A Semana Astrológica – Otimismo ou auto-engano?

Começa uma nova semana, que traz um crescendo da energia, simbolizado pelas fases Crescente e do Primeiro Quarto da Lua. A Lua foi Nova em Sagitário na sexta, dia 11. Aproveito para pedir desculpas aos leitores pela não publicação do artigo da Lua Nova de Sagitário. Ocorre que esta semana foi atipicamente cheia de muitas tarefas – não somente trabalho de forma direta – e  ficou impossível encontrar tempo para escrever.

Para compensar esta lacuna, vou elencar aqui os pontos principais a serrem trabalhados neste ciclo, a partir da Lua Nova: resumindo muito, a Lua Nova de Sagitário nos convida a nos aventurar, a viajar, a nos expor a novas culturas ou novos aprendizados. A Explorar e descobrir novas possibilidades, seja pondo o pé na estrada, ou enfiando a cara num livro ou ainda mergulhando dentro de nós mesmos. Fé, entusiasmo, conhecimento, filosofia e metas de futuro dão o tom principal desta Lua, considerando o signo de Sagitário e o ciclo da Roda Zodiacal. Mas este ciclo iniciado nesta Lua Nova vem sinalizar ainda um tempo propício para planejamentos de longo prazo, uma vez que Sagitário é o signo que se volta para o futuro, que tem visão de longo alcance. Estes planejamentos não se referem somente a questões profissionais ou de crescimento pessoal, mas também de como nossa fé e entusiasmo se renovam no dia a dia. É uma Lua que nos chama a plantar sementes de otimismo e esperança em meio ao caos e a essa depressão coletiva que nos asfixia e pesam no coração.

lua nova sag
Lua Nova em Sagitário – 11 de dezembro de 2015, 08h29min, Brasília-DF

Contudo, para além dos temas Sagitarianos tradicionais, o mapa da Lua Nova traz algumas configurações conflituosas que requerem um olhar mais perscrutador para entendermos melhor o ciclo que se inicia… Dilemas com os quais já temos lidado nas últimas semanas e até mesmo meses, mas que agora ficam mais agudos, potencializados pela Lua Nova. É necessário nos atentarmos para a necessidade de conciliar esse desejo saudável de expansão e crescimento com a percepção dos nossos limites e fragilidades, como sinalizados pela T-Square da qual Lua e Sol são foco, ao fazerem quadraturas a Júpiter em Virgem de um lado e a Quíron em Peixes de outro. É preciso sim, renovar a fé, o otimismo e a esperança, porém, sem tentar tampar o sol com a peneira de que tudo se resolverá num passe de mágica. Há muito trabalho a ser feito e muita transformação a ser empreendida e tudo isso começa no dia a dia. É do momento presente que miramos nas nossas projeções e projetos de futuro, portanto, é preciso transformar o agora e fincar o pé na realidade, como requer Saturno, para que consigamos desenhar esse futuro sem engôdos e auto-ilusões.

Nesta semana é a vez de Mercúrio ativar novamente a quadratura Urano-Plutão, que estará numa orbe muito apertada, de menos de dois graus, apesar de não mais exata, ao redor do dia de Natal, quando Urano voltará ao movimento direto. Então, temos alguns dias tensos pela frente, especialmente nas comunicações, nos assuntos relacionados à educação, a professores e, mais individualmente, nos nossos processo mentais e expressão verbal – sim, o Natal promete ser tenso. A comunicação fica econômica e muito cáustica. Por um lado, a sisudez de Mercúrio em Capricórnio é boa para planejamentos, mas por outro, a pressão dos contatos com urano e Plutão torna o processo mental fica inquieto, intempestivo e denso, transbordando numa expressão igualmente conflituosa. Muita calma nessa hora!

Neste imbróglio para lá de espinhoso, Vênus em Escorpião se alia a seu co-regente Plutão por sextil e fica de maus bofes com Urano ao fazer quincunce a ele. Por um lado isso promete aprofundar as relações e adensar ainda mais a expressão da já apaixonada e apaixonante Vênus Escorpiana, mas por outro, sinaliza um dilema básico do tipo caso ou “vou pra galera”… Em Escorpião e em contato a Plutão Vênus é toda paixão e entrega, mas o quincunce a Urano traz à tona o desejo por liberdade e independência… É precisamos achar um jeito de resolver esse “racha” interno ou nossas relações podem sofrer com isso. Vênus ainda faz trígono a Quíron esta semana, indicando que nossa expressão afetiva se torna mais inclusiva e percebemos os outros mais próximos de nós, independentemente das diferenças que porventura nos separem.

