Já entrou SETEMBRO!
Já entrou setembro e o mês começou com notícias difíceis de digerir – a destruição de uma parte consistente da nossa preciosa memória, como se a destruição das nossas esperanças e sonhos que vem sendo perpetrada há alguns anos já não fosse suficiente… Difícil manter a moral elevada diante do estado de coisas atual! Parece que o tempo da desolação não acaba nunca! Supostamente, setembro era para ser um mês um pouco mais leve… Vamos ver o que temos em estoque? De qualquer forma, seja muito bem vindo, setembro!
Começamos o mês com Marte já em movimento direto (ficou direto em 26 de agosto) e, embora Marte ainda demore um bocado para sair da zona de retrogradação (dia oito de outubro), as dinâmicas já são mais diretas e fluidas. Marte reingressa em Aquário no dia dez e faz novamente quadratura a Urano no dia 18 e no dia 27 atinge o ponto do eclipse total da Lua ocorrido em 27 de julho – esses dias podem ser um pouco mais tensos, especialmente porque precisamos lembrar que Marte está Fora dos Limites do sol, desde o dia sete de julho e só volta a se “comportar” e voltar a esses limites em 24 de setembro – Tempos loucos! Outro que estaciona e volta a se movimentar para a frente é Saturno, que retorna ao movimento direto no dia seis, a 02°32’ de Capricórnio.
Durante este mês, estaremos vivenciando o trânsito do Sol pelo signo de Virgem, apesar de começarmos o mês ainda sob os auspícios da lunação de Leão. Com a ênfase em Virgem, nossa atenção se volta para o trabalho e o cotidiano: como podemos melhorar nossos métodos de trabalho, como exercer nosso ofício, qualquer que seja ele, com inteireza, verdade e dedicação, de modo a nos sentirmos úteis, prestando um serviço e contribuindo com o nosso melhor com o mundo onde estamos inseridos. É um período favorável a reorganizar nossa rotina e nossos rituais; é bom para prestarmos mais atenção à saúde, começarmos uma dieta ou atividade física para ter melhor qualidade de vida e, de modo geral, estarmos mais conectados com o aqui e agora, com as atividades com que preenchemos nosso dia a dia.
Enquanto passear por Virgem o Sol fará oposição a Netuno, exatamente no dia 07, aniversário do Brasil, o que significa que Netuno está atualmente se opondo ao Sol do mapa natal do Brasil, que explica, pelo menos em parte a bagunça e a desolação que estamos vivendo neste país: é um longo período de dissolvição da antiga identidade desse povo e dessa nação. O problema é que traz muita confusão, nebulosidade, ilusões, falta de rumo e direção… é dia da Independência do Brasil, mas com Netuno, estamos, simplesmente abdicamos da independência e permanecemos presos na grande ilusão, esperando um “Salvador da Pátria” que tome conta de nós para que possamos voltar a dormir o soninho dos inocentes e prazerosamente alienados – e pensar que estamos em ano de eleições… Considerando-se que Virgem é signo de Terra, realmente é como estarmos num grande atoleiro, num grande lamaçal, ou, melhor dizendo, num pântano de areia movediça – será que conseguimos sair dessa?
Voltando ao trânsito do Sol, depois de encontrar com Netuno, o Sol também faz contatos mais favoráveis com Júpiter e Plutão e isso pode ser a ajuda que precisamos para nos recuperar da pasmaceira dos dias anteriores: podemos recuperar a energia e o vigor para enfrentarmos as tarefas e o trabalho! Pouco depois disso, o Sol ingressa em Libra, abrindo um novo ciclo anual, iniciado pelo Equinócio da Primavera (Outono no Hemisfério Norte). Esse movimento sinaliza que nos próximos meses, até 21 de dezembro, nossa ação tem cunho mais social e abstrato, visando desenvolver civilidade e relacionamentos. Mais para o fim do mês, já em Libra, o Sol faz quadratura a Saturno, indicando que a última semana pode vir cheia de cobranças e aumento de responsabilidades, além sinalizar conflitos com autoridades e diminuição da nossa vitalidade, uma vez que o Sol em Libra já não está na sua melhor forma e o encontro com Saturno diminui mais nossa confiança. Vale fazer um balanço honesto das nossas ações e limitações, mas sem permitir que medos e inseguranças nos impeçam de avançar com nossos intentos.
