A Semana Astrológica – Voltando aos trilhos

Reprodução

Semana de 1° a 07 de maio – período de focar nos objetivos com prazer e paixão, afinal, não é só a chegada que é importante, o trajeto também é fundamental!

Mercúrio é a estrela da semana, estacionando já na terça-feira e voltando ao movimento direto na quarta, em conjunção a Urano – é hora de começar a por em prática as alterações que percebemos necessárias ao longo do período de retrogradação – ou talvez nos sentimos voltando ao começo de tudo, corrigindo o que estava fora do eixo, voltando aos trilhos. Foco, clareza e ótimos palpites estão favorecidos por estes dias. Também pode ser o momento certo de se posicionar mais firmemente naquelas relações e interações abusivas.

Brooke Shaden Photography – reprodução

O Sol Taurino também está bastante ativo, harmonizando-se com Netuno em Peixes e incomodando-se com os ideais super civilizados de Júpiter em Libra. Esse movimentos trazem maior sensibilidade e poesia ao pragmatismo, bom senso e produtividade de Touro e ampliam os horizontes de quem costuma primar apenas pelo velho bom senso! Como Júpiter já está em orbe de quincúncio a Netuno – aspecto exato o dia 17 – temo formado um Yod-Dedo de Deus, com Júpiter de foco. Isso indica uma semana de mais otimismo, mas talvez parte desse otimismo seja vazio, sem razões concretas; outra manifestação possível é o surgimento ou discussão sobre novas leis de benefício duvidoso para as pessoas em geral – ainda hoje vi uma matéria sobre mudanças nas leis que regem o trabalhador rural, algumas delas, bem esdrúxulas, como a possibilidade de o empregador pagar o trabalho com casa e comida! Estamos mesmo regredindo no tempo? Portanto, com Júpiter como foco dessa configuração, há necessidade de vigiarmos os excessos, os idealismos vazios, a justiça fajuta, que só favorece a quem menos precisa. O Sol fecha a semana já em trígono a Plutão, aspecto que ficará exato na semana que vem, mas que já sugere um desejo de mudar algumas coisas no normalmente alérgico a mudanças que Touro costuma ser.

Reprodução

Marte vai se aproximando da quadratura a Netuno, sugerindo mais imaginação e criatividade, mas também propensão à dispersão e a atirar para todo lado no que tange à aplicação da nossa energia executiva. Essa dispersão, além de atrapalhar nosso foco também pode nos colocar em encrenca, porque sem querer, nos envolvemos em oportunidades suspeitas e questionáveis, que podem ir contra nossos melhores interesses, portanto, vale já ficarmos atentos desde agora. Mas falamos mais disso na semana que vem.

Vênus começa a celerar o passo e a pose, mas ainda fica esta semana sem fazer aspectos próximos a outros planetas. Apenas recebe os contatos da Lua.

Reprodução

A Lua abre a semana na fase Semi-Crescente em Câncer. Torna-se Crescente em Leão terça e Corcunda em Virgem, no sábado, signo onde também fecha a semana. A Lua faz aspectos a todos os demais astros, às vezes harmoniosamente, às vezes de forma tensa, simbolizando as alterações diárias na vida na Terra.

