Disparos Localizados: Marte Rétrogrado no Brasil e no Mundo

Este é o segundo artigo de uma série de quatro sobre o papel de Marte como disparador das configurações mais quentes de 2022. O primeiro foi introdutório, mais focado na Astrologia Natal/Individual. Você pode encontrá-lo aqui. O terceiro artigo é sobre o Ciclo de Marte em 2022.

Para relembrar o que já havia trazido no primeiro artigo, na Astrologia Mundial, “em nível arquetípico, Marte também representa a necessidade coletiva de uma nação de ter inimigos e de se expressar agressivamente. Também mostra o que ajuda uma sociedade a crescer e se afirmar. Pode funcionar divisivamente e mostrar a violência interna, dos atos sociais e criminais, aos motins e rebeliões”, dizem Campion, Baigent e Harvey, no livro Mundane Astrology (1), com tradução livre minha. Além desses significados gerais nos mapas de países, Marte também é um disparador ou ativador de configurações cíclicas que se formam entre os planetas lentos. Por isso seus movimentos pelo zodíaco e por declinações são cuidadosamente observados pelos astrólogos de Astrologia Mundial.

Entenda a dinâmica psicológica da retrogradação de Marte, especialmente na Astrologia Natal com este artigo.

Marte retrograda em Gêmeos de 30 de outubro de 2022 até 12 de janeiro de 2023. Retorna de 25°36’ a 08°07’ de Gêmeos, fazendo quadratura a Netuno em Peixes, trígono a Saturno em Aquário e recebendo trígono amplo de Mercúrio, seu dispositor, já em Escorpião. A última vez que Marte retrogradou por Gêmeos foi entre 19 de outubro de 1990 até 1° de janeiro de 1991; voltou de 14°33 de Gêmeos até 27°45 de Touro. É importante olhar onde temos Gêmeos no nosso mapa pessoal e nos mapas de países ou chefes de estado e checar o que ocorria na época. Viveremos as mesmas coisas? É claro que não! Não somos os mesmos, nem o mundo o é – a Astrologia estuda ciclos e eles não são meramente circulares, repetidos ad aeternum, eles funcionam em espiral – não se repetem de maneira igual. Tendo dito isto, se Marte retrograda pela mesma casa daquele período, poderá ativar temas parecidos, de maneiras diferentes desta vez.

Quer saber o que a retrogradação de Marte pode significar no seu mapa, que aspectos fará e os impactos que isso pode ter na sua vida prática? Agende uma consulta: psicologica.astrologia@gmail.com – vamos escutar com audácia atenciosa o que esse Marte tem a dizer para VOCÊ?

De 1990 para 2022 são 32 anos. Nunca parei para estudar profundamente a ordem cíclica de retrogradação de Marte para compreender sua periodicidade – está na minha lista! – mas sei que estas retrogradações não são regulares como ocorre com Vênus, por exemplo, que cria uma estrela de cinco pontas retrogrando ao longo de décadas sempre pelos mesmos signos. O que é bastante visível, no caso de Marte, é que ele vai, de fato, percorrendo o Zodíaco, signo a signo, a cada retrogradação, numa espiral crescente, mas não necessariamente regular em termos de tempo.

Vale a pena recordarmos como estava o mundo em 1990/1991 – você se lembra como estava sua vida? (Eu jamais poderia esquecer! Eu lembro de assistir à queda do Muro de Berlim pela TV, assim como lembro da queda das Torres Gêmeas!). O fim da década de 1980 e início dos anos 1990 foram inesquecíveis para a história do mundo! Vou trazer abaixo o mapa do estacionamento de Marte, lá naquele 20 de outubro:

Marte retrógrado – Brasília, 20 de outubro de 1990.

O que mais chama a atenção, é claro, é a tríplie conjunção de Urano-Netuno-Saturno em Capricórnio, Saturno em orbe de oposição a Quíron em Câncer. O que se passava no período?

O início da década de 1990 foi tão revolucionário que ficaríamos aqui um tempão relembrando tudo o que estava acontecendo, mas, só para termos noção de alguns poucos fatos, uma pesquisa rápida na Wikipedia traz: o Leste Europeu está em grande convulsão, a União Soviética se esfacelando gradualmente, com estados diversos declarando independência; consequente à queda do Muro de Berlim (1989), as duas Alemanhas são reunificadas; Kwait anexado ao Iraque; Hubble lançado ao espaço; Tatcher renuncia ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido; Mandela é libertado depois de 27 anos preso; invasão estadunidense no Panamá; McDonald chega a Moscou e China; confrontos na Caxemira; a world wide web começa a ser desenhada por por Tim Berners-Lee (embora só viesse a emplacar mesmo a partir de 1992); o termo globalização e seus signiicados ainda difusos vão ficando mais comuns; homossexualidade deixa de ser classificada como doença pela OMS; no Brasil Collor assume a presidência e confisca a poupança dos brasileiros; é criado o Estatuto da Criança e do Adolescente… Entre muitas outras coisas!