A primeira quinzena do mês também traz muita ebulição e movimentação nos relacionamentos, porque Vênus faz quadratura a Marte já no dia oito, ingressa em Escorpião no dia nove e no dia 12 se opõe a Urano em Touro. Esses aspectos e movimentos de Vênus adicional um tempero explosivo às relações: muito fogo, paixão, intensidade, mas também muita instabilidade e propensão a conflitos tempestuosos, podendo mesmo haver rupturas inesperadas e repentinas. Vênus já está bastante desacelerada mesmo no início do mês, preparando-se para entrar em retrogradação a partir do dia cinco de outubro, a 10° de Escorpião – tempo de revisão geral nos relacionamentos e nos valores! Vênus está atualmente na sua fase mais brilhante nos céus e entre os dias 12 e 13 teremos uma tripla conjunção de Lua, Vênus e Júpiter em Escorpião, que certamente será um belo espetáculo ao anoitecer! Não perca!
Mercúrio ingressa em Virgem no dia cinco, um movimento que o deixa mais confortável, pois aqui ele está em casa, funcionando de forma prática, afiada e precisa, exceto pelo período em que fizer oposição a Netuno – de 11 a 16 de setembro – quando os pensamentos se tornam bagunçados e sem foco e tendemos à maior dispersão! No dia 22 Mercúrio migra para Libra e se torna mais diplomático, civilizado e elegante – contudo, logo nos primeiros dias do trânsito por Libra, Mercúrio faz oposição a Quíron e quadratura a Saturno e os pensamentos ficam meio sombrios e taciturnos por algum tempo e a comunicação pode ficar meio truncada e pesadona, requerendo cuidado na ênfase que impomos aos discursos e nas críticas que proferimos a outros – talvez estejamos falando de um lugar de solidão e autojulgamentos e nem percebemos que revidamos a ofensas que talvez tenham existido somente na nossa cabeça…
Júpiter também tem uma conversinha meio estressante com Saturno no início do mês, período em que a nossa fé oscila, o otimismo fica difícil de se alcançar, o conhecimento e a sabedoria ficam ameaçados pelo medo e os tempos sombrios – possivelmente um dos significadores do incêndio no museu, entre outros. Este é um dos últimos aspectos do ciclo Júpiter-Saturno iniciado no ano 2000, em Touro. O próximo ciclo começa em 2020, em Capricórnio. Os ciclos de Júpiter-Saturno são muito importantes para a economia e a política mundiais e para as grandes lideranças em geral e o próximo se dará com a participação de Plutão – uma tripla conjunção que deve mudar drasticamente a geopolítica e a economia do mundo! Júpiter também fará sextil a Plutão no dia 12 e também está concluindo um ciclo Júpiter-Plutão, este iniciado em 2007, em Sagitário. Com este aspecto, podemos cavar fundo dentro de nós, buscando recuperar o poder da nossa fé, que foi posta em dúvida lá atrás no contato com Saturno.
A Lua se renova no dia nove, a 17° de Virgem, inaugurando um novo ciclo, que atinge o ápice no dia 24 de setembro, às 23h52min, a 1°591 de Áries, visto que o Sol já estará em Libra!
Abaixo você pode checar as datas e eventos astrológicos mais importantes do mês:
02 – Lua entra na fase Minguante a partir de Gêmeos
03 – Júpiter faz semi-quadratura a Saturno
05 – Mercúrio ingressa em Virgem
06 – Lua entra na fase Balsâmica
06 – Saturno volta ao movimento direto
07 – Sol se opõe a Netuno na celebração da Independência do Brasil
08 – Vênus quadra Marte
09 – Lua Nova em Virgem, às 15h02min, a 17° de Virgem (19h02min para Lisboa)
09 – Vênus ingressa em Escorpião
10 – Marte ingressa em Aquário
12 – Vênus se opõe a Urano
12 – Júpiter faz sextil a Plutão
12, 13 e 14 – Alinhamento de Lua, Vênus e Júpiter após o entardecer
16 – Lua no quarto Crescente a partir de Sagitário
20 – Mercúrio em conjunção superior ao Sol no fim de Virgem
22 – Ingressão do Sol em Libra/Equinócio da Primavera (Outono no HN)
22 – Mercúrio entra em Libra
22 – Sol se opõe a Quíron
24 – Lua Cheia em Áries às 23h52min, a 01°59’ de Áries
24 – Sol em quincôncio a Urano
25 – Sol em quadratura a Saturno
25 – Quíron retorna a Peixes
27 – Marte passa pelo ponto crítico do eclipse do dia 27 de julho.