LUA NOVA E ECLIPSE PARCIAL DO SOL EM CAPRICÓRNIO
O primeiro eclipse do ano acontece neste sábado, dia 5 de janeiro, às 22h28min no horário de Brasília (00h28min do dia 06/01 no horário de Lisboa), a 15° de Capricórnio. É um Eclipse Parcial do Sol, portanto, uma Lua Nova. Abaixo segue um breve resumo dos temas deste eclipse!
O eclipse faz parte da Série Saros Solar 122, iniciada em 17 de abril do ano de 991. É uma família de eclipses relacionada com “grupos incomuns e o envolvimento do indivíduo com tais grupos. Este pode ser um período quando o indivíduo nota ou repentinamente deseja encontrar um grupo especial cujos interesses são as artes, a cura, ou o amor pela humanidade. O indivíduo sente que, a partir do envolvimento com estes grupos, ele ou ela terá um ganho considerável” (Bernadette Brady). Portanto, esta série de eclipses não é particularmente tensa, porém o eclipse de hoje é, e bastante.
No mapa vemos Sol e Lua em Capricórnio, conjuntos ao Nodo Sul, ou seja, esta família enfatiza bastante o tema da liberação dos conteúdos antigos, de deixar o passado definitivamente para trás. Com o Nodo Sul em Capricórnio, o padrão negativo a ser superado e transmutado é o distanciamento, a dureza e a frieza emocionais excessivos, o excesso de trabalho e de obrigações, o uso do trabalho para fugir dos sentimentos e dos vínculos emocionais, o excesso de tradicionalismo e conservadorismo; superar o padrão do workaholic e do controlador.
Aliás, controle é um tema gritante, já que Lua e Sol estão enquadrados por Saturno e Plutão. Pode ser um período de muitas restrições, medo, controle, inflexibilidade, dureza e sensação de grande peso, de se estar amordaçado e talvez até mesmo a sensação de morte. Os sentimentos ficam reprimidos e congelados e a vida parece ficar muito pesada e difícil. Contudo, há também o potencial de renovação e de mudanças profundas e positivas, se de fato nos empenhamos em deixar os padrões negativos para trás. Também há uma realidade brutal a ser enfrentada nas próximas semanas, mais sombria do que muitos gostaria de ter que lidar. Mas é necessário ser extremamente realistas, não é tempo de se alimentar ilusões!
Pessoas com planetas ou ângulos entre os graus 10 e 20 dos signos cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio) sentem fortemente os efeitos deste eclipse e é recomendável resguardo, serenidade e centramento, para que se evite atitudes reativas e precipitados no caso da incidência de crises.
A última vez que houve um eclipse no grau 15° de Capricórnio foi em 6 de janeiro do ano 2000 e a última vez que houve um eclipse da Série Saros Solar 122 foi em 25 de dezembro, também do ano 2000. Verifique o que acontecia na sua vida neste período para ter pistas de como o eclipse pode se manifestar para você – os temas estão relacionados.
Eclipses trazem à tona questões do passado, que porventura não tenham sido resolvidas de forma definitiva até então. O passado e seus fantasmas batem à nossa porta e não há a opção de fugir – é preciso enfrentar, liberar e liberar-se!
Sendo uma Lua Nova, inicia um novo ciclo, um ciclo de dureza, controle, mordaça, e muito, muito trabalho – trabalho desgastante, mas também produtivo. Este ciclo atinge o apogeu na Lua Cheia e Eclipse Lunar Total a 0° de Leão, no dia 21 de janeiro. No dia 2 de julho teremos também um Eclipse Total do Sol a 10° de Câncer, seguido de um Eclipse Parcial da Lua a 24° de Capricórnio.
Caso queira ver os significados do eclipse por casa/área de vida, leia este artigo!
Bom eclipse a todos!
Barbaridade, Maria Eunice, q bomba! Haja meditação pra não entrar em parafuso nos próximos meses e anos. Socorro!
Já estou muito mal, obrigada. Netuno netuniando meu coração e me mostrando a morte que eu não quis ver. Urano todo de repente, virando e cortando…
Bjs no seu coração. 🙏🙌❤
Que bom que você voltou, gratidão!
Tenho nodo norte aos 22 graus de cancer e lua aos 16 graus de cancer. Terá passagem pelos nodos e inclusive a conjuncao de saturno e plutao aos 22 graus de capricornio – no lado sul, que inclusive se encontra minha lilith aos 22 graus de capricornio