A Semana Astrológica – Qual o sentido de tudo isso?

Semana de 30 de janeiro a 05 de fevereiro – A Lua Crescente no fim da semana nos alerta para fazermos ajustes na liberação da energia… É preciso foco para se tirar o melhor proveito! Também precisamos reavalaiar a maneira como viemos nos expandindo até aqui.

Há dois grandes acontecimentos astrológicos esta semana: Júpiter fica retrógrado e Vênus ingressa em Áries, signo onde também ficará retrógrada a partir de 04 de março. Júpiter fica cerca de quatro dias praticamente sem se mover, até estacionar e mudar de direção. Como já sabemos, a retrogradação de todos os planetas exteriores (de Marte a Plutão) necessariamente envolve a oposição ao Sol e um pouco antes ou logo depois de ficarem retrógrados, esses planetas fazem trígono ao Sol, um trígono que costuma ser enganoso, exatamente porque implica que o planeta entrará em retrogradação logo depois (e possivelmente nas progressões, no caso de mapa natal). Depois de ficar várias semanas com todos os planetas em movimento direto, algo que é relativamente incomum, Júpiter abre o caminho das retrogradações, seguido depois por Vênus (04 de março a 15 de abril), Saturno (07 de abril a 25 de agosto) e Mercúrio (10 de abril a 03 de maio). Daí seguem Plutão e os demais. Quando Júpiter muda a direção, a expansão e crescimento que vinham acontecendo de forma livre e até impetuosa (naquela área de vida representada pela casa do mapa natal) desacelera e talvez até experimentemos a sensação de parada, de que as coisas travaram um pouco… Uma oportunidade nos é dada de reavaliar e refletir sobre o crescimento conseguido nos meses anteriores e fazer os devidos ajustes. Em Libra, a retrogradação de Júpiter enfatiza a lentidão, atrasos e desaceleração de processos jurídicos; negociações que estavam em andamento, parcerias que estavam engatilhadas são paralisadas por algum motivo e as partes são obrigadas a rever todos os planos; acordos diplomáticos que estavam sendo . Contudo, o retardamento do crescimento que vinha em franca expansão não deve nos desencorajar – é apenas a chance que precisávamos para descansar e rever nossas estratégias. Até que Júpiter faça a oposição ao Sol, temos a sensação de que o progresso estacionou, mas tal parada sugere a necessidade de se refletir se a forma como os avanços e desenvolvimentos estão acontecendo realmente estão de acordo com o que a consciência (o Sol) quer e precisa. Talvez seja a hora de se perguntar qual o sentido de tudo isso, se esse desenvolvimento e expansão ainda é aquilo que realmente queremos, do jeito que queremos. Júpiter fica retrógrado de 06 de fevereiro a 09 de junho. Estaciona a 23°08’ de Libra e retrograda até o grau 13°12’ deste signo.

Vênus ingressa em Áries, onde se expressa no seu modo guerreira. É independente, livre, audaciosa, uma conquistadora em busca de uma causa! Tem forte senso de justiça mas pouca paciência para mimimis, demonstrações muito dengosas de afeto ou cerceamento de sua liiberdade – machistas não passarão! Nos mapas femininos simboliza a mulher que tem como valor máximo sua liberdade, independência e autonomia. Nos mapas masculinos indica homens que admiram e buscam uma companheira com essas qualidades. Essa Vênus gosta de esportes e precisa se engajar em atividades físicas para canalizar seu estilo competitivo e um tanto abrasivo. Mesmo seu estilo pessoal de se vestir tende mais para o esportivo e o confortável e ela atrai parceiros principalmente por ser direta e franca, assim como se sente atraída por pessoas que têm as mesmas qualidades. Vênus fica em Áries de 03 de fevereiro até 03 de abril, quando, retrógrada, retorna a Peixes. Reingressa em Áries dia 28 de abril, onde fica até 06 de junho.

Mercúrio está bastante ativo nesta semana. Depois de ter feito conjunção a Plutão ele faz agora quadratura a Urano em Áries e a Júpiter em Libra, além de fazer também sextil a Kíron em Peixes. Mercúrio em Capricórnio gosta de ordem e estrutura na forma de pensar e se expressar, os conceitos são tradicionais e coerentes. Mas nesta semana a mente recebe uma descarga de alta voltagem e é obrigada a se revolucionar novamente, a destruir conceitos e preconceitos, ideias e opiniões que já não estão servindo aos propósitos maiores da nossa alma e da consciência. É tempo de nos liberar das opiniões rançosas, de abrir mão de ter “aquela velha opinião formada – e rígida – sobre tudo”. O Mercúrio Capricorniano precisa temperar suas ideias tradicionais enormes pitadas de ousadia e a capacidade de experimentação para pelo menos se perguntar “e se?”… Esses movimentos demandam que sejamos bastante flexíveis e que estejamos abertos às situações inusitadas, porque há grande propensão a imprevistos, mudanças de última hora – particularmente para quem estiver viajando – de modo que precisamos aprender coisas novas e nos expor a experimentações – é isso ou ao invés disso, estaremos expostos a irritações, controvérsias desnecessárias, conflitos e rupturas. Atenção no trânsito porque também há propensão a acidentes.