O Sol se recupera lentamente da quadratura a Quíron e faz outra quadratura, desta vez, a seu dispositor Júpiter. Enquanto isso pode ser um sinal de melhoria no nosso entusiasmo e alegria de viver, por outro lado, pode indicar uma propensão a nos imbuirmos de falso otimismo e engendrarmos armadilhas para nós mesmos no futuro – todo cuidado é pouco com as promessas que fizermos por estes dias! É preciso ter muita clareza e coragem para nos perguntar se estamos sendo otimistas ou apenas  incorrendo novamente no auto-engano.

A Lua começa a semana renovada em Capricórnio. Torna-se Crescente na terça-feira em Aquário. Oficializa  o Primeiro Quarto em Peixes na sexta-feira, torna-se briguenta feito pimenta malagueta em Áries e fecha a semana super mais sensorial em Touro. Como se vê, a Lua viaja rápida e nesta corrida ela conversa com todo mundo, dengosa, raivosa, harmoniosa ou mesmo candidamente.

Dia a dia

A Lua abre a SEGUNDA-FEIRA vazia em Capricórnio. Entra em Aquário às 10h59min e fica muitas horas sem travar grandes conversas. O Sol Sagitariano está em quadratura a Júpiter, seu dispositor e Mercúrio em Capricórnio faz sextil a Netuno em Peixes. O dia começa alerta, mas ainda assim, sem grande objetividade. No fim da manhã a vida parece entrar no prumo e as coisas ficam mais claras e diretas. A Lua Aquariana traz clareza e lucidez, de modo que conseguimos utilizar com maestria e de forma objetiva a sensibilidade captada por Mercúrio-Netuno. A sociabilidade facilita a abertura dos caminhos e também os diálogos que porventura tenham ficado meio truncados pela manhã. O Sol em quadratura a Júpiter sugere um otimismo e uma renovação do entusiasmo que andavam alquebrados pela quadratura a Quíron. Injetamo-nos de novo ânimo e inspiração que nos fazem ganhar impulso e ímpeto.

Contudo, é preciso cautela para não tentarmos abocanhar mais do que damos conta de engolir. Depois de amargar uma sensação de impotência e talvez até de fracasso por muitos dias ou semanas, agora este novo ânimo nos empurra para a frente, em direção a novos projetos de expansão. O problema é que no afã  de recuperar o tempo “perdido” podemos nos envolver com coisas ou compromissos excessivos, a ponto de ficarmos assoberbados com tantas tarefas e desejos, num exercício periclitante de malabarismo desnecessário. O que estamos tentando provar? Para quem? Antes de nos comprometermos e prometermos mais do que damos conta de entregar, cabe questionar se não estamos andando numa corda bamba de falsas promessas e nos perguntarmos de onde nascem tais prometimentos, se das dúvidas e da grande insegurança de sermos realmente capazes de realizar o que nos propomos; se da necessidade de aprovação e glória ou mesmo de estar certo; ou se nasce, simplesmente, de uma irresponsabilidade de quem se acha infantilmente onipotente, por receio de encarar as próprias limitações e fraquezas… Esses questionamentos são ainda mais pertinentes quando nos lembramos que esta é a primeira quadratura que o Sol faz a Júpiter desde a última conjunção dos dois, em 26 de agosto último. Esta conjunção ocorreu em oposição a Netuno, implicando uma dose imensa de idealismo fantasioso e sem muito lastro… É importante ter cautela para não nos inflarmos de um falso otimismo e de esperanças vãs. Precisamos estar atentos à tendência ao auto-engano ou a engendrar, consciente ou inconscientemente, engôdos para outros da nossa convivência. Estando cientes das “armadilhas” deste trânsito, podemos aproveitar e de fato inspirar este novo ânimo  e nos permitir alguma trégua nessa depressão coletiva que se instalou ao nosso redor.

Na TERÇA-FEIRA temos uma continuação do tom de grande sociabilidade promovido pela Lua Aquariana, que está em sextil a seu dispositor Saturno em Sagitário e bem mais tarde também ao outro regente, Urano em Áries. A Lua ainda faz sesqui-quadratura a Júpiter em Virgem e quadratura a Vênus em Escorpião, fechando o dia em trígono a Marte em Libra. Um dia bastante produtivo e cerebral, em que conseguimos adiantar muito de nossas tarefas – aliás, isso é ótimo e se formos “espertos”, não desperdiçaremos tais energias, visto que a quarta-feira tem Lua vazia quase o dia inteiro – com um bom equilíbrio entre obrigações e deveres e a necessidade de manter-nos liberado das coisas chatas e excessivamente rotineiras. Ou, dito de outra forma, conseguimos conjugar as responsabilidades com os desejos individuais, fazendo o feijão com arroz de sempre com um tempero exótico e inovador. No meio de tudo isso, talvez haja um conflito entre afetos profundos e desejos de vinculação, que temos dificuldade de assimilar e expressar. Talvez nos sintamos cerceados ou sufocados pelo parceiro, querendo mais tempo e liberdade para nós, ou talvez sejamos nós que estamos mais possessivos querendo garantias que talvez não possam ser dadas. Melhor mesmo é tentar conciliar internamente tais disparidades para que não precisemos que outros as atuem para nós.

