Lua Nova e Eclipse Solar em Câncer – A Mãe e o Pai do Mundo

Temos em julho a segunda temporada de eclipses do ano – a primeira foi em janeiro! –, sendo inaugurada no dia dois de julho, com o Eclipse Total do Sol às 16h16min no horário de Brasília e às 20h16min no horário de Lisboa. O eclipse ocorre no grau 10°37’ de Câncer. Começa às 12h55min com a fase penumbral, atinge o ponto máximo às 16h22min e seu apogeu dura 273 segundos, ou 4min33seg. No total, o eclipse dura quatro horas e cinquenta e cinco minutos, Isso significa que seus “efeitos” irão repercutir por quatro anos e 11 meses, sendo que o período mais intenso são as semanas imediatamente anteriores e posteriores ao eclipse, além dos seis meses seguintes, até que ocorra a próxima temporada.

Eclipse de 02 de julho de 2019 – Ilustração e informações da NASA:
https://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEplot/SEplot2001/SE2019Jul02T.GIF

Os nodos lunares são um eixo que conecta o passado e o futuro. Eles não são corpos celestes; representam pontos de intersecção: do caminho da Lua girando ao redor da Terra com o caminho da Terra girando ao redor do Sol. Por isso, eles têm a ver, ao mesmo tempo, com a Terra, o Sol e a Lua e por isso falam muito do passado e do futuro, e no mapa natal indicam as tarefas que trazemos a realizar nesta encarnação e falam ainda do nosso caminho evolutivo. Os trânsitos do eixo nodal indicam os temas que estão proeminentes na consciência coletiva num dado período (cerca de 18 meses) e áreas de vida que estão sendo transformadas no mapa individual. Isso porque os eclipses ocorrem quando uma lunação – lua nova ou lua cheia – se dá em conjunção com os nodos lunares. O eixo nodal atualmente trafega a polaridade de Câncer-Capricórnio, de 06/11/2018 até 05/05/2020, quando entra na polaridade Gêmeos-Sagitário. As próximas lunações ocorrendo no mês de julho são, pois, eclipses. Entenda melhor o que são eclipses.

File:SE2019Jul02TXLSouthAmerica.svg
Caminho do eclipse solar de 2 de julho de 2019 – Wikimedia Commons

O eclipse será visível no sul do Pacífico (Polinésia Francesa, Ilhas Pitcairn) e ao sul da América do Sul. Será totalmente visível numa faixa estreita pela região central da Argentina, Chile e Pacífico. Será visível parcialmente no Brasil, a partir da região central, sudeste e principalmente no sul – nunca olhe diretamente para um eclipse solar, pois isso pode causar danos permanentes à retina e causar cegueira!! Veja neste site a visibilidade por capitais e os horários:https://www.galeriadometeorito.com/2019/06/tudo-sobre-eclipse-solar-total-de-2-julho-2019.html

Caminho percorrido pelo eclipse – Solar Fire Maps

Mas quais os significados deste eclipse? Primeiramente, precisamos lembrar dos temas da polaridade Câncer-Capricórnio: mãe, família, vínculos afetivos, vida doméstica/casa/lar, estrutura familiar, gerenciamento dos sentimentos, nutrição, passado, pátria (Câncer); pai, autoridade e autoridades, carreira/profissão, atuação na sociedade, posição social, status, governos, hierarquias, poder dominante (Capricórnio). “Em última instância, define a conexão entre a Mãe Terra e o Pai Céu, e o equilíbrio entre o Feminino e o Masculino” (1). Também temos oportunidade de refletir sobre o que é a família para nós, qual é o seu valor e seu lugar na nossa vida. Família é apenas aquela tradicional? Ou pode ser toda a teia de vínculos que nos sustenta? Qual modelo ressoa mais com aquilo que somos?

