A Semana Astrológica: renovando as intenções

9d7708bebad0a36035949eb30fb7d9aa
Agape – Matias Gonzalez – Reprodução

Semana de 22 a 28 de dezembro

Uma das semanas mais esperadas do ano começa na esteira da Lua Nova em Capricórnio e do Solstício de Verão no Hemisfério Sul e de Inverno no Hemisfério Norte. Uma das mais esperadas do ano porque nesta semana Saturno ingressa em Sagitário, na terça-feira, às 14h33min:59seg (horário de Brasília) e 16:33:59 para Portugal – precisão Saturnina! Os Escorpianos agradecem, mas não tão rápido! Saturno ainda retrograda em 14 de março, voltando às águas densas de Escorpião em 15 de junho e só retornando definitivamente a Sagitário em 18 de setembro. Quem tiver planetas ou ângulos por volta de 27, 28 e 29 dos signos fixos ganhou um prazo extra para apresentar o dever de casa, mas não pode enrolar, porque a cobrança vai vir depois!

Além de Saturno em Sagitário, temos uma semana com a força da Lua Nova de Capricórnio, que, por ter ocorrido junto ao Solstício, potencializa os inícios e as intenções – clima perfeito para uma semana pré-virada de ano em que precisamos elencar as prioridades do ano vindouro. A semana é de recesso devido às festas de final de ano, mas muitas coisas continuam acontecendo. A quadratura Urano-Plutão, que foi plena na semana passada pela sexta vez, é estimulada novamente na véspera e no dia de Natal com a conjunção de Mercúrio a Plutão e conseqüente quadratura a Urano. Mercúrio faz ainda sextil a Quíron, no mesmo dia, indicando algum alento para possíveis discussões acaloradas ao destrinchar do peru de natal. As reuniões familiares de fim de ano são sempre propensas a alguns imbróglios, e com Mercúrio pondo mais lenha nessa nessa fogueira, irmãos, primos e sobrinhos podem se engalfinhar por algo mais do que o peito do peru. Pelo menos o Sol Capricorniano está mais compassivo ao tocar o sensível Netuno em Peixes, mas também se indispões com Júpiter em Leão. Outra que se irrita com Júpiter é Vênus, desta vez por um quincunce – conflitos a respeito dos presentes de natal? Discordamos da qualidade? Dos preços? Ou se sequer damos ou ganhamos presentes? E mais que dar presente, não é melhor ESTAR presente de verdade na vida de quem amamos? Por falar em Vênus, ela já começa a parecer logo depois do por do Sol, como Hésperos, a Estrela Vespertina. Daqui em diantes teremos novamente belos espetáculos no céu noturno propiciados por Vênus e pela Lua quando estas estiverem no mesmo signo.

Mengs,_Hesperus_als_Personifikation_des_Abends
Hésperos personificado como Estrela Vespertina Anton Raphael Mengs – 1765 – Reprodução

Marte em Aquário, depois de revolucionar conceitos e se auto-afirmar de forma muito peculiar com ajuda de Urano em Áries, nesta semana começar a afrontar Júpiter em Leão… Caramba! Ta mundo meio zangado com Júpiter por estes dias… Precisamos cuidar dos excessos e da falta de limites, especialmente nesta época do ano, em que se gasta demais, se come demais, se bebe demais… A ressaca em janeiro pode ser demasiada também! Principalmente porque Vênus e Mercúrio estão atualmente Fora de Limites – fazendo o que dá na telha! Cuidado para não entrar o ano de bolsos vazios… Ou pior, endividado! Abaixo o consumismo!

A Lua, fecundada na fase Nova e depois Crescente, vai ganhando terreno, bem ligeira, pelos signos de Capricórnio, Aquário, Peixes e Áries. Neste caminho ela conversa com todo mundo, estabelecendo alianças ou inimizades diversas.

