Lua Nova em Peixes – Aprenda a Surfar ou Vai Levar Caldo!

Iniciamos hoje, seis de março de 2019, Quarta-feira de Cinzas, mais um ciclo lunar com a Lua se renovando a 15°47’ do signo de Peixes, às 13h04min no horário de Brasília (17h04min para Lisboa).

Este ciclo vem movimentar e ativar os assuntos da casa em que temos o signo de Peixes no mapa natal e, de modo geral, nos convida a ativar nossa empatia e sensibilidade mais profunda, convida-nos a ampliar nossa percepção quanto a outras realidades, para além da esfera do tangível e do concreto. Com essa percepção mais aguçada, ficamos mais sensíveis à beleza e ao sublime, mas também ao sofrimento do outro, mesmo que não seja das nossas relações próximas. Em Peixes, o ego se dissolve, porque percebe que é parte de um todo maior e nos damos conta de que tudo está interconectado, numa grande teia cósmica, cujo entendimento escapa à nossa limitada compreensão humana.

No mapa da Lua Nova vemos Lua e Sol numa conjunção muito próxima, de apenas 20 minutos, a Netuno, algo que potencializa os significados e simbolismos de Peixes, já que Netuno é o regente moderno deste signo. Além disso, essa tripla conjunção – Lua, Sol, Netuno – está em quadratura a Júpiter, o regente tradicional de Peixes, um planeta que amplifica tudo aquilo que toca. A julgar por esta configuração, sabemos que este ciclo traz as sensibilidades mais acentuadas, a imaginação e criatividade elevadas a muitas oitavas e nossa compaixão também bastante estimulada. Os sentimentos se derramam e transbordam e precisamos de alguma contenção para tirar um bom proveito de tudo isso, sem incorrer nas dificuldades e atribuições negativas de peixes. Felizmente a Lua Nova faz sextil a Saturno em Capricórnio e a Marte em Touro, ancorando as energias e contendo um pouco os exageros.

Mas há dois fatos que chamam muito a atenção neste início de ciclo: Urano acabou de ingressar em Touro, onde vai ficar até 2026. Está exatamente a 00°00’ de Touro, tendo ingressado neste signo às 05h27min, ou seja, algumas horas antes da Lua se renovar. A ingressão de Urano em Touro é um fato astrológico muito importante, visto que este planeta fica cerca de 7 anos em cada signo e seu trânsito através dos signos do Zodíaco sinalizam mudanças no âmbito social e coletivo de grande impacto.

Outro fator em destaque no mapa da Lua Nova é Mercúrio, que está estacionário-retrógrado, tendo entrado em movimento retrógrado às 15h19 desta terça-feira de carnaval, a 29° de Peixes. Mercúrio fica retrógrado até as 10h48min do dia 28 de março, ou seja, temos 21 dias de retrogradação de Mercúrio pela frente. A retrogradação de Mercúrio em Peixes demanda mais cautela do que em outros signos, pois peixes é desconfortável para Mercúrio. Se por um lado nossa imaginação fica super estimulada e “colorida”, por outro, a mente tende a ficar mais dispersa e sonhadora, com pouco ou nenhum senso prático. Assim, ficamos mais passíveis de nos encontrar em situações caóticas, confusos a respeito de situações, incertos a respeito de decisões, atrapalhados nas nossas comunicações e interações. Como Mercúrio fica retrógrado em quadratura a Júpiter, podemos nos sentir afogando em ideias/pensamentos desconexos ou podemos ter uma profusão ilimitada de grandes ideias, que podem ser até interessantes, mas talvez não sejam muito práticas, nem mesmo realizáveis. Claro, nada disso precisa ser um desastre! Quando um planeta fica retrógrado, é um sinal para que desaceleremos e revisemos os assuntos regidos por este planeta. Então, nas próximas semanas precisamos rever decisões, atitudes, situações diversas relacionadas aos assuntos da casa em que esta retrogradação acontece no mapa natal, a casa onde temos o signo de Peixes, que já está enfatizada nas próximas semanas, de qualquer maneira, devido ao trânsito do Sol e também por causa da lunação que se inicia hoje.

Lua Nova em Peixes – Brasília, 6 de março de 2019, 13h04min.

No mapa da Lua Nova levantado para Brasília Mercúrio está conjunto ao Meio do Céu na casa 10 e Netuno também faz conjunção ao MC vindo da casa 9, ambos estão em quadratura a Júpiter na casa 7. Mercúrio também está em conjunção a Quíron (fora de signo) em Áries, na casa 10. Na Astrologia Mundana isso pode significar muitas e muitas trapalhadas do governo, que podem criar mais conflitos e mal-entendidos com a comunidade internacional e com os parceiros comerciais. A comunicação fica muito confusa e nebulosa, cheia de disse-não-disse, com muito jogo de cena e cortina de fumaça no palco central da política/governo e da justiça. A imagem do governo fica cada vez mais rota e capenga, diante da nação e também diante da comunidade internacional. Aonde vamos parar com tudo isso? Não sei!