SEGUNDA-FEIRA, 1° de maio – A Lua está em Câncer e faz quadratura a Júpiter em Libra, oposição a Plutão e quadraturas a Mercúro e a Urano em Áries, formando uma Grande Cruz Cardinal. Fica vazia depois da quadratura a Urano, às 17h24min. Faz ainda trígono a Quíron. O sol está qem sesqui-quadratura a Saturno, exata amanhã. É feriado, mas em lugar de dormir e descansar, vamos arrumar “sarna para nos coçar”, por assim dizer. O dia está dinâmico e de fato, é um desperdício não fazer nada com toda essa energia – aliás, essa energia é bastante volátil e ficar parado é invocar confusão, melhor mesmo é descarregar em algum canal útil e criativo! O dia do Trabalho está mesmo trabalhoso! As emoções estão instáveis e carregadas e a convivência familiar pode trazer um excesso de exposição aos dramas domésticos, de modo que, se não temos cautela podemos criar atritos e picuinhas quando gostaríamos de estar descansando e relaxando. Discussões acaloradas, críticas, julgamentos, atitudes impensadas, melindres, tudo pode levar a dramalhões que, se não forem bem conduzidos podem estragar o feriado de todos. Se estivermos todos fechamos num espaço pequeno, então, é receita de desastre! Obviamente, não precisa ser assim, se formos honestos e identificarmos nossa irritação, nossa instabilidade e relevarmos a irritação alheia, quando for o caso. Para funcionarem bem, as interações hoje precisam ser profundas e bastante honestas. Respeitar a privacidade alheia também ajuda a evitar muita confusão, mesmo a privacidade daqueles com quem se tem mais intimidade – só porque é da família não quer dizer que se pode enfiar o nariz nos assuntos do outro, dar opiniões não solicitadas, xeretar assuntos íntimos e etc. Às vezes, a invasão da intimidade do outro é algo tão violento e desrespeitoso quanto uma agressão física. Lembrar as regras básicas da civilidade, ser generosos uns com os outros, lembrar do afeto que nos une ajuda a preservar as relações num momento mais itempestivo. Tendo isso em mente, podemos sim, ter um dia em que o dinamismo nos ajuda a resolver dificuldades e situações, ao invés de criar problemas e dramas!

Reprodução

TERÇA-FEIRA, 2 de maio – Mercúrio estaciona às 13h32min, a 24°18’ de Áries. A Lua abre o dia vazia em Câncer e ingressa em Leão à 01h12min, de onde se afina com Vênus em Áries e com Marte em Gêmeos. A Lua ainda faz sesqui-quadratura a Saturno e como Sol também está em sesqui-quadratura a Saturno, aspecto exato hoje, temos formado um Martelo, com Saturno de foco. A Lua faz quadratura ao Sol, iniciando a fase Crescente. Ânimo, vigor, disposição – é o que temos para hoje! Além da percepção de uma mudança sutil nos pensamentos: talvez tenhamos algumas ideias interessantes, que já haviam dado o “ar da graça”, mas não havíamos prestado atenção. Talvez agora percebamos com mais clareza o que precisa ser feito, que ações e atitudes precisam e devem ser tomadas, como acordar de um longo sono e agora se dar conta do que eram sonhos e do que é a realidade. Contudo, ainda precisamos nos ater às obrigações: é dia de prestar bastante atenção aos deveres e compromissos e honrá-los com pontualidade e, por que não, alegria! A Lua fica Crescente em Leão e nos convida a encontrar prazer naquilo que produzimos, a nos divertir ao longo do caminho, a nos regozijar também coms os aprendizados que os desafios que superamos nos trazem. É hora de sofisticar um pouco o nosso projeto. Refinar, aparar arestas, tornar em desenho acabado aquilo que antes era apenas um rascunho feito às pressas, ou de improviso. Agora temos mais tempo e oportunidade para ir aos detalhes, aperfeiçoar, polir, lapidar a pedra bruta que encontramos no nosso coração: nosso desejo, que virou propósito! E do desenho finalizado, partimos para a construção e a realização concreta do sonho. Avante com ele!

