é a coisa mais lógica pela qual o ser humano deveria se pautar. Muitas vezes, ele é tão correto, tão racional e resolvido, que são as outras pessoas ao seu redor que perdem as estribeiras ou têm atitudes loucas, só para ver se provocam alguma reação “humana” nessa pessoa de emoções super controladas!

SONY DSC
Aquário – Vitrais da Catedral de Chartres, Chartres, França – Wikimedia Commons Reprodução

Pode ser o melhor dos amigos e a mais animada das companhias, desde que os temas sejam leves ou abstratos, porque se vier com choros e dramas, esqueça, pernas para que te quero! De modalidade Fixa, ele, que é um catalisador de mudanças na vida de outros, muitas vezes pode ser extremamente conservador e avesso a mudanças na própria vida – ele muda, se for nos seus próprios termos, no seu próprio tempo. Isso reflete uma ambivalência que nasce da dupla regência do signo: Aquário é regido tanto por Saturno quanto por Urano, dois arqui-inimigos, portanto, não poderia ser diferente, este é um signo bastante contraditório e cheio de surpresas. A regência de Urano lhe dá o amor pela liberdade, igualdade, fraternidade, além da inventividade, excentricidade e aquele ar meio elétrico e diferente que lhe é bem característico. O outro regente, Cronos para os gregos e Saturno para os romanos, nós já encontramos em Capricórnio. Urano era seu pai, o deus dos céus estrelados, aquele que deu origem às gerações de deuses olímpicos ao se deitar com Gaia, a Mãe Terra.

Drawing of Aquarius, the eleventh zodiacal sign, appearing in William Hone's Hone's Everyday Book.
Desenho de Aquarius, no Livro de Todos dos Dias de William Hone – Reproduçao de Wikimedia Commons

LIBERDADE e IGUALDADE são duas de suas palavras-chave, assim como JUSTIÇA. Aquário vem depois de Capricórnio e busca destruir as estruturas e hierarquias tão amadas pelo signo da Cabra, porque a seu ver, essas estruturas impedem a igualdade e a justiça. Profundamente afinado com a VERDADE, mesmo que seja a verdade como ele a vê, às vezes torna-se difícil para seus pares, amigos ou amores, que esperam dele uma postura mais parcial, que ele simplesmente não pode oferecer, pois quem busca ser justo tem que ser IMPARCIAL. E, claro, assim como Sagitário, outro signo afinado com a verdade, muitas vezes, para defender a verdade, ele se torna grosseiro, frio, sem tato e franco por demais, ferindo os brios de corações mais sensíveis.

Deutsche Fotothek Astrologie & Sternzeichen & Kalender Aqua
Deutsche Fotothek Astrologie & Sternzeichen & Kalender – Reprodução

Aquário é o signo da pessoa comum, do Zé das Couves ali da esquina, da Dona Maria sua vizinha, do Fulano  ou do Beltrano qualquer, ou seja, é o signo da pessoa ordinário, que detesta os privilégios das classes dominantes tão adorados por Capricórnio. Para ele todos são iguais e têm os mesmos direitos. É o signo dos ideais humanitários, cristalizados nas três palavras de ordem da Revolução Francesa, período em que Urano foi descoberto: LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE. Aqui encontramos a grande família humana  no seu conceito mais abstrato e de fato, é um signo seriamente preocupado com a melhoria da vida para todos, com uma visão de mundo mais justo para todos.

Stamp_of_Ukraine_s892
Selo da Ukrania – Reprodução

Ao contrário de Capricórnio, Aquário não acredita em “deveres” ou coisas chamadas “obrigações”, nem mesmo em relação á própria família ou aos laços de sangue. Ele manda às favas todos os “tem que” da vida e se você quiser que ele NÃO faça algo, é só dizer que ele “tem que” fazer. Ele é o grande REBELDE do Zodíaco e está pouco se lixando para o que você pensa ou deixa de pensar sobre ele. Aliás, outra de suas frases famosas é aquela “o que você pensa sobre mim não é problema meu”. Entendeu? E não espere que ele vá se explicar ou se justificar por qualquer coisa que tenha feito ou dito, fez, tá feito; disse, tá dito! Ao invés de obrigações, o que ele se preocupa mesmo é com PRINCÍPIOS e CONVICÇÕES, que norteiam sua forte CONSCIÊNCIA SOCIAL. No lugar das tais obrigações e deveres ele se vale da cooperação e da livre escolha, mas o problema é que o ideal nem sempre se sai bem nas situações cotidianas e é comum se ver o Aguadeiro agindo de forma dogmática ou autoritária, exatamente da mesma forma que aqueles tiranos ditadores que ele tanto critica!