Gustave Courbet 1849 painting -The Stone Breakers.
Gustave Courbet -The Stone Breakers – 1849 Repodução

Na SEGUNDA-FEIRA, ainda abrasada pelos raios solares, Dona Lua fertilizada em Capricórnio começa a sua nova jornada já se amarrando a Plutão e jogando os cachorros em Urano em Áries. A Lua faz conjunção a Mercúrio e a Vênus e na verdade esse stellium Capricorniano favorece o trabalho duro e concentrado. Dia de quebrar as pedras que serão usadas no alicerce dos novos projetos. Dia perfeito ainda para burilar os planos e as idéias, já que Mercúrio favorece uma bela sintonia com essa Lua concentrada e laboriosa. A posterior ativação da quadratura Urano-Plutão nos lembra para considerar a necessidade de transformação nestes planos, dizendo que é melhor colaborar ao invés de resistir e se opor. De qualquer forma, a energia do dia favorece o trabalho pesado e concentrado, daqueles que nos fazem transpirar e avançar léguas e léguas na direção dos objetivos, sejam eles práticos ou mentais.

Diógenes-o-filósofo-cinico
Diógenes, o filósofo cínico Jean-Leon Gerome – 1860 – Reprodução

Saturno ingressa em Sagitário na TERÇA-FEIRA, um dos eventos mais importantes do ano.  E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará, desafia Saturno. É hora de rever nossas crenças e visão de mundo; é hora de verificar se nossas estruturas mentais nos estimulam a crescer ou atravancam nossa expansão. É hora, principalmente, de observar a quantas anda nossa espiritualidade e religiosidade – é genuína ou só uma fachada? Se é hipocrisia, não seria melhor virar ateu de uma vez? Por falar em religiosidade a prestação de contas também é pedida às instituições religiosas. Ao entrar em Sagitário Saturno já arma uma quadratura com Netuno em Peixes, configuração que fica ativa por boa parte de 2015 e que já nos dá uma preliminar de um dos temas principais do ano: como concretizamos nossos ideais, ou ainda, o desvelar das ilusões e de muitos engodos que estavam na surdina. Na terça a Lua ainda está em contato com Vênus em Capricórnio, de onde cutuca Júpiter de forma irritante, e esse cutucão talvez já nos faça ficar “espertos” quanto à cobrança de Saturno em Sagitário.

PapaiNoel_thumb[3]
Thomate – Reprodução
A QUARTA-FEIRA, véspera de Natal, encontra a Lua já em Aquário, ansiando por liberdade, mas ela logo precisa dialogar com Saturno, um dos seus senhorios – felizmente a conversa é amena e ela logo segue adiante muito animada. Mercúrio, por outro lado, está com as idéias bastante esquentadas pelo embate com Urano em Áries, que antecede em algumas horas a conjunção com Plutão. Aspecto que demanda bastante cuidado, considerando a Ceia de Natal. A língua está afiada e não perdoa. Podemos nos revelar ácidos e traumatizar as criancinhas ao redor da árvore de natal dizendo que Papai Noel não existe, o que pode chocar os outros pela crueza de intenção e de visão. Melhor medir as palavras se não quiser que a maionese azede causando azia e indigestão generalizada em todo mundo.

Mercúrio continua conjunto a Plutão na QUINTA-FEIRA, indicando que o dia de Natal é propenso a comunicação profunda e honesta, mas ainda continuamos ácidos, portanto, dia ainda sujeito a interações abrasivas e escaldantes, que podem mais desgastar do que aproximar, a não ser que mantenhamos em cheque as intenções reais que motivam nossas palavras e silêncios. Vênus começa a se indispor com Júpiter através de um quincunce, aspecto que permanece ativo até o dia 30 de dezembro. Por outro lado, Lua em Aquário se opondo a Júpiter favorece a amorosidade e a generosidade, de modo que temos influências benevolentes que podem contrabalançar esse Mercúrio obtuso – só há que se cuidar com os excessos à mesa ou na autoconfiança, o que pode nos levar a achar que somos os donos da verdade e daí voltamos à estaca zero.