Além do Sol continuar isolado ainda por alguns dias no começo de Aquário, Netuno é outro que agora fica sem aspectos por longos períodos. Esse isolamento é quebrado quando planetas pessoais trafegarem o começo do segundo decanato dos signos de Água ou dos signos mutáveis. Com Netuno sem aspectos sua manifestação pode se dar de forma extrema e ficamos mais suscetíveis a idealizações e fantasias; a sensibilidade e sentividade ficam mais aguçadas, embora não necessariamente consigamos identificar e ter clareza a respeito das coisas que captamos. Para pessoas que estão vivenciando trânsitos de Netuno no mapa natal, a sensação desconfortável de confusão e falta de rumo pode ficar mais acentuada. Positivamente, também fica realçada a imaginação, a criatividade, o refinamento e a busca pelo sublime. Movimentos subversivos também estão propensos a aparecerem e ganharem destaque neste período, que vai até meados de abril, quebrado, como já disse, pelos trânsitos eventuais da Lua e dos planetas de trânsito rápido.

A Lua abre a semana na fase Nova, em Peixes. Ainda em Peixes ela entra na fase Semi-Crescente na terça-feira. Torna-se guerreira em Áries e formaliza o Quarto Crescente em Touro, no sábado. Fecha o domingo já em Gêmeos. Na sua jornada ligeira ela vai conversando com todos os demais corpos celestes, simbolizando as mudanças rápidas do humor das massas e sendo gatilho para acontecimentos maiores mundo afora.

SEGUNDA-FEIRA, 30 de janeiro –  A Lua Nova está em Peixes, onde se funde a Netuno. Mais tarde trava uma conversa harmoniosa, mas tímida com Plutão e Mercúrio em Capricórnio. A semana começa de maneira saudosista, nostálgica e talvez seja até difícil nos arrancar da cama, já que os sonhos e o sono estão pesados, além de os lençóis parecerem irresistíveis. A tentação é permanecer na cama, simplesmente mergulhados em sonhos, sejam os do sono sejam os da vigília, seja dormindo ou acordado. Haja café para dar o tranco e a arrancada inicial do dia e da semana! Num tom mais positivo, o dia está cheio de criatividade, imaginação e inspiração e se nos agarrarmos a esses ímpetos e aos nossos projetos inventivos e significativos para nós, podemos vencer mais facilmente a tentação de continuar nos braços de Orfeu. Pelo final do dia estamos mais animados, mas a sensibilidade continua salientada e o nosso faro, bastante aguçado, de modo que seria bobagem desperdiçar tanta inspiração, portanto, faz bem quem conseguir dar outros usos para essas influências para além do trabalho e da tal da “produtividade”.

TERÇA-FEIRA, 31 de janeiro – A Lua faz sextil a Mercúrio, conjunção a Kíron e qincúncio a Júpiter. Depois ainda quadra Saturno e fica conjunta a Vênus, aspecto depois do qual fica fora de curso, às 15h37min. Já vazia, faz semi-quadratura ao Sol, entrando na fase Semi-Crescente. Ingressa em Áries às 19h47min e fecha a noite conjunta ao dono da casa, Marte. Mercúrio está em quadratura quase exata a Urano. A noite traz um sono tranquilo mas a manhã começa com tensões e uma grande sensação de cansaço e talvez até desânimo, como se as tarefas que nos esperam fosse pesadas por demais e isso, de certa forma, nos indispõe contra o mundo e suas obrigações e deveres, porque gostaríamos de estar mais livres, para criar conforme nossa vontade e não apenas cumprir tarefas chatas e obrigatórias. Contudo, é preciso fazermos um ajuste com a alma porque é dia em que o dever realmente precisa vir antes do prazer, se é para termos prazer sem culpa. Se nos dispusermos a abraçar as tarefas e obrigações com alegria, podemos descobrir dentro de nós a disciplina e o pragmatismo necessários para concretizar a criatividade caótica e desproporcionada. À tarde há maior inspiração, mas há também maior langor e necessidade de socializar um pouco mais, portanto, quaisquer tarefas que exijam maior concentração e ordem devem ser executadas pela manhã. A tarde também pede que evitemos nos expor a energias mais densas como fofocas, notícias tristes, particularmente do tipo “mundo-cão”, porque há maior tendência a absorvermos as coias como se fossem nossas.

