Lua Cheia em Escorpião: purgar e transcender
A Lua é cheia na madrugada de domingo para segunda, dia 04 de maio, às 00h42min no horário de Brasília e às 04h42min no horário de Lisboa (23h42min do domingo, 3, no horário de Cuiabá), a 13°22’ de Escorpião. Se a Lua Nova simboliza o casamento da Lua e do Sol ou um momento de fecundação, a Lua Cheia, como ápice do ciclo, simboliza um momento de crise, um divisor de águas a partir do qual ou o casal se separa ou a relação se fortalece, se aprofunda, ficando o casal mais cúmplice e ainda mais unido. No caso da fecundação a Lua Cheia simboliza o nascimento da criança. É muito comum, embora não seja regra, que pessoas nascidas na Lua Cheia tenham passado pela experiência do divórcio dos pais, ou que mesmo que não tenha havido separação, os pais viviam “em pé de guerra” por assim dizer, e a criança sentia-se angustiada por se sentir pressionada a escolher entre um e outro. Em outras palavras, a divisão é entre os princípios masculino e feminino da psique, ou um conflito entre os propósitos conscientes e as necessidades de nutrição e segurança emocional.
O eixo Touro-Escorpião está relacionado com “sexo, desejo e propriedade e enquanto Touro se preocupa em construir, Escorpião cuida de destruir. Os dois signos lidam com questões de adquirir e manter dinheiro, posses e amantes/amores. Os dois podem ser extremamente possessivos com pessoas ou recursos, mas enquanto Touro se inclina mais para a acumulação de coisas, Escorpião se inclina para a posse emocional”, afirma Sue Tompkins (1). Ela continua dizendo que Touro busca satisfazer necessidades básicas de comida, abrigo e sexo, gozando da fartura da Natureza e dos prazeres sensuais dos sentidos, enquanto constrói estabilidade sem questionar suas motivações, uma vez que vê a vida de forma simples e descomplicada.
Já Escorpião busca experimentar a vida de forma intensa, acumulando experiências, querendo sempre mais e mais, compulsiva e obsessivamente, destruindo no processo, tudo o que ameaçar restringir seu desenvolvimento, provocando crises que visem eliminar o obsoleto, antes mesmo de se tornar como tal. Em busca das novas experiências, destruirá aquilo que já existe, não importa quão doloroso isso seja. “Touro ensina a Escorpião aceitação e paciência, enquanto Escorpião convida Touro à paixão e a viver a vida mais profundamente”. Esse eixo também está relacionado com a carta do Diabo, por suas associações com instinto, poder, posse, luxúria e apegos.
Em Escorpião também entramos em contato com os valores alheios e nos misturamos ao outro na intimidade, no quarto de dormir, ou seja, estamos falando do que trocamos e de como trocamos na intimidade: carícias, fluidos, energias, valores, amor, prazer, experiências… Em contato com os valores dos outros talvez transformemos os nossos ou os reiteremos. Por valores leia-se posses materiais, dinheiro, como também os valores mais profundos sobre os quais baseamos nossas atitudes, decisões e vivências.
Vemos então, a partir disso, qual é a tarefa proposta pela Lua Cheia de Escorpião: eliminação do obsoleto, eliminação dos apegos, transformação dos valores e da intimidade. Eliminação daquilo que se solidificou e cristalizou em demasia, a ponto de impedir nosso movimento, o avançar para novas experiências. Mas aqui não se trata apenas das coisas materiais às quais Touro se apega tão ferrenhamente; precisamos ir além e eliminar principalmente os sentimentos venenosos que infestam e contaminam nosso coração de toxicidade; eliminar rancores e mágoas, que Escorpião tantas vezes carrega como se fossem verdadeiros tesouros e que impedem que nos conectemos verdadeiramente aos outros e à vida. É sempre bem mais fácil se desapegar de coisas do que de sentimentos, sejam eles bons ou ruins.
