A Semana Astrológica: o espírito ilimitado e a matéria falível

Sarah and Simon Fisher - first quarter
O Primeiro quarto da Lua – Sarah and Simon Fisher – Reprodução

Semana de 1° a 07 de dezembro

Chegou dezembro e o ano vai se acabando. Um ano tenso, de muito sufoco, crises, transformações… Jamais seremos os mesmos, mas “sem ser mais o mesmo, ainda sou quem eu era”, diz a frase, de autor desconhecido, que vi na TL de uma amiga. Frase que resume esse ano para todos.

Temos pela frente uma semana um pouco mais animada, pelo menos a princípio. Nossa esperança se renova e apesar da quadratura Sol-Quíron, que estará nos holofotes na Lua Cheia, também há aspectos alvissareiros e auspiciosos que nos ajudam a não afundar no sofrimento, e quem sabe achar algum sentido para ele.

Marte entra em Aquário, indicando que nossa ação é mais social e prima pela liberdade, igualdade, fraternidade, os ideais Aquarianos. A sesqui-quadratura entre Saturno e Urano fica exata, sugerindo que as revoluções que almejamos tanto encontram certos entraves não cogitados. Mercúrio segue serelepe pela larga e longa estrada Sagitariana, mas nesta semana ele se depara com muitas nuvens, neblina, chuvas e aguaceiros, nas quadraturas a Netuno e depois a Quíron. Mas ele também tem idéias brilhantes porque se afina com Urano em Áries e depois fica CAZIMI com o Sol (domingo para segunda). Por falar em Sol, este também tem uma conversa inspirada com Urano, mas depois tem que arrancar os espinhos da conjunção a Quíron. Vênus em Sagitário faz um trígono a Júpiter, seu dispositor e quando a Lua passar pelo fim de Áries (terça-feira) os três formarão um lindíssimo e inspiradíssimo trígono em Fogo.

Esta é semana de Lua Cheia também, que ocorre no sábado. A Lua fechou o Primeiro Quarto e segue crescendo e ficando Corcunda pelos signos de Áries, Touro e Gêmeos. No domingo, pelo fim do dia, ela ingressa em seus domínios Cancerianos. Nesta aventura ela faz aspectos com todos planetas e com o Sol.

Júpiter vai desacelerando em Leão e fecha a semana estacionando no domingo à noite, entrando em retrogradação na segunda, dia 08.

Forja-e-Ferreiro---Vilar-Lomba43
Forja e Ferreiro – Encontrado em Google Imagens – Reprodução

A SEGUNDA-FEIRA começa bem atípica. Em vez de marasmo, preguiça e indisposição, parece que acordamos “com a macaca”, já cheios de energia e prontos para a luta! Forja e ferreiro estão prontos, tinindo! A Lua trafega o signo de Áries e faz trígono com Mercúrio e com o Sol e pelo fim do dia se atraca com Urano, os dois disparando rajadas de beligerância contra Plutão em Capricórnio. Dia vigoroso, cheio de ânimo e entusiasmo, mas também de impaciência e irritação. Há energia em alta voltagem e se não cuidamos, podemos até levar um choque! Gás, força, disposição, diretriz, ação… Temos tudo à nossa disposição para começar a semana com o pé direito – pé que deverá primeiro pisar na terra para aterrar toda a eletricidade estática para evitarmos aqueles choques mencionados acima. Atividades físicas também ajudam, e muito!

Na TERÇA-FEIRA os ânimos se elevam ainda mais e nossa alma quer celebrar o dia, a luz, a vida! Tudo parece se encaixar e de repente descobrimos que nosso otimismo, que andava meio morno e desaparecido, volta a brilhar de forma luxuriante. A Lua em Áries faz trígono a Júpiter em Leão e a Vênus em Sagitário e os três, de mãos dadas resolvem brincar de roda, uma roda divertida, animada que só três grandes festeiros como estes são capazes de criar. O dia fica perfeito para ver amigos, passear, dançar, celebrar, qualquer que seja nossa escolha de celebração. E mesmo que surjam problemas, lidaremos com eles com alegria e esperança, porque hoje nada nem ninguém “vai estragar nosso dia”.