Essa arte mostra como o eclipse total de 02 de julho parecerá do Observatório La Silla, no Chile. O sol estará bem baixo e, se houver céu claro, vários planetas e estrelas também estarão visíveis. Imagem de M. Druckmüller, P. Aniol, K. Delcourte, P. Horálek, L. Calçada/ESO – https://www.eso.org/public/images/eso1822b/, CC BY 4.0, Wikimedia Commons

Portanto, um eclipse ocorrendo nessa polaridade sinaliza um tempo de transformação e renovação na forma como vivenciamos todos esses princípios, pessoal e coletivamente. Como vivenciamos os arquétipos da Grande Mãe e do Grande Pai, seja de maneira muito pessoal e literal, indicando, inclusive a relação com nossos pais biológicos, até a vivência desse par parental em nível arquetípico e coletivo, ou seja, nossa relação com o Pai e a Mãe do Mundo. De forma bem ampla, sinaliza um tempo de refletirmos e transformarmos a maneira como enxergamos nossa pátria, a casa-mãe, a própria relação com a Mãe Terra e, consequentemente, também a forma de exercício do poder e hierarquia coletivos, ou seja, como entregamos o poder aos governos que gerenciam nossa pátria/nação. Então, há uma necessidade de mudança profunda na maneira de o poder governamental ser exercido no mundo e para cada país essa mudança é proposta numa área diferente, de acordo com a casa em que o eixo Câncer-Capricórnio está no mapa da nação em questão.

Jacob Smits Lente.jpg
By Jacob Smits, Pintor Holandês, 1855-1928 – Dominio Público/Wikimedia Commons

Como cuidamos de nossa nutrição pessoal, física, psicológica, emocional e como lidamos com nossas relações de interdependência também são temas importantes e o fato de o Nodo Norte (futuro/evolução) estar em Câncer sugere que o crescimento vem pela valorização e expressão do sentimento, de olharmos para nossa vulnerabilidade e sensibilidade de forma positiva, de nos permitirmos precisar dos outros e perceber que a família é uma base de sustentação necessária não apenas quando somos crianças, mas em toda a vida. O Nodo Sul em Capricórnio alerta para que não confundamos auto responsabilidade, autossuficiência e independência (material e/ou emocional) com frieza e endurecimento dos sentimentos ou excesso de defensividade e rigidez. O Nodo Sul em Capricórnio alerta ainda que a busca do poder pelo poder e a busca do controle motivada pelo medo ou insensibilidade devem ser questionadas. O poder patriarcal exercido com mão de ferro deve dar lugar a uma forma mais sensível e amorosa de exercer esse poder no mundo, especialmente quando consideramos a presença de Saturno e Plutão conjuntos ao Nodo Sul: “Saturno está sentado no Nodo Sul em Capricórnio e Plutão também está lá. Posicionados no ponto que simboliza o peso do passado e o poder do Patriarcado, os dois planetas estão gritando para nós para abraçarmos um modo totalmente novo de ser, um que traga a polaridade Masculina em harmonia com a Feminina”, diz Cal Garrison (1).

Será que estamos prontos para tal mudança? O problema é que os mesmos Saturno e Plutão conjuntos ao Nodo Sul também podem representar exatamente o apego excessivo às formas datadas e ultrapassadas de viver essa polaridade, tanto nas relações individuais/pessoais, quanto nas sociais e isso requer mais vigilância da nossa parte e mais disposição consciente para modelos novos e mais saudáveis de viver essas relações no mundo.


Lua Nova e Eclipse total do sol em Câncer: 2 de julho de 2019, Brasília, 16h16min.

E quais os temas deste eclipse, além desses já mencionados? Para saber desses temas, analisamos as condições gerais e configurações do mapa do eclipse. Primeiramente, os elementos Fogo (intuição) e Terra (sensação) estão em equilíbrio, mas há ênfase em Água (sensibilidade) e apenas Vênus como singletom em Ar, ou seja, é um mapa de sentimentos intensos (Sol-Lua em Cãncer), mas contidos (oposição a Saturno), em que a sensibilidade é exagerada e super enfatizada, ao mesmo tempo em que pode estar reprimida, enquanto a racionalidade fica comprometida. Considerando-se que num eclipse solar a consciência (Sol) é eclipsada pela sensibilidade (Lua), esta qualidade é potencializada enormemente pela ausência de Ar e isso requer de nós mais presença de espírito e atenção plena para não cairmos nos dramas sentimentais ou nos excessos emocionais – Câncer é regido pela Lua, que está em casa, muito dignificada. Positivamente, o excesso de Água nos empurra para o confronto direto com nosso lado mais instintual e irracional, com os aspectos mais profundos da nossa natureza. Excessos, aliás, é uma tendência, uma vez que Júpiter está numa formação de Locomotiva puxando este mapa, retrógrado e conjunto ao Ascendente em Sagitário no mapa de Brasília. Júpiter está retrógrado e conjunto ao ASC a partir da casa 12 – a justiça é um assunto focal nos próximos meses, mas está capenga e ocultada no mapa do Brasil.