AQUÁRIO
Aquário – Reprodução

INDEPENDENTE, OBSTINADO, inconvencional, não ortodoxo, às vezes chegando a ser excêntrico, ele vai lutar com unhas e dentes para defender sua própria liberdade e também a dos outros e liberdade de expressão é uma das suas mais nobres bandeiras. Paradoxalmente, é um dos signos mais tolerantes que há, vivendo de acordo com o mote “viva e deixe viver”, mas ao mesmo tempo, para defender suas caras convicções e princípios, pode se tornar EXTREMISTA e RADICAL nas suas posturas e opiniões, personificando a própria INTOLERÂNCIA que tanto combate. Ele também é completamente IMPREVISÍVEL e quando você pensa que finalmente o conhece, ele aparece com outra faceta totalmente diferente de si mesmo. Está sempre surpreendendo e adotando posturas antes impensáveis! Por isso Aquário também está associado ao imprevisível e inusitado e isso está relacionado a Urano.

Aqu book of hours
Livro das Horas – Reprodução

E sim, como signo de Ar, é ultra-sociável e profundamente interessado em pessoas, em gente, embora isso se dê muito mais do ponto de vista intelectual do que emocional – é quase um interesse científico no ser humano como objeto de estudo. Verdade seja dita, ele muitas vezes é visto mesmo como INDIFERENTE e frio, mas, de novo,  isso nasce do desejo de ser sincero e imparcial. Ele é extremamente amigável sim e se interessa muito na humanidade como um todo, porém, quando se trata de intimidade, ele é muito seletivo e deixa pouquíssimas pessoas chegarem perto – contato físico, por exemplo, é algo que pode ser muito perturbador e desagradável para ele, portanto, respeite seu espaço pessoal, dê-lhe espaço físico e, principalmente, emocional! Não o sufoque ou você nunca mais o verá! Sue Tompkins diz que muitas pessoas que pensam que Aquarianos são frios simplesmente não perceberam que foram, na verdade, rejeitadas, ou seja, não passaram no crivo seletivo dele. Das coisas que ele mais detesta e que podem fazê-lo rejeitar alguém estão o esnobismo, conversas fúteis, falta de sinceridade ou de propósito ou, pior ainda: estreiteza de pensamento, os chamados pobres de espírito. Mentalidades tacanhas, não, por favor! Mas sim, ele precisa de gente, tem necessidade maior dos amigos do que da própria família, podendo até dizer que sua verdadeira família é composta de seus amigos.

 

IMG_0034
Saturno, regente tradicional de Aquário – Maria Eunice Sousa
IMG_0548
Urano – Símbolo – Maria Eunice Sousa

Um dos mitos associados a Aquário é o de Urano, o DEus dos Céus Estrelados. Urano teve muitos filhos, dentre eles, Saturno e outros titãs, além dos Gigantes, criaturas ctônicas e grotescas de 100 mãos, cuja mera visão causava profundo desgosto ao seu pai, que era altamente idealista e de gosto muito estético. Tão repulsiva era a visão de seus filhos que Urano os aprisionou no Tártaro, as entranhas do Mundo Inferior. Esse costuma ser um padrão comum em Aquário, esse gosto estético refinado e idealista, que detesta ter que lidar com o lado mais animalesco da natureza humana, incluído aí os ritmos orgânicos do próprio corpo, que pode, às vezes, ser sentido como alienígena. Cronos, com a ajuda de sua mãe Gaia, resolveu tomar providências para libertar o irmãos e numa noite, quando Urano veio se deitar com Gaia ele segurou seus genitais com a mão esquerda e com a mão direita empunhando uma foice, cortou-os fora, atirando-os ao mar. Da espuma do sêmen nasceu Afrodite, e não é à toa que ela é a deusa da beleza e do senso estético, tendo nascido de um pai tão idealista. Do sangue derramado na terra nasceram as Erínias, também conhecidas como Fúrias, personificações da vingança e que puniam os mortais. Urano desaparece e não se sabe dele depois disso na mitologia. Cronos assumiu o seu lugar como regente dos deuses.

