Lua Nova e Eclipse Solar em Aquário – Uma Explosão de Novas Ideias

Hoje, 15 de fevereiro de 2018, tivemos o segundo e último eclipse da primeira temporada de eclipses do ano,  ocorrendo a 27°07′ de Aquário, às 19h05min no horário de Brasília e 21h05min no horário de Lisboa. O outro eclipse foi um Eclipse Total da Lua, em Leão, ocorrido no dia 31 de janeiro, sobre o qual você pode saber mais aqui. É o início do ciclo de Aquário, portanto, é momento de semeadura, de lançar intenções, de começar novos projetos e o que não falta é ideia e atitude!

Este eclipse pertence à Série Saros Solar 150, uma série bastante jovem, que começou em 24 de agosto de 1729. O eclipse de hoje é apenas o membro 17 desta série, de um total de 71 eventos. A série nasceu no Polo Sul e gradativamente se desloca para o Norte – portanto, todos os eclipses desta série ocorrem junto ao Nodo Sul – Entenda melhor o que são eclipses, como funcionam, o que significam e como são suas dinâmicas!

Série Saros 150 – Polo Sul, 24 de agosto de 1729, 14h04min (GMT)

No mapa natal desta série a Lua é Nova a 1°15′ de Virgem. Marte faz conjunção a Júpiter em Câncer e Mercúrio faz conjunção ao Nodo Sul em Leão, sendo ambos, Mercúrio e Nodo Sul, Ponto Médio entre a Lua Nova e a conjunção Marte-Júpiter. A Dra. Bernadette Brady, estudiosa de eclipses, diz dessa família de eclipses que “está relacionada a ideias e à sua expressão entusiasmada. Se este eclipse afeta seu mapa, você será inundada/o por ideias e opções. Parece haver um elemento de urgência e precipitação, mas se você seguir as novas ideias, elas terão um resultado positivo”.

A Lua Nova em Virgem também se opõe a Saturno em Peixes – é necessário uma dose perfeita de centramento e contenção, equilibrada com a capacidade de fluir com o ritmo da intuição e da imaginação para aproveitarmos essas ideias e oportunidades, sem nos deixar afundar no caos e no desperdício das incertezas e das dúvidas sobre nossas próprias capacidades. Essa oposição também fala de um potencial de caos e da dificuldade concreta de lidarmos com as coisas que fogem do controle – mas a melhor forma de lidar com isso é exatamente fluindo com os acontecimentos, desistir de controlar o externo, permanecendo ancorado internamente.

Lua Nova e Eclipse Solar em Aquário – Brasília, 15 de fevereiro de 2018, 19h05min.

Já no mapa da Lua Nova e Eclipse Solar em Aquário que ocorre hoje, a Lua Nova se separa da conjunção a Mercúrio – olha o danado aí de novo! Está em todas!! – faz sextil a Urano em Áries e quadratura a Júpiter em Escorpião. Todos os aspectos são separativos  maior potencial de serem assimilados. O mapa deste eclipse está bem alinhado com os temas da Série Saros à qual ele pertence e amplifica e expande o tema da abundância de novas ideias, das inovações e principalmente da liberação do velho, da capacidade de olhar para o futuro e abrir os braços para acolhê-lo, ou melhor, partir em busca de sua execução. Isso porque Aquário é um signo de Ar, é mental, cerebral, criativo e inventivo e a ênfase que Mercúrio recebe no mapa multiplica todas essas qualidades.

Ponto de atenção: Urano está em oposição ao Ponto Médio entre Saturno e o Nodo Norte. Esse aspecto sugere um aumento acentuado na urgência por liberdade/liberação, rebeldia extrema e uma incapacidade em ouvir a vontade de outros. Como é uma oposição a fricção é maior e mais extrema e brigamos para nos liberar a qualquer custo, mesmo que seja bastante alto! Se não estamos cientes desse desejo de libertação (de nossas próprias crenças, visões, expectativas, ilusões, desejos de controle, relações, atitudes ou o que quer que nos limite), podemos agir de forma tresloucada ou invocar eventos que nos façam romper com o que está nos limitando. Com Urano enfatizado assim, também aumenta a propensão a imprevistos, eventos inesperados, surpresas – sejam elas boas ou más!

