2018 – A Grande Incógnita!

O Sol ingressa em Áries no dia 20 de março, às 13h16min no horário de Brasília e às 16h16min para Lisboa, marcando o Equinócio de Outono no Hemisfério Sul e da Primavera no Hemisfério Norte. Mais importante ainda, essa ingressão marca o Ano Novo Astrológico, o início de um novo ciclo – para a Astrologia, o ano está começando agora! Vamos ver que ano é esse?

Regência do ano: Júpiter

Símbolo de Júpiter – Maria Eunice Sousa

Em primeiro lugar, temos como background a “influência” de Júpiter como regente do ano. Desde o ano passado estamos vivendo um Grande Ciclo de 36 anos regido por Saturno – leia este artigo sobre 2017 para entender melhor sobre este ciclo – e neste ano a regência do ciclo anual fica por conta do Grande Benéfico, o Deus da Boa Sorte, do crescimento e da expansão, tanto material quanto intelectual e espiritual. Júpiter também rege a justiça, a feitura de leis, a educação, a fé, crenças e religiões, portanto, estes temas continuam em destaque. Então, um ciclo menor de Júpiter, dentro de um ciclo maior de Saturno pode representar um ano de recompensas para quem trabalhou duro e fez o dever de casa – é a hora de colher os resultados de todo os esforço! Mas, para quem não se comprometeu ou desviou-se, as “recompensas” poderão vir com sabor amargo – a gente colhe o que a gente planta! Ponto cego: Júpiter é o deus dos excessos e dos exageros e urge que tenhamos atenção com otimismos desbragados e totalmente fora da realidade.

Ingressões e configurações

Muito da ação deste ano fica por conta das ingressões dos planetas lentos em novos signos: Saturno ingressou em Capricórnio ainda em dezembro de 2017, depois de ficar quase três em Sagitário; Urano ingressa em Touro, depois de ficar 7 anos em Áries; Quíron sai de Peixes onde tem estado desde 2010 e entra em Áries; e Júpiter volta para sua casa, Sagitário, já no fim do ano. Não vai ser possível falar em profundidade sobre essas ingressões neste artigo, que já é muito longo – talvez eu faça isso mais à frente – mas vamos ter uma ideia do que isso significa!

Júpiter em Escorpião e Sagitário

Começamos pelo mais rápido dentre os planetas “lentos”: Júpiter, o Grande Benéfico, que, como dissemos acima, é o regente do ano! Júpiter continua a desencavar segredos sujos em Escorpião, jogando tudo no grande ventilador midiático – nem os figurões poderosos escapam, aliás, são eles o alvo principal! As recompensas aqui poderão ser bem azedas! Há muitas revelações de segredos no campo da sexualidade, da espiritualidade e religiões – segredos sombrios e escusos; os segredos também podem estar relacionados à sonegação de impostos, questões de heranças, má gestão de somas vultosas – tudo por parte de figuras de grande destaque social. Ao longo do ano Júpiter faz sextil a Plutão – mais força na revelação dos segredos; trígono a Netuno, busca espiritual mais profunda, mas também ingenuidade e talvez escapismo; semi-quadratura a Saturno, potencial de equilibrarmos otimismo e pessimismo; quincôncio a Urano, um aspecto bastante provocativo, que pode representar guinadas radicais em assuntos relacionados a juízes, educação ou mesmo nas relações internacionais e ainda acidentes aéreos; semi-quadratura a Plutão reforçando o tema da investigação e relação de segredos sobre o poder.

Os ciclos de Júpiter são de aproximadamente 12 anos e as últimas vezes que ele passou por Escorpião foi em 1971, 1983, 1995, 2007. Júpiter ingressa em Sagitário em oito de novembro de 2018, onde fica até dois de dezembro de 2019, quando entrará em Capricórnio, onde fará a Grande Conjunção com Saturno e Plutão em 2020 – conjunção não exata para os três.

Veja que oportunidades de crescimento e expansão Júpiter pode trazer para você! Agende uma consulta comigo e descubra! psicologica.astrologia@gmail.com

Saturno em Capricórnio

Agora falemos de Saturno, o Velho! O Mestre do Tempo fez uma auditoria profunda nas questões de leis, justiça, religiosidade, espiritualidade, crenças, relações internacionais enquanto esteve trafegando Sagitário; também vimos um crescimento muito grande dos “engajamentos” em “causas” nas redes sociais – por “engajamento” aqui eu me refiro à tendência de as pessoas expressarem opiniões radicais, algumas meio fanáticas e principalmente, o próprio fato de, de repente, todo mundo querer fazer sua opinião ser conhecida pelo mundo! Isso agora tende a diminuir. Saturno em Capricórnio fala da necessidade de contenção, introspecção, silêncio, reflexão. Ao invés de opiniões e posturas exageradas, agora há necessidade de mais disciplina, cumprimento de deveres e obrigações, obediência, responsabilidade. Antigas tradições voltam à ordem do dia e há tendência ao conservadorismo, severidade e mesmo ao pessimismo. O controle por parte de governos e sistemas de segurança tende a aumentar, porque a ansiedade se intensifica, daí o fortalecimento das defesas. É importante lembrar, que quando têm medo, as pessoas costumam apostar no que parece mais seguro e estável porque ninguém quer correr riscos. Na política e na economia há propensão ao conservadorismo e ao enrijecimento dos sistemas de governo. A auditoria ocorre no âmbito das instituições estabelecidas, das grandes corporações, do estado, governos – tudo o que representa o status quo.

No mapa do Brasil Saturno estará trafegando a casa 11, das instituições públicas, dos servidores civis e rege também as esperanças do povo (1). Com Saturno aqui já vemos que as esperanças precisam ser bem realistas. As instituições públicas passarão por auditoria e algumas instituições de apoio assistencial aos despossuídos poderão ser dissolvidas ou reestruturadas – Saturno fará conjunção a Netuno e a Urano no mapa do Brasil, bem no início de Capricórnio.

