Papoulas e Centáureas: Quíron em Áries

Quando Quíron ingressou em Áries no dia 17 de abril, eu escrevi brevemente sobre este trânsito na minha Página do Facebook. Algumas pessoas ficaram temerosas, especulando o que este trânsito poderia significar. Pensei em escrever sobre este trânsito – e talvez o faça no futuro – mas me deparei com este artigo maravilhoso de Melanie Reinhart, astróloga nascida no Zimbábue e radicada no Reino Unido e que é a maior autoridade em Quíron que eu conheço. Então, entrei em contato com Melanie através de seu site e pedi autorização para traduzir e publicar seu artigo neste blogue. Melanie foi extremamente gentil e receptiva e autorizou a tradução e publicação com os devidos créditos. Eu me sinto honrada por esta oportunidade e sou profundamente grata à generosidade e gentileza de Melanie Reinhart por permitir esta tradução e publicação! Veja o artigo original sobre Quíron em Áries, de Melanie Reinhart, Poppies and Cornflowers: Chiron in Aries.

OBSERVAÇÃO: este artigo é uma tradução, com a devida permissão da autora, do artigo “Poppies and Cornflowers – Chiron in Aries”, de Melanie Reinhart.

Segue o artigo:

Campo de Papoulas e Centáureas – Depósito de Fotos – Reprodução (1)

Papoulas e Centáureas: Quíron em Áries – Melanie Reinhart

No dia 17 de abril de 2018 às 08h09min GMT, Quíron entra em Áries. Ele ingressa novamente em Peixes entre 26 de setembro de 2018 a 18 de fevereiro de 2019, quando volta a Áries e permanece até 2026, alcançando o ponto Afélio (o ponto mais distante do Sol) em 27 de maio de 2021.

Um devaneio segue, sobre o tema de Quíron em Áries …

O signo de Áries dá início ao ciclo de doze dobras dos signos do Zodíaco, representando o fogo do senso individual de “Eu”, a chama pura do Ser, antes de se tornar embutido na família, nos relacionamentos ou na carreira. É o poder do Yang puro, o princípio masculino de “sair”, fertilizar, inspirar, iniciar, trazer confiança e otimismo. Quíron em Aries nos aponta para dentro, para este fogo sagrado que aquece, cura e ilumina. A natureza de Áries demonstra as qualidades de liderança, coragem, franqueza, falta de rancor, bom humor, inocência e proteção para com os menos afortunados. A sombra de Áries é mais agressiva e super-reativa, demonstrando as qualidades de pressa, velocidade, vontade total, desconsideração pelos sentimentos dos outros, ação insensata, agitação e assim por diante. Áries é “O Guerreiro”. Com Quíron em Áries, que tipo de guerreiro é esse? Um ‘Guerreiro Ferido’?

Muitas vezes, onde Quíron é colocado, as coisas aparentemente “não funcionam tão bem” e, portanto, somos direcionados para as qualidades internas representadas por sua casa e seu signo. Em Áries, podemos não nos sentir como um “Guerreiro”. De fato, podemos estar desconfortavelmente conscientes de uma sensação de vulnerabilidade, hesitação, falta de confiança e timidez quando se trata de decidir e agir. Mas esta não é A Verdade de quem somos … Em vez disso, é parte do processo de redirecionar nossas energias para a profundidade do nosso próprio ser. Portanto, de uma maneira muito real, essas qualidades, com as quais podemos nos sentir desconfortáveis, ​​são exatamente os meios pelos quais abraçamos as qualidades positivas de Áries, sem sermos levados inconscientemente por suas iniciativas ardentes! E nos movemos em direção ao futuro, sem nos tornar adversários, não por travar batalhas compulsivas e fúteis, mas pelo foco claro, liberado ao honrar aqueles que vieram antes de nós. Re-Lembrar.

A foto acima mostra um campo de papoulas e centáureas, que muitas vezes aparecem juntas na natureza. A papoula tornou-se o emblema da Primeira Guerra Mundial, representando as centenas de milhares de soldados mortos que jazem na Terra, de quem/onde saem as papoulas vermelhas. Não apenas como elogiado no poema “In Flanders Fields” escrito pelo médico canadense John McCrae em 1915, mas em todo lugar … Todo o planeta Terra está repleto de restos mortais. Ossos, cinzas … e os escombros de tantas guerras: antigas, recentes e atuais. Veja “Paisagens em Guerra” para documentação de alguns lembretes pungentes disso, na Europa.

E a centáurea azul … (2)

CENTAUREA CYANUS! A flor de Quíron!