Outro ponto importante: O Nodo Norte trafega atualmente pelo signo de Leão e no mapa do eclipse de hoje faz conjunção exata ao Nodo Sul da Série Saros – ou seja, temos um Retorno Nodal Reverso ocorrendo no mapa da Série, que ocorre a cada 18 anos aproximadamente. Para nós, é uma oportunidade de identificarmos a diferença entre nosso caminho de evolução e o caminho de acomodação; de percebermos os padrões que nos prendem ao passado e como tirar proveito deles, como usá-los como ferramentas que são e não como empecilhos. Vale notar que a Série Saros 150 traz o Nodo Norte em Aquário e o Sul em Leão, a ênfase é na comunidade e não no indivíduo; ao contrário do trânsito atual, em que O Norte está em Leão e o Sul em Aquário, aqui é o indivíduo que se destaca e deve ouvir primeiro sua própria voz, ao invés de seguir com a manda. Olhando o cruzamento desses dois posicionamentos no eclipse de hoje, como o indivíduo pode manifestar seus dons únicos e especiais, sua criatividade singular, servindo ao coletivo sem incorrer na hubris, na arrogância de se achar melhor, acima de tudo e de todos? Esse é um dos desafios desse eclipse: como manifestar e concretizar todas essas ideias inovadoras para o bem comum, sem se perder no anonimato, sem se tornar escravo da opinião coletiva.

Mapa Natal do Rio de Janeiro: Rio, 1° de março de 1565, 11h49min.

Pessoas e entidades com planetas e ângulos entre os graus 22 dos signos fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário) e o grau 2 dos signos mutáveis sentem mais fortemente os efeitos deste eclipse. Um exemplo é a cidade do Rio de Janeiro, que passou por um vendaval violento ontem de efeitos catastróficos, um temporal com efeitos de tsunami, como descrito por alguns moradores. No mapa natal do Rio, vemos que há um stellium em Peixes, ao redor do MC e esse stellium é foco de uma T-Square, pois esses planetas fazem quadratura a Netuno no ASC em Gêmeos e a Urano no DC em Sagitário – é simplesmente fascinante esse mapa do Rio, como fascinante é a cidade!

Anel do centro: mapa natal do rio de Janeiro; anel externo: mapa natal da Série Saros 150

Quando comparamos o mapa do Rio de Janeiro com o mapa da Série Saros 150, vemos como o Rio é afetado por esta série.  A primeira coisa que chama a atenção é que o Saturno do mapa da SS 150 faz conjunção próxima à Lua natal do Rio e ativa de forma intensa essa T-Square Natal mutável. Saturno em Peixes faz quadratura a Netuno e a Urano natais do Rio – uma oposição Urano-Netuno no eixo Gêmeos-Sagitário, ativada por um Saturno Pisciano é a própria ilustração do caos! Peixes e Netuno são significadores de inundações e aguaceiros quando ativados negativamente. Outro dado digno de nota é que a conjunção Mercúrio-Nodo Sul também ativam o Saturno natal no mapa do Rio, além do próprio MC – então, é um período desafiador, frustrante, de provações. e ainda, a Lua Nova (Sol e Lua) fazem conjunção a Júpiter em Virgem e também fazem quadratura a Netuno e oposição à Lua em Peixes… São muitos gatilhos acionados e o caos realmente se instalou na cidade com esse vendaval catastrófico e, além de desabamentos, inundações, desmoronamentos, infelizmente pessoas morreram! Uma tragédia maior numa cidade que já enfrenta muitas tragédias cotidianas!

E por fim, vamos ver que imagem nos traz o Símbolo Sabiano do grau 28 de Aquário (27°07′): “Uma árvore derrubada e serrada para garantir o fornecimento de madeira o inverno”. Este símbolo nos fala sobre como usarmos os recursos sabiamente, sem desperdícios. Dane Rudhyar, astrólogo americano já falecido, nos lembra que o símbolo “remete à vida natural e à capacidade de nos prepararmos para o futuro, usando tanto nossa força física quanto nossa engenhosidade e recursos intelectuais”. O tema básico desse símbolo , segundo ele, é “conhecimento e habilidades usados no seu ambiente natural para a satisfação de necessidades básicas do ser humano”. Aqui também está presente a ideia da sobrevivência, a nossa capacidade de fazer o que é preciso para continuar a vida. Habilidade e capacidade de sobrevivência – como estão as suas? Uma árvore também é um ser vivente, é parte desse planeta e neste caso, é derrubada para que pessoas sobrevivam ao inverno – alguém se sacrifica para que outros se beneficiem. Algo que precisamos ter em mente sempre ao administrar nossos recursos, para que os usemos sabiamente: que sacrifícios foram feitos, por nós mesmos ou por outros, para que estivéssemos e chegássemos onde chegamos, para termos tudo o que temos? É bom levarmos isso em conta para valorizarmos ainda mais nossas oportunidades e recursos!