Fatima Ronquillo Bound Hand with Lover's Eye, Fatima Ronquillo
Fatima Ronquillo – Mão amarrada com o olho do amante – Reprodução

A sesqui-quadratura entre Saturno e Urano fica exata na QUARTA-FEIRA, simbolizando que há um descompasso entre consciente e inconsciente. A revolução e a mudança que tanto se almeja encontra obstáculos colocados pelo lado mais conservador do individuo ou da sociedade. De repente temos medo e duvidamos se aquela mudança será mesmo benéfica, se não seria melhor deixar tudo como está e sossegar o facho… Por outro lado, os setores mais conservadores podem também se deparar com desafios àquilo que vem sendo feito “há séculos” e que nos recusamos a perceber que precisa de alguma inovação, alguma novidade. O problema é que nada disso ocorre em campo aberto, de forma direta… É mais como uma sabotagem, um esquema montado na moita, na escuridão, e quando mesmos esperamos, bingo! Lá estão aquelas surpresas desagradáveis que nos fazem rever nossos conceitos e planos bem montados. (este aspecto vem se formando há vários dias, semanas até e possivelmente já viemos sentindo essa fricção indefinida, como ainda sentiremos por alguns dias – o aspecto apenas fica exato hoje, mas seu efeito é percebido antes e depois da exatidão). A Lua faz quadratura a seu regente, Marte em Capricórnio, pondo mais lenha nessa fogueira e aumentando o desconforto, o calor, a irritação. Jogue-se ao trabalho para gastar e expelir toda essa irritação!

Osho - Não tente forçar. Deixe a vida fluir...
Desconheço o Autor – Reprodução

Já em Touro, a Lua trígono a Plutão na QUINTA-FEIRA. Ela ainda faz quincunces ao Sol e a Vênus, quadratura a Júpiter, sextil a Quíron e sesqui-quadratura a Plutão – Eita Lua super ocupada! Neste mesmo dia o trígono Sol-Urano fica exato e perfeito também fica outro trígono, entre Vênus e Júpiter. Marte entra em Aquário às 21h57min, trazendo os ideais humanitários para a linha de frente. Dia super ocupado em que nos dividimos em mil e ainda falta braços e mãos para realizar todas as tarefas à nossa frente. O pior é que a Lua Taurina não quer fazer nada com pressa, quer deliberar sobre tudo e isso gera alguns descompassos. Não sabemos se confiamos em nossos instintos ou na visão consciente; em certos momentos nos expressamos de forma contraditória, incongruente, porque queremos ir, mas também queremos ficar. Possivelmente hoje tenhamos que abrir mão do nosso conforto previsível porque há apelos fortes para ganhar o mundo e confiar no caminho novo à nossa frente. Oportunidades únicas aparecem, daquelas que temos que “pegar ou largar”, porque no dia seguinte já não estarão disponíveis. Há muitos insights e uma luminosidade nova irradia do nosso olhar, se apenas ousarmos confiar nessa luz…

Quíron retratado mosaico encontrado em Edessa, do sec Vou VI
Quíron retratado mosaico encontrado em Edessa, do sec Vou VI

Na SEXTA-FEIRA nosso otimismo tende a diminuir e nos deparamos com alguns paradoxos.  Vênus continua sua conversa animada com Júpiter em Leão, e o Sol continua de mãos dadas com Urano em Áries, porém tem que lidar com as dores simbolizadas por Quíron. Estamos inseguros e nos perguntamos como, mesmo o melhor dos otimistas ainda tem que encarar o fato de que certas coisas não têm solução, não têm conserto. No mito Quíron é ferido na coxa ou joelho, simbolizando uma ferida em sua natureza animal. Ele tem que aceitar que essa natureza é falível, é limitada e está, de certa forma, presa aos limites da matéria, da dimensão do que chamamos “realidade” e que por mais que ele seja sábio, versado em diversas ciências e artes e que seja até mesmo um curador potente, esta ferida ele não é capaz de curar; o máximo que pode fazer é aceitá-la e colocar sua vivência a serviço de outros. O mito de Quíron, na verdade enfatiza um dilema intrínseco à natureza de Sagitário: a eterna cisão entre espírito e matéria, entre um espírito de fé infinita e inabalável, que vive no reino de possibilidades, cerceado por uma natureza animal e humana, cheia de defeitos que a fazem se tornar uma espécie de prisão para este espírito ilimitado.