Centaurea cyanus, crescendo num campo de Oleaginosas próximo a Nova Holanda, North Lincolnshire, Inglaterra. David Wright – Wikimedia Commons – Reprodução

Na antiga prática de fitoterapia, essa flor era usada para curar as doenças dos olhos. Um adorável trocadilho cabe aqui: “OLHOS” = “EU”! (2a) Olhos cansados e calmantes, olhos ardentes. Veja como a flor se parece com um olho azul claro, olhando para você …

Diz-se que foi encontrada no túmulo de Tutancâmon e no folclore está associada tanto à fragilidade de nossa mortalidade quanto à ressurreição.

Um de seus nomes comuns é ‘Hurtsickle’ (em tradução livre, foice ferida), lembrando-nos do pai de Quíron, Cronos (Saturno) cuja insígnia é a foice. Esta planta faria perder o gume das lâminas das foices …

É dito que esta flor também foi usada para curar as feridas de guerra sofridas pelos vários heróis da mitologia grega, e também… de ter sido usada pelo próprio Quíron! Então o olho azul da visão de cura, cura as feridas de Marte. De fato, enquanto Quíron estava em Peixes, houve um aumento da conscientização sobre o incrível grau de dano sofrido por soldados no ‘teatro de guerra’, para usar uma frase contemporânea doentia para atividades como batalha, massacre, insurgência e assim por diante. Mesmo que um soldado retorne da guerra sem grandes danos físicos, o dano psicológico e espiritual pode prejudicar a ele ou a ela com Desordens de Stress pós Traumático crônica, levando a outras aflições: violência, doença crônica, depressão e/ou dependência de drogas, por exemplo. Mas os sobreviventes estão começando a falar sobre a realidade do que acontece quando a ideologia “atinge o chão”. Veja aqui o trabalho do veterano da guerra do Reino Unido, Ben Griffin. Também aqui e aqui. E pesquise seu nome no YouTube. (2b)

 A corrida impetuosa de Aries às vezes é uma fuga do passado, um medo de ser “readaptado” à matriz da qual se almeja escapar. Esse medo pode gerar violência, caso alguém atrapalhe a briga de dragões em que podemos nos envolver, e que achamos que temos que vencer … ou então seremos extintos. Uma auto resposta compulsiva carregada de adrenalina também pode ser uma forma de evitar o trauma. Evitar a verdade, nossa vulnerabilidade, nossa falta de soluções e nossos fracassos. Querendo eternamente “seguir em frente”. Mas o poder de Quíron em Aries é a capacidade de permitir que o fogo purificador e a espada do insight nos abram interiormente para um entendimento mais profundo … a chama que salta para além da segurança do falso, do conhecido e do familiar, o emaranhado das histórias ancestrais, a influência entorpecente do status quo, as opiniões coletivas, o ‘politicamente correto’…

Então, nos são oferecidas oportunidades para agir de uma maneira verdadeiramente individual. Não movido por compulsão ou agitação, o reino do Áries amadurecido é uma ação inspirada, não premeditada, perfeita e espontânea, mas totalmente apropriada à situação. Essa excelência não é cultivada pela conformidade, mas pela profunda proteção e liberação da Chama do Ser. E isso não pode ser inventado ou “feito por encomenda”. É o dom divino de estar no lugar certo, na hora certa, em ação desinteressada, que tem grande poder de transformar situações, transformar energias negativas e iniciar novas trajetórias de ação.

Esta é, talvez, uma das tarefas do Guerreiro que é Quíron em Áries: trabalhar incansavelmente, honrando e guardando a chama do Ser interior. E para criar espaço para isso, talvez precisemos restringir ou treinar novamente a energia bruta de Áries, voltando-nos para dentro. Aqui, podemos refletir sobre o fato de que Marte, regente de Áries, tem sua exaltação no signo de Capricórnio. Esta situação é primorosamente retratada na imagem abaixo (3), onde o Guerreiro está voltado para dentro, de costas para o mundo exterior, voltado para uma figura de Buda que chora lágrimas de rubi. Veja o simbolismo astrológico …

“Ruby”, 1993 – Linda Garland – uso permitido no artigo de Melanie Reinhart e reproduzido aqui devido à tradução (3).

No antigo zodíaco egípcio, Áries adquiriu o título de “Senhor da Cabeça”. Áries é governado por Marte, mas o Sol, associado ao coração, é exaltado neste signo. Então somos atraídos pelo “Senhor da Cabeça” para a chama eterna de ser no coração. O chakra do coração está no centro ou eixo da sequência dos chakras, conectando “acima e abaixo”, assim como o Sol está no centro do Sistema Solar, sua radiação chegando em todas as direções.

