A Semana Astrológica: vincular e pertencer

lua Cheia no espaço google +
Lua vista do espaço – Reprodução do Google +

Semana de 04 a 10 de maio

Semana iniciada de forma estrepitosa, com a Lua Cheia em Escorpião ocorrendo na primeira hora da segunda-feira. Intensidade pouca é bobagem! Chamada a Lua de Buda no Budismo porque teria sido a Lua da iluminação do Buda, marca o Festival do Wesak, um momento de emanação energias poderosas de bênçãos e luz. A Lua Cheia de Escorpião também fala de um momento poderoso de purgação, liberação, transformação – momento em que tudo o que estava oculto vem à tona. Escrevi sobre esta Lua cheia aqui.

Mas tem mais coisas interessantes acontecendo nesta semana. O Sol faz quadratura plena a Júpiter já na segunda, logo depois de a Lua ser cheia, sinalizando um dia duplamente dramático e grandiloqüente. Enquanto isso simboliza uma melhora no otimismo e aumento na fé do pragmático Sol Taurino, por outro lado, implica também em exageros e falta de medidas. O Sol ainda faz trígono a Plutão, o que pode intensificar ainda mais a busca de poder e expansão, já que Júpiter está em quincunce quase exato a este mesmo Plutão. Portanto, atenção aos excessos!

amor1
Reprodução

Vênus querida deixa de borboletear pelos ares Geminianos e ingressa em Câncer, tornando-se mais romântica e sensível, buscando criar vínculos mais profundos, cuidar, nutrir e proteger aqueles que ama. Momento mais favorável para as relações e os compromissos – pelo menos até ela se engalfinhar na bela enrascada representada por Urano-Plutão! Mas isso é só depois do dia 15 de maio. Antes ela se desentende com Saturno, criando ambivalências sobre as responsabilidades trazidas pelos laços afetivos – aliás, Vênus atualmente está ocidental ao Sol, Vespertina, ou seja, ela se põe depois do Sol, visão de grande beleza e fascínio no céu crepuscular! Olhe para o céu depois do por do sol! Isso se dará até a próxima fase de retrogradação de Vênus, que começa em 25 de julho.

tristan eaton
Tristan Eaton – Reprodução

Mercúrio em Gêmeos entra na zona sombria de retrogradação na segunda, dia 04 – essa zona compreende o período que Mercúrio leva para percorrer os graus da retrogradação: fica retrógrado dia 18 no grau 14 de Gêmeos e retrocede até o grau 4, por onde passa pela primeira vez  nesta na segunda-feira. Convém já ficarmos atentos porque a mente já se altera nas suas funções e processos. Em Gêmeos essa retrogradação deve ser sentida mais fortemente, pois é signo regido por Mercúrio, signo também relacionado a comunicações e viagens, o que potencializa os efeitos da retrogradação. Além disso, Mercúrio nesta semana está assoberbado de idéias, muitas delas nada práticas ou factíveis, devido à quadratura a Netuno em Peixes. Confusão mental, excessos, falta de concentração e dispersão geral estão no menu da semana. A mente se entendia com facilidade e busca estímulos múltiplos. Difícil levar a cabo tarefas mentais simples – como terminar este texto, por exemplo (risos). Então é bom se valer das estratégias várias de ancoragem do pensamento.

Marte segue pelo fim de Touro, um tanto isolado, sem fazer aspectos a ninguém, apenas recebendo aspectos da Lua, enquanto se aproxima da oposição a Saturno, que só ocorrerá depois que Marte ingressar em Gêmeos, no dia 12 de maio.

brooke shadenn
Brooke Shaden Photography – Reprodução

Saturno retrógrado em Sagitário faz sesqui-quadratura a Urano na segunda-feira, e vou repetir o que disse na semana passada: esse aspecto ativa grandes inquietações que não são prontamente reconhecidas. Sentimo-nos sobrecarregados com responsabilidades e ansiamos por nos desvencilhar de certas obrigações, mas como isso não é claro e consciente para nós, tendemos a nos envolver em conflitos relacionados à nossa persona social e a essas mesmas responsabilidades, que podem levar a rupturas inesperadas e abruptas no trabalho, na nossa condição atual, incluindo algumas questões em família. Ou talvez posturas meio irresponsáveis e impensadas adotadas no passado venham agora apresentar seu alto custo, que precisa ser pago,  e ingratas conseqüências, que precisam ser admitidas, independente do quanto tentemos nos justificar. Em termos mundanos, este aspecto indica manobras furtivas e embates sob-reptícios entre os setores mais conservadores e os mais progressistas de governos e economias. Este aspecto se repetirá em 22 de outubro, com Saturno direto em Sagitário.

A Lua viaja na fase Cheia depois Disseminadora pelos signos de Escorpião, Sagitário, Capricórnio e Aquário. Será Minguante na segunda, dia 11.

