A Semana Astrológica – Avaliando com critério

Semana de 30 de novembro a 06 de dezembro

Embora seja de Lua Minguante, que sugere análise e introspecção, esta semana traz um pouco mais de ação e dinamismo em relação às semanas anteriores. O Sol vai se afastando de Saturno e Netuno e se aproxima de um contato harmônico com Marte, exato no domingo, indicando maior capacidade de alinhar a vontade, os propósitos e nossa ação executiva. E Marte é, na verdade, o grande protagonista da semana, uma vez que forma uma T-Square Cardinal com Urano-Plutão, fazendo quadratura exata a Plutão no domingo e oposição a Urano na semana que vem. Em Libra e em quadratura a Plutão, Marte se torna mais reativo. Ficamos mais enérgicos e intensos naquilo que buscamos e vamos atrás de forma obstinada, buscando nos provar a qualquer preço… Se em Libra Marte cede a vez para o outro passar, em quadratura a Plutão isso já não é tão gracioso e a frustração gerada pelo excesso de renúncia pode se expressar no extremo-oposto: tornamo-nos inflexíveis e ressentidos e não cedemos um só milímetro, em muitas situações, até mesmo recorrendo à manipulação e a movimentos indiretos ou insidiosos para conseguir nossos intentos. Marte-Plutão também é um aspecto famoso pela violência, crueldade e lutas de poder, em que sentimos que o ego, ou a própria sobrevivência está em risco, o que nos leva a agir de forma extremista. Se não estamos cientes da nossa frustração e raiva bloqueada e estamos sempre tentando apaziguar sem nos afirmar como deveríamos, este aspecto pode funcionar ao contrário, e sem perceber, nos expomos à agressividade alheia, tornando-nos vítima de violência. Assim este aspecto requer cautela e que se evite transitar por ruas sombrias ou zonas desconhecidas da cidade – melhor não se expor desnecessariamente.

Por outro lado, Mercúrio em Sagitário faz trígono nesta semana a Urano em Áries, sugerindo ideias inovadoras e renovação dos ideais sagitarianos, que contaminam a mente de energia e entusiasmo, especialmente porque, ao passar por Leão, a Lua forma um Grande Trígono de Fogo com estes dois planetas colorindo o dia (terça-feira) de maior otimismo e esperança. Contudo, poucos dias depois Mercúrio vira foco de uma T-Square mutável ao fazer quadratura a seu dispositor, Júpiter em Virgem e a Quíron em Peixes, ambos já em oposição. A mente é desafiada a conciliar dois princípios antagônicos: o desejo de expansão e crescimento versus algumas limitações intransponíveis, relacionadas à condição humana e sua falibilidade. De qualquer forma, esse contato também permite que acessemos as coisas sob outras perspectivas mais filosóficas e, a partir disso, que encontremos a possibilidade de cura para o dilema em que nos encontramos.

Vênus, que aproveitou o trânsito por Libra, signo de seu domicílio, para se refazer e fortalecer, ingressa em Escorpião no sábado. Em Escorpião Vênus é a cortesã sagaz e estrategista. Ao contrário da Vênus Libriana que é civilizada, desapegada, elegante e diplomática, em Escorpião ela se torna passional, instintiva, intensa, ciumenta, desconcertante e totalmente intransigente buscando aquilo que quer de forma implacável. A expressão do seu desejo é igualmente forte e impetuosa e os relacionamentos tendem a ser dramáticos, febris, densos e profundos e tumultuados como as tempestades. Ela não está a fim de dourar a pílula para ninguém, tampouco está está disposta a recuar depois que decidiu que algo ou alguém lhe pertence. É profunda e visceral, inquietante, misteriosa e sedutora. Em sua expressão mais negativa é uma vampira manipuladora, uma viúva negra que usa e suga sua presa, para depois abandonar a carcaça. Na expressão mais positiva, é uma Hecate com grande conhecimento da natureza humana, profunda sabedoria e poder de cura, uma maga cujo poder de cura vem do amor e da capacidade de entender os mistérios da vida e da coragem de se entregar profundamente e sem reservas. Vênus ingressa em Escorpião no sábado, dia cinco, às 02h15min de Brasília e às 04h15min de Lisboa.

A Lua entra a semana na fase Cheia/Disseminadora, em Leão. Torna-se Minguante em Virgem, na quinta-feira, sugerindo Um período de análises profundas e detalhadas de tudo o que não deu certo, especialmente, uma análise acurada das nossas crenças (Sol em Sagitário), da forma como vivemos nossa espiritualidade, de nossos códigos morais, revisando quais ainda nos servem e quais já não representam um modo autêntico de viver. A Lua fica Minguante às 05h40min de Brasília e às 07h40min de Lisboa. No seu curso pelo zodíaco, ela conversa, harmoniosa ou beligerantemente com todos os demais corpos celestes, simbolizando nossa disposição e predisposição para os assuntos cotidianos.

