Lua Nova em Virgem – Uma ponte entre o concreto e o Numinoso

A Lua se renova neste domingo, dia nove de setembro, às 15h01min, a 17°00’ de Virgem, iniciando um novo ciclo e simbolizando novas oportunidades, que podemos agarrar ou deixar passar! O horário da Lua Nova em Lisboa é às 19h01min.

No ciclo de Virgem focamos na reorganização do nosso cotidiano, na melhoria do trabalho, na vivência do nosso ofício como algo sagrado, que tem o aspecto de um serviço que oferecemos ao todo, à Unidade. Também buscamos viver com mais saúde e nos conectarmos melhor com nosso corpo e ritmo interno.

Virgem é um signo de Terra: prático, confiável, resistente, modesto, detalhista, conectado com a realidade. Seu etos é diretamente relacionado ao trabalho e à ordem. Sendo muito criativo, compromete-se com a realização das coisas, aperfeiçoando-as conforme vai elaborando-as.

Lua Nova em Virgem – Brasília, 09 de setembro de 2018 – 15h01min21seg

No mapa da Lua Nova levantado para Brasília temos Sol e Lua em oposição próxima a Netuno em Peixes, trígono a Plutão em Capricórnio e sextil a Júpiter em Escorpião, ambos os aspectos também próximos. Há ainda dois aspectos menores, já meio distantes: uma sesqui-quadratura a Urano e uma semi-quadratura a Vênus – Vênus recém ingressa em Escorpião, fazendo oposição a Urano em Touro. É um ciclo que traz muito potencial criativo, imaginação, sensibilidade, mas que requer atenção quanto às ilusões e expectativas que criamos sobre nós mesmos e nossas intenções e projetos. Ou talvez, estejamos já um tanto decepcionados e desiludidos com expectativas frustradas recentemente e isso abate nosso humor e confiança. Por outro lado, temos ótimos recursos aos quais podemos recorrer para realizar nossos objetivos no ciclo: força, estamina, comprometimento, poder de regeneração, além de harmonia interior e um otimismo pé no chão, que nos anima de forma realista e responsável. Analisamos tudo com muito critério e bom senso, levando em conta os desmandos e a bagunça que criamos ou que atravessamos recentemente, mas juntamos os cacos e nos reconstruímos, com ânimo e confiança de que podemos recomeçar com aquilo que temos nas mãos! Sim, a despeito de todos os revezes, podemos fazer do limão uma bela limonada!

Os aspectos a Plutão em Capricórnio e a Júpiter em Escorpião são aplicativos, ainda vão acontecer e sugerem a habilidade de entrar em contato com nossos processos mais profundos e inconscientes e fazer bom uso deles; recursos que não estão na superfície, mas que exigem que nos confrontemos e confrontemos nossos medos, nossa sombra, nossa falta de fé e confiança em nós mesmos e que revertamos tudo isso!

Mercúrio, regente de Virgem, também está em Virgem, formando um Grande Trígono de Terra, tendo Saturno em Capricórnio de um lado e Urano em Touro de outro: é a capacidade de tirar o melhor das nossas experiências e aprendizados, daquilo que já temos na nossa bagagem e recriar algo novo e empolgante que nos traga uma estabilidade inquieta, que nos dê segurança o bastante para ter serenidade, mas não o suficiente para nos estagnar e paralisar. Além disso, a mente consegue ser visionária e prática ao mesmo tempo. É um ciclo bom para focarmos nas questões materiais e nos investimentos de longo prazo.

Ainda precisamos ficar atentos aos rasgos de “rebeldia sem causa” simbolizados por Marte Fora de Limites, no último grau de Capricórnio, ainda se recuperando da retrogradação e em quadratura a Urano em Touro… Pode ser que queiramos chutar o balde em alguns momentos de exasperação, como para provar nossa independência e autonomia, mas pode ser apenas um movimento imaturo. Se pudermos focar essa rebeldia em algo construtivo, ficaremos bem!

Este mapa tem uma ênfase no elemento Terra, que sugere muito pragmatismo, trabalho, responsabilidade, realismo e estabilidade. Mas há pouco Ar e pouco Fogo, implicando o risco de ficarmos excessivamente presos no que é “possível”, no aspecto realista e funcional das coisas, nos detalhes práticos e menores e deixamos de ter perspectiva e visão, esquecemos o porquê de estarmos fazendo o que fazemos, como o burro de viseiras que não consegue olhar para os lados nem para o horizonte, só enxerga os poucos metros que se estendem diante dos seus pés; há o risco também de tentarmos controlar a tudo e a todos e assim atravancarmos os processos e os avanços; e por últimos, podemos ficar tão focados nas tarefas do dia a dia, nas listas de coisas a fazer que perdemos a capacidade de sonhar e nos elevar, de ver o sentido maior e como compensação negativa, ali na frente nos dispersamos em devaneios irreais ou nos desmotivamos de morte, porque simplesmente as coisas se esvaziam de significado. Portanto, é bom olhar para o alto de vez em quando, é bom ter horizontes a perder de vista e não esquecer que a inspiração e a imaginação também são importantes.

O Símbolo Sabiano do grau 18 de Virgem (17°00’) de Virgem traz a

seguinte imagem: “duas garotas brincando com um tabuleiro de Ouija”. O tabuleiro de Ouija é um jogo que consiste de uma superfície plana com letras, números e outros símbolos, usado para a comunicação com os espíritos e outras esferas. Aqui ele é utilizado com representação de vários métodos de profecia e de comunicação meios sobrenaturais. O que podemos inferir também é a possibilidade de acesso a informações que estão muito abaixo da superfície, nas profundezas do inconsciente pessoal e coletivo e mesmo a busca por orientação espiritual que não se consegue facilmente com os sentidos corpóreos comuns. Este símbolo, em última instância, vem nos falar da busca por orientação interna, vinda do contato com a psique, a mais profunda. Isso é exatamente o que diz Dane Rudhyar, estudioso dos Símbolos Sabianos: “o tema básico deste símbolo é a capacidade de contatar os recessos profundos da psique inconsciente e a sensibilidade às insinuações e presságios psíquicos”. Assim, esta imagem vem nos instigar a estar atentos às mensagens profundas do inconsciente, a enxergar para além do que os olhos físicos veem e do que os ouvidos de carne e osso escutam. Com o mapa da Lua Nova tão concentrado no elemento Terra, podemos  nos equivocar e achar que a única coisa que é para se ver e considerar é a realidade da terceira dimensão, mas o Tabuleiro de Ouija nos convida a olhar e escutar além, muito além… A escutar a voz interna, a nos manter em contato com a essência mais profunda! Como diz o Cristo, quem ouvidos para ouvir, que ouça, quem tem olhos para ver, que veja!

Portanto, temos pela frente um ciclo que pode ser extremamente produtivo, com possibilidades concretas de realizarmos muitas coisas, mas tais realizações poderão carecer de visão e sentido, se não nos conectarmos com nossa alma, com o invisível, com o Numinoso. É ativar o sexto chacra para acessarmos essa visão, para conectarmos o visível com o invisível, o externo com o interno, o limitado e o concreto com o infinito e o poético! Criar dentro de nós uma ponte para outras realidades e dimensões, que irão enriquecer nossa visão e vivência terrena.

Feliz Lua Nova e um ótimo ciclo para você!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

2 thoughts on “Lua Nova em Virgem – Uma ponte entre o concreto e o Numinoso

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!