É sempre útil revisitar o passado para entender os ciclos novos que estamos vivendo. O ciclo de Saturno é de 29 anos e aqui vão algumas datas para se pesquisar e se ter uma noção do clima de Saturno em Capricórnio: de novembro de 1929 a novembro de 1932; de janeiro de 1959 a janeiro de 1962; de fevereiro de 1988 a fevereiro de 1991. Sugiro que o/a leitor/a faça uma pesquisa no Google para saber o que estava acontecendo nessas épocas. Um aperitivo: em 1929 foi o início da Grande Depressão; em 1961 iniciou-se a construção do Muro de Berlin – Saturno conjunto a Júpiter em Capricórnio; em 1989 esse mesmo muro foi derrubado – Saturno em conjunção a Urano e Netuno em Capricórnio… Pesquise, pesquise!! Pessoas que nasceram nos períodos mencionados acima estarão vivendo o Primeiro Retorno de Saturno (1988 a 1991); o Segundo Retorno (1959 a 1962) e o Terceiro Retorno (1929 a 1932). Saturno não fará aspectos a planetas mais lentos neste ano, apenas recebendo aspectos dos planetas mais rápidos ao longo do ano. Permanece em Capricórnio até dezembro de 2020, quando ingressará em Aquário.

Quíron em Áries

Quíron retratado em mosaico encontrado em Edessa, sec. VI – Reprodução

Quíron é um asteroide, também chamado planeta-anão ou planetoide, que foi descoberto em 1977, por Charles T. Kowal. Trafega entre as órbitas de Saturno e Urano e por causa disso, diz-se que ele media a transição entre o velho e o novo, entre o consciente e o inconsciente e Melanie Reinhart, astróloga do Zimbábue especialista em Quíron diz que ele “talvez tenha um papel em nos capacitar a integrar as experiências poderosos significadas pelos planetas exteriores: Urano, Netuno e Plutão… Certamente Quíron atua como um emissário ou agente de Plutão e pode, até certo ponto, ser interpretado de forma similar a uma versão menor deste planeta” (2) – neste artigo eu falo sobre os significados de Quíron na Astrologia.

Por ter uma órbita excêntrica, Quíron, assim como Plutão, não tem uma regularidade de trânsito através dos signos, quer dizer, o número de anos que ele transita em cada signo varia, ficando cerca de oito anos em Áries e Peixes e apenas dois em Virgem e Libra, seu ciclo completo sendo de 50 anos e alguns meses. Quíron está associado ao arquétipo do outsider, daquele que não se ajusta nem se encaixa e também com os temas de doença e cura. Seus trânsitos enfatizam essas questões: cura, medicina – especialmente holística – saúde, deficiências físicas, ritos de passagem, etc. Em Áries duvidamos do direito à vida, podemos ter dificuldade de nos afirmarmos, de brigarmos pelo que queremos. O senso de individualidade pode estar comprometido… Podemos ter dificuldade de iniciativa, para resumir muito e grosseiramente.

Como é um corpo celeste recém descoberto, ainda não completou seu próprio ciclo, ou seja, ainda não completou 50 anos desde a sua descoberta e, por ser novo na astronomia e astrologia, há menos pesquisas a respeito do que pode significar em termos mundanos. Mas, de novo olhamos para a história, verificando essas áreas específicas representadas por Quíron: doenças, saúde, cura, o tema do outsider/forasteiro ou proscrito – atenção com o tema da imigração, atualmente bem complicado! As últimas vezes que Quíron esteve em Áries foi de junho de 1868 a fevereiro de 1878; de janeiro de 1919 a março de 1927; de abril de 1968 a março de 1977. Volte lá no Tio Google e pesquise! Quem nasceu entre 1968 e 1977 estará vivendo o Retorno de Quíron nos próximos anos – um tempo de cura e de re-significar mágoas e sofrimentos. O Brasil estará vivendo um Retorno de Quíron nos próximos anos (2020/2021), já que no Mapa da Independência tem Quíron a 9° de Áries. Quíron ingressa em Touro em julho de 2026.

Urano em Touro

Ingressão de Urano em Touro – Brasília, 15 de maio de 2018, 12h17min

Na ordem de velocidade, temos agora Urano que entra em Touro e fica neste signo de 15 de maio a seis de novembro – Urano retrograda e ainda volta a Áries por alguns meses. Touro é o signo das grandes riquezas, dos recursos financeiros e materiais. Touro tem a ver com os bancos, a produção e fornecimento de alimentos (alô agronegócio!) – é um signo de fertilidade –  as empreiteiras e empresas da construção civil… E este é um signo que também fala dos valores imateriais. Com Urano ingressando neste signo, podemos esperar mudanças radicais em todos esses âmbitos. Sue Tompkins, astróloga inglesa, diz sobre este trânsito: “períodos de Urano em Touro são caracterizados por mudanças econômicas consideráveis e grandes alterações nos valores das pessoas” (2). Se temos nos voltado para valores muito materialistas, é provável que isso se modifique. É tempo de questionar o que nos traz segurança real e pode ser que não seja o dinheiro e nem as posses materiais – talvez este trânsito represente um período de maior desprendimento quanto a isso.