coulsamuraiblogspot
Do Pinterest – Reprodução

Na SEXTA-FEIRA a Lua navega por Peixes, e faz a primeira quadratura Mutável a Saturno em Sagitário. A Lua se alia ao Sol em Capricórnio e se funde com Netuno, que também recebe o aceno gentil do Sol. O pós-festa nos atinge em cheio e os excessos abarrotam o estômago e a consciência. Há também propensão a uma grande nostalgia e a rememorar o passado. O dia pode ficar meio caótico em meio a essas lembranças borradas, ressaca e dor de cabeça. A tentação de permanecer “anestesiado” e continuar ébrio é grande, mas convém pisar no freio antes que a coisa saia de vez do controle. Mais tarde, quando a Lua chegar a Quíron, a dor de cabeça pode estar tinindo, enlouquecedora e o arrependimento será ainda maior. Melhor utilizar essa energia e efetivamente se voltar para as questões espirituais implicadas no período: ir ao templo, compadecer-se de quem sofre, ouvir a quem precisa ser escutado… Há maneiras e maneiras de ajudar e de se colocar a serviço, é só achar uma.

O fim de semana chega ainda sob efeito da sonhadora Lua Pisciana, que no SÁBADO conversa, ainda nostálgica com Mercúrio e Vênus em Capricórnio, que a estimulam a ser resiliente e mais realista. Aliada a Vênus, a Lua arma um Yod contra Júpiter após o meio-dia até a noite. Marte, já em orbe de oposição a Júpiter também participa dessa brincadeira de resultados imprevisíveis. Mais um dia para ficar atento à falta de limites. Incertezas e inseguranças podem descambar em arrogância, vontade de aparecer para se sentir reassegurado por causa de um desconfortável sentimento de inferioridade. Comportamentos “carteirada” também são passíveis de acontecer. Toda vez que você ouve alguém dizer “você sabe com quem você está falando”, sabe que por trás há uma insegurança colossal que dá origem ao narcisismo que precisa recorrer a esse tipo de recurso para se sentir importante, poderoso e percebido. É preciso olhar além da afronta e perceber que, a despeito da má educação e da prepotência, tais pessoas estão perdidas na ilusão da auto-importância, exatamente porque temem não ter nenhuma. O que sentir, senão compaixão?

Watercolor Fashion Illustration Print - Dancer 1
Watercolor Fashion Illustration Print – Dancer 1 Reprodução

O DOMINGO fecha a semana de forma bem dinâmica: a Lua Ariana, cheia de ação e atitude começa novamente a mudar o tom dos fins de semana ao ingressar nos signos cardinais por estes dias. Em Áries ela se agarra afogueadamente a Urano e arma a querela de sempre contra Plutão – aspecto que fica exato na madrugada de segunda. Ao invés de lágrimas e lamúrias num domingo modorrento, voltamos a ter embates apaixonados ao redor da mesa de domingo. Dia favorável para atividades esportivas, para ir ao parque caminhar, correr ou mesmo fazer um simples piquenique. Qualquer coisa para fugir da rotina e fazer algo diferente e ainda não experimentado. Só é bom ter cuidado para não se expor a acidentes com toda essa energia pululando no organismo! Extravasadas as energias, também diminuímos o risco de brigar com quem amamos! O resto é atitude!

Moon Dancer Energy Painting - Giclee Print Signed By Julia Watkins
Moon Dancer Energy Painting – Giclee Print Signed By Julia Watkins – Reprodução

Desejo a você um Natal abençoado e que haja paz e alegria na sua casa e na sua família! 

Feliz Semana! Feliz Natal! 

Lorenzo Costa (1460 - 5 de Março de 1535
Lorenzo Costa (1460 – 1535) – Reprodução

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

0 thoughts on “A Semana Astrológica: renovando as intenções

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!