Reprodução

QUARTA-FEIRA, 3 de maio – Mercúrio volta ao movimento direto em Áries. O Sol está em sextil exato a Netuno. De Leão, a Lua se afina com Júpiter, mas se desentende com Plutão. A Lua ainda faz trígono a Mercúrio estacionário-direto, a Urano e a Saturno, formando um Grande Trígono de Fogo. Qual a diferença de fuga e inspiração? Quando sabemos que vamos ali fora porque “realmente precisamos” espairecer e clarear as ideias ou quando estamos apenas enrolando mais um pouco, adiando mais um pouco, aquilo que é inadiável? O dia traz a possibilidade de olharmos essa e outras questões mais de perto. Às vezes nos deparamos com essas contradições: temos desafios complicados por um lado e situações positivas por outro e, se por um lado isso é bom porque equilibra a vida, por outro, podemos focar apenas no que é bacana e deixar o difícil de lado – tudo bem ter uma trégua, a questão é termos essa clareza, se não estamos apenas fugindo mais um pouco do confronto e isso cada um sabe, dentro de si mesmo. De qualquer forma, hoje temos sim, muitas influências positivas, que ajudam, de fato, a equilibrar um pouco a balança, que tem estado pendendo mais para os problemas do que para as alegrias. Mercúrio volta ao movimento direto em Áries e sinaliza o momento de retomar a comunicação de forma mais direta e de começar a colocar em prática as decisões tomadas ao longo das últimas semanas – por exemplo: adotar mudanças nas interações abusivas e desrespeitosas. Como ele está em conjunção próxima a Urano, temos colocada a necessidade de pensarmos mais livremente e de forma mais ousada e revolucionária. A Lua traz tudo isso do plano da mente para a esfera do coração, dos sentimentos e emoções e também das sensações, de maneira que temos um dia em que podemos viver momentos importantes de sincronicidade, de estarmos no lugar certo, com as pessoas com que deveríamos estar, vivenciando situações que nos marcam de maneira profunda, porque nos pegamos num momento que parece parar, congelar no tempo e percebemos que, a despeito de tudo, estamos onde deveríamos estar e esse tempo é mágico, porque é aqui que podemos mudar: no agora! Em termos práticos o dia pede uma quebra na rotina, que façamos coisas diferentes, talvez até um pouco extravagantes, mas que nos fazem sentir cheios de vida e entusiasmo, com um pé no presente e outro no futuro!

Reprodução

QUINTA-FEIRA, 4 de maio – A Lua completa o trígono a Saturno nas primeiras horas do dia e fica vazia depois desse movimento, à 01h37min. Faz quincúncio a Quíron e ingressa em Virgem às 06h47min de onde troca farpas com Vênus, se incomodando também com Mercúrio-Urano. Fecha a noite em quadratura a Marte em Gêmeos. Ao contrário de ontem, quando queríamos novidade e soltura, hoje as horas pedem produtividade, esforço concentrado, organização – talvez ainda lembremos das horas livres com um certo incômodo, mas de fato temos muito a fazer porque o dia está industrioso e nós, também! Portanto, podemos avançar em todos os assuntos que estavam meio “encostados” ou empilhados sobre a mesa e ir “ticando” todos os parêntesis, quem sabe até dizendo, mentalmente, “próximo!”, de modo que, ao fim do dia, estamos satisfeitos por todo o trabalho realizado. À noite precisamos estar atentos com alguma irritação, que pode fazer o humor ficar mordaz e um tanto cáustico – antes de criticar e soltar cobras e lagartos sobre, sempre é bom refletir sobre a origem da exasperação e azedume – é bem provável que tudo comece em nós e se é assim, em nós também está a solução!

Shutterstock – Reprodução

SEXTA-FEIRA, 5 de maio – O Sol está em quincúncio a Júpiter. A Lua Virginiana faz quadratura a Marte em Gêmeos e oposição a Netuno em Peixes, tornando Marte foco de uma T-Square Mutável. A Senhora da Noite também faz trígono ao Sol Taurino e a Plutão, formando um Grande Trígono de Terra. Emoções oscilantes, ideias em demasia, impulsos que vem e vão, entusiasmo instável… o dia está temperado de um nervosismo diligente, que pode sim nos ajudar a realizar bastante coisa, mas que pode também atrapalhar o andamento das atividades, devido às oscilações de humor e de energia, inseguranças, dispersão e extravio das forças e do ânimo. Portanto, para não vermos nossas horas estragadas pela dispersão e pelas dúvidas, melhor começar o dia de forma bem prática: com a velha e boa lista das prioridades! Mas só escrever a lista não vai resolver nada, é preciso se ater a ela, buscar um mínimo de foco no meio das muitas distrações e “urgências”. Felizmente, temos também bastante terra que pode nos ajudar a conter as divagações e abstrações, de modo que possamos nos inspirar, ao invés de apenas perder tempo com castelos no ar. O fim da manhã e a tarde trazem maior possibilidade de um aproveitamento prático das boas influências do dia. O período vespertino é favorável ainda para lidar com questões econômicas e tornar os negócios mais rentáveis – obviamente, longe de esquemas duvidosas, mas com integridade e pé no chão!

