Lua Cheia em Leão – Que Nunca Percamos a Capacidade de Rir!
A Lua cheia em Leão de hoje (14 de fevereiro de 2014, 21:53, Horário Brasileiro de Verão, Brasília) vem mais uma vez propor uma reflexão sobre o equilíbrio entre opostos, como é função da Lua Cheia. De modo geral, a Lua Nova ocorre com grande ênfase num signo, pois Sol e Lua, dois dos principais pontos no mapa estão em um mesmo signo, e às vezes também Mercúrio e Vênus, além de outros planetas, somam-se à configuração. Com tal peso e quantidade de planetas, claro que as qualidades daquele signo ficam super destacadas durantes as duas semanas seguintes. E geralmente as qualidades positivas são supervalorizadas e as negativas deixadas de lado…
Nas últimas duas semanas tivemos as qualidades de Aquário realçadas, mas agora, na Lua cheia, é preciso perceber que o equilíbrio se faz necessário. O fiel da balança desta configuração, por assim dizer, é o Mestre Saturno em Escorpião, que é o ponto focal de uma Cruz T envolvendo Sol e Lua. Saturno sempre dá a justa medida das coisas, e aqui cobra responsabilidade de que o equilíbrio seja levado a sério, de que sejamos de fato justos e corretos e não tentemos fugir da questão.
Então, se estávamos muito focados nos amigos e na vida social, é preciso contrabalançar e dar tempo também para si mesmo; se valorizávamos a ciência e a tecnologia, é preciso agora lembrar que é a arte e a criatividade que nos salvam quando estamos quase “pirando” no frio mundo científico; se às vezes é bom um olhar distanciado sobre as coisas, em outros momentos é necessário envolvimento pessoal e comprometido; se a mente lógica e racional é essencial para entendermos o mundo, por outro lado o coração também precisa ser consultado para termos visão integral desse mundo; se o rei é a figura máxima no reino, sem seus súditos ele não é nada; e além de outras coisas, que a autoridade coletiva dos títulos terá pouco efeito se o detentor de tais títulos não tiver, ele mesmo, uma boa dose de autoridade interna e pessoal.
Equilíbrio de polaridades, a lição a ser aprendida com toda lua cheia, especialmente quando se tem essa configuração no mapa natal. Achar um ponto de encontro entre visões aparentemente divergentes e opostas; achar um consenso entre o eu (Leão) e o grupo (Aquário). Achar a justa medida (Saturno) entre dois lados de nós mesmo, a princípio, inconciliáveis e permitir que ambas as facetas possam se expressar igualmente.
A Lua cheia faz aspecto ainda com Marte em Libra, adicionando peso à questão da justiça e do equilíbrio.
Não podemos ignorar um outro aspecto desta Lua. Leão-Aquário é o eixo da alegria e da amizade, da brincadeira espontânea e da participação no grupo. Como diz Sue Tompkins, “os dois signos têm a ver com socialização; Leão é o signo da brincadeira, da criatividade e da diversão, e brincar sempre incrementa as habilidades sociais – e Aquário é o signo associado com amigos” (1). Assim, com essa configuração Sol-Lua-Saturno, eu diria que brincadeira é algo para ser levado a sério. Até Saturno sabe reconhecer que há horas de parar e relaxar, nem que seja só depois de todo o trabalho feito – afinal, Saturno regia a Saturnália, um período de festas, troca de presentes, em que as regras, limites e normais sociais eram temporariamente derrubados, um tipo de carnaval. Um período em que brincar era de fato levado a sério, como é levado a sério o Carnaval no Brasil, uma indústria que movimenta milhões e dá emprego a muita gente Brasil afora.
Então, cumpramos nossas tarefas, façamos nosso trabalho, e, sob as bênçãos de Saturno, regozijemo-nos e levemos a sério esse negócio chamado diversão.
Para terminar, pego emprestado de Margaret Gray, astróloga irlandesa, (2) as seguintes recomendações e questionamentos sobre esta Lua Cheia:
“Ser verdadeiro e honesto consigo mesmo é de suprema importância. É nossa vida baseada naquilo que verdadeiramente valorizamos e naquilo que amamos? De quem nos cercamos e com quem nos comunicamos? (…) E o riso é fundamental!”.
É isso: não percamos nunca a capacidade de rir, mesmo quando o austero Saturno nos cobra equilíbrio, comprometimento e responsabilidade!
(1) Sue Tompkins – The Astrologer’s handbook
(2) Margareth Gray – Feb 14th Full Moon at 26’ Leo 58 – Some brief notes by Margaret Gray