Como Urano é um planeta que representa mudanças radicais e repentinas, isso pode trazer muita ansiedade e insegurança, mas é virtualmente impossível dizer como esse trânsito vai se manifestar, porque Urano é o mais imprevisível dos planetas. Um truísmo na astrologia diz: “com Urano, espere o inesperado”, que parece uma contradição em si mesmo, mas que quer dizer apenas que qualquer coisa pode acontecer. Portanto, as economias serão chacoalhadas, muitas grandes corporações podem quebrar, outras empresas hoje pequenas podem crescer e se destacar consideravelmente; negócios hoje estáveis e seguros podem sofrer revezes… E o Bitcoin? Só Deus sabe se vai se fixar e se consolidar como moeda, se vai se popularizar ou se vai se revelar um engano; haverá mudanças na forma como lidamos com o dinheiro em espécie – pode ser que adotemos de vez os cartões ou, devido à insegurança, volte-se a usar mais o dinheiro em espécie. Pode haver uma revolução na agricultura e na forma como cuidamos da Terra – para melhor ou pior, não se sabe… Trânsitos de Urano são sempre uma grande incógnita! No mapa do Brasil (Independência), Urano estará trafegando a casa 3, a casa do comércio, das comunicações, transportes (e estradas, ferrovias, tráfego aéreo), educação, meios de comunicação e mídia em geral, televisão, serviços postais (a conversa de privatização dos correios volta à baila), liberdade de expressão e de imprensa. Muitas revoluções poderão acontecer nessas áreas. Contudo, essa passagem rápida de Urano por Touro é apenas aperitivo em 2018, já que ele reingressa em Áries e só entra definitivamente em Touro em 2019.

Tarefinha de novo: volte lá no Tio Google e pesquise: de julho de 1850 a junho de 1858; de junho de 1934 a maio de 1942 – esse último período é fácil: a recuperação da Grande Depressão de 1929 foi “trolada” pela Segunda guerra Mundial. Indivíduos que nasceram neste período – de 1934 a 1942 – estarão vivendo um retorno de Urano, que ocorre por volta dos 84 anos de idade. Urano fica em Touro até abril de 2026.

E na sua vida, o que os movimentos de Urano e Saturno podem significar? Será que esses planetas, que representam tantas mudanças, irão fazer aspectos ao seu mapa? Agende uma consulta e descubra! psicologica.astrologia@gmail.com 

Mapa natal do Brasil – Independência

Quando pensamos que Saturno estará fazendo auditoria em Capricórnio (grandes corporações, governos, instituições estabelecidas e sólidas) e Urano “causando” em Touro (bancos, riquezas, economia, propriedades, alimentos), dois signos de Terra e relacionados às questões materiais e ao senso de segurança e estabilidade, podemos deduzir que teremos alterações profundas na nossa percepção de realidade, em como lidamos com os recursos, nas economias globais, assim como na política mundo afora. Eu arrisco dizer que Urano em Touro pode representar um momento de profunda insegurança para alguns setores, o que fará com que medidas mais severas, rigorosas e conservadoras sejam adotadas, isso sendo simbolizado por Saturno em Capricórnio – esse é o meu palpite para esses próximos dois ou três anos. No Brasil, com Saturno trafegando a casa 11 do mapa natal e Urano trafegando a 3, pode ser um período de uma reestruturação profunda das instituições governamentais e muitas revoluções nas comunicações e na tecnologia. Arrisco dizer que com Urano trafegando a casa 3, pode ser um período crítico para a liberdade de expressão no Brasil – Urano pode ser libertário, mas também pode representar regimes inflexíveis e extremistas, em que só a visão de quem está no poder conta realmente.

Mapa de Ingressão do Sol

Ingressão do Sol em Áries – Brasília, 20 de março de 2018, 13h16min

E como a ingressão do Sol marca o Ano Novo Astrológico, ele é um dos principais recursos para apontar as tendências do ano. No mapa de ingressão – Brasília, 20 de março de 2018, 13h16min – Júpiter já aparece destacado, como para enfatizar seu papel neste ano: o mapa tem uma formação de tigela e é Júpiter quem lidera e encabeça, dando mais uma vez, um tom otimista ou talvez, sinalizando dádivas ou apontando para a necessidade de termos fé e de nos pautarmos pela verdade. O Sol se separa de um trígono a Júpiter, que indica que há sim, otimismo, mas é preciso cautela, porque Júpiter está retrógrado e os motivos para todo esse otimismo talvez tenham ficado no passado – o aspecto já aconteceu. Especialmente porque o Sol, ocupando a casa 9 deste mapa, faz quadratura a Marte, seu regente, e a Saturno, ambos na casa 7. A casa 9 é casa natural de Sagitário, é casa das relações internacionais, do comércio exterior e o Sol colocado aí já diz que este é o tema mais importante do ano para o país. Há um forte desejo de crescimento e de expansão através do comércio e das relações internacionais e o tom é de otimismo por parte do governo e do presidente (o Sol), porém, as quadraturas que o Sol faz sugerem problemas com os parceiros, representados por Marte e Saturno em Capricórnio na casa 7. Este é um ano em que pode haver rupturas e cancelamentos de acordos, talvez até com hostilidade e conflitos com outros países. Confirmando isso temos Mercúrio e Vênus conjuntos em Áries, no Meio do Céu, o ponto mais alto do mapa, um ponto de destaque máximo. Mercúrio e Vênus são dois planetas negociadores e mediadores, mas além de estarem em Áries, um signo belicoso e não afeito a negociações, ambos estão em quadratura a Plutão, indicando muitas tensões nas comunicações, propensão a conflitos de poder, opiniões inflexíveis e dificuldades de conciliação. Marte e Saturno estão no Descendente e ainda temos Plutão na casa 7, que representam “o outro”, no caso, outros países e isso pede muita atenção porque “os outros” não estão muito favoráveis a nós e sentimos que são mais poderosos do que nós e pior: estão zangados!

Parte desses conflitos está diretamente relacionada à figura do presidente, alguns podendo ser provocados por ele, por um excesso de otimismo, ou por medidas precipitadas e muito duras ou por comunicação impulsiva e afobada, que resulta bastante desastrada e que pode ter consequências mais severas e ainda retaliações. Essas quadraturas do Sol a Marte e Saturno também podem significar o presidente (Sol) recorrendo à força da polícia ou à força militar para conter revoltas ou tendo que lidar com a insatisfação desses setores. O certo é que o tema das forças de segurança também são importantes neste ano.