A Lua Aquariana se desentende com Júpiter na madrugada da QUARTA-FEIRA, mas conversa animada com o Sol Sagitariano, ficando vazia depois deste contato, às 05h17min. Ingressa em Peixes somente às 15h45min. Como já sabemos, períodos de Lua Vazia sugerem um repouso nas atividades objetivas para que possamos focar na subjetividade. Assim, no caso de não termos opção, segue-se com a rotina diária sem muita estrepolia, incrementos ou inícios importantes. Pelo meio da tarde a atmosfera muda radicalmente e de cerebrais e desapegados tendemos a uma maior sensibilidade, sendo capazes de captar mudanças sutis ao nosso redor.  A sensação difusa de que algo não está bem vai aumentando e se tornando mais incômoda no fim da noite e ficamos nostálgicos e sorumbáticos de forma bastante peculiar. Mais um episódio semanal da série “olhe o mundo que (des)construímos”. Uma oração, uma prece, uma meditação ou mesmo uma reflexão mais profunda para os não-crentes podem nos ajudar a chegar ao centro desta sensação desconfortável e apontar as saídas para suportá-la e para sabermos como lidar com ela. Afundar no esquecimento borrado do álcool ou outras substancias só vai fazer tudo mais embotado e nos deixar com dor de cabeça. Talvez seja o caso de acolher essa lassidão ao invés de fugir dela. Deixar o cansaço vir e render-se a ele, para variar. Dormir cedo, descansar, deixar que o sono cumpra sua função.

A Lua Pisciana está conjunta a Netuno e em quadratura a Saturno em Sagitário na QUINTA-FEIRA. Depois desse imbróglio penoso ela se anima com um sextil a Mercúrio em Capricórnio e depois com o trígono a Vênus em Escorpião, ambas fazendo sextil também a Plutão em Capricórnio. A Lua finda o dia em conjunção a Quíron. O dia começa pesada, se arrastando. O peso da noite anterior se cristaliza em cheio e pesa sobre nossos ombros e olhos de forma inescapável logo cedo. Hesitamos no enfrentamento do dia, inseguros, incertos das ações e decisões a tomar… Se não temos certeza nem do que queremos ou do que somos, como saber o que decidir? A auto-cobrança torna tudo mais complicado porque talvez diminua o auto-respeito, de nos percebermos ainda lidando com as mesmas dificuldades repetitivas e enfadonhas, com nosso marasmo e desejo de desaparecer no mundo grande, evadir-nos da realidade carregada de cores sombrias… Contudo, se respirarmos fundo e ousarmos levantar e dar um passo após o outro, conseguiremos espantar muito dessa prostração física, mental e emocional… Ali adiante nos é dada a oportunidade de trabalhar essas dificuldades um pouco mais, de buscar força interior e de perceber que, se não formos o melhor amigo para nós mesmos, se não valorizarmos também nossas pequenas conquistas, jamais sairemos desse rodamoinho de lodo e de autocomiseração, ou seja, nada mudará ou melhorará. Assim, é levantar a cabeça e fazer o que é possível ser feito, agarrando as chances diante de nós de fazer um bom trabalho no momento imediato, sem descuidar do que nos espera adiante. À noite talvez tenhamos que lidar novamente com sentimentos densos e inexplicáveis de fragilidade e de angústia muda… Podemos negar, podemos brigar com outros, podemos nos isolar e podemos ainda ver um filme ou escutar uma canção tristes para “poetizar” e dar maior sentido a essa tristeza sem nome, mas que se apresenta com tantos rostos desconhecidos… Conversar com a própria tristeza talvez nos ajude a compreendê-la e encontrar a cura para ela. Como diz aquela frase no Facebook, “calma na alma que a vida se encarrega de explicar as coisas que não fazem sentido agora” (atribuída a Teti Zanella).