Mikesmash 96 deviantart
Mikesmash 96 – DEviantart – Reprodução

A SEGUNDA-FEIRA é dia de Lua Cheia em Escorpião. Além de se opor ao Sol faz trígono a Quíron em Peixes, quincunce a Urano em Áries e opõe-se, à noite, a seu regente, Marte em Touro. O Sol está em quadratura plena a Júpiter e segue em trígono a Plutão, enquanto Mercúrio em Gêmeos está em oposição a Saturno em Sagitário. Energia de transformação e expurgo no ar. Momento grandioso e mais que oportuno de olharmos “o que está pegando” e resolver isso de uma vez, num desejo e esforço transformativo consciente, representado pelo trígono Sol-Plutão. As oposições Lua-Marte e Mercúrio-Saturno alertam para a regurgitação dos sapos venenosos que andamos engolindo e que obviamente não foram digeridos, provocando azia emocional e que agora são vomitados numa lava incandescente e catártica. Mas aqui é preciso ter cuidado porque o impulso de vociferar é grande e tendemos a perder a medida vomitando nossa insatisfação sobre deus-e-todo-mundo. Purgar-se de venenos é ótimo, desde que não exijamos que outros os bebam em nosso lugar; agir e se posicionar com assertividade é uma coisa, descontar injustiças cometidas contra nós em quem não tem nada a ver com as questões é outra bem diferente. Os venenos regurgitados no ambiente podem se voltar, de novo, contra nós.

Pinterest10
Pinterest – Reprodução

Na TERÇA-FEIRA a Lua ingressa em Sagitário às 08h13min, já fazendo conjunção a Saturno e oposição a Mercúrio em Gêmeos, os três em quadratura a Netuno em Peixes, que é foco de uma T-Square Mutável. Junto com Saturno a Lua ainda faz uma sesqui-quadratura a Urano em Áries. O Sol Taurino segue em quadratura a Júpiter e trígono a Plutão, aspecto que fica perfeito na madrugada de quarta. O dia requer cuidados nas interações. Há uma divisão muito confusa, entre cabeça e coração. Estamos nada objetivos e muito subjetivos – ou talvez desautorizemos a subjetividade em nome da fria objetividade. Assim, o dia fica meio bipolar: hora estamos falastrões e logo depois ficamos inseguros, monossilábicos e até grosseiros. No intuito de organizar a bagunça medonha que se tornam mente e alma, tentamos classificar e rotular coisas, situações e pessoas, não percebendo o reducionismo e as limitações implicadas em tal método. Preconceito, rigidez, moralismo, dualismo e tantos outros “ismos” são possíveis e atravancam negociações e diálogos em geral. A objetividade está, pois bem subjetiva, então, ao invés de “arrotar” verdades por aí, no afã de esconder nossa dúvida e confusão, seria mais conveniente nos recolhermos para entrar em contato com essas interrogações, essa dubiedade interior, tentar compreendê-las sem se cobrar soluções definitivas, até que as coisas fiquem mais límpidas. Como diria Gilberto Freyre, “o humano só pode ser compreendido pelo humano – até onde pode ser compreendido; e compreensão implica em maior ou menor sacrifício da objetividade à subjetividade. Pois, tratando-se de passado humano (a astróloga aqui diria também do futuro), há que se deixar espaço para a dúvida, e até pra o mistério!”

chrisstian schole thos who want to see the world
Christian Schloe Digital Art – Reprodução

O dia está mais leve na QUARTA-FEIRA com a Lua Sagitariana formando um Grande Trígono em Fogo com seu regente Júpiter em Leão e Urano em Áries. Na sua bela jornada mítica a Lua tropeça em Quíron, mas o Grande Trígono em fogo lhe dá suporte para enfrentar esses dissabores. Ajuda vem também do trígono Sol-Plutão que está perfeito hoje, sinalizando um momento de renovação, regeneração e particularmente favorável às coisas ligadas à Terra ou subterrâneas, como minérios, agricultura, etc. Um dia sui generis porque a intuição está afiada, propiciando momentos de raros insights e grande ânimo, que podem se transformar em ação concreta, dado que o Sol Taurino se afina com Plutão em Capricórnio, só precisamos agarrar a oportunidade na hora que ela passar na nossa frente! Alimentamo-nos de esperança, renovamos nosso ânimo e em tal estado de espírito, estamos mais aptos a lidar com as agruras simbolizadas por Quíron. De resto, é aproveitar o dia aprazível.