A última vez que houve um eclipse ocorrendo no mesmo grau 27 de Aquário foi em 16 de fevereiro de 1999 e a última ocorrência de um eclipse da Série Saros 150 foi em 5 de fevereiro do ano 2000, a 16 de Aquário. Você lembra onde estava? O que estava fazendo ou que estava acontecendo na sua vida nesses períodos? Se seu mapa natal recebe aspectos dos eclipses atualmente ativos, certamente coisas importantes ocorreram e ocorrem agora! Mas, se você quiser saber realmente sobre como este eclipse e os demais eclipses deste ano afetam o seu mapa e o que significam na sua vida, venha fazer uma consulta comigo! Além dos eclipses, vamos olhar tudo o mais que está sendo movimentado no seu mapa natal, com as perspectivas e tendências para até um ano! Mande uma mensagem para psicológica.astrologia@gmail.com Com certeza, será um prazer atender você! 😀

Concluindo, o eclipse de hoje nos fala de uma explosão entusiasmada de novas ideias, de inovações e de começos engenhosos, esperando para acontecer, caso tomemos as atitudes que precisamos tomar – nada mau para o início de um novo ciclo, heim?! Também há grande ímpeto de liberação e libertação, que pode se manifestar de forma destrutiva, se não nos conscientizarmos do que é que precisamos nos liberar. Por fim, eclipses têm essa qualidade de intensificar mais as coisas e pode significar muitas surpresas, eventos inesperados, situações chocantes – tudo por causa de Urano e da própria energia do signo de Aquário! Aproveite e libere-se!

Um ótimo novo ciclo para você!

Quem quiser uma versão condensada de tudo isso, eu fiz um vídeo ao vivo na página do Facebook, que depois coloquei no Youtube – está bem amador: não tenho tripé, não tenho nenhum equipamento (anotado para providenciar), mas tem a informação essencial. Aqui está:

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

10 thoughts on “Lua Nova e Eclipse Solar em Aquário – Uma Explosão de Novas Ideias

  • Pingback: Lua Nova e Eclipse Solar em Aquário – Uma Explosão de Novas Ideias – oLink.click

  • 15 de fevereiro de 2018 em 20:55
    Permalink

    Acompanho todos os seus posts e adoro! Muito grata pelo trabalho que você faz, Maria Eunice! 🙂 Adoro seus textos!!! Ahh, melhor quando você põe os posts em forma de texto, rs, pois o último que você mandou apenas em vídeo consumiu muuuuuitos dados móveis e eu nem consegui assistir inteiro! Uma pena… mudei de cidade (estou numa transição incrível!! Oba!) e muita coisa nova por aqui!!!
    Um beijo, querida!!! /|\

    Resposta
    • 15 de fevereiro de 2018 em 21:13
      Permalink

      Sorry pelo consumo dos dados!!!
      Estou tentando fazer as coisas diferentes, sair da mesmice… Aos poucos vamos ajustando!
      Grata pelo feedback e boa sorte com suas mudanças!
      🙂

      Resposta
  • 15 de fevereiro de 2018 em 22:17
    Permalink

    Você é tão indispensável, que quando demora a postar fico com saudades!
    Muito obrigada pelo bem que me faz!

    Resposta
  • 16 de fevereiro de 2018 em 01:45
    Permalink

    Obrigada!!👏👏👏👏🌻🙏

    Resposta
  • 16 de fevereiro de 2018 em 12:49
    Permalink

    Eunice, Grata pelos posts, sempre interessantes. Tenho uma pergunta: Netuno está avançando no signo de Peixes e já deve estar em conjunção com Plutão que está a 15 graus de Peixes, na casa 10 do mapa do Rio de Janeiro. Essa situação que estamos atravessando de falta de policiamento, assaltos, guerra de gangs tem a ver com essa conjunção? E Netuno na 10 caracteriza um Prefeito ausente e evangélico? Grata.

    Resposta
  • 16 de fevereiro de 2018 em 17:24
    Permalink

    Maria Eunice. Gosto muito do seu trabalho. Gratidao por compartilhar os seus conhecimentos. Estava sentindo falta de ver você, adoro seus video. Beijos,

    Resposta
  • 16 de fevereiro de 2018 em 23:04
    Permalink

    Maravilha! Tenho me sentido assim mesmo…a cada vez mais me voltam coisas passadas que ainda não liberei e preciso liberar… principalmente por meio dos sonhos…
    Vou verificar os graus e ver direitinho se meu mapa se encaixa nessas mudanças…
    É hora de evoluir…não há mais tempo para postergar nada!
    Gratidão pelas palavras Eunice!!!

    Resposta
  • 19 de fevereiro de 2018 em 17:55
    Permalink

    Lamentavelmente, o som picotou em alguns momentos.
    ótima exposição!

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!