Dia a dia

A SEGUNDA-FEIRA encontra Dona Lua toda soberana e poderosa em Leão. Ela faz sesqui-quadratura a Quíron em Peixes, trígonos a Saturno e ao Sol, que ainda estão em conjunção próxima, além de quincunce a Netuno. A Lua ainda se afina com Marte em Libra e fecha a noite já em quincuce a Plutão, virando foco de um Yod-Dedo de Deus, pois também faz quincunce a Quíron, que está em sextil a Plutão já há muitos meses. O dia tem um tom criativo. Temos ânimo e disposição para realizar muitas coisas e fazer tudo com alegria, contudo, é uma criatividade séria e compenetrada. Um desejo de concretizar aspirações e nos comprometer realmente com elas. Além disso, embora estejamos conscientes de todas as dificuldades, conseguimos perceber um sentido em tudo, então e alinhamos criatividade, execução e foco. Ainda temos que lidar com alguns sentimentos esquisitos de incerteza e dúvida e que, em alguns momentos podem sim criar problemas e mal-entendidos. Mas, se tivermos um pouco de paciência, inclusive conosco mesmos, podemos tirar tudo isso de letra. À noite há influências mais descontraídas com o Grande Trígono de Fogo, que nos estimula a buscar alternativas e injetar novo ânimo nas nossas perspectivas.

A Lua forma um Yod-Dedo de Deus ao fazer quincunces a Plutão e Quíron na TERÇA-FEIRA. Ela é foco deste Yod, uma posição bem desconfortável, irritante e imprevisível. Entretanto, a Lua também faz trígonos a Mercúrio em Sagitário e a Urano em Áries, formando um Grande Trígono de Fogo. A Lua ainda se alinha a Vênus em Libra e Mercúrio está em trígono pleno a Urano e em quadratura a Quíron, sendo foco de uma T-Square Mutável ao quadrar também Júpiter em Virgem, aspecto exato na sexta. Embora o Grande Trígono esteja exato durante a madrugada, suas influências perduram e acordamos com mais esperança e o que é melhor, a criatividade continua em alta, levando-nos a buscar soluções alternativas, a pensar fora da caixa, a inovar e ousar, mesmo levando em conta que todos os passos e ações precisam ser dados com responsabilidade e cuidado. Entretanto, por mais otimistas que sejamos, também precisamos reconhecer a imperfeição no mundo, uma imperfeição que causa dor e desapontamento e turva de receios nossa visão mais otimista e idealista. Porém, ao invés de nos deixar abater por tais dúvidas e receios, somos convidados a organizar dentro de nós, de forma racional e ao mesmo tempo intuitiva, como lidar com tais incongruências, algumas coisas conseguimos resolver, outras, só nos resta aceitar. De qualquer forma, ainda podemos vislumbrar alternativas arrojadas e ousadas ao que está posto e revolucionar nossa forma de ver o mundo.

O Sextil Lua-Vênus fica exato nas primeiras horas da QUARTA-FEIRA, aspecto depois do qual a Lua fica fora de curso. No fim de Leão ela faz sesqui-quadraturas a Urano e a Plutão e ingressa em Virgem às 08h10min. Já de Virgem a Lua arma uma T-Square Mutável ao se opor a Netuno e quadrar Saturno. Essa configuração entra pela quinta-feira, envolvendo depois o Sol. Marte em Libra segue se aproximando da quadratura a Plutão em Capricórnio. Dia de muitas contradições, que podem enlouquecer a energia normalmente caprichosa de Virgem. Buscamos organizar a vida porque o mundo à nossa volta parece imerso no caos e isso, além de nos exasperar, provoca, a um só tempo, imensa insegurança, inquietude e instabilidade. Como recurso para lidar com estes sentimentos intimidadores, recorremos ao velho e bom controle, e, sem perceber, talvez nos enrijeçamos mais. Todavia, antes de mais nada, é o caso de ter coragem de sentar-se com o problema e os sentimentos inquietantes dentro de nós, procurando ouví-los com calma, como se tentaria sondar um bicho assustado. Uma vez que olhamos no olho da nossa incerteza e a reconhecemos, podemos nos permitir – por que não? – sentí-la e expressá-la de forma não inconsciente; podemos nos permitir sentir vulneráveis ou, simplesmente, nos permitir “sentir”. Se sentimos, abrimo-nos à sensibilidade e à fragilidade, mas também à beleza, à compaixão e à empatia e podemos colocar tais sentimentos em nossa vida, dando mais sentido ao que que quer que estejamos fazendo ou vivendo. Assim podemos, finalmente, começar a ordenar o caos, fora e dentro, e ter esperança de estruturar tudo isso criativamente.