Na casa 10 vemos, além de Vênus e Mercúrio, também Urano em Áries e a Lua em Touro, sugerindo que as classes dominantes tornam-se ainda mais exigentes e talvez arrogantes, mas estão sujeitas a mudanças radicais no seu status. O governo também pode passar por algumas reformas drásticas e talvez algumas dessas reformas de fato levem a mais estabilidade, fazendo o povo se sentir mais seguro, como aponta a Lua em Touro. A Lua, aliás, faz apenas aspectos de harmonia: faz trígono a Marte e a Saturno, o que sugere um ano bom para o trabalho e provavelmente produtivo – talvez haja alguma redução nos índices de desemprego, especialmente nas profissões ligadas à terra, ao campo, às artes, etc. O povo, de modo geral, tem necessidade maior de segurança e estabilidade, possivelmente vendo no trabalho a solução para isso e provavelmente reagindo de forma mais conservadora e previsível aos acontecimentos e medidas governamentais. Poderíamos dizer que há uma tendência à apatia, mas a regente de Touro, Vênus, está bastante belicosa e sugere que o povo pode até demorar para reagir, mas vai brigar de alguma forma. Urano na 10 sugere que há períodos de grande ebulição nas esferas governamentais,  e vale lembrar que Urano ainda faz quadratura ampla a Plutão, um aspecto que enfatiza o clima de transformações radicais.

Pode ser um ano muito bom na produção agrícola e produção de alimentos em geral; assim como pode ser um ano bom para o PIB e para alguns setores da economia, a despeito das incertezas representadas por Urano em Touro. Outro setor que fica favorecido é o das artes, espetáculos, música e produções culturais em geral. Há propensão a avanços e progressos nessa área, com grande destaque ou mesmo apoio internacional. Mas a classe artística precisará ficar atenta quanto à gestão responsável dos recursos, à devida coleta de tributos e impostos ou muitos poderão ter problemas mais à frente. Criatividade não falta, mas há inclinação a desperdício dos talentos e recursos.

O Ascendente deste mapa, levantado para Brasília, é Câncer, um signo feminino, regido pela Lua que está em Touro, na 10. É um ano em que as mulheres podem ganhar mais apoio e visibilidade para suas causas e pode ser que haja maior proeminência das mulheres no mercado de trabalho, talvez com melhorias nos ganhos salariais e conquista de espaço; mas Câncer também é um signo tradicional e conservador, assim como Touro e, considerando que Vênus, o regente de Touro e o outro planeta feminino está em Áries, pode haver uma cisão na representatividade feminina: um lado tendendo aos valores mais tradicionais e outro buscando mais independência e autonomia. Poderíamos falar por muito tempo deste mapa, mas precisamos avançar!

Planetas Pessoais Retrógrados

Quem acompanha minha linha de trabalho sabe que os planetas cuja retrogradação dou mais importância são Vênus e Marte, porque são planetas pessoais e os significados psicológicos de sua retrogradação são sempre mais evidentes, tanto na psicologia individual, no caso do mapa natal, quanto nos movimentos mundanos, no caso dos trânsitos. Neste ano os dois estarão retrógrados, em períodos diferentes.

Marte Retrógrado

Marte entra em movimento retrógrado no dia 26 de junho, a 09° de Aquário. Só volta ao movimento direto no dia 28 de agosto, tendo retrocedido até Capricórnio. Com Marte retrógrado em Aquário, fazendo quadratura a Urano, já em Touro, no mesmo período, podemos esperar muita ebulição social em termos globais. Aquário é o signo das pessoas comuns, das massas, das instituições públicas e essa retrogradação de Marte pode implicar a necessidade de se rever como as instituições estão tratando os indivíduos comuns ou como esses indivíduos se sentem tratados pelos governos e por essas instituições. A quadratura a Urano indica potencial de comportamentos radicais, talvez violência e desastres de grandes proporções. Os meses de julho e agosto estarão mais tensos e explosivos, porque além de o Sol, que estará trafegando Leão, ativar essa quadratura entre Marte Retrógrado e Urano, formando uma T-Square, teremos a segunda temporada de eclipses – da qual falaremos abaixo – ocorrendo exatamente no eixo Leão-Aquário. Períodos de retrogradação de Marte são cheios de tensão. Há propensão maior a conflitos entre as pessoas em geral, porque todos ficam mais intolerantes e impacientes – especialmente por se tratar de um signo fixo e de atitudes inflexíveis – as coisas tendem a atrasar, há a sensação de bloqueio e entraves, gerando muita frustração e, como consequência, os pavios ficam muito curtos! É preciso muita cabeça fria, versatilidade, bom humor e jogo de cintura para atravessar esse período e não cair nas armadilhas do ego, queimando-se no processo. Paciência, tolerância e humildade, são a fórmula para minimizar o destempero. Para entender melhor a psicologia e a astrologia de Marte Retrógrado, em trânsito e no mapa natal, leia este artigo.

Vênus Retrógrada

Vênus de Boticelli – Widimedia Commons – Reprodução

Já Vênus, planeta da beleza, do amor e dos relacionamentos, fica retrógrada de cinco de outubro a 16 de novembro, iniciando este ciclo em Escorpião e retornando até Libra. Esse período sugere uma parada geral para balanço e revisão nos relacionamentos amorosos e parcerias em geral – sim, as relações amorosas podem esfriar ou ficar meio tensas. Há maior introspecção e tendemos a nos fechar e ficar mais reflexivos. Em termos de economia é um período de retração e recomenda-se cautela nos investimentos. Não é um bom período para começar novas empreitadas, novos negócios e parcerias – o ideal é passar esse tempo analisando e estudando propostas e possibilidades e fechar os negócios e acordos depois que ela voltar ao movimento direto, de preferência, após sair da zona sombria de retrogradação (17 de dezembro). Vênus também rege a beleza e as cirurgias e os procedimentos estéticos mais profundos e de maior porte também são desaconselhados neste período – os resultados podem diferir dos desejados e pode haver complicações. Entenda a astrologia e a psicologia de Vênus retrógrada.