Não estou associando estes fatos à retrogradação de Marte do período, daquele ou do atual, isto é apenas uma contextualização. A convulsão social da época devia-se, isso sim, à conjunção Saturno-Urano em Sagitário em 1988 – a dita-cuja que está agora na quadratura decrescente! – seguida da tríplice conjunção de Saturno-Urano-Netuno nos anos seguintes. Marte é apenas um disparador dentro deste contexto maior, mas vale fazermos uma análise de como todos esses temas se desenvolveram ao longo dessas três décadas.

A semelhança com o perído atual é que também vivemos um tempo extremado e convulsivo, sinalizado por outra tríplice conjunção, desta vez entre Júpiter-Saturno-Plutão, em 2020 – não, não acabou, só começou! – seguida da quadratura decrescente entre Saturno e Urano, que sinaliza o começo do fim daquele ciclo lá de 1988. Uma nova conjunção entre Saturno e Urano acontecerá em 2032, em Gêmeos! Então, 32 anos depois estamos novamente às voltas com grandes mudanças coletivas, desta vez, diferentemente de 1990, num clima de apreensão, incerteza e nada esperançoso – eu me lembro como ficamos animados e esperançosos com a queda do Muro de Berlim, o fim da Guerra Fria, etc. Foi um tempo bastante utópico. Agora, vivemos um tempo de trevas, com a extrema direita e o fascismo ganhando força pelo mundo, jogos midiáticos alienando as populações daquilo que realmente importa, guerras híbridas, negação da ciência… um tempo pouco auspicioso realmente. Onde vamos parar? Não sabemos ainda. Mas o levante no Irã, apesar da grande violência, traz algum alento!

Marte em Gêmeos

O signo de Gêmeos trata do pensamento, da linguagem, das formas diversas de comunicação – inclusive para além do humano – da locomoção e movimentação pelos espaços e pelo mundo, daí a associação também com transportes e meios de locomoção; processos mentais, intelectuais; troca, comércio, mercados, negociações diversas. Marte é o planeta que simboliza a capacidade de afirmação e ação, no plano individual ou coletivo.

De modo bastante geral, a retrogradação de Marte, o planeta da ação, por Gêmeos pode implicar a necessidade de revermos a forma como pensamos as sociedades, como usamos a linguagem, a comunicação e os meios midiáticos para efetuar nossas conquistas no mundo – no caso de nações, como a boa e velha propaganda é usada para dividir e conquistar ou, para seduzir, convencer e conseguir aliados (com a providencial eloquencia mercurial); como informação, comunicação e mídia podem ser usadas como verdadeiras máquinas de guerra. Como estradas, ferrovias e transportes também são utilizados para chegar ao inimigo. Então, de forma muito global, Marte retrogradando por Gêmeos – quadrando Netuno – nos convida a repensar os usos da comunicação para informar ou confundir; para dividir ou construir alianças. Nossa linguagem nos une ou nos separa? Marte retrógrado em Gêmeos quadrando Netuno pode bem ser traduzido pela Guerra da Informação, ou, para usar um termo da moda: Guerra das Narrativas – ganha quem tiver melhor habilidade de usar a informação e se ela é verdadeira ou não, é um mero detalhe neste caso.

Gêmeos é signo de ar – a informação é assunto do elemento ar. Netuno é planeta de natureza aquática e tem a ver com drogas, gases, produtos petrolíferos, mares, grandes águas. Marte-Netuno nesta equação podem indicar também situações ou incidentes envolvendo gases tóxicos e/ou explosivos; eventos climáticos como tufões, furacões ou grandes tempestades.

Devido à associação de Gêmeos com comércio e mercados, este movimento também pode sugerir práticas de vendas e acordos comercias sendo revistos, especialmente aqueles mais agressivos.

E o Brasil com isso?

