Lua Nova em Peixes – Mysterium Coniunctio

Rosarium Philosophorum II, 16_ Jhdt

11 março 2013

A Lua Nova de hoje, nas águas urobóricas de Peixes, remete-nos à SOLUTIO, um dos quatro mais importante estágios da Opus Alquímica.

A Opus Alquímica simboliza o processo de individuação. Ela tem quatro procedimentos principais (e alguns outros secundários), ligados aos quatro elementos: Calcinatio, relacionada ao Fogo, Marte e Plutão; Coagulatio, associada ao elemento Terra e Saturno;  Sublimatio, relacionada ao Ar,  Mercúrio e Urano;  e SOLUTIO, ligada à Água e a Netuno.

A Solutio é representada na Alquimia pelo Mysterium Coniunctio, o Casamento Sagrado, em que o Rei e a Rainha copulam sob a água, tornando-se um único ser, um hermafrodita, que representa a união entre os opostos e que aparece morto na sequencia de imagens alquímicas.  Isso porque na Solutio, o impulso de fusão é muito poderoso, deixamos de ser nós mesmos para sermos um com a pessoa amada, os limites deixam de existir, a identidade individual deixa de existir. Há um forte sentimento de  desamparo e vulnerabilidade diante do outro, além de profunda dependência.

Rosarium_11_fermentatio

Isso parece familiar? Sim, a Solutio é frequentemente experimentada através dos relacionamentos amorosos, especialmente na primeira fase, em que estamos perdidamente apaixonados e vemos nosso melhor reflexo nos olhos do ser amado. Ele/ela é perfeito/a e o mundo é cor de rosa. A sensação de unidade com a vida é incrível e sentimos como se estivéssemos no Paraíso.

O nascimento de filhos também pode trazer a experiência da Solutio: “Para muitas mulheres a Solutio ocorre no nascimento de um filho, pois naquele momento fica-se nas mãos da Natureza… Muitas vezes é possível amar a um filho de uma maneira difícil de manifestar-se em relação a um adulto,devido á nossa resposta empática ao desamparo da da criança” (1). E para outras pessoas, pode ocorrer através da relação terapêutica:

“A Solutio equivale à transformação de um sólido em um líquido, significando o retorno da matéria ao seu estado indiferenciado, a prima matéria. Na psicoterapia traduz-se pela dissolução de aspectos fixos da personalidade, através do processo analítico, que examina os conteúdos do inconsciente e questiona as atitudes do ego”. (2)

diss3

Porém, há ainda outra imagem relacionada à Solutio, e que é bem menos agradável de se olhar: a morte do Velho Rei por afogamento. Muitas vezes vivenciamos esse estágio em momentos de profunda crise, em que parece que chão fugiu sob nossos pés,  tudo o que tínhamos como certo e sólido não existe mais, e sentimo-nos à deriva no mar bravio. Então experimentamos desamparo e impotência profundos, sensação de confusão e de estar perdido,  e mesmo uma sensação de morte, nesse caso, uma morte por afogamento. Isso acontece quando nos tornamos rígidos demais,  com personalidades unilaterais e identificadas com coisas exteriores, talvez já obsoletas e que impedem o próprio desenvolvimento. Então se antes nos sentíamos fortes e poderosos, decididos e determinados, seguindo um rumo claro na vida, talvez nos peguemos desiludidos, inseguros, impotentes, vulneráveis e dependentes (talvez até financeiramente) de uma maneira inusitada.

Para algumas pessoas a Solutio, a dissolvição, é bem vinda e não se opõe resistência a ela. É o caso de pessoas com forte ênfase em Peixes ou com Netuno forte no mapa. Mas para indivíduos muito terrosos ou Saturninos, a Solutio é apavorante, pois destrói os limites e as estruturas rígidas do ego. A sensação de perda é muito comum, assim como a depressão.

Seja como for, é importante perceber que isso faz parte de um processo, necessário para a personalidade e para o Self, por mais doloroso que talvez seja de ser vivenciado. “É exigida uma profunda confiança naquilo que não pode ser visto pela consciência racional. Em algum ponto é necessário submeter-se ao que é maior, e a submissão não significa humilhação; ela implica aceitação da vontade de Deus – os ensinamentos reli

giosos giram em torno desse tema da aceitação da vontade de Deus”. Aqui vale colocar que a Solutio também é experimentada muitas vezes como extase religioso e a imagem que se segue à morte por afogamento é a ressurreição.

Com a Solutio é preciso abrir mão do controle e permitir-se a experiência do desamparo. Permitir que a Água faça a limpeza tão necessária, para que fiquemos puros novamente, “alvos como a neve”. Quando possível, a pessoa pode recorrer à psicoterapia para ajudá-la a atravessar esse mar de dissolvição. Embora nunca haja garantias dos resultados, a melhor maneira ainda é confiar no próprio processo, no Self, e em ultima instância, em Deus, qualquer que seja a face que ele tenha para a o indivíduo, pois afinal, a Opus Alquímica é Deo Concedente, ou seja, o alquimista não pode forçar os estágios, pois tanto ele quanto a Opus dependem da vontade de Deus.

 

Lua Nova em Peixes 2013

1 e 3 – Greene, Liz – O Simbolismo Alquímico no Horóscopo, em A dinâmica do Inconsciente

2 – A Opus Alquímica – Clinicapsique.com (não há referência de autor).

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

0 thoughts on “Lua Nova em Peixes – Mysterium Coniunctio

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!