Os antigos babilônios associaram Áries a Dumuzi, o pastor amado de Inana, uma deusa que personificava Vênus, o planeta que se exalta em Peixes, o signo anterior a Áries e do qual ele deriva, por assim dizer. Na iconografia primitiva das constelações, Áries é visto como um carneiro sentado, com um comportamento quase parecido com um cordeiro (4). Podemos associar este carneiro com o “Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo …” (5) O “Cordeiro de Deus” é Jesus, Filho/Sol de Deus. (6)

Similarmente, seguindo o simbolismo do Sol como o círculo primário nos glifos planetários, o símbolo de Peixes pode ser derivado de uma tríplice Vesica Peixes, como é mostrado magistralmente no trabalho de Denis Klocek (7). O símbolo de Áries pode ser visto em dois círculos, encontrando-se em sua tangente. Então, em vez de “sair pela tangente”, como a energia do Áries bruto pode tender a fazer, aqui temos a pungência do “um” buscando – mas também tocando – o “Outro”. Reencontrar essa conexão sagrada talvez seja o impulso fundamental da poderosa energia de Áries.

O símbolo de Aries também pode ser visto como um jato de água jorrando do mar, ou o borrifo do sopro da respiração de uma baleia… Peixes a Áries ..

“Baleia cinzenta soprando” por Steve Swartz – Reprodução

“Baleia cinzenta soprando” por Steve Swartz (8)

Com as vulnerabilidades, anseios e medos de Quíron em Áries, às vezes podemos não nos sentir como heróis ou guerreiros! No entanto, seu dom é a coragem e ousadia de abraçar calorosamente e de bom grado tudo o que entra no campo de nossa consciência interior, permitindo que a espada do insight, a chama da criatividade e o poder da ação correta brilhem a partir do nosso centro luminoso.

Este Quíron é o “Guerreiro do Espírito”, onde a aventura heroica interior penetra através de nossas ilusões, cortando falsidades, quebrando velhos padrões e liberando a escuridão dos hábitos preconceituosos e contraditórios. As nuvens que obscurecem o Sol do nosso Ser Verdadeiro são dispersas e nossa inesgotável vitalidade e radiância são reveladas.

Que possamos compartilhá-lo para o bem de todos os seres …

Notas:

1. Fotografia tirada de Depositphotos.com – de https://pt.depositphotos.com/77876350/stock-photo-poppy-and-cornflower-field.html

2. Centaurea cyanus, crescendo num campo de Oleaginosas próximo a Nova Holanda, North Lincolnshire, Inglaterra. David Wright – Wikimedia Commons – Reprodução –  (nota da tradutora: em português o nome da flor remete imediatamente ao tema do centauro, a espécie mítica à qual Quíron pertence. Em inglês o nome comum da flor é ‘cornflower’, que não tem um link tão direto, mas o nome original, em latim, também aponta diretamente para o centauro). 

2a. Nota da tradutora: a autora se refere à pronúncia muito parecida entre as palavras “I” – eu – e “EYE” – olhos, no inglês; ambas as palavras se pronuncia como “ai”. 

2b. Dados de nascimento de Ben Griffin são desconhecidos,mas ele nasceu em 1977. Se ele nasceu mais cedo naquele ano, ele tem Quíron em Áries.

3. Linda Garland – http://www.lakeside-gallery.com/Sites/Galleries/Lindas-Paintings2.html

4. Constelação de Áries em ‘Uranometria’ (1603) de Johann Bayer.

5. João 1:29

6. Veja ‘The Gospel and the Zodiac’ (2007) do Reverendo Bill Darlison. Duckworth Overlook, London e ‘Christ and the Cosmos’ (1985) de Gordon Strachan. Labarum Publications, Edinburgh.

7. https:/dennisklocek.com/glyphs-zodiac/

8. http:/www.marysrosaries.com/collaboration/index.php?title=File:Gray_whale_blowing_1722.jpg

 

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

6 thoughts on “Papoulas e Centáureas: Quíron em Áries

  • 14 de julho de 2019 em 10:15
    Permalink

    Muito bom! Este texto está me ajudando a me prepar para os novos desafios! Obrigada!

    Resposta
  • 27 de junho de 2020 em 07:57
    Permalink

    Otimo texto…obrigada pela traducao…tenho quiron retrogrado a 5 graus de áries, estou com 50 anos, no caso o retorno de quiron só se dará para mim quando o mesmo estiver retrogrado? Se a resposta for positiva pode me responder quando quiron vai retrógrada em 2020? Gratidão

    Resposta
    • 5 de julho de 2020 em 10:17
      Permalink

      Não, o retorno já acontece desde que o planeta se aproxima do grau pela primeira vez, a retrogradação apenas enfatiza. Quíron fica retrógrado de 11/07 a 15/07 de 2020. Obrigada pela visita! Volte sempre 🙂

      Resposta
  • 24 de novembro de 2021 em 20:09
    Permalink

    Estava buscando sobre Quíron e cheguei nesse belo texto! Que o guerreiro curador nos ajude a atravessar, com a força da chama ariana!❤️

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!