Mapa da Independência do Brasil: São Paulo, 21 de abril de 1822, 16:08

O Brasil não tem Marte em Gêmeos, mas tem Marte em oposição a Saturno no eixo de casas 3 e 9 – eixo relacionado exatamente à educação, meios de comunicação, transportes, etc. E esta oposição super tensa, num eixo de signos fixos, é um indicadores de como esses assuntos são travados no Brasil. A retrogradação de Marte é particularmente explosiva no mapa da Independência do Brasil, pois irá acionar novamente a corrente oposição que Netuno em trânsito faz ao Mercúrio natal do Brasil, a 23° de Virgem – Marte retrograda formando uma Cruz T com os dois, aspectos nada auspiciosos nos tempos que vivemos e para o processo eleitoral pelo qual passa o Brasil, já bastante polarizado, inflamado e violento!

No centro: mapa da Independência; no anel externo: trânsitos para 30/10/2022, 10:25 da manhã.

O Mercúrio da Independência está a 23°45’ de Virgem e vem recebendo oposição de Netuno desde meados de 2019, com aspectos exatos entre 2021 e 2022 – a oposição só perderá força a partir do início de 2024. Mercúrio no mapa de um país representa “os sistemas nervoso e intelectual da sociedade e toda a sua manifestação através da educação, literatura, comunicação postal, movimentos e tendências intelectuais, escolas e comércio” (1). Representa todos os meios de comunicação, falada, escrita, ouvida e as ferramentas que potencializam essa comunicação. A comunicação entre governos, autoridades e os cidadãos, anúncios políticos e oficiais, eventos midiáticos, jornalísticos, assim como a atuação da imprensa em geral. Ao receber a oposição de Netuno, todos esses assuntos entram em funcionamento nebuloso, sujeito a muita confusão, erros, malogros, contaminações diversas. A comunicação torna-se insegura e duvidosa e mais do que nunca favorável a todo o tipo de manipulação e induções de interesses inescrupulosos. Obviamente, esse é o aspecto por excelência para todo tipo de distorção da informação, proposital ou não, e para proliferação das famigeradas Fake News! Lembra das Guerras de Narrativas? Estão a todo vapor!

Não menos importante é o fato de que Marte retrogradará até o grau 8° de Gêmeos e faz três quadraturas a Mercúrio e ao Sol do Brasil – aumento da incerteza, desolação, senso de sacrifício, dificuldades diversas – estacionando a dois graus da conjunção Lua-Júpiter a 6° de Gêmeos, na Casa 4 da Independência, em 12 de janeiro – quem quer que assuma o governo enfrentará forte oposição, em meio a muita confusão, logo que assumir o poder em janeiro! No mesmo período, Mercúrio, regente de Gêmeos, estará transitando retrógrado por Capricórnio e estacionará em 17 de janeiro em quincôncio partil a Marte, seu regido, e à conjunção Lua-Júpiter do Brasil. Esses trânsitos são rápidos e normalmente não se dá tanta atenção a eles, mas neste caso são disparadores adicionam lenha à fogueira já fora de controle!

Estados Unidos da América – Filadélfia, 04 de julho de 1776, 17:10

Quem também está na berlinda com esta retrogradação são os Estados Unidos da América! No mapa da Independência, os Estados Unidos têm Marte em Gêmeos, o que indica que estarão vivendo um Retorno de Marte bem prolongado nos próximos meses, justamente no meio do processo eleitoral estadunidense – também como no Brasil! Marte está na casa 7 (relações, parcerias e inimigos – será por que eles são tão belicosos?), em quadratura de um grau a Netuno em Virgem na Casa 9/Meio do Céu. Por essa configuração a gente percebe que, além do impulso de dominação e da ânsia de se apossarem das riquezas de outros países (Sol entrando na Casa 8), Marte-Netuno entre as casas 7 e MC adiciona a auto atribuição de “Polícia do Mundo” – eleita por ninguém que não eles mesmos, diga-se de passagem – se colocam como salvadores, um papel que esconde outros interesses – cortina de fumaça é pouco pra isso!

No centro: Estados Unidos da América – Filadélfia, 04 de julho de 1776, 17:10; anel externo: trânsitos para 30/10/2022, 10:26

Pois bem, assim como o Mercúrio do Brasil atualmente recebe a oposição de Netuno em Peixes, os Estados Unidos vivem uma oposição Netuno-Netuno (ocorre por volta dos 82 anos de idade) que forma uma Cruz-T com o Marte natal – ou seja, Netuno passa pelo fundo do Céu, se opõe ao Netuno natal e simultaneamente quadra o Marte natal. Isso somado ao Retorno de Plutão que também já está acontecendo! Definitivamente não é um tempo fácil para o Tio Sam! Será que vão provar do próprio remédio, para variar? Estão precisando de um salvador? Chama a polícia! A grande confusão interna sugerida por Netuno, mais a crise econômica severa sugerida pelo Retorno de Plutão na Casa 2 pode deixá-los disparando para todo lado – literalmente! Aquela provocação da visita da presidente da Câmara a Taiwan foi uma demonstração de força, de muita arrogância, que geralmente se vê em situações meio desesperadas.