Sol e Lua estão conjuntos ao Nodo Norte, indicando o início de um novo ciclo que nos empurra para o futuro e o futuro é o arquétipo da Grande Mãe (Câncer), naquilo que ela tem de mais benevolente. Contudo, além de se oporem ao Nodo Sul, Sol e Lua também se opõem a Saturno em Capricórnio, uma clara exortação a lidarmos com o passado no que ele tem de pior: o autoritarismo frio e desprovido de vida e de compaixão, a independência emocional usada como desculpa para o não-envolvimento, para a não-vinculação, tudo isso motivado pelo medo e pela necessidade de controle. A exortação dessa configuração é também para acharmos o necessário equilíbrio entre a amorosidade de Câncer e a saudável autoridade de Capricórnio. Os nodos lunares estão estacionários neste mapa, o que potencializa os ‘efeitos’ deste eclipse.

Marte, planeta da ação, acabou de entrar em Leão, signo onde ele se fortalece por ser do elemento Fogo e por favorecer a realização dos objetivos individuais. Mercúrio, planeta da mente e das comunicações, está bastante lento, pois se prepara para entrar em retrogradação no dia 07 de julho, a 05° de Leão. Essa posição de Mercúrio sugere que talvez os “efeitos” dos eclipses sejam um pouco retardados.

Obtemos uma informação mais refinada ainda quando olhamos os Pontos Médios: a Lua Nova está em quadratura ao PM entre Vênus e Plutão, o que aumenta a intensidade e a sobrecarga emocional, levando-nos a ver as situações de forma um tanto extremista, do tipo “tudo ou nada” nas situações em geral, mas principalmente nas relações afetivas. O Nodo Norte está em quadratura ao PM entre a Lua e Plutão requerendo cautela, porque aumenta a suscetibilidade a reações emocionais extremas, que podem perturbar os contatos e associações. E ainda: Saturno também quadra o PM entre a Lua e Plutão, levando a possíveis explosões emocionais que podem piorar as crises já existentes. Portanto, esses Pontos Médios aumentam a intensidade dos sentimentos e emoções e nos pedem mais serenidade e contenção no gerenciamento de possíveis crises. Poderíamos analisar outros Pontos Médios, mas isso ficaria longo por demais, por isso me ative aos Pontos Médios que envolvem a própria Lua Nova.

Série Saros Solar 127: 10 de outubro de 991 – Polo Norte

Este eclipse pertence à Série Saros Solar 127, iniciada em 19 de outubro do ano de 991 – uma série bastante “plutônica”. O mapa natal desta série traz Sol e Lua conjuntos a 22° de Libra (Relacionamentos) afastando-se da conjunção a Plutão, em oposição a Júpiter em Áries e quadratura a Marte em Capricórnio, formando uma T-Square Cardinal. Mercúrio e Vênus estão conjuntos em Escorpião, ambos quadrando Saturno em Aquário. É uma série que afeta diretamente os relacionamentos e parcerias de todos os tipos: há tensões exageradas e desfechos dramáticos nesta área.

Eclipse Solar da SS 127 de 21/06/2001 – Wikimedia Commons/Domínio Público: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=481692

Os Pontos Médios agregam mais informações: Plutão está no Ponto Médio entre a Lua Nova (Lua e Sol) e o Nodo Norte, indicando relações predestinadas/cármicas e jogos de poder nessas relações – talvez uma busca de poder pessoal que compromete a salubridade da relação em si.

