Muita Calma Nessa Hora! Eclipse Lunar Total em Aquário

A segunda temporada de eclipses do ano vai de vento em popa – obrigada!! Tivemos o primeiro eclipse, um Eclipse Parcial do Sol ocorrendo em Câncer no dia 12 de julho, que deu início ao ciclo de Câncer. Agora este ciclo atinge o seu ápice com a Lua Cheia e Eclipse Lunar total em Aquário, nesta sexta-feira, dia 27 de julho – este é o segundo eclipse desta temporada. O eclipse acontece às 17h22min no horário de Brasília (21h22min para Lisboa), com a Lua ficando cheia às 17h20min. Eu fiz um vídeo sobre os impactos e significados deste eclipse, mas antes leia as informações técnicas abaixo.

Este eclipse é o mais longo eclipse lunar do século! A Lua está próxima ao apogeu, ponto mais distante da Terra, por isso demora mais a passar pela sombra da Terra. Marte, ao contrário, está próximo do perigeu, o ponto mais próximo da Terra – desde 2003 ele não ficava tão próximo! Isso faz com que Marte apareça maior e mais brilhante no céu – o dia de maior proximidade de Marte será 31 de julho: aproveite para olhar o céu e botar reparo em Marte! (1) Entenda mais sobre a psicologia e os significados astrológicos de Marte retrógrado no mapa natal!

Lua Cheia e Eclipse Lunar Total em Aquário – Brasília, 27 de julho de 2018, 17h20min/17h22min.

O eclipse ocorre a 4°44′ de Aquário, com a Lua fazendo conjunção de menos de um grau a Marte retrógrado e ao Nodo Sul. A Lua também faz quadratura próxima a Urano e uma quadratura mais ampla, de cerca de 9 graus, a Júpiter em Escorpião. Temos formada uma semi Grande Cruz Fixa – só não está completa porque Júpiter não está em orbe de oposição a Urano. De qualquer forma, temos um céu muito sobrecarregado, simbolizando um clima de muita apreensão, nervosismo e  ansiedade. Urano está em destaque tanto no mapa da Série Saros 129 – à qual pertence este eclipse – quanto no mapa do eclipse atual e isso sinaliza um período de muitas surpresas, acontecimentos inesperados que ocorrem repentinamente, mudando drasticamente os cenários atuais, seja individual ou coletivamente. Entenda mais sobre os eclipses, sua mecânica e significados.

No texto sobre 2018, eu já falava deste eclipse:

Série Saros Lunar 129 – 10 de junho de 1350

O segundo eclipse desta temporada se dá no dia 27 de julho, um eclipse total da Lua, que será uma Lua de Sangue, a 04° de Aquário – temos uma sequência de três eclipses totais da Lua entre 2018 e 2019. O eclipse pertence à Série Saros Lunar 129, iniciada em 10 de junho de 1351 e é o membro 38 de um total de 71. Esta série tem um tom revolucionário para os valores tradicionais e é interessante notar que ela traz Urano e Saturno em Touro no mapa inicial, Urano como foco de uma T-Square Fixa que nasce da oposição de Júpiter em Leão a Netuno em Aquário. O NN está no Ponto Médio entre Mercúrio e Marte e também entre Vênus e Urano; o Sol está no Ponto Médio entre Júpiter e Saturno. Esta série fala da dissolução de crenças espirituais, dissolução que repercute nos valores pessoais e materiais que podem ser desintegradas ou desconstruídos, para que haja uma total reconstrução, mais autêntica e mais sólida. Há ainda potencial de novas ideias, de realização de planos que envolvem outras pessoas, uma intensificação de percepções e intuições que podem levar a boas parcerias e a capacidade de aprender com as experiências. É uma série revolucionária, mas com potencial de novidades e de reconstrução de valores. Chama a atenção o fato de termos uma T-Square Fixa no mapa da Série, e o eclipse atual ocorrer num eixo fixo (Leão-Aquário), o que pode intensificar os efeitos deste eclipse em específico, que está realmente tenso, embora a família não o seja. Essa tensão sobrevém de alguns fatores: primeiro, como já mencionei, a temporada de eclipses ocorre no período em Marte está retrógrado, que já é apreensivo por si só; segundo, nesta retrogradação de Marte, que ocorre em Aquário, como vimos acima, ele fará quadratura a Urano e as tensões representadas por Urano em Touro e Marte retrógrado se retroalimentam e são disparadas por este eclipse, que ocorre em conjunção a Marte e quadratura a Urano e ainda em quadratura distante a Júpiter, ou seja, temos uma Grande Cruz Fixa formada – a voltagem atinge os píncaros e este é um caso explícito de um eclipse funcionando como o gatilho que detona a carga que vinha se acumulando por um longo período. Temos sorte de a série não ser tão “punk”, porque este eclipse promete ser! Há tendência a revoltas populares contra medidas governamentais econômicas e sociais. O mês de julho realmente é um dos mais tensos do ano! O último eclipse no grau 4° de Aquário ocorreu em 28/07/1999 e o último da Série Saros 129 se deu em 16/07/2000. Pessoas com planetas entre os graus 0 (zero) e 9 dos signos fixos sentem mais fortemente as manifestações deste eclipse”. 

A tensão maior ocorre no posicionamento que precisamos ter nos grupos: como respeitamos os desejos do grupo, ao mesmo tempo preservando nossa identidade e individualidade. A conjunção da Lua e de Marte ao Nodo sul aponta para a necessidade de nos desapegarmos de velhas atitudes, opiniões rígidas e racionalizações que são, na verdade, mecanismos de defesa. Ainda: como equilibrar os desejos do coração (Leão) e as elucubrações da mente racional (Aquário).

É importante manter a serenidade e pegar leve em todas as situações. Os ânimos estão alterados, os pavios encurtados e há propensão a conflitos e acidentes “bestas”, portanto, atenção e prudência nos próximos dias é a recomendação!

Símbolo Sabiano do grau 5 (4°44′): “Um conselho de anciãos é visto implementando os esforços de um jovem líder”.

Veja o vídeo com mais informações sobre este eclipse:

(1) https://www.space.com/41007-blood-moon-2018-longest-lunar-eclipse-guide.html

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

One thought on “Muita Calma Nessa Hora! Eclipse Lunar Total em Aquário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!