Reprodução

SÁBADO, 6 de maio – De Virgem, a Lua faz quincúncios a Mercúrio e a Urano e ainda quadratura a Saturno e fica vazia logo depois, às 09h44min. A Lua ainda se opõe a Quíron. Ingressa em Libra às 15h21min, de onde faz sesqui-quadratura ao Sol, entrando na fase Corcunda. Fecha a noite em oposição a Vênus. É sábado, mas acordamos querendo botar ordem no mundo, trabalhando sem parar, feito formiguinhas se preparando para o inverno – mesmo aqueles que não trabalham aos sábados podem se sentir, assim, super fazedouros! Mas talvez tenhamos uma baita inveja da cigarra, que apenas canta, toda prosa, sem pensar no dia de amanhã. Entretanto, aquilo que é adequado para um, pode não o ser para outro, portanto, se queremos nos jogar com afinco nas nossas atividades, ótimo – seja qual for nossa motivação, paixão, dever, culpa, etc – mas se há cigarras que preferem cantar, que temos nós com isso? Cada um que cuide si, afinal, mal damos conta de nosso próprio fardo, por que achamos que ainda podemos criticar ou julgar quem quer que seja? Se precisamos criticar o outro para valorar o que fazemos, tem algo errado com o que fazemos ou com nossa motivação para fazê-lo. O final da tarde traz um clima um pouco mais leve e uma revitalização da energia, que se torna mais sociável, menos crítica e harmoniosa! A noite favorece as interações, os encontros, os romances e a diversão.

Svetlana Valueva – Reprodução

DOMINGO, 7 de maio – De Libra a Lua se opõe à sua dispositora, Vênus, em Áries. Mais tarde ela conversa animada com Marte, mas implica com Netuno. Faz uma bela conjunção a Júpiter no céu noturno e fecha a noite e a semana em quadratura a Plutão e oposição distante a Urano, que recebe novamente a conjunção de Mercúrio, exata na terça, dia 9. O domingo está animado e propício aos encontros leves, a atividades que restaurem nosso equilíbrio e harmonia interior – que atividades? Isso só você pode saber! Mas de fato é um dia de buscar equilíbrio, harmonização e leveza, para variar! Práticas artísticas e criativas também nos ajudam a nos reencontrar com a beleza dentro de nós, assim como a apreciação de espetáculos, exibições e concertos. O fim da noite pode trazer algumas tensões que talvez demandem jogo de cintura extra, mas mesmo isso tiramos de letra, se estivermos com nosso equilíbrio devidamente restaurado.

Uma ótima semana para você!

2 opiniões sobre “A Semana Astrológica – Voltando aos trilhos”

  1. Ooi, eu vejo sempre minha revolução lunar (tenho lua em câncer) e sempre vejo sobre essa grande cruz cardinal. Ate setembro ainda bem que isso vai passar pois minha revolução solar n vai estar com ascendente em câncer haha (mas infelizmente vai ter lua na casa 12 pelo menos em conjunção com jupiter).

    Sobre os dramas eu to começando a entender que realmente faço muito drama :v
    O drama sempre vem em pensamento, eu penso demais. Parece que estou falando com meu cérebro de tanto que penso. Mas também percebi que mesmo sem os dramas eu me sinto muiyo vulnerável, sei lá meio inseguro. Vi isso numa revolução lunar anterior. Hoje mesmo eu passei praticamente o dia todo sem fazer drama e me senti vulnerável demais. Tem um acontecimento de 2 anos atrás que mesmo tendo passado me deixou com trauma

    To usando menos o cérebro e os resultados estão melhorando… muito obrigado por compartilhar conosco a semana astrologica! É muito melhor do que aqueles sites de horoscopo que só dizem “Hoje o dia esta favoravel pra ganhar dinheiro” ou “Novas amizades e um relacionamento amoroso estão chegando”. Aqui tem realismo e acho isso ótimo!

    Bom, é isso. Obrigado mais uma vez beijos

Deixe uma resposta