É uma série que também nos diz que, para viver nossos propósitos maiores (Sol/Nodo Norte), é preciso confrontar nossa sombra e nos desprender de atitudes egoístas e do lixo do passado, sermos capazes de promover as transformações necessários, não importa a que preço (Plutão/Nodo Sul). A Lua Nova, por sua vez, está “sentada” no PM entre Mercúrio e Plutão e Júpiter está no PM entre Vênus e Plutão. Sobre esta série, Bernadette Brady diz que “esta é uma família de eclipses de excessos e exageros. Seu tema principal é notícias envolvendo jovens ou notícias que transformam as situações. Essas informações podem causar preocupações ou tornar a pessoa obcecada. O indivíduo pode querer empreender planos ou atividades grandiosas que podem ser positivos, desde que não se empolgue em demasia” (2). Portanto, é uma série bastante explosiva e dramática e vale a pena verificar se este mapa faz aspectos ao mapa natal individual, porque isso adiciona informações à interpretação dos “efeitos” do eclipse na vida pessoal, mesmo quando o eclipse atual não faz aspectos evidentes ao mapa natal.

Série Saros solar 127 no anel externo e mapa natal dos Estados Unidos da América no centro

Os últimos eventos/eclipses da Séries Saros 127 aconteceram nas seguintes datas: 21/06/2001; 11/06/1983; 30/05/1965; 20/05/1947; 09/05/1929; 28/04/1911. O leitor é convidado a pesquisar acontecimentos sociais significativos nesses períodos, assim como verificar o contexto de vida individual (os períodos que forem pertinentes) para ter uma noção de como o eclipse pode se manifestar em termos coletivos e pessoais. Esta série afeta de maneira direta, por exemplo, o mapa dos Estados Unidos: a Lua Nova da SS 127 está em quadratura a Mercúrio dos EUA, enquanto Plutão faz uma quadratura exata ao Sol, que também recebe oposição de Marte. Houve ocorrência de eclipses desta série em 2001, ano dos atentados de 11 de setembro. Estou dizendo que haverá outro atentado? Não necessariamente. Estou apenas sugerindo que o atentado pode ter sido manifestação também desta séries de eclipses, além de outras configurações que estavam ativas na época. Vale lembrar também que o feriado da Independência americana é no dia 04 de julho, ou seja, o eclipse do dia 02 ocorre em conjunção ao ao Sol do mapa natal dos EUA. Considerando-se que no eclipse solar a força maasculina está enfraquecida, particularmente as figuras de poder, o presidente daquele país pode enfrentar problemas nos próximos meses.

Wikimedia Commons – Reprodução

Esta série se repete a cada 18 anos e 11 dias e se intercala com a Série Saros Lunar 120, porque ambas ocorrem exatamente 9 anos e 5 dias uma da outra e, assim sendo, ambas têm eixos nodais reversos, a séries 127 tem NN em Libra e NS em Áries e na série 120 ocorre o oposto. As duas séries têm temas parecidos, visto seus mapas iniciais terem a mesma assinatura Áries-Libra.

Saturno e o Nodo Sul estão atualmente passando por cima do Marte desta série, a 17° de Capricórnio, que também está em quadratura a Plutão. Esta conjunção ativa a ferocidade disciplinada do Marte Capricorniano que, quando bem utilizada, pode funcionar como uma vontade de ferro para realizar algo notável. O Marte da SS 127 ativado assim destaca a necessidade de disciplinarmos nossa vontade e força executiva para fazer o que quer que tenhamos que fazer.

Série Saros 127 In Mundo

No mapa astrocartográfico da Série Saros 127 vemos as linhas de Sol e Lua no MC passando sobre o Brasil, No Fundo do Céu passam sobre a Austrália, no Ascendente sobre a Costa Oeste dos Estados Unidos e no Descendente cruzam a região do Oriente Médio e Costa Leste da África. Estas regiões são mais propensas a sentirem os efeitos da SS 127.

Linhas do eclipse de 02 de julho de 2019 – In Mundo

Já a Astrocartografia do eclipse atual mostra que as regiões mais afetadas são: região central dos EUA, Japão, Nova Zelândia e região do Pacífico, região oeste da África, Europa Central, Índia, Paquistão e Ásia Central.