QUARTA-FEIRA, 1° de fevereiro – Mercúrio está em quadratura plena a Urano e em quadratura próxima também a Júpiter, enquanto a Lua Ariana faz conjunção a Marte e sextil ao Sol Aquariano. A Lua fecha a noite em quadratura a Plutão e Mercúrio vira o dia também em sextil exato a Kíron. Ao contrário dos dias anteriores, hoje estamos com a disposição a mil por hora, a cabeça fervilhando de ideias, que pululam em ritmo caótico, causando inquitude mental e corporal. Há muita necessidade de ação de nos envolvermos em atividades onde possamos gastar energia física. Impaciência e talvez uma certa irritação causada pela “lerdeza” de outros podem trazer muitos conflitos, assim como o embate acirrado de ideias onde uns defendem o que é aceito e já testado e outros buscam experimentação e diferenciação do velho. Rigidez de opiniões e de conceitos pode, de fato, levar a conflitos sérios nas interações e antes de partir para as rupturas definitivas vale a pena sair um pouco do próprio umbigo e ouvir a si mesmo falando, com isensção e distanciamento. Será que estamos mesmo tão certos do que dizemos? Quem disse que a verdade é uma só? Qual o problema de mudar de opinião? Entrincheirar-se em opiniões apenas demonstra que talvez estejamos inseguros e nos sentindo ameaçados e isso diz muito sobre nós e nossa (i)maturidade emocional. Vale a pena desacorrentar a mente, desapegar-se das ideias e cogitar sobre outros modelos de pensamento, cogitar, apenas cogitar sobre o que o interlocutor está dizendo, antes de simplesmente se recusar ao diálogo.

QUINTA-FEIRA, 02 de fevereiro – Mercúrio está em quadratura exata a Júpiter e sextil pleno a Kíron. A Lua também plenifica a quadratura a Plutão, faz conjunção a Urano e se opõe a Júpiter, enquanto quadra também a Mercúrio, tornando-o foco de uma T-Square Cardinal. A Lua ainda faz trígono a Saturno, ficando vazia logo depois, às 14h51min. Ingressa em Touro somente às 23h50min. A mentalidade vigente, especialmente aquelas ideias referentes à ordem no trabalho e à ordem social estão sob grande pressão hoje. Conceitos e modelos acerca de como o mundo funciona ou deve funcionar passam por questionamentos a respeito de sua justeza, seu equilíbrio e o quanto tais ideias ou conceitos permitem ou impedem o progresso e o avanço de melhores condições sociais para todos. Conceitos estruturados e aceitos por todos precisam se renovar para que haja mais equilíbrio, independência e liberdade de pensamento e de expressão… Será que podemos sonhar com isso ou será que se dará justamente o contrário e talvez nos percebamos mais e mais amordaçados e/ou alienados? Em termos pessoais, o dia traz muitas possibilidades de mudança nos padrões de pensamentos e na forma de olhar e pensar o mundo e a própria vida e, quem se recusar a ver as situações, pessoas e até a si mesmo sob novos ângulos, talvez se defronte com cenários extravagantes e indivíduos excêntricos que lhe obrigará a expandir sua visão e as ideias estreitas que porventura ainda se acalente. Há tendência a embates formidáveis de ideias, que podem ser muito frutíferos e criativos, caso as pessoas envolvidas estejam abertas ao diálogo e a rever seus conceitos. Caso haja rigidez nas posturas, os conflitos podem ser desagradáveis. Se percebermos que o frescor das novas ideias não precisa ser uma ameça, temos boas chances de aproveitar a ponte entre aquilo que foi e aquilo que se descortina diante de nós. É possível que também haja muita inquietação e ansiedade e se não cuidamos, o sistema nervoso pode entrar em pane com o excesso de atividade mental – meditação e exercícios de aterramento podem ajudar. Do meio da tarde até a noite temos muito tempo para meditar e ponderar sobre todas essas questões. As atividades práticas e objetivas dão lugar à contemplação.