Com Netuno se aproximando do Fundo do Céu, EUA já vêm enfrentando problemas com enchentes – tufões, furacões e tornados são comuns por lá em certas épocas do ano – e tais problemas podem aumentar nos próximos anos. Além disso, EUA têm o padrão trágico de tiroteios em escolas – marca associada a Marte (violência) relacionada com jovens e escolas (Gêmeos) e houve um aumento considerável dessas tragédias neste ano. Infelizmente isso também pode piorar nos próximos meses. As eleições norte-americanas também terão sua porção de drama, fake news, cortinas de fumaça e afins… Afinal, não é de lá o Steve Bannon (que aliás está preso!)? Será um pleito bastante confuso e muito agressivo.

Esse Marte também vai retrogradar passando por cima do Sol de Donald Trump, a 22° de Gêmeos, e em oposição à sua Lua em Sagitário. Tem uma investigação em andamento sobre o ataque do Capitólio no ano passado! Será que o Trump se livra dessa? Talvez Trump seja enquadrado por esse e outros pecados da sua administração – tem investigações também a respeito de possíveis fraudes eleitorais.

A retrogradação no mundo

Astrocartografia da retrogradação de Marte: 30/10/2022, 13:26, horário de Greenwich, UK. Círculos vermelhos destacam linhas de Marte, Netuno e Júpiter; círculos laranja destacam linhas de Saturno-Urano.

É sempre útil olhar o mapa astrocartográfico dessas configurações e movimentos importantes e eu vou me concentrar nas linhas de Marte-Netuno e ainda na configuração Saturno-Urano, que está se finalizando com pompa e circunstância! No caso de Saturno e Urano, os parans ou cruzamentos das linhas destes dois planetas correspondem à quadratura In Mundo e esse cruzamento é sentido ao longo dos 360 graus das latitude onde ocorrem. Essas latitudes são: 20°48′ ao Norte e ao Sul; 21°01′, ao Norte e ao Sul – praticamente a mesma latitude em graus.

O que vemos no mapa astrocartográfico? Onde a configuração Marte-Netuno terá maior impacto? A-ha!

A linha de Marte no Meio do Céu, uma das mais importantes, devido à “visibilidade” máxima de Marte, desce do Alasca, passando exatamente sobre o arquipélago do Havaí, cruzando com a linha de Netuno no Descendente ao Sul do Pacífico. No mapa astrocartográfico do eclipse solar de 25 de outubro também há forte ênfase nesta região, pois há o cruzamento de linhas de Saturno-Urano e ainda do eixo nodal na mesma área – a linha de Marte cinco dias depois pode funcionar como disparador – neste mapa atual Saturno-Urano estão mais a oeste. E mais: o eclipse do dia oito de novembro será visível principalmente nesta região. Em 2021 houve ocorrência de terremoto de 6,2 na escala Richter na região, porém, como foi a grande profundidade, não desencadeou tsunamis. Também em 2021 o vulcão Kilauea entrou em erupção – a linha de Marte no Meio do Céu passa exatamente em cima da área do vulcão. Provavelmente ouviremos falar bastante sobre o Havaí e o Pacífico nas próximas semanas – as possibilidades envolvem acidentes marítimos, contaminações, derramamentos de óleo e cataclismos como tsunamis ou erupções vulcânicas. Isso também depende de como essas configurações todas (Marte, Saturno-Urano, eclipses etc. ocorrem nos mapas astrológicos da região). 

No mapa abaixo também vemos as linhas de Saturno no Fundo do Céu cruzando com a linha de Urano Descendente exatamente sobre o México, na região que tem sido literalmente sacudida por terremotos frequentes desde setembro – um maior em 22 de setembro e outros menores nos últimos dias. Talvez esta região continue “movimentada”.

Saturno no Fundo do Céu passa pela região central dos EUA, cruzando apenas com linhas do eixo nodal. Netuno no fundo do Céu passa na Costa Leste, ainda imprimindo a marca de confusão “dentro de casa” – ou mesmo sinaliando inundações.