Sol e Saturno em Sagitário são foco da T-Square que tem por base a oposição Lua-Netuno na QUINTA-FEIRA. Ao quadrar o Sol, a Lua fica Minguante. A Lua, já minguante, faz trígono a Plutão e quincunce a Urano em Áries. Os dilemas da quarta-feira continuam a nos acompanhar no dia de hoje. Continua a sensação de instabilidade e incerteza, que hoje se tornam mais conscientes  e visíveis. O Minguante sinaliza que chegou a hora de rever nossos passos no último trecho do caminho percorrido. Começamos esta jornada como um mergulho profundo na própria alma e na sombra do mundo, lá atrás na Lua Nova de Escorpião. Gradativamente subimos à superfície e começamos a nos elevar em direção ao céu e a novas perspectivas. Agora é hora de avaliar aonde essa jornada nos trouxe, o que conseguimos realizar e o que ficou só na elucubração. Em Virgem precisamos rever todo o ciclo a partir de uma visão metódica e sistemática, bastante pé no chão, em contraponto à visão puramente intuitiva do Sol Sagitariano: não basta ser otimista e ter fé, é preciso criar um sistema ou método que permita que o otimismo se manifeste concretamente na realização. É hora, pois de eliminar o que não deu certo e sistematizar aquilo que funcionou. Assim como a Lua Cheia, a Fase Minguante ocorre ainda envolvendo Saturno e Netuno, pedindo que olhemos com olhar ultra-criterioso os temas desta quadratura, buscando eliminar da nossa ação consciente as fantasias tolas e ilusórias e o ceticismo árido e amargo de quem não acredita em mais nada. Os dois extremos são limitantes, por  motivos óbvios e precisamos chegar a um meio termo, com os dois princípios e conosco mesmos. O tom geral desse minguante é, pois, sobriedade, rigor, circunspecção e parcimônia em tudo o que fizermos. Sim, é preciso conter um pouco da exuberância Sagitariana e voltar à realidade; avaliar o ciclo de forma criteriosa para que possamos continuar a nos expandir e a crescer, mas de forma responsável e consequente.

Na SEXTA-FEIRA a Lua, Virginiana e minguante, está em conjunção a Júpiter e como também está em oposição a Quíron e quadratura a Mercúrio, torna este, foco de uma T-Square Mutável. Mercúrio, aliás, está em quadratura plena a Júpiter e a Quíron hoje e a Lua só faz potencializar esse imbróglio espinhoso. A Lua fica vazia depois da conjunção a Júpiter, às 03h00min e só ingressa em Libra às 20h33min, ou seja, temos o dia inteirinho de Lua fora de curso. O dia fica propenso a notícias contraditórias do tipo “é bom mas é ruim, é ruim, mas é bom”, ou seja notícias agridoces, que trazem conjugadas em si inovação, inspiração, promessas de expansão e, ao mesmo tempo, a necessidade de se lidar com alguma dificuldade insuperável. É bom ter cuidado com as promessas que se ouve no dia de hoje, porque elas podem não ter lastro nenhum. É bom cuidar até com o que nós mesmos dizemos porque podemos nos comprometer de forma leviana, levados por um otimismo irreal, por possibilidades impossíveis de se realizarem. Também podemos entrar numa vibração falastrona, tornamo-nos boquirrotos, falando “mais do que o homem da cobrar” e daí, já viu, né, quem muito fala, muito se compromete… O dia pode trazer sim, algum entusiasmo, exuberância de pensamento, mas, enquanto isso pode nos ajudar a ter mais perspectiva, também pode nos levar a julgar as coisas e as oportunidades de forma exageradamente otimista e até a ignorar o bom senso de análises mais criteriosas. O melhor mesmo é anotar quaisquer ideias e planos e deixá-los cozinhando em banho-maria para analisá-los depois com os pés firmemente plantados no chão, de preferência, depois que Mercúrio estiver em Capricórnio, quando então, teremos uma visão mais realista das coisas.

