Super Lua – Perigeu da Lua
Super Lua – Perigeu da Lua. Por que é tão especial?
Chama-se Super Lua a Lua Cheia que ocorre na ocasião em que a Lua está no perigeu, ou seja no seu ponto mais próximo da Terra. Filbey e Filbey dizem no livro Astronomy for Astrologers: “como a aparente órbita da Lua ao redor da Terra descreve uma elipse,a distância da Lua em relação à Terra, assim como a velocidade, variam diariamente. No Perigeu o movimento da Lua é mais rápido enquanto no Apogeu é mais lento” (1). Isso quer dizer que uma vez por mês a Lua passa pelo Perigeu e uma vez por mês temos Lua Cheia, mas nem sempre esses momentos coincidem entre si.
Porém no domingo 23 de Junho, A Lua Cheia em Capricórnio ocorre no Perigeu, além disso estará 10% mais próxima da Terra do que um Perigeu normal, e conseqüentemente, 12% maior, de acordo com Michelle Thaller, uma astrônoma do Centro Espacial Goddard, da Nasa (citada pelo site pbs.newshour.org). Ela argumenta que a alteração é mínima e que não é realmente possível perceber a diferença, que o olho humano não consegue captá-la.
Pois é, astrônomos são cientistas cartesianos e esquecem que o ser humano é mais do que somente olho e cérebro. Esquecem que o ser humano tem alma e sensibilidade e que independente de o olho humano captar ou não uma Super Lua, ela com certeza será sentida e seus efeitos se manifestarão de forma sutil, mas poderosa. Esquecem o fascínio e o impacto que a Lua sempre exerceu sobre a vida na Terra.
Essa Super Lua com certeza adicionará energia à tensão atual no Brasil, pois lunações, especialmente a Lua Cheia, funcionam como gatilhos para aquilo já está cozinhando em fogo lento.
Tensões á parte, com certeza será uma noite belíssima se o céu estiver limpo. A Lua estará ainda mais mágica e fascinante.
Não perca o espetáculo!
1 – John Filbey and Peter Filbey – Astronomy for Astrologers, 1984