Mercúrio Retrógrado

Mercúrio fica retrógrado cerca de três vezes ao ano, simbolizando um tempo de revisão nos pensamentos, ideias, estudos, comunicação, documentos, papéis, negócios, etc. Nada de catastrófico ocorre necessariamente, mas é período de desacelerar a cabeça, revisar, refletir e se abrir ao novo. Neste ano Mercúrio fica retrógrado de 22 de março a 15 de abril, em Áries; de 26 de julho a 11 de agosto, em Leão; e de 16 de novembro a 6 de dezembro em Escorpião/Sagitário.

Eclipses

Finalmente, a cereja do bolo: os eclipses, que funcionam como gatilhos que precipitam muitos acontecimentos e mudanças que vinham sendo preparados pelos trânsitos, progressões e outros movimentos astrológicos nos mapas natais e também em termos mundanos.

Eixo Nodal em Leão – Aquário

Os nodos lunares trafegam atualmente o eixo Leão (Norte) / Aquário (Sul), tendo ingressado nestes signos em maio de 2017. O trânsito dos nodos lunares através do zodíaco determina em que signos ocorrerão os eclipses do período e os temas que estarão ativados por estes eclipses. O eixo Leão-Aquário tem a ver líderes, governantes, reis, autoridades (Leão) e o povo, as pessoas comuns, os governados e liderados por essas autoridades. Isso significa que é um período bastante desafiador para lideranças em geral, particularmente chefes de estado.

Ingressão do eixo nodal em Cãncer-Capricórnio – 6 de novembro, 15h09min

O eixo nodal mudará de signos em novembro, quando ingressará em Câncer (Norte) e Capricórnio (Sul), mudando o foco da atenção das próximas temporadas de eclipses e dando maior ênfase aos trânsitos de Saturno e Plutão por Capricórnio. Entenda melhor a mecânica, a natureza e os efeitos dos eclipses. 

A cada ano temos duas temporadas de eclipses, separadas por seis meses, que é o período necessário para que o Sol se desloque de um nodo ao outro. A primeira temporada de eclipses do ano aconteceu entre janeiro e fevereiro, com um eclipse total da Lua ocorrendo a 11° de Leão em 31 de janeiro e um eclipse parcial do Sol no dia 15 de fevereiro dando-se a 27° Aquário, em oposição quase exata ao eclipse total do Sol do dia 21 de agosto de 2017.

O eclipse de 31 de janeiro pertence à Série Saros Lunar 124, e eu dizia no post da Lua Cheia em Leão que esta é “uma série bastante tensa, que ativa inseguranças, inquietudes e também sugere debilidade física e vitalidade baixa, no plano mais concreto”. A última vez que tivemos um eclipse desta família foi em janeiro de 2000 e a última vez que um eclipse ocorreu neste grau de Leão foi em janeiro de 1999 – vale a pena olhar em retrospecto para lembrar o que ocorria na sua vida nessa época. Já o eclipse solar do dia 15 de fevereiro foi menos tenso, começando pelo fato de ser parcial, mas principalmente porque a série a que ele pertence, Série Saros Solar 150, tem um tom mais positivo, uma série que inspira novas ideias, progressos, inovações, entusiasmo. Mesmo assim, esse eclipse simbolizou algumas situações críticas e no artigo da Lua Nova em Aquário eu mencionava o impacto que teve sobre o Rio de Janeiro.

A segunda temporada de eclipses é definitivamente mais tensa e dura exatamente um mês. Começa em 12 de julho (13 de julho para Lisboa), com um eclipse parcial do Sol a 20° de Câncer. Este eclipse é o membro 69 de um total de 71 da Série Saros 117 (os eclipses de cada série ocorrem a intervalos de 18 anos e 11 dias), nascida em 24 de junho do ano 792 – portanto, esta série já está terminando, terá mais dois eventos apenas e finaliza em 2054. A partir da análise do mapa natal desta série, a Dra. Bernadette Brady, que é uma das referências mundiais em pesquisa sobre eclipses, fala que esta é “uma família de eclipses bastante difícil, pois representa notícias infelizes a respeito de amizades e relacionamentos. O indivíduo poderá ter que lidar com a ideia de separações ou términos de relações. Contudo, embora o quadro pareça sombrio, enquanto as manifestações do eclipse se fazem notar, os resultados reais podem ser bastante positivos. Rapidamente se percebe o que precisa ser feito e uma ação rápida pode trazer bons resultados. O tema desta família é ação sobre relações pessoais” (3). Toda esta tensão é aumentada porque este eclipse atual, no dia 12, ocorre em oposição quase exata a Plutão, implicando a necessidade de ações drásticas e transformadoras no âmbito das relações familiares (Câncer), do trabalho e das sociedades (Plutão em Capricórnio). Pessoas que têm planetas ou ângulos entre os graus 15 e 25 dos signos Cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio) sentirão as manifestações deste eclipse de maneira mais contundente. O último eclipse ocorrendo a 20° de Câncer foi em 13/07/1999 e o último eclipse da Séries Saros 117 aconteceu em 01/07/2000.