The_Mutiliation_of_Uranus_by_Saturn
A castração de Urano por Saturno – Afresco de Giorgio Vasari e Cristofano Gherardi, c. 1560 (Sala di Cosimo I, Palazzo Vecchio). Reprodução

Esse mito de Urano já nos diz muito sobre a natureza de Aquário. Mas há outro mito ainda mais emblemático relacionado ao signo, o mito de Prometeus. É uma estória longa, mas vale a pena. Liz Greene (3) diz que Prometeus é o grande “assistente social cósmico”. Prometeus era um titã da mesma geração de Cronos e sua origem é um tanto controversa. Seu nome significa “aquele que prevê”. Ele tinha um irmão chamado Epimeteus, que era o seu oposto nesse sentido, pois seu nome significava “aquele que aprende apenas com o acontecimento”. Na briga entre Cronos e Zeus, porque ele sabia como a encrenca findaria, Prometeus ficou do lado de Zeus. Diz-se que ele o ajudou no parto de Atena, que nasceu da cabeça de Zeus e que era a deusa da estratégia e do pensamento racional. Por causa disso ela o ensinou várias artes, entre elas a agricultura, arquitetura, matemática, artesanato, carpintaria, medicina, astronomia, astrologia, navegação e muitas outras habilidades.

Damon Hellandbrand aquario
Damon Hellandbrand – Aquario – Reprodução

Prometeus ensinou todas essas artes ao homem. Uma das versões de sua origem é a de que ele próprio, Prometeus, teria criado o homem de barro e água, com a permissão de Atena. Liz Greene, em seu livro A Astrologia do Destino (3), diz que o fato de ter ensinado todas essas artes ao homem torna Prometeus o Daimon do impulso cultural. Antes de Prometeus, o homem não podia ver nada com clareza, não percebia os ciclos da natureza, portanto, não conseguia tirar proveito deles com a agricultura, por exemplo; ele também não sabia como criar animais e não enxergava um palmo diante do nariz no sentido de se projetar no futuro. “Então, aqui está a verdade em uma palavra: toda habilidade e ciência humana é um dom de Prometeus”, Greene cita Asclépios, e diz que “esse impulso de boa fé em relação à humanidade é um dos temas dominantes de Aquário”. Por isso Aquário rege a ciência e a tecnologia, porque são coisas que trazem o progresso e os avanços para a humanidade.

Heinrich_fueger_1817_prometheus_brings_fire_to_mankind
Prometeus traz o Fogo à Humanidade Heirich Fueger – 1817 Reprodução

O mito continua. Zeus foi ficando muito zangado com todas essas artes ensinadas ao homem por Prometeus e temia que logo o homem se acharia um deus. Zeus também foi se irritando com Prometeus por outras coisas. Um dia, por exemplo, Prometeus foi convidado a decidir sobre quem deveria ficar com que porções de um boi sacrificado, quais deveriam ser dadas aos homens e quais seriam oferecidas aos deuses. O Titã, que sempre privilegiava os homens, escondeu a carne maciça debaixo do bucho do boi e todos os ossos limpos debaixo de uma rica gordura e disse a Zeus para escolher. Zeus escolheu a sacola de ossos e ficou zangadíssimo ao perceber a trapaça e por isso negou o fogo aos homens, “que comessem a carne crua”, disse ele. Prometeus não acatou a decisão e roubou o fogo sagrado dos deuses e o deu ao homem. Como punição, Zeus acorrentou Prometeus a uma montanha no Cáucaso e todos os dias uma águia, a ave símbolo de Zeus, vinha comer-lhe o fígado. À noite o fígado se regenerava e no dia seguinte o sofrimento se repetia.

Dante Gabriel Rosetti's Pandora
Dante Gabriel Rosetti – Pandora Reprodução

Além de punir Pometeus, Zeus ordenou a Hefestos, o deus da forja, que fabricasse uma mulher de barro e nela inspirou vida através dos Quatro Ventos. Essa era Pandora, que foi enviada a Epimeteus e que, orientado por seu irmão para não receber nenhum presente de Zeus, recusou-a a princípio. Mas, por causa do sofrimento infindável de Prometeus, ele acabou se casando com ela. Pandora abriu aquela famosa caixa, de onde saíram todas as pragas que poderiam perturbar a humanidade: Trabalho, Doença, Velhice, Insanidade, Vício e Paixão. A humanidade teria cometido suicídio coletivo, não fosse Esperança, a enganadora, que também estava na caixa e que mantinha o homem em expectativa de melhorias. Alguns dizem que Esperança é o pior de todos os males, pois nos mantém iludidos. O sofrimento de Prometeus tem fim quando ele é trocado por Quíron, que enfrentava um destino igualmente cruel na forma de uma ferida sem cura que doía de forma excruciante. Zeus concordou com a troca, mas exigiu que Prometeus usasse um anel que o identificasse como um eterno prisioneiro e para que ele jamais esquecesse do pecado que havia cometido.