O eclipse atual sobre o mapa natal do Brasil

Pessoas (e países, empresas, entidades) que têm planetas ou ângulos entre os graus 05 e 15 dos signos cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio) podem vivenciar manifestações mais intensas deste eclipse. E para termos pistas de como esse eclipse pode se manifestar em nossa vida, olhamos para as datas dos eventos anteriores da Série Saros 127 e também para as últimas vezes em que houve um eclipse ocorrendo no grau 10° de Câncer. As datas da SS 127 já mencionei acima e nem sempre os eclipses acionam os mesmos pontos, visto que a cada ciclo a série se desloca cerca de 10 graus para trás – neste caso, é mais efetivo fazer uma sinastria entre o mapa natal da série e o mapa pessoal. A última vez que tivemos um eclipse solar neste grau de Câncer foi em 01/07/2000 e a vez anterior foi em 01/07/1981. Também houve um eclipse lunar neste grau em 31/12/2009. No mapa do Brasil (Independência), por exemplo, o eclipse faz quadratura ao Quíron natal na casa 2 – o Brasil, aliás, estará vivendo um Retorno de Quíron em breve – e isso pode significar um golpe duro na economia e nos recursos do país.

Quer saber onde ocorre este e os próximos eclipses no seu mapa, que aspectos fazem e o que isso significa para você? Agende uma consulta! psicologica.astrologia@gmail.com

CC BY-SA 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=804785

O Símbolo Sabiano para o grau 11 de Câncer (10°37’) traz a imagem de “um palhaço imitando de forma caricata personalidades conhecidas”. Para o estudioso dos Símbolos Sabianos Dane Rudhyar, o tom principal deste símbolo é “o valor do humor ao se desenvolver a objetividade e a independência da mente”. Assim diz ele, ao analisar o símbolo: “O humor e a ironia são uma poderosa ferramenta para avaliar o valor das realidades socioculturais e, assim, libertar-se do glamour e do preconceito. O riso descondiciona e muitas vezes abre caminho para a percepção de que não precisamos ser impressionados indevidamente pelo que nossa tradição mais ou menos forçou sobre nossa consciência. O palhaço, é claro, é a manifestação mais popular desse desejo de rir, que parece ser uma característica tão básica da natureza humana. Caricatura e sátira são formas mais intelectuais da mesma necessidade de liberdade intelectual” (3). Rudhyar estressa assim, a necessidade de lidarmos com nossas crises com humor e leveza, de, mesmo em meio a situações aparentemente muito sérias, percebermos o valor de preservarmos o riso, porque compartilhar o riso é tão importante para estabelecer os vínculos quanto compartilhar o choro nos momentos de tragédia. A outra coisa que ele alerta é que nesta sequência do desenvolvimento da individualidade humana, o primeiro passo é catártico: a capacidade de rir, tanto de nós mesmos, nas nossas bizarrices e mesquinharias, quanto de situações aparentemente pomposas e personalidades muito incensadas – ou seja, a necessidade de não se levar as coisas excessivamente a sério e de quebrar um pouco a rigidez dos protocolos – lendária é a função do bobo da corte e, como diz o ditado, tem horas em que rir é o melhor remédio!

By Rick Dikeman at the English Wikipedia, CC BY-SA 3.0, Wikimedia Commons

Por outro lado, um palhaço nos lembra as máscaras sorridentes que muitas vezes usamos para esconder as dores e os dramas que vivenciamos internamente; o mascaramento dos sentimentos, porque temos que manter a “compostura social” ou porque queremos fazer cara e pose de fortes e resilientes. E aqui vale lembrar novamente que essa Lua Nova ocorre em Câncer, conjunta ao Nodo Norte, convidando a deixar cair as máscaras, expressar o que estamos sentindo de verdade e ainda ser capazes de rir de nós mesmos e do grande drama que estejamos vivendo, qualquer que seja ele. Rir das ironias da vida nos ajuda a perceber as lições que elas nos ensinam com maior facilidade. Muitas vezes é o humor que nos salva!

