Insônia
Publiquei este insight em maio de 2013, depois de ouvir repetidamente de clientes de mapas aquosos, especialmente de Piscianos, reclamações sobre insônia e dificuldades em geral para dormir – isso não combina com o estereótipo do Pisciano, que costuma ser chamado de dorminhoco! No caso, provavelmente porque a energia de Peixes é desconfortável de lidar, porque está sempre em contato com o sofrimento do mundo, o sentimento da desolação humana, às vezes, inconscientemente a pessoa “desautoriza” os planetas aquosos/Piscianos, e vivencia muito mais outros planetas e posicionamentos sentidos como mais “seguros”, principalmente se a Lua ou Ascendente estiverem em algum signo de Terra ou Ar.
Eu mesma tenho atravessado uma fase de insônia recentemente e resolvi voltar a este assunto, republicando o texto, acrescido de algo que me veio numa destas recentes noites insones:
INSONIA, às vezes, pode ser um poderoso mecanismo de defesa contra o grande poder dos sonhos de Netuno. Quando dormindo, estamos desprotegidos, vulneráveis, completamente indefesos contra perigos no ambiente, contra outras pessoas, e, especialmente, contra o poder de nosso próprio inconsciente e suas mensagens e imagens, a um só tempo, terríveis e magníficas, trazidas através dos sonhos. Assim, para personalidades muito controladoras e defensivas, às vezes, cair no sono – nos braços de Netuno – e abrir mão do controle, pode ser uma experiência aterradora, daí aparece a insônia. Obviamente esse é um processo inconsciente e paradoxicalmente, pode ser uma grande surpresa para o indivíduo acostumado a ter tudo fluindo de acordo com sua vontade e sob seu controle, nao conseguir dormir.
O que é pedido a essas pessoas é que abram mão do controle, que permitam-se ser e sentir-se vulneráveis, que permitam-se realmente sentir suas emoções e sentimentos esmagadores, sentimentos esses que, junto com outras partes sombrias da personalidade, muitas vezes não são aprovados pelo ego na clara luz do dia.
Já para indivíduos muito racionais, a insônia pode ser um chamado da alma. Somos acordados para sentir aquilo de que tentamos escapar através do sono. Se continuamos a nos preocupar MENTALMENTE, incessantemente, continuamos insones.
Do contrário, se paramos e SENTIMOS, de fato, aquilo que nos angustia, e ficamos ali, com a dor, a frustração, a solidão, a rejeição, o abandono, a carência, a raiva, o medo ou o que quer que seja que nos atormenta, e apenas sentimos, sem nos cobrar resoluções, decisões… Se deixamos o sentimento nos olhar em cheio, e olhamos para ele de volta, reconhecendo-o e parando de fugir, talvez o sono seja autorizado a voltar e a nos embalar em seus braços, rendidos e pacíficos.
Da próxima vez que tiver insônia, veja se essa dinâmica se aplica a você…
Ao invés de ficar rolando inutilmente na cama, levante-se, sente-se e tente ouvir o que lhe atormenta; pare de se “pré-ocupar” mentalmente e autorize-se a sentir o sentimento e a expressá-lo, fique com ele o tempo que for necessário, façam companhia um para o outro.
Dê as boas vindas a Netuno, abra mão do controle, afogue-se no mar dos seus sentimentos e SINTA!
Perfeito. Busquei sem mt pretensão alguma informação sobre insonia e astrologia e me deparei com seu texto certeiro. Totalmente esse movimento do medo de errar o controle diante de tudo o que eu sinto. Esse contato com o sofrimento do mundo pra mim é o tempo todo, mas durante o dia enfrento com ações, à noite, eles me pegam, me doem e é difícil demais sentir. Obrigada por esse texto. Pensarei um bom tempo sobre isso.
Que bom que ressou, Daniela! É bem antigo esse texto, preciso atualizar e talvez aprofundar um pouco. Eu fico feliz que tenha sido útil!
Abração!