O segundo eclipse desta temporada se dá no dia 27 de julho, um eclipse total da Lua, que será uma Lua de Sangue, a 04° de Aquário – temos uma sequência de três eclipses totais da Lua entre 2018 e 2019. O eclipse pertence à Série Saros Lunar 129, iniciada em 10 de junho de 1351 e é o membro 38 de um total de 71. Esta série tem um tom revolucionário para os valores tradicionais e é interessante notar que ela traz Urano e Saturno em Touro no mapa inicial, Urano como foco de uma T-Square Fixa que nasce da oposição de Júpiter em Leão a Netuno em Aquário. O NN está no Ponto Médio entre Mercúrio e Marte e também entre Vênus e Urano; o Sol está no Ponto Médio entre Júpiter e Saturno. Esta série fala da dissolução de crenças espirituais, dissolução que repercute nos valores pessoais e materiais que podem ser desintegradas ou desconstruídos, para que haja uma total reconstrução, mais autêntica e mais sólida. Há ainda potencial de novas ideias, de realização de planos que envolvem outras pessoas, uma intensificação de percepções e intuições que podem levar a boas parcerias e a capacidade de aprender com as experiências. É uma série revolucionária, mas com potencial de novidades e de reconstrução de valores. Chama a atenção o fato de termos uma T-Square Fixa, e o eclipse atual ocorrer num eixo fixo (Leão-Aquário), o que pode intensificar os efeitos deste eclipse em específico, que está realmente tenso, embora a família não seja. Essa tensão sobrevém de alguns fatores: primeiro, como já mencionei, a temporada de eclipses ocorre no período em Marte está retrógrado, que já é tenso por si só; segundo, nesta retrogradação de Marte, que ocorre em Aquário, como vimos acima, ele fará quadratura a Urano e as tensões representadas por Urano em Touro e Marte retrógrado se retroalimentam e são disparadas por este eclipse, que ocorre em conjunção a Marte e quadratura a Urano e ainda em quadratura distante a Júpiter, ou seja, temos uma Grande Cruz Fixa formada – a tensão atinge os píncaros e este é um caso explícito de um eclipse funcionando como o gatilho que detona a carga que vinha se acumulando por um longo período. Temos sorte de a série não ser tão “punk”, porque este eclipse vai ser! Há tendência a revoltas populares contra medidas governamentais econômicas e sociais. O mês de julho realmente é um dos mais tensos do ano! O último eclipse no grau 4° de Aquário ocorreu em 28/07/1999 e o último da Série Saros 129 se deu em 16/07/2000. Pessoas com planetas entre os graus 0 (zero) e 9 dos signos fixos sentem mais fortemente as manifestações deste eclipse.

Por fim, o último eclipse do ano acontece em 11 de agosto, a 18°41 de Leão. É um eclipse parcial do Sol e pertence à Série Saros Solar 155, originada em 17 de junho de 1928, uma série bastante nova. “Se este eclipse afeta um mapa a pessoa experimentará o colapso repentino de planos ou estilo de vida. Pode reinar a confusão, mas os efeitos de longo prazo são de reconstrução e transformação. Quando a poeira baixa, a reconstrução recomeça e as consequências dessa remodelação terão efeitos de longo alcance. Este eclipse muda a direção de vida de uma pessoa através do colapso abrupto de uma estrutura existente” – isto é o que diz a Dra. Bernadette Brady (3) sobre esta família de eclipses, falando sobre o mapa natal da série, que traz Vênus, Sol e Lua em Gêmeos e uma conjunção Mercúrio-Plutão em Câncer, em quadratura a Urano em Áries – Plutão atualmente faz oposição ao Plutão desta série! O mapa do eclipse em si, do dia 11 de agosto, traz a Lua Nova em quadratura a Júpiter, quincôncio a Plutão e como foco de um Martelo, originado da quadratura Saturno-Quíron. Marte ainda estará retrógrado e em quadratura a Urano, portanto, este é outro eclipse que pode ser bastante complicado e, em termos sociais, implicar muita ebulição e movimentos extremistas. A última ocorrência de um eclipse no grau 18 de Leão foi em 11/08/1999 e o último evento da Série Saros 155 se deu em 31/07/2000. Indivíduos com planetas ou ângulos entre os graus 13 e 23 dos signos fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário) podem ser mais afetados por este eclipse e talvez vivenciar essa interpretação acima mais intensamente.

E você, sabe onde esses eclipses vão ocorrer no seu mapa? Que aspectos farão? O que isso implica na sua vida? Venha fazer um estudo e prepare-se para lidar adequadamente com os desafios e tirar proveito das oportunidades! Agende uma consulta: psicologica.astrologia@gmail.com

Nuuusssaaa! – Você pode dizer. O mudo vai acabar nestes eclipses? É claro que não! Todo ano temos duas temporadas de eclipses e a maioria deles costuma ser bastante tensa (enquanto alguns podem ser bastante positivos). Os eclipses apenas intensificam e exacerbam aquilo que já está em ponto de ebulição e, de um jeito ou de outro, a gente sobrevive! O que podemos fazer para não “pirar”? Bom, períodos de eclipses são naturalmente tensos.  Há muita imprevisibilidade, as pessoas ficam mais nervosas, ansiosas e suscetíveis, as coisas podem sair do controle, etc. Por isso, é aconselhável que nestes períodos nos resguardemos de excessos e de tensões desnecessárias – me poupe e se poupe! É um período em que o “deixa disso” vira ouro, especialmente com Marte retrógrado. É aconselhável relevar picuinhas, ignorar pequenas irritações porque já temos o suficiente de problemas “reais” exigindo nossa atenção e cuidado. Vale fazer meditação, exercícios respiratórios, yoga, tomar floral, usar aromaterapia, cristais, etc – aqueles recursos que costumamos utilizar para nos ajudar a permanecer calmos e centradas – todos nós temos nossas ferramentas, aquelas que sabemos que funcionam para nós! Porque a coisa mais importante nos períodos de eclipses é isso: manter a calma e o centramento. Vai haver crises? É muito provável! Mas a sua postura e atitude diante da crise, a forma como vai lidar com ela vai determinar se isso vai degringolar para algo escabroso ou se vai ser administrável, resultando em aprendizados, amadurecimento e até mudanças positivas. Os eclipses nos lembram que, por mais que nos preparemos e tentemos controlar a vida, nós não controlamos nada, a não ser nossas próprias reações e nossa maneira de lidar com os eventos. E, principalmente, eclipses representam períodos de mudanças e transformações importantes, então, ao invés de temê-los, devemos aproveitar o momento para dar os saltos, soltar as amarras, romper com barreiras e limitações, romper com o passado, com coisas que não fazem mais sentido e nos sintonizar com direções e movimentos que nos levarão a uma vida de mais satisfação e plenitude. Portanto, tenha seus recursos de ancoragem à mão, respire fundo, relaxe e confronte o que quer que aconteça de forma madura e serena.