E não podemos esquecer que os dois regentes de Peixes, da Lua Nova, estão em quadratura, brigando entre si. É como se tivéssemos muitos objetivos grandiosos, mas confusos e desencontrados… O pé direito vai para um lado, enquanto o esquerdo quer ir para o outro… Nesse caso, não avançamos porque no primeiro passo tropeçamos nos próprios pés e nos estatelamos no chão – em tempo: Peixes rege os pés, e neste ciclo, vai sobrar pé indo em todas as direções possíveis, sem achar rumo nenhum! Quando achamos que encontramos o prumo, o pé escorrega na casca de banana e… outro tombo!

Outra coisa importante: A Lua Nova está no Ponto Médio entre Marte (13° de Touro) e Saturno (18° de Capricórnio), que aliás, estão em trígono entre si e também em sextil à própria Lua Nova… A despeito dos aspectos de harmonia, a Lua nesse Ponto Médio sugere um cansaço extremo por um esforço muito grande, de resultados duvidosos. Um esforço que é ainda mais dispendioso porque a Lua em Peixes tem uma qualidade vulnerável e frágil, então, tudo pode se tornar muito desgastante e podemos nos perceber até depressivos em alguns momentos, se nos deixarmos levar pelas ondas de desânimo que podem nos acometer, não só com nossos problemas pessoais, mas com o contexto geral que nos cerca. Obviamente, Sole Netuno também estão nesse Ponto Médio, o que acentua seus significados. No caso de Netuno, pesa também a dificuldade, mais uma vez, de sermos práticos na manifestação do grande potencial criativo e espiritual. Contudo, pode ser que esse Ponto Médio funcione de forma mais positiva e, como disse lá nos primeiros parágrafos, Marte-Saturno forneçam sustentação e pé no chão para a realização dos propósitos do ciclo.

Portanto, é um ciclo em que precisamos estar muito atentos, para aprender a navegar ou surfar com maestria, usando a intuição e a sensibilidade, porque os instrumentos racionais não estão funcionando a contento e há tendência a desgaste físico, mental e emocional ao longo do ciclo. Há muitas promessas vazias, possibilidades de enganos em vários momentos… Se nos deixarmos levar pelo ego fanfarrão, será um tombo atrás do outro. Pelo contrário, se escutarmos a Voz Maior, aquela que vem da alma, temos mais chances de sair ilesos e surfar essas grandes ondas e ainda nos divertir com elas.

Precisamos também estar atentos às sutilizas diversas do ciclo – que não será, definitivamente, uma linha contínua de estabilidade emocional, pelo contrário: será uma miscelãnea infinita de humores e sentimentos contrastantes – e surfar com elas: em alguns momentos haverá ondas gigantescas, de energia, de atividade, de demandas… em outros,  será melhor entrar em repouso, porque a calmaria propicia isso e é melhor aproveitar e relaxar até que a próxima onda venha, turbulenta, mas cheia de aprendizados! Ou surfamos ou levamos um caldo atrás do outro!

Use e abuse dos seguintes instrumentos:

  • intuição – melhor bússola sempre, especialmente agora;
  • desconfiômetro ligado – de você mesmo, para não enrolar ninguém, mesmo sem querer e dos outros, para você também não ser lesado – não se trata de ser paranoico e desconfiar de todo mundo, apensa de ser cauteloso;
  • tempo – dê tempo para as coisas e pessoas se revelarem;
  • sensibilidade – para perceber as nuances sutis das situações diversas que vivenciar;
  • sobriedade, literal e figurativamente – manter a sobriedade emocional vai ajudar a não “viajar na maionese” e a não se tornar “vítima das circunstâncias”, manter a sobriedade de substâncias também ajudará a ter um controle mínimo das próprias percepções, ações e reações;
  •  empatia – para evitar julgamentos precipitados e até desumanos em relação aos outros;
  • neutralidade – na dúvida, não julgue e aguarde até ver todos os ângulos das questões; evite também dar atenção a fofocas, que estarão abundantes no período;
  •  criatividade – para pensar em alternativas quando se sentir em sinucas de bico e para fazer algo proveitoso com a sensibilidade transbordante;
  • imaginação – para apreciar a viagem com alegria e entusiasmo;
  • beleza – não perca oportunidades de apreciar a beleza, em todas as suas manifestações – em alguns momentos isso será crucial.

Feliz Ciclo Pisciano para você! Use sua sensibilidade de forma positiva!

Parabéns a todos os Piscianos!!!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

2 thoughts on “Lua Nova em Peixes – Aprenda a Surfar ou Vai Levar Caldo!

  • 7 de março de 2019 em 01:17
    Permalink

    É, parte importante dessa galera toda igualzinho no meu mapa Natal, só que na casa 4. Hora de olhar isso mais de perto!
    É muito interessante como eu me sinto em casa!
    Gratidão, Eunice! Estava com saudades de ouvir você! Beijão!

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!