Christian Schloe
Christian Schloe Digital Art – Reprodução

Ainda em Sagitário a Lua faz quincunce a Marte em Touro e se opõe a Vênus em Gêmeos na QUINTA-FEIRA. Entra em Capricórnio às 15h17min. A Lua faz sesqui-quadratura ao Sol tornando-se Disseminadora. Faz o mesmo aspecto a Júpiter e continua em oposição a Vênus, que sai de Gêmeos e ingressa em Câncer, exatamente às 19h51min. O dia começa intranqüilo, talvez o sono não tenha sido reparador o suficiente e tenhamos alguma dor de cabeça. Mais tarde ficamos mais animados e o risco maior é abusar e perder o senso de proporção porque não queremos nada com a dureza hoje, queremos só “flanar” por aí, saltitar, brincar de forma despojada e solta… Brincadeiras à parte, realmente o dia pede atividades mais leves, de preferência ao ar livre; reuniões e trabalhos de equipe ficam favorecidas, desde que nos atenhamos à agenda, pois a dispersão também é grande, especialmente porque Mercúrio está muito próximo da quadratura plena a Netuno. À noite a entrada de Vênus em Câncer muda o tom nas relações. Ficamos mais românticos e queremos chamego e intimidade profunda. Vênus inaugura um período de maior nutrição emocional; queremos desenvolver laços afetivos mais sérios, nos vincular e comprometer, queremos pertencer, fazer um ninho. Vênus fica em Câncer até o dia cinco de junho, quando entra em Leão.

trabalho-duro-20110719115422
Reprodução

Na SEXTA-FEIRA a Lua segue por Capricórnio, onde está em detrimento, desconfortável e sisuda. Indispõe-se com Mercúrio em Gêmeos, e depois com Júpiter em Leão, mas se alia a Plutão no conflito contra Urano. A ajuda vem do trígono que a Lua realiza com o Sol e sextis a Netuno e depois a Quíron, mas mesmo, assim essa ajuda pode ser pouca considerando os desafios de Urano-Plutão. Dia de trabalho duro, incongruente com o clima de uma sexta-feira. Sentimentos intensos e perturbadores tumultuam a ordem do dia, tirando-nos do nosso eixo bem programado. Queremos nos concentrar e mergulhar profundamente nas atividades que demandam nossa atenção, buscamos um senso de ordem, mas parece que todo o tipo de situação imprevista ocorre para nos atrapalhar e perturbar nosso avanço, o que vai gerando uma irritação crescente que pode explodir de forma desproporcional. Conflitos de hierarquia e poder e intensa competitividade colorem o dia e se não ficamos atentos, tornamo-nos implacáveis e impiedosos com colegas e parceiros de trabalho. Para evitar esse tipo de situação é sempre melhor se antecipar e se engajar em atividades vigorosas que exijam grande gasto energético, seja físico ou mental.

Aquil Akhter
Kosmobil – Reprodução

O SÁBADO começa ainda sob influência do trígono Lua-Sol. A Lua realiza um sextil a Quíron e depois trígono a Marte em Touro. Fica vazia às 17h37min e ingressa em Aquário às 20h22min, de onde se afina com seu regente Saturno em Sagitário. Mercúrio está em quadratura perfeita a Netuno e Vênus em quincunce a Saturno. Sábado estimulante e poderia ser perfeito para os usuais reparos pela casa ou para as incursões às oficinas mecânicas e mercados de serviços em geral, não fosse essa influência de Netuno sobre Mercúrio, que tolda os pensamentos de confusão e dispersão. Mais, Vênus-Saturno traz um peso extra. Estamos imaginativos mas pouco práticos. Podemos até tentar ordenar a casa ou o ambiente de trabalho, lidar com questões práticas da economia doméstica, mas é provável que nos percamos em algum desses momentos, a mente está em outro lugar completamente diferente – talvez seja melhor mesmo botar a cabeça de molho e investir em atividades mais artisticas ou mesmo ir ao cinema mergulhar na ilusão da sétima arte. Há também muita ambiguidade nas relações, um lado quer compromissos duradouros, enquanto o outro se ressente das renúncias que isso pode implicar e do empenho e trabalho duro que isso vai demandar – mas não há nada que valha a pena que não exija empenho e certas renúncias. A noite favorece relaxar num programa com amigos, algo que seja leve e ao mesmo tempo educativo e de linguagem alternativa. 

Mother - Margarita Sikorskaia
Margarita Sikorskaia – Reprodução

A Lua Aquariana está em franca harmonia com o Mercúrio Geminiano no DOMINGO, o que certamente favorece o clima do dia das mães, permeando-o de uma leveza desapegada, visto que a Lua Aquariana é a menos maternal das luas. Vênus em Câncer, porém, equilibra essa influência e mais, a Lua ainda se opõe a Júpiter em Leão, aspecto que ao mesmo tempo que adiciona calor, generosidade e alegria às reuniões, também traz matizes mais carregados e pitadas de drama, favorecidos pela grandiloqüência de Júpiter e Leão – o que não deixa de estar alinhado com a tradição da data. Mas o importante é que de modo geral o domingo fica caloroso, sociável perfeito para reuniões familiares.

Que sua semana seja cheia de alegria, amor, serenidade e muitas bênçãos!

Feliz Dia das Mães para todas as mulheres que se doam de tantas maneiras para perpetuar a vida neste planeta!

mae e filho
Reprodução

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!