Concluindo, este é mais um ano da série “anos desafiadores, volume Y”, mas também traz movimentos positivos e potencial de melhoria em algumas áreas, conforme descrito acima. Todavia, para quem veio aqui esperando ter aquelas ótimas notícias de que o mundo está indo de melhor a ótimo, de que teremos céu de brigadeiro de fio a pavio e de que o Brasil vai, finalmente, resolver todos os seus problemas e de o que o ano vai ser fantástico, SINTO MUITO, ainda não é dessa vez. Não é que o ano vá ser desastroso, mas há muitos desafios pela frente, desafios globais, dos quais todos estamos cientes, independentemente das “previsões” astrológicas, seja no âmbito ambiental, político, social, bélico, etc. Todos sabemos que o jeito que vivemos atualmente é simplesmente insustentável! Algo precisa mudar e se o humano e as sociedades não mudarem voluntariamente, algo maior que nós certamente acontecerá. Na verdade, os próximos três anos serão de transformações estruturais drásticas e profundas no mundo todo, transformações representadas principalmente pela Grande Conjunção em Capricórnio em 2020, de Júpiter, Saturno e Plutão ; essa Grande Conjunção simboliza um ponto de mutação, mudanças estruturais na economia e política mundiais, com possíveis impactos até na geopolítica, isso sem falar nas questões ambientais, cada vez mais prementes. Por outro lado, todos podemos perceber como tudo hoje está muito rápido: a evolução está muito acelerada e no meio de todo esse caos e tensão, percebemos mudanças profundas e positivas nas atitudes das pessoas. Há um número crescente de pessoas que estão sim, mais conscientes – é que coisa boa não é notícia, né! Então, vivemos um tempo de muitas transformações e, ao invés de ficarmos ansiosos, precisamos abraçar esse movimento de mudança, cuidando de nossa própria vibração, sendo éticos e íntegros, sendo, nós mesmos, a mudança positiva que queremos ver no mundo, como dizia Gandhi. Para mim, uma prova disso é algo que vejo virando senso comum atualmente: o fato de que a corrupção no Brasil não é um problema só dos políticos, mas um problema do povo, porque o político representa o povo, literal e simbolicamente. Então, se queremos políticos melhores e mais honestos, precisamos nós mesmos ter mais integridade em nossa vida pessoal e diária. Estou falando isso há anos – não, não estou dizendo que eu “descobri” isso – e sempre enfatizei isso no blog, mas até alguns anos atrás, isso soava estranho para muita gente. É uma verdade psicológica que foi sendo dita, assimilada e conscientizada aos poucos, e foi crescendo e ganhando alturas e atingindo as pessoas de modo mais geral. Hoje vejo essa verdade disseminada, em vários meios, através de indivíduos e grupos diversos, e fico feliz, porque parece que estamos, finalmente, começando a entender! Ainda vai levar muito tempo, mas já estamos no caminho. Então, é claro que há esperança! Há luz no fim do túnel! E vamos cada um fazer a nossa parte, fazer nosso melhor, onde estivermos, com quem estivermos – na nossa realidade, no nosso pequeno núcleo – é ali que podemos transformar realmente a vida e o mundo!

Eu desejo a todos um Feliz Ano Novo Astrológico!

Feliz Equinócio de Outono – ou da Primavera!

 Feliz Novo ciclo!

Veja abaixo as oportunidades e desafios para os grupos de signos – vale especialmente para o signo do Sol, Lua e Ascendente:

Signos Cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio) – estes signos estarão sob muita pressão nos próximos dois anos! Já neste ano, os nativos do primeiro decanato estarão lidando com a auditoria e as cobranças de Saturno – quem fez o dever de casa receberá aplausos, quem “aprontou” terá problemas! Os nativos do segundo decanato recebem uma trégua porque já estão sendo liberados do trânsito de Plutão (a não ser quem tem planetas nos graus 17 a 19) e vão lidar com Saturno somente no ano que vem. Já indivíduos com planetas no terceiro decanato são os mais pressionados, pois começam a passar pelas transformações profundas representadas por Plutão e ainda estão lidando com os últimos meses do trânsito de Urano por Áries (graus de 27 a 30). Não tem jeito não: tem que olhar para a própria vida e ver onde está precisando de mudanças e mudar, já!

Signos Fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário) – estes signos estão recebendo os efeitos dos eclipses que ocorrem no eixo Leão-Aquário, que implicam mudanças de ciclos e várias transformações. Isso pode trazer tensão e ansiedade, porque os signos fixos não gostam muito de mudanças. Com a entrada de Urano em Touro, esses signos também começarão a enfrentar esse desafio de despertar para a mudança de forma mais direta e indiscutível. Por outro lado, estão atualmente recebendo uma dose extra de energia e positividade representada por Júpiter! Tem oportunidades de crescimento e expansão, mas é preciso ter fé e saber dosar otimismo com realismo!

Signos Mutáveis (Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes) – Estes signos respiram aliviados com a saída de Saturno de Sagitário – as coisas ficam bem mais leves! Mas ainda temos o trânsito de Netuno por Peixes, que trafega atualmente o segundo decanato, deste signo. Isso implica a dissolução de um modelo de existência, de uma identidade, dissolução de muitas estruturas que não funcionam mais. Essas pessoas podem estar lidando com sensação de desorientação, sentindo-se perdidas, como o cachorro que caiu da mudança. Pode haver apatia, desmotivação, chegando a debilidade física. Pode haver também muito idealismo e é necessário ter cuidado com ideias e projetos fantasiosos. É tempo de deixar ir e de confiar – daqui a pouco as coisas ficarão mais claras! Em novembro Júpiter trará muitas oportunidades e mais entusiasmo!