O mapa da Lua Cheia traz uma configuração que exagera e amplifica ainda mais estes temas, porque Lua e Sol fazem uma quadratura quase exata, de apenas 12 minutos de orbe, com Júpiter em Leão. Aqui, a tarefa da Lua é eliminar o inútil e sem vida, os rancores virulentos, as mágoas traiçoeiras que queimam o coração e envenenam a vida. Porque só depois de termos feito essa limpeza e purgação é que conseguiremos viver com mais intensidade e paixão, e, principalmente, com mais integridade e verdade. Júpiter é o foco da T-Square fixa que tem por base a oposição Sol-Lua. Além de expandir e dramatizar estes temas, Júpiter nos fala que o resultado positivo dessa alquimia que transforma possessividade em liberação e incinera o lixo tóxico dos apegos físicos e emocionais, é um coração que volta a ser inocente, juvenil, limpo do fel que nos entristece e nos amesquinha. Libertos dos ressentimentos e animosidades, podemos liberar também a criatividade, a alegria, a fé e a vontade de viver de forma mais autêntica. Um coração limpo e renovado também é mais justo, generoso e magnânimo! E também mais apaixonado e verdadeiro. Sendo a Lua Cheia uma colheita, o que faremos com seus frutos, aqueles plantados lá na Lua Nova? Seremos avaros e os guardaremos somente para nosso próprio prazer e usufruto, ou abriremos nosso celeiro e coração para partilhar a abundância que nos foi dada? Podemos nos agarrar a esses frutos com medo de perdê-los ou podemos partilhá-los e perceber que se multiplicam.
Júpiter como foco dessa T-Square também aponta para o risco de nos enrijecermos e nos apegarmos ao nosso orgulho de forma teimosa e arrogante; por causa do nosso orgulho, então, não cedemos um milímetro e nos apegamos ainda mais obstinadamente à nossa mágoa ou à ofensa que achamos que o outro nos imputou – e viva o senso da auto-importância! Criamos crises desnecessárias e viramos rainhas ou reis do drama, para chamar a atenção e manipular nossa audiência, aumentando, de novo, esse senso de auto-importância, sem perceber que perdemos com isso o respeito dos outros e até o próprio – viramos meros bufões no palco da grande ópera. É preciso, sim, abrir o coração para a generosidade e a doçura, abrir mão das mágoas e aceitar, beber do copo de magnanimidade que nos é oferecido.
O que me leva ao Símbolo Sabiano do grau 13 de Escorpião, o grau da Lua Cheia: “um instalador de telefones trabalha instalando novas conexões”. O símbolo fala de conexões, de ser capaz de se conectar com pessoas ou situações, às vezes através de equipamentos ou mesmo de forma psíquica, diz Lynda Hill. “Isso fala de networking e o desejo de falar com as pessoas e juntá-las para melhorar a comunicação. Se pessoas fracassaram em expressar completamente seus pensamentos, idéias ou emoções, nada conseguirão se ficarem somente se preocupando com isso; antes, é preciso fazer algo para consertar as linhas de comunicação. Fazer isso pode causar novas conexões surpreendentes, com pessoas se conectando mesmo dos lugares mais isolados” (2). O símbolo está relacionado com a comunicação, telefones, emails, internet e todo o tipo de networking. Também sugere linhas cruzadas, fracasso nas comunicações ou fofocas e ressentimentos, manipulação. Este símbolo também é importante porque os dois responsáveis por conexões, Vênus e Mercúrio, estão ambos Fora de Limites atualmente, indicando que tudo pode acontecer no que tange ao estabelecimento destas associações – e mais: Mercúrio entra na sombra de retrogradação já na segunda-feira e estará estacionário no mapa da próxima Lua Nova. Assim, a Lua Cheia neste grau de Escorpião convida e propõe uma abertura nos canais de comunicação com as outras pessoas, a tornar-nos mais receptivos se queremos resolver querelas, desentendimentos e rixas; se queremos de fato limpar e liberar nosso coração e nossa alma do azedume que por acaso tenha tomado conta de nós. É preciso limpar os canais para que a conexão seja restabelecida e seja efetiva – mas se preferirmos, podemos continuar com o fone fora do gancho, com as linhas cortadas, emburrados e apegados ao nosso orgulho, deixando a vida murchar ao nosso redor.