SEXTA-FEIRA, 03 de fevereiro – A Lua, exaltada em Touro, faz um contato discreto com Netuno em Peixes e se prepara para o Quarto Crescente. Vênus ingressa em Áries às 13h52min e Mercúrio segue em quadratura a Júpiter e a Urano. Um dia mais calmo em que há muito bom senso à nossa disposição para digerirmos as “revoluções” de ideias dos últimos dias. Coração tranquilo, alma mais plácida, visualizamos com pragmatismo para onde ir a partir daqui: ruminamos, refletimos, ruminamos mais um pouco, enquanto seguimos com nossas tarefas, que nos dão uma bem vinda sensação de ordem, rotina e clareza de como as coisas são. E percebemos que, a despeito de toda a inquietude, de todos os conflitos e de tudo aquilo que ainda precisa ser resolvido e melhorado, tudo está no seu devido lugar. Esse sentido de ordem traz tranquilidade ao dia, que fica um pouco mais dinâmico à tarde, com a regente da Lua ingressando em Áries.

SÁBADO, 04 de fevereiro – De Touro a Lua faz quadratura ao Sol, entrando na fase Crescente. Mais tarde ela se afina com Plutão e mais discretamente com Kíron. Dona Lua ainda se irrita com Júpiter e com Saturno por quincúncios, virando foco de um Yod-Dedo de Deus e, por causa do sextil a Kíron, também torna Júpiter foco de outro Yod. A Lua fica vazia depois do trígono a Mercúrio, às 20h42min. As revoluções imaginadas e projetadas por ocasião da Lua Nova enfrentam o desafio do pragmatismo, do bom senso e da necessidade. É possível colocá-las em prática? Ou será que vamos nos deixar vencer pela preguiça e o medo do novo? São necessárias? Serão sensatas todas essas mudanças? E precisam, realmente, ser sensatas, para serem necessárias? De fato, a acomodação pode ser ligeiramente sacudida se aproveitarmos o momento em que a energia se avoluma dentro de nós e o desejo de por a mão na massa nos faz antever o prazer da realização, ganhando da inação e do receio de sair do previsível. De qualquer forma, ainda precisamos lidar com grandes oscilações na liberação da energia, porque ora estamos cheios de entusiasmo, ora estamos incertos e receosos do que queremos ou da nossa capacidade para realizar o que queremos. É preciso ir com fé e disciplina, ciente das inseguranças, mas sem deixar que elas nos derrubem ou nos impeçam de avançar. Insegurança se resolve, muitas vezes, com a prática, pondo a mão na massa, dando a cara a tapa, permitindo-se errar e tentar de novo… É dia de aprender fazendo porque a teoria  somente vai nos deixar ainda mais preguiçosos e cheios de desculpas para nada fazer!

DOMINGO, 05 de fevereiro – Júpiter estaciona a 23°08’ de Libra às 04h53min para entrar em retrogradação amanhã. A Lua abre o dia fora de curso em Touro. Ingressa em Gêmeos às 02h45min de onde logo se alinha com Vênus, ainda na madrugada e com Marte pelo fim da manhã. Pelo fim do dia arma uma confusão complicada com Netuno. O domingo traz muita atividade mental, versatilidade e muitas possibilidades de estímulos e novidades. Está favorável para leitura, socializações, encontros leves, viagens curtas e conversas dinâmicas que nos permitam por o papo e as novidades em dia. Mas os assuntos são leves e prosaicos porque a profundidade não está muito favorecida, chega mesmo a ser entendiante, porque preferimos abarcar muitos tópicos descompromissadamente, assim como queremos variedade de interesses e de atividades. Viagens curtas, jogos em que se use as mãos e que permitam interação entre as pessoas também estão favorecidos. A noite está propensa a aml-entendidos causados por inseguranças, sentimentos confusos ou atitudes descuidadas na interpelação da pessoas, portanto, vale se certificar do que estamos realmente sentindo, antes de imputar impressões receios aos outros – somente nós somos responsáveis por nossas inseguranças. Vale buscar contençao nas palavras e também na ingestão de álcool e de outras substâncias.

Uma ótima semana para você!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

7 thoughts on “A Semana Astrológica – Qual o sentido de tudo isso?

    • 30 de janeiro de 2017 em 17:29
      Permalink

      Fernando, Júpiter está sempre em busca de sentido e na Astrologia ele representa essa busca de significado… Mas não, nem sempre encontramos esse sentido e isso não quer dizer que a experiência não seja válida, mesmo assim. 😉

      Resposta
  • 5 de fevereiro de 2017 em 19:19
    Permalink

    Maria, você poderia falar mais sobre o astral no campo afetivo, relacionamentos amorosos? Beijão, adoro seu blog.

    Resposta
    • 25 de fevereiro de 2017 em 19:35
      Permalink

      Olá Habetrot! Então, eu falo do campo afetivo quando falo de Vênus… Às vezes Vênus está meio “quieta”, então eu falo menos… Às veses falo mais… Logo ela ficará retrógrada, o que significa um tempo crítico para as relações afetivas! 🙂

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!