A Lua Pisciana está em quincunce a Marte em Libra na SEXTA-FEIRA em oposição a seu co- regente, Júpiter, em Virgem. Às 13h14min a Lua oficializa o Primeiro Quarto ao fazer quadratura ao Sol em Sagitário, ficando vazia às 13h16min. Ingressa em Áries às 19h27min, de onde se inquieta, inconscientemente com Vênus em Escorpião. O clima choroso e modorrento da quinta tem uma mudança sutil e torna-se mais dinâmico, embora ainda bastante suscetível e sujeito a chuvas e trovoadas. Sentimos uma sensibilidade mais vivaz e atuante, menos passiva e um pouco mais exuberante. Entretanto, precisamo lidar com o idealismo exagerado e botar os pés no chão na hora de executar as ações que desencadeiam nossos projetos e propósitos. Não se vive de oba-oba, muito menos visões de perfeição longínquas. É preciso usar toda a criatividade, imaginação e sensibilidade ao nosso dispor e ater-nos à realidade diante de nós, do contrário, chegaremos à reta final do nosso destino de mãos vazias, e, o que é pior, sem ter aproveitado realmente os recursos e oportunidades que nos foram dados. A hora é agora para por em prática estes objetivos que nos são tão caros. Com doçura e sensibilidade sim, mas também com pragmatismo e bom senso!

O SÁBADO é marcado pelo quincunce que Vênus faz a Urano em Áries e pelo trígono a Quíron em Peixes. Para adensar ainda mais a atmosfera, Mercúrio hoje está em conjunção plena a Plutão. A Lua Ariana faz trígono a Saturno em Sagitário e mais tarde quadratura à conjunção Mercúrio-Plutão. A Lua fecha a noite já conjunta a Urano e em quincunce a Vênus, formando uma T-Square Cardinal, já que Marte também está envolvido, da qual Mercúrio e Plutão são o foco. Dia quente, cheio de desafios, porém, também de dinamismo. A Lua Ariana simboliza que estamos mais energéticos e com a disposição em alta, prontos para o que der e vier… Mentalmente, estamos ainda mais afiados e, com a mente sagaz e cheios de perspicácia, não há enigma que não possamos decifrar ou problema que não possamos resolver. Todavia, precisamos ficar atentos para as muitas idiossincrasias internas que podem respingar nas nossas relações e perturbar nossa atitude super decidida. Um lado nosso quer ir para o mundo, fazer e acontecer, realizar e botar para quebrar. Mas há anseios profundos por uma união absoluta que talvez nos parta ao meio e nos paralise de forma duvidosa no momento mais inoportuno, deixando-nos a duvidar de nossa sanidade. Porém, ao invés de nos lastimar de tal divisão, podemos hoje utilizar as energias densas e agudas para acessar a origem dessas divisões, acessando mais uma parte escondida de nós mesmos e de nossas motivações, de maneira a nos conhecermos um pouco mais e à nossa própria alma. Talvez não haja uma solução fácil, mas precisamos achar um meio termo, chegar a um consenso conosco mesmos e com os outros das nossas relações. Bater o pé e espernear também não vai resolver, só nos exporá ao ridículo, portanto, uma boa conversa com nossos botões poderá fazer maravilhas pelos nossos brios, assim como pelas nossas relações.

O DOMINGO está incendiário e está difícil até mesmo dormir tranquilamente – então, para quê tentar? Vamos para a balada no sábado? Sim, mas com muita cautela porque a Lua Ariana está em oposição a seu regente, Marte, sugerindo conflitos e bate-bocas super esquentados, especialmente porque essa oposição ainda envolve Urano, Mercúrio e Plutão. Como se não bastasse, a Lua Ariana ainda arruma confusão com Vênus em Escorpião e com Júpiter em Virgem e o resultado é que pode sobrar destempero para todo mundo. A madrugada de domingo fica, pois, inquieta, belicosa, quente, e sujeita a muito desacertos, sejam internos ou externos. Quaisquer frustrações não ventiladas ou sapos não digeridos tendem a ser vomitados com espalhafato, de forma bem direta e sem retorno. De onde surge tanto destempero? Dos nossos próprios conflitos inconscientes e mal resolvidos – é bom lembrarmos disso antes de partirmos para amassar o nariz do @!$&%#@!%& ou de ficarmos apopléticos e engasgados com nossa própria raiva mal gerenciada. O dia de domingo, por outro lado, está um pouco mais ameno, com a Lua fazendo trígono ao Sol Sagitariano no fim da tarde e entrando em Touro já à noite. Talvez possamos então, colocar em ordem nossas emoções sentimentos confusos e belicosos e achar nosso próprio eixo. Sempre é útil lembrar: nossa perspectiva muda tudo e o que à noite parecia um drama ou caso de vida ou morte, talvez hoje até nos faça rir! Nada como um dia após o outro com uma noite no meio!

Linda semana para você! Que seja de luz e de bênçãos, de caminhos verdejantes e abertos!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

2 thoughts on “A Semana Astrológica – Otimismo ou auto-engano?

  • 22 de dezembro de 2015 em 20:32
    Permalink

    Maria.
    Vai postar a análise para essa semana?
    Desde já, estimo-lhe boas festas e próspero 2016.

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!