Por fim, não posso deixar de falar de Vênus, a regente de Touro que está em Gêmeos, fora de curso, praticamente sem aspecto, apenas se separando da quadratura a Quíron, já com mais de 5 graus de orbe; mais: Vênus está Fora de Limites até o dia 1° de junho. Esses dois fatos sobre Vênus apontam para uma expressão radical e extravagante dos afetos e dos apegos, indicando uma manifestação imprevisível destes afetos e da própria sexualidade. Por que Vênus é importante? Porque além de ser regente do Sol, ela é também regente de um dos dispositores da Lua Cheia, Marte, regente de Escorpião, que está em Touro. Marte também está quase sem aspectos, se separando de um sextil ao mesmo Quíron. O outro regente de Escorpião, Plutão, já sabemos, está em Capricórnio em quadratura a Urano, recebendo trígono do Sol, sextil da Lua e quincunce de Júpiter – ou seja, bem integrado e indicando que estamos mais que conscientes da grande necessidade dessa transformação. De modo que precisamos fazer um esforço consciente e altruísta na direção da limpeza, do perdão, da liberação das mágoas para que as conexões sejam restabelecidas – não podemos deixar nas mãos do acaso e dos caprichos de uma deusa do amor extremada que pode tanto nos juntar, quanto nos separar mais ainda. Não só as conexões com as pessoas lá fora, mas também a conexão conosco mesmo, com nossa criança e alegria interiores, com nossa fé e, principalmente, com nosso coração generoso e magnânimo!
Vênus Fora de Limites está focada nas próprias coisas, ao invés de seguir os ditames do Sol, que, aliás, é seu regido. Assim, a tendência é focarmos no prazer e na alegria e buscarmos a expressão livre e mais espontânea dos afetos. Vênus nesta posição também sugere uma transformação radical na forma como vivenciamos nossa sexualidade, caso ela tenha caído na previsibilidade, no mero hábito e no conservadorismo, como simbolizados pelo Sol em Touro. Escorpião nos convida a questionar o hábito e o costume, a repetição, a satisfação meramente carnal e a ir além, a viver a sexualidade de forma passional e intensa, a uma entrega visceral e completa, com o intuito último de chegar mais perto de Deus, porque em última instância, para além da dimensão físico-biológica, essa é a função do sexo: diminuir a separatividade humano-humano e nos conectar com o divino no outro e no mais profundo da nossa alma, conexão propiciada pela perda do senso de ego ocasionada pelo orgasmo – a pequena morte. Uma sexualidade que é mais que satisfação dos instintos e dos impulsos biológicos pela reprodução, que nos coloca no caminho da transcendência.
Permitamos então, nesta Lua Cheia, que as águas de Escorpião nos purifiquem de nossas mágoas e dissabores; libertemo-nos das velharias, do ranço, do bolor, do azedume da alma, para que nosso coração possa voltar a ser criança e amar inocentemente, apenas pelo gosto e satisfação de amar; vivamos a sexualidade também como forma de conexão profunda e não apenas como descarga física. Demo-nos ao luxo dos luxos de ser generosos, espontâneos, criativos, apaixonados e verdadeiros em tudo o que fizermos; de viver intensamente, com entusiasmo e alegria, porque Escorpião, melhor do que ninguém, sabe que nos ciclos que se repetem vida afora, os dias não voltam e a dádiva do hoje é um presente único e irrepetível!
Desejo a você uma feliz Lua Cheia, cheia de alegria, de generosidade, de paixão, entusiasmo, de transcendência!
OBSERVAÇÃO: Com Vênus Fora de Limites e Júpiter como foco dessa T-Square Fixa, é preciso ter cuidado também com exageros. Júpiter e Vênus são focados no prazer e na diversão e aqui podemos perder a mão e errar feio na gestão dos nossos afetos, valores, recursos, tornando-nos vorazes consumidores de comida, luxos, sexo, bens, pessoas… É bom manter em cheque os apetities!
(1) Sue Tompkins – the Astrologers handbook
(2) Lynda Hill – The Sayan Oracle
Republicou isso em Canto para nós-outros .e comentado:
…. Um coração limpo e renovado também é mais justo, generoso e magnânimo! E também mais apaixonado e verdadeiro…
Gratidão, gratidão, querido Pieters!
😀
Seus textos me reformam intimamente. E amo as ilustrações. Boa semana.
Fico feliz de saber que os texto são úteis, Luciana! Gratidão e boa semana para você também! 🙂
bela descoberta!! o céu está mais claro agora!! obrigado!
Bem vindo/a ao blog, Ubuntuinfovideo! Volte mais vezes, será uma alegria sua companhia por aqui 🙂 Gratidão!
Gosto muito das tuas informações astrológicas e de como as coloca! Namastê!!