brooke shaden photogr
Brooke Shaden Phtography – Reprodução

Por um lado, a oposição Lua-Saturno e a posterior quadratura Lua (em Gêmeos) e Netuno, tornam essa sensação de falha e defeito ainda mais aguda e a prisão da realidade ainda mais sufocante. E por outro, os trígonos Sol-Urano e Vênus-Júpiter acenam com alegria juvenil do espírito incomensurável, que tudo pode e fazem a sensação de cisão ainda mais crua, porque em tese somos capazes de tudo, poderosos como deuses, mas na prática, temos mesmo é que lidar com o destino que nos foi dado: um corpo, uma experiência humana e uma dimensão que são por si só falíveis por sua própria natureza. Aqui cabe lembrar o místico persa RUMI: “a ferida é o lugar através do qual a Luz penetra em você”. De fato, um dia de muitos paradoxos.

youmab.org - Cópia
Do Pinterest – Encontrado em youmab.org – Repodução

O fim de semana começando sob esta cisão e nos torna bem reflexivos ou talvez histéricos. SÁBADO é dia de Lua Cheia, que vem acentuar este paradoxo ainda mais, colocando-o num ponto de clímax. Se na Lua Nova tínhamos a quadratura Sol-Lua x Netuno, indicando visões e ideais pouco realistas, a Lua Cheia vem nos confrontar de vez com as impraticabilidades e as ilusões daqueles ideais e projetos. Sobra alguma coisa factível? Ou será que a desilusão é por demais esmagadora para conseguirmos nos levantar e ainda realizar algo com os destroços que ficaram dos nossos sonhos tão preciosos? Se soubermos conter a frustração e a sensação de desgosto diante da realidade das coisas (Mercúrio também tem sua quadratura a Quíron exata neste dia), podemos encarar tudo com serenidade e isso, em última instância nos torna um pouco mais sábios; mas se nos recusarmos a ver as coisas como realmente são, aderindo ao otimismo irreal e hipócrita, podemos nos tornar histéricos e patéticos, crianças incapazes de crescer e de lidar com o mundo real e suas frustrações.

A Lua continua em Gêmeos por boa parte do DOMINGO, de onde se opõe a Vênus em Sagitário, fazendo deste um dia de excessos mentais, de exuberância social, de verborragias que podem nos tornar falastrões inconseqüentes. A Lua também faz quincunce a Saturno em Escorpião. Há o risco de tentarmos escamotear a crueza da realidade com humor e alegria histriônicos, berrantes, sem tato, quase grosseiros. Neste caso, quanto maior a exuberância, maior o desespero (o regente da Lua, Mercúrio, está em quadratura a Quíron).

10505297_781668161884074_7953118688695898677_n
Tirado de Photobox – Reprodução

Isso piora um pouco porque no domingo Júpiter fica estacionário, entrando em retrogradação na segunda-feira. A propensão a dramas e a reações teatrais fica destacada. Com Júpiter retrógrado sua ação é mais introjetada do que externa. Os assuntos regidos por Júpiter ficam em suspenso e seus resultados são incertos quando o planeta está retrógrado. É o caso da formulação de leis, das viagens longas, especialmente aquelas a países estrangeiros; figuras de poder podem enfrentar problemas diversos ou pelo menos sua boa sorte parece funcionar de forma diferente; eventos de grande porte também são uma incógnita em termos de resultado e público; Júpiter também rege riquezas, lucro, crescimento, em Leão aponta diretamente pra o sistema bancário, bancos e banqueiros em geral e estando retrógrado a tendência é uma retração ao invés de expansão, diminuição de lucros e possivelmente aumento de juros dos bancos que talvez, na sua imensa mesquinharia, cheguem à conclusão de que seu lucro ainda não é o bastante, e eles querem MAIS.  Tempo de vacas magras, especialmente considerando que Saturno entra em Sagitário dia 23 de dezembro. Os Sagitarianos e Piscianos são particularmente afetados pela retrogradação de Júpiter, e, acostumados com sua boa sorte sempre em ótima forma, talvez tenham que lidar com alguns reveses que perturbam ligeiramente seu otimismo infindável.

Que a sua semana seja de alegria e que o balanço matéria-espírito, fé e realismo seja sempre equilibrado!

Linda semana para você!

Christian Schloe I am a bird now
Christian Schloe Digital Art – I am a bird now – Reprodução

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!