Marte está no Fundo do Céu (assuntos nacionais/domésticos/terra) descendo da Finlândia, leste da Europa, Egito e região central da África, até a África do Sul. Neste caminho, passa sobre o Oeste da Ucrânia, enquanto a linha de Netuno no Ascendente (imagem) passa exata sobre São Petersburgo, na Rússia – aliás, na Rússia, um pouco abaixo de São Petersburgo, vemos um triplo cruzamento explosivo das linhas de Júpiter, Quíron e Juno, com Netuno passando bem perto também. Pela linha de Marte no Fundo do Céu (assuntos domésticos e nacionais), estando ele retrógrado, supõe-se que algum acontecimento na região Oeste da Ucrânia e Rússia fará a guerra ser revista – o que não quer dizer que será finalizada, poderá até mesmo recrudescer! Vou falar mais sobre isto em outro artigo.

Astrocartografia de Marte retrógrado no Leste Europeu – A linha de Marte no MC passa pelo oeste da Ucrânia.

Marte Ascendendo se desloca do norte da Finlândia e Rússia, passa sobre a China e cruza com a linha de Netuno no Meio do Céu exatamente sobre a ilha principal da Indonésia. A linha de Júpiter no Meio do Céu passa sobre Taiwan, uma região que tem atraído bastante atenção nos últimos tempos devido às tensões com a China. As linhas de Saturno e Urano no mapa do eclipse de 25 de outubro estão sobre a região da Indonésia, além das linhas de Sol e Lua no Descendente. No presente mapa, as linhas de Marte e Júpiter descem pelo oeste da Austrália.

Astrocartografia de Marte retrógrado pela Ásia. Ao centro os círculos vermelhos destacam as linhas de Marte, Netuno e Júpiter. Ao oeste, o cruzamento de Saturno e Urano no Oceano Índico. À direita, ao Leste, Marte MC sobre o havaí.

Na América do Sul teremos as linhas de Marte Descendente pelo extremo Oeste do Brasil, cruzando com a linha de Netuno no Fundo do Céu, exatamente em cima do Rio Solimões. Acidentes fluviais, contaminações, inundações ou eventos similares poderão ocorrer nesta região. Estas linhas também estão passando próximas ao Vale do Javari, onde o indigenista Bruno Peireira e o jornalista Dom Philipe foram mortos há poucos meses. Já Saturno Ascendente cruza com Urano no Fundo do Céu no Atlântico Sul, a meio caminho entre Brasil e África.

Astrocartografia de Marte retrógrado sobre a América do Sul

Não podemos afirmar que necessariamente todas essas regiões terão graves problemas devido à retrogradação de Marte em quadratura a Netuno, porém, como já dito acima, dependendo de como as configurações atuais ocorrem nos mapas natais de países/estados, estas regiões ficam, de fato, mais sujeitas a vivenciarem crises de natureza de Marte-Netuno: acidentes aquáticos/marítimos, possíveis naufrágios, contaminações da água, cataclismos como tufões/furacões ou mesmo inundações e tsunamis. Se tais regiões já enfrentam algum tipo de crise, Marte funcionará como um agravador, seus disparos sendo localizados ou mirando tais regiões.

Abaixo o mapa mundi novamente, desta vez com os parans de Marte-Netuno (02°38′ ao Norte e ao Sul; e 16°45′, ao Norte e ao Sul) e Saturno-Urano (21°01 ao Norte e ao Sul; e 20°48′, também ao Norte e ao Sul). Essas latitudes dos parans de Saturno e Urano ao Sul passam sobre o litoral do Espírito Santo no Brasil e região de Minas Gerais, onde também houve estado de alerta sobre barragens recentemente, em Santa Bárbara (latitude 19°58′). Esperemos que não passe disso. As linhas que representam os parans são as linhas retas horizontais em amarelo.

Astrocartografia de Marte retrógrado com os parans de Marrte-Netuno e Saturno-Urano em linhas amarelas.

NOTA – Devido ao movimento de rotação da Terra, ao longo de 24 horas todos os planetas se encontrarão, em algum momento do dia, nos pontos de ascenção, ocaso, culminação e anti-culminação em todas as regiões. O que torna esta marcação do mapa em questão especial, é o fato de ser um mapa de uma configuração significativa, que congela as posições planetárias nessas regiões, por determinado período de tempo.

Até segunda trarei o artigo sobre o ciclo de Marte de 2022.

(1) BAIGENT, Michael; CAMPION, Nicholas; HARVEY, Charles – MUNDANE ASTROLOGY – London, UK, Thorsons, 1992

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

2 thoughts on “Disparos Localizados: Marte Rétrogrado no Brasil e no Mundo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!