prometeus e a aguia
Prometeus no Cáucaso – Reprodução

O mito de Prometeus o coloca como o grande benfeitor da humanidade, porque sem o Fogo Sagrado dos Deuses, o homem não teria visão, não intuiria o futuro, não teria a centelha divina que o eleva acima da natureza meramente animal e ctônica. Porém, do ponto de vista dos deuses este roubo foi um grande pecado, um crime, porque a natureza é muito ciumenta de seus segredos. Pesquisadores e cientistas em geral sabem bem o que é isso, e muitas vezes, ao propiciar avanços à humanidade, abrem uma verdadeira Caixa de Pandora, basta lembrar a desilusão de Einstein com o uso que deram à sua Teoria da Relatividade. O roubo também o faz sentir-se isolado de seus pares, assim como Prometeus ficou isolado no Cáucaso, porque ele se diferencia, ele vai além do óbvio, do comum, daquilo que já é conhecido. Assim, a solidão intelectual ou mesmo humana também lhe é característica.

Aquarius --- Image by © Harry Briggs/Corbis
Harry Briggs/Corbis – Reprodução

E um signo tão luminoso, altruísta e imparcial não deve ter Sombra… Será? É claro que tem! Parte desta sombra tem a ver com o signo oposto complementar, Leão. Aquário, como oposto de Leão, tem horror a se sentir egoísta e egoísmo é parte da sua sombra. A estória de George Orwell “A Fazenda dos animais”, ilustra bem essa questão e a frase “todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros” é geralmente utilizada para trazer à tona a questão da igualdade como vista por Aquário quando negativo – a igualdade é ótima para a humanidade, mas não para ele, que tem grande dificuldade em viver o que prega, sendo, quando negativo um grandessíssimo hipócrita, dizendo uma coisa e fazendo outra completamente diferente. No livro Astrology for Lovers, Liz Greene (4) diz que “enquanto Aquário conscientemente se esforça por ser abnegado, seu lado sombrio é completamente auto-centrado; enquanto sua dedicação aos outros é geralmente impecável  na vida ordinária, sua sombra se dedica a a confirmar sua posição de controle” – sim, Aquário é outro signo que tem problemas de controle, mas não poderia ser diferente, sendo ele regido por Saturno, o grande controlador do Universo.

Aquarius_-_Horoscope_from_'The_book_of_birth_of_Iskandar-_Wellcome_L0040148
Aquário -Horóscopo do Livro de Nascimentos de iskandar – Wikimedia Commons

Outro pecado de aquário é a hubris, o sentimento de estar acima do bem e do mal, exatamente por ter conquistado a Natureza e seus segredos. A hubris é a arrogância intelectual, o que nos faz ir além da ética e de valores morais porque achamos que nossos motivos são “justos”, algo na linha do jargão maquiavélico “os fins justificam os meios”. Ocorre que na luta pela evolução, na ânsia de ajudar a humanidade e de melhorá-la, Aquário deixa de ver o individuo humano, a pessoa que está ao seu lado – se for para salvar a humanidade, qual o problema se alguns humanos forem perdidos no processo? Outra frase famosa associada a este signo é “Eu adoro a humanidade, o problema são os humanos”, assim, para ele talvez seja mais fácil se relacionar com a ideia da humanidade do que com o ser humano com quem compartilha a vida, seja este ser humano um filho/a, um parceiro/a, um irmã/o. E há ainda outro pecado: Ele critica tanto o Leão por querer ser especial e chamar a atenção, mas no fundo, apesar do discurso bonito de querer ser simples, ele secretamente, inconscientemente “anseia por ser admirado e adorado por todo mundo, até o grau de de se sentir compelido contra seus próprios princípios, por medo do que possam pensar dele” (4). Mas não, ele não necessariamente se dá conta disso!

dalizodiac_aquarius
Aquarius – Salvador Dali

Entretanto, sem Aquário, o homem ainda estaria naquele nível ctônico, telúrico, morando em cavernas e sujeito ao destino imposto pela sua biologia. Feliz da humanidade que teve Prometeus (Aquário) como seu benfeitor e hoje evoluiu até onde chegamos. Resta-nos esperar (a enganadora Esperança de novo) que na sua hubris, não nos leve também à destruição.