Então, juntando os temas da Série Saros 127, os temas do eclipse atual e o Símbolo Sabiano, em resumo temos:

  • um período de grandes turbulências sentimentais e emocionais, em que há propensão aos excessos e a extremismos;
  • uma necessidade de lidarmos com nossa sensibilidade e vulnerabilidade de maneira direta, responsável e madura, sem escamotear sentimentos, mas também sem resvalar em dramas intermináveis;
  • um confronto com nossos medos e ansiedades mais irracionais e insanos, com nossa necessidade de controle e dos mecanismos de defesa – que nascem desses medos – que nos impedem de criar vínculos verdadeiros;
  • a necessidade de rever nossa relação individual e coletiva com a Mãe e o Pai do Mundo, com os arquétipos do Masculino e do Feminino, buscando uma relação de mais harmonia e equilíbrio na forma como nos relacionamos com tais arquétipos;
  • o fim de um ciclo da nossa vida sentimental e o início de outro – que pode ser bastante positivo e catapultar a evolução da nossa alma, dependendo de como o utilizamos. É plantar novas sementes daquilo que mais queremos ver brotando!
  • oportunidade de honrar mais nossos sentimentos e confiar mais naquilo que eles nos dizem e assim transformar nossas relações no sentido de serem mais nutritivas e verdadeiras.
  • oportunidades de criarmos vida nova e construirmos novos empreendimentos, desde que mantenhamos os pés no chão e não nos deixemos levar pela euforia e empolgação exagerada;
  • rir é o melhor remédio – em situações de crise, é importante manter a perspectiva e o bom humor; é importante rir de nós mesmos e das ironias com que a vida, muitas vezes, nos “presenteia”. Isso salva nossa sanidade.

Períodos de eclipses já são naturalmente tensos e são épocas em que as coisas tendem a sair de controle – é a vida nos mostrando que nós não controlamos nada fora de nós, controlamos apenas nossas próprias reações ao que acontece fora – portanto, ganhamos muito se nos mantemos centrados e serenos durante essas semanas (também teremos um eclipse lunar no dia 16/07). Para isso, recomendo sempre que se recorra a todos os recursos que nos ajudam a permanecer serenos, conscientes e equilibrados: meditação, florais, yoga, técnicas diversas de respiração, exercícios de enraizamento, atividade física moderada que ajude a canalizar a energia, bom humor!

Como você pode tirar melhor proveito deste eclipse? Primeiro, verifique em qual casa está o grau 10 do signo de Câncer (você pode levantar seu mapa natal aqui). Olhe no texto sobre eclipses, cujo link está no início deste artigo, o significado por casa. Veja que mudanças você pode fazer, o que precisa ser finalizado, encerrado, para que você se libere para começar uma fase nova, completamente revigorada/o e com novo ímpeto! Enfrente os medos que porventura estejam lhe rondando e cogite: o que poderia acontecer de pior? Há algo que você possa fazer para evitar isso? Então faça! Há quem possa ajudar? Busque ajuda! Não há nada que você possa fazer? Relaxe e ore, entregue seus temores ao Divino. Faça o melhor dentro daquilo que está ao seu alcance e o que você não controla, não faz mesmo sentido se preocupar por antecipação, além disso, felizmente, a grande maioria dos nossos medos nunca chega a se realizar! Câncer também favorece a convivência familiar e este é um período em que podemos refletir sobre como podemos melhorar essas relações, como renovar esses vínculos tão importantes para nós. De resto, é estar aberto às mudanças necessárias e ser flexível, fluir com a vida!

Onde você estiver, eu desejo uma linda Lua Nova e um excelente eclipse! Que nos tragam oportunidades de transformações positivas!

Крестьянин играет с ребенком XIX.jpg
By А.Е. Мартынов – http://historydoc.edu.ru/catalog.asp?cat_ob_no=12196&ob_no=15064, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=31309183

Abaixo você vê um pdf (em inglês) com instruções da Nasa para melhor ver o eclipse:

(1) Cal Garrison:
http://www.calgarrison.com/weekly-horoscopes.html

(2) Bernadette Brady – The Eagle and the Lark – Predictive Astrology – San Francisco, Weiser Books.

(3) Dane Rudhyar:
http://www.mindfire.ca/An%20Astrological%20Mandala/An%20Astrological%20Mandala%20-%20Cancer%201-15.htm

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

4 thoughts on “Lua Nova e Eclipse Solar em Câncer – A Mãe e o Pai do Mundo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!