Datas importantes ao longo do ano:

JANEIRO

1 – Lua Cheia em Câncer

2 – Urano direto

11 – Mercúrio ingressa em Capricórnio

16 – Júpiter faz sextil a Plutão

16 – Lua Nova em Capricórnio

18 – Vênus ingressa em Aquário

20 – Sol ingressa em Aquário

26 – Marte ingressa em Sagitário

31 – Mercúrio ingressa em Aquário

31 – Lua Cheia e Eclipse Total Lunar em Leão – Lua Azul

FEVEREIRO

10 – Vênus ingressa em Peixes

15 – Lua Nova e Eclipse Parcial do Sol em Aquário

18 – Sol ingressa em Peixes

18 – Mercúrio ingressa em Peixes

MARÇO

1 – Lua Cheia em Virgem

6 – Mercúrio ingressa em Áries

6 – Vênus ingressa em Áries

9 – Júpiter entra em retrogradação

14 – Júpiter em semi-quadratura a Saturno

17 – Lua Nova em Peixes

17 – Marte ingressa em Capricórnio

20 – Sol ingressa em Áries – Equinócio de Outono HS / Primavera HN – Ano Novo Astrológico

22 – Mercúrio entra em movimento retrógrado

31 – Vênus ingressa em Touro

31 – Lua Cheia em Libra – segunda Lua Azul do ano

ABRIL

14 – Júpiter Rx faz sextil a Plutão

15 – Mercúrio volta ao movimento direto em Áries

16 – Lua Nova em Áries

17 – Saturno entra em movimento retrógrado (dia 18 para Lisboa)

17 – Quíron ingressa em Áries

20 – Sol ingressa em Touro

22 – Plutão entra em movimento retrógrado

24 – Vênus ingressa em Gêmeos

30 – Lua Cheia em Escorpião

MAIO

13 – Mercúrio ingressa em Touro

15 – Lua Nova em Touro

15 – Urano ingressa em Touro

16 – Marte ingressa em Aquário

19 – Vênus ingressa em Câncer

21 – Sol ingressa em Gêmeos

25 – Júpiter Rx em trígono a Netuno

29 – Lua Cheia em Sagitário

29 – Mercúrio ingressa em Gêmeos

JUNHO

12 – Mercúrio ingressa em Câncer

13 – Lua Nova em Gêmeos

13 – Vênus ingressa em Leão

16 – Urano faz semi-quadratura a Netuno

18 – Netuno entra em movimento retrógrado

21 – Sol ingressa em Câncer – Solstício de Inverno HS / Verão HN

26 – Marte entra em movimento retrógrado em Aquário

29 – Mercúrio ingressa em Leão

JULHO

05 – Quíron entra em retrogradação

09 – Vênus ingressa em Virgem

10 – Júpiter volta ao movimento direto em Escorpião

12 – Lua Nova e Eclipse Solar Parcial em Câncer (dia 13 para Lisboa)

16 – Quíron faz semi-sextil a Urano

22 – Sol ingressa em Leão

26 – Mercúrio entra em retrogradação em Leão

27 – Lua Cheia e Eclipse Lunar total em Aquário

AGOSTO

6 – Vênus ingressa em Libra

7 – Urano entra em retrogradação em Touro

11 – Lua Nova e Eclipse Solar Parcial em Leão

13 – Marte Rx reingressa em Capricórnio

19 – Mercúrio volta ao movimento direto em Leão

19 – Júpiter em Escorpião faz o último trígono a Netuno

23 – Sol ingressa em Virgem

26 – Lua Cheia em Peixes

27 – Marte volta ao movimento direto em Capricórnio

SETEMBRO

3 – Júpiter faz semi-quadratura a Saturno

5 – Mercúrio ingressa em Virgem (dia 6 para Lisboa)

6 – Saturno volta ao movimento direto em Capricórnio

9 – Vênus ingressa em Escorpião

9 – Lua Nova em Virgem

11 – Marte ingressa em Aquário novamente

12 – Júpiter faz sextil a Plutão

22 – Mercúrio ingressa em Libra

22 – Sol ingressa em Libra – Equinócio da Primavera HS / Outono HN (dia 23 para Lisboa)

25 – Lua Cheia em Áries

25 – Quíron Rx volta a Peixes

30 – Plutão volta ao movimento direto (dia 01/10 para Lisboa)

OUTUBRO

05 – Vênus entra em retrogradação em Escorpião

09 – Lua Nova em Libra

10 – Mercúrio ingressa em Escorpião

23 – Sol ingressa em Escorpião

25 – Lua Cheia em Touro

31 – Mercúrio ingressa em Sagitário

31 – Vênus Rx reingressa em Libra

NOVEMBRO

06 – Urano Rx reingressa em Áries

06 – Os Nódulos Lunares ingressam no eixo Câncer-Capricórnio

07 – Lua Nova em Escorpião

08 – Ainda em Escorpião, Júpiter faz quincôncio a Urano

08 – Júpiter ingressa em Sagitário

15 – Marte ingressa em Peixes

16 – Vênus volta ao movimento direto em Libra

17 – Mercúrio entra em retrogradação em Sagitário

22 – Sol ingressa em Sagitário

23 – Lua Cheia em Gêmeos

24 – Netuno volta ao movimento direto (dia 25 para Lisboa)

29 – Júpiter em Sagitário faz semi-quadratura a Plutão

DEZEMBRO

01 – Mercúrio Rx reingressa em Escorpião

02 – Vênus ingressa em Escorpião

06 – Mercúrio volta ao movimento direto em Escorpião

07 – Lua Nova em Sagitário

09 – Quíron volta ao movimento direto em Peixes

12 – Mercúrio ingressa em Sagitário

15 – Urano em Áries faz a última semi-quadratura a Netuno

21 – Sol ingressa em Capricórnio – Solstício de Verão HS /Outono HN

22 – Lua Cheia em Câncer

27 – Júpiter faz semi-sextil a Saturno

REFERÊNCIAS

(1) BAIGENT Michael, CAMPION Nicholas and HARVEY Charles – Mundane Astrology – London, 1992

(2) Citada por Sue Tompkins em TOPKINS, Sue – The Contemporary Astrologer Handbook

(3) BRADY, Bernadette – The Eagle and the Lark – Predictive Astrology

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

8 thoughts on “2018 – A Grande Incógnita!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!