No corpo Aquário rege os tornozelos e as pernas, até logo abaixo dos joelhos. Governa também o sistema circulatório. Urano, o co-regente de Aquário também tem o sistema nervoso, junto com Mercúrio. Rege também todas as doenças relacionadas a essas áreas do corpo.

O Visionário, O Assistente Social, O Cientista, O Revolucionário, O Anarquista, O Futurista, O Viajante do Tempo, O Forasteiro, O Abominável Homem das Neves

Aquariuss

 

MEDITAÇÃO PRA AQUÁRIO

Primeiro, olhe as imagens associadas a Aquário: o Aguadeiro, o próprio símbolo que parece duas ondas sobrepostas, Urano…

Olhe e fixe essas imagens  e deixe que elas conversem com você.

Contemplo o sentido desta frase: “Água da vida eu sou, derramada para os homens sedentos. E a Palavra disse: deixe o desejo em forma ser o governtante” (5).

Quando estiver pronto, faça esta meditação. OBS: A qualquer momento, se sentir qualquer desconforto, receio, mal estar, abra os olhos imediatamente e interrompa o processo!!!

Feche os olhos e faça um exercício respiratório de relaxamento. Gradativamente, solte os pés, pernas, coxas, quadris, tronco, ombros, braços, pescoço, cabeça… Até que você esteja completamente relaxada/o. Então visualize que está em seu lugar favorito de natureza. Sinta-se relaxado, tranqüilo. Qual é o clima? Faz sol, chove, venta? Observe o ambiente: tem mais alguém? Caminhe ao redor e se houver outras pessoas cumprimente-as amigavelmente, mas sem se demorar. Então perceba que se aproxima seu melhor amigo/a. Sinta a alegria de encontrar essa pessoa. Se sentir vontade, abrace-a. Observe sua expressão: está triste, alegre, zangado…? Por que? Olhe com atenção e veja se ele/ela quer lhe dizer alguma coisa. Escute. Ele lhe pede alguma coisa? O que você pode fazer pelo seu/sua amigo/a? Agora seu amigo/a lhe mostra uma grande tela à sua frente: o que você vê? Que ideais essa imagem reflete? São os seus ideais? São imagens desconfortáveis ou tranquilas? Como você se sente com a experiência toda? Agradeça a seu amigo/a e deixe-o/a ir embora. Aos poucos perceba-se de volta ao seu corpo e abra os olhos. Se sentir vontade, escreva ou ilustre o que vivenciou. Se quiser, partilhe sua experiência conosco.

Aquário rege as amizades, os grupos sociais, assim como nossas grandes esperanças, assim, ao terminar a meditação, reveja seus sonhos e metas nesta área de vida. Se necessário, faça ajustes, ou, do contrário, reitere as resoluções anteriores.

Johfra-Bosschart-Aquarius3x4.1
Johfra Bosschart – Aquarius Reprodução

Amanhã trabalharemos o signo de Peixes, portanto fique atento, durante o dia, a como o signo vai se manifestar para você. Até lá!

Música para Aquário:

Osvaldo Montenegro – Aos Filhos de Aquário

Hair – Aquarius

Omar e os Ciganos – Abominável Homem das Neves

Amy Whinehouse – He can only hold her

Ivete, Gil e Caetano – Tá combinado

Marina – Como dois e dois

Taylor Swift – Change

Rebecca Trip – Aquarius

U2 – Walk on

Gwen Stefani – Cool

Suzane Vega – Tom’s Dinner

Arielle Dombasle – Extraterrestre

Programação das 12 Noites Sagradas: 

26/12 – Capricórnio

27/12 – Aquário

28/12 – Peixes

29/12 – Áries

30/12 – Touro

31/12 – Gêmeos

01/01 – Câncer

02/01 – Leão

03/01 – Virgem

04/01 – Libra

05/01 – Escorpião

06/01 – Sagitário

(1) Sue Tompkins – the Astrologer’s Handbook

(2) Edna Andrade, em Festas Cristãs

(3) Liz Greene – A Astrologia do Destino

(4) Liz Greene – Astrology for Lovers

(5) Alice Bailey ‘Esoteric Astrology’, Lucis Press 1951, p. 653

5 opiniões sobre “AQUÁRIO – Roubando o Fogo dos Deuses”

Deixe uma resposta