Toda a minha gratidão, Patybis! Namastê 🙂
oi,
fiquei com uma duvida, voce disse que na segunda mercurio ja estara retrogado?
obrigada
Olá, Nati, tudo bem? Não, eu disse que a partir de segunda Mercúrio já entra na sombra de retrogradação, que é o período que Mercúrio percorre os graus em que ficará retrógrado. Ele fica retrógrado dia 18/05, no grau 13 de Gêmeos, daí volta até o grau 4, que é onde está na segunda-feira. Então além das três semanas oficiais de retrogradação, eu considero esse período pré e pós também importante. A sombra da retrogradação vai de 04 de maio até 27 de junho. Muito obrigada pela visita ao blog, volte sempre 🙂
mas os efeitos/sintomas começam desde a sombra dia 4?
isso que quis perguntar na verdade
obrigada, sempre to por aqui lendo
Sim, Nati. Não é tão intenso e evidente como na fase de retrogradação per si, mas já requer atenção. Também depende se faz aspectos com o mapa natal. Gratidão pela compnahia 🙂
Enviado a partir do meu ASUS
Bem vinda ao blog, Patrícia! Gratidão pela visita! Volte sempre 🙂
Gostei muito do seu artigo. Gostaria de fazer uma consulta, poderia me enviar as instruções de como funciona?
Aguardo e agradeço desde já.
At,
Elisabeth
Olá Elisabeth!
Muito obrigada pela visita ao blog e pelo feedback! 🙂 Vou enviar um email sobre a consulta. Abraços! 🙂
Pingback: A Semana Astrológica: vincular e pertencer | Astrologia Psicológica
Muito do que se fala do signo de escorpião é exagero e o que é real e significativo deve ser dito e sei pois nasci neste signo e meu maior desafio é relacionamento. Por isso pergunto: o mapa astral quais as implicações positivas ou negativas é possível de se descobrir?
Olá Carlos,
Na verdade não se trata de exagero, é que quando falamos de um signo, seja Escorpião ou Leão, ou qualquer outro, estamos falando de um arquétipo puro e nenhuma pessoa é um arquétipo – seria terrível se a pessoa se deixasse possuir pelo arquétipo. Então, neste constexto, falamos das qualidades puras de Escorpião, pelo menos é assim na astrologio que trabalho. Os astrólogos são os responsáveis por esse tipo de confusão na cabeça das pessoas. Ninguém é um arquétipo e ninguém tem todos os planetas e ângulos do mapa num único signo. Somos uma mistura dos 12 signos, onde alguns são mais enfatizados e outros menos. Olhando o mapa natal podemos ver que signos e arquétipos são mais salientados na psique da pessoa. E sim, é possível se olhar o mapa natal e apontar os temas principais e quais os desafios e fortalezas em cada área, inclusive na de relacionamento. Espero ter esclarecido.
Agradeço muitíssimo sua visita ao blog e convido-o a retornar outras vezes!
Tudo de bom!
🙂
Aproveito para indicar este artigo que escrevi sobre Escorpião no projeto As 12 Noites Sagradas. Alerto novamente que estamos falando do arquétipo.
https://mariaeunicesousa.com/2015/01/05/as-12-noites-sagradas-escorpiao/
maria alice, fiquei impressionado com sua sabedoria e inteligencia, sou de virgem 30.08.60 e me casei com uma ariana 22.03.1962, depois de 33 anos de casados ela simplemente me expulsou de casa e estamos divorciados, e ela nem me me liga e eu ainda a amo, tivemos 03 filhos e um faleceu ainda bebe 2 anos e 2 meses de forma tragica(atropelado na minha frente), porque isso aconteceu e porque não consigo voltar para minha familia, e não consigo refazer minha vida. obrigado, nasci as 9;48 ou 58 da manha
Cristóvão, muito obrigada pela visita ao blog e pelo feedback positivo.
Sinto muito pela perda trágica do seu filho. Eu não sou mãe, mas sei que perder um filho é algo anti-natural, de que a pessoa nunca se esquece. Sinto muito também pela sua separação, que obviamente está sendo bem dolorosa para você – é difícil achar o que dizer numa hora dessas, a dor é incomensurável. Seria inapropriado da minha parte fazer comentários de cunho tão íntimo assim, num blog, você provavelmente se sentiria exposto e o espaço não seria suficiente para dar o feedback e a orientação adequada. Recomendo que você procure um astrólogo da sua confiança para uma consulta que propicie um melhor entendimento destes temas e dessa fase tão difícil pela qual você passa. Possivelmente você terá maior clareza sobre o porquê de tudo isso e talvez tenha também perspectivas sobre os próximos passos. DEsejo que a vida volte a lhe sorrir e que você encontre seu caminho no meio do turbilhão. Tudo de bom, todas as bênçãos!
Obrigada pela visita!
🙂