Vênus ingressa em Escorpião às 02h15min da madrugada de SÁBADO. A Lua, já em Libra, fica muitas horas sem se comunicar muito com outros planetas. Pela manhã faz quincunce a Netuno em Peixes e sextil a Saturno em Sagitário. Fecha a noite potencializando a quadratura Marte-Plutão, que está quase exata. O dia hoje está mais denso e circunspecto, as energias estão mais concentradas e talvez tenhamos um pouco mais de clareza de para onde estamos indo, já que, clareza é o que nos faltou nos últimos dias. Contudo, ainda há uma dúvida que fica instalada lá num canto da mente ou do coração, como a seguir nossos passos, como a nos prevenir de avançar… De fato, precisamos parar e olhar para isso e reconhecer, novamente, que andamos em tempos de areias movediças e que é preciso cautela e um olhar bastante realista em contraponto a alguns ideais impossíveis de ser concretizados. A Lua Libriana é regida por Vênus, que acabou de entrar em Escorpião e que sugere um movimento mais estratégico e cauteloso, tanto nas coisas mundanas quanto nos assuntos do coração. Vênus inaugura um tempo de maior intensidade e paixão nos relacionamentos, um período em que se pode recuperar a intimidade perdida em tantas crises e reavaliações por quê passamos recentemente. Tempo quente debaixo dos lençóis, porque além da passionalidade, temos também grande sensibilidade e sentimentos profundos que propiciam o adensamento da intimidade na relação. Amantes, aproveitem! Só tenhamos cuidado com o ciúme e a possessividade, que tendem a ficar em alta também, especialmente com Marte em Libra em quadratura a Plutão. A noite de sábado fica propensa a muitos conflitos, discussões tolas ou brigas violentas, portanto, a balada e o trânsito pedem cautela.

A Lua Libriana faz conjunção exata a Marte na primeira hora do DOMINGO, pondo lenha na fogueira do conflito, já incendiário, entra Marte e Plutão, exato hoje. A Lua, junto com Marte, faz ainda oposição a Urano, formando uma T-Square Cardinal, da qual Plutão em Capricórnio é o foco. Marte ganha a ajuda do Sol Sagitariano. O domingo fica novamente tenso, com uma energia de ação raivosa que tende a explodir em horas impróprias se não estivermos cientes do que é que está nos deixando tão indóceis e suscetíveis. Antes de simplesmente chutar o pau da barraca é preciso respirar fundo e avaliar  todos os ângulos da questão, ser honesto consigo e com os outros envolvidos e, principalmente, verificar que talvez algumas ameaças sejam fruto da nossa paranoia e que talvez estejamos tão reativos por viemos engolindo tudo calados por tempo demasiado – a máscara do bom-mocismo e da agressividade passiva vai cair! Contudo, os outros não têm nada a ver com o fato de termos nos deixado pisotear, de termos virado capacho. Isso é problema nosso. Ainda é possível se afirmar e recuperar o senso de potência e da vontade pessoal sem precisar destruir tudo ao redor. Sabemos que as pessoas tendem a ficar muito zangadas quando não estamos mais dispostos a fazer o que elas querem, mas isso, agora é problema delas. Eu cuido do que é meu, da minha raiva e frustração e você cuida da sua, ok?

Precisamos identificar que, embora o outro possa acionar sentimentos difíceis de lidar dentro de mim, os sentimentos ainda são meus e sou eu que decido o que fazer com eles, como expressá-los e como gerenciá-los. E hoje é um dia em que a gestão das emoções é posta à prova de várias maneiras. Sair dando cabeçadas por aí, em deus e todo mundo, para recuperar o tempo em que não conseguimos dizer “não”, não só é infrutífero, como poderá causar muitos estragos. Fingir que está tudo bem, só para manter a paz, quando se está fervendo por dentro, também não é uma atitude inteligente tendo em vista estas trânsitos voláteis nos céus. Para canalizar  toda agressividade e energia, convém buscar atividades de alto gasto energético, onde possamos colocar todo o vigor extra e a capacidade executiva e focada de que dispomos hoje. Antes de confrontar o outro, é essencial fazer um auto-confronto primeiro com honestidade e olhar incisivo e perspicaz.  É isso ou estamos suscetíveis à manipulação alheia – se não nos conhecemos, damos o controle remoto das nossas emoções para ser manipulado pelo outro – ou a explosões de cólera que podem ter efeitos extremamente destrutivos e completamente imprevisíveis.

Que sua semana seja de serenidade, paz e esperança! Muita luz e bênçãos nos seus caminhos!

Amau
Chapada dos Guimarães, por Amaury Santos – Reprodução com autorização do autor

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

4 thoughts on “A Semana Astrológica – Avaliando com critério

    • 6 de dezembro de 2015 em 22:50
      Permalink

      Desculpe ter demorado, Alexia… Minha semana foi bem caótica, resolvendo algumas questões familiares…
      em compensação, esta já foi publicada. aproveite! 😀

      Resposta
  • 4 de dezembro de 2015 em 11:16
    Permalink

    Eunice, quanta riqueza de informação e propriedade, além de um trato gentil com quem se apropria pela via da leitura: gratidão!
    Aproveito para solicitar contato com indicação dos valores para Revolução Solar, Mapa e Sinastria para casal.

    Cordial abraço e até logo.

    Resposta
    • 6 de dezembro de 2015 em 20:48
      Permalink

      Gratidão a você também pela visita, Eliene! Volte sempre, será sempre bem vinda! 😀

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!