Super Lua – Perigeu da Lua

396611_381038291977324_152559812_n
Imagem do site natezeman.com

Super Lua – Perigeu da Lua. Por que é tão especial?

Chama-se Super Lua a Lua Cheia que ocorre na ocasião em que a Lua está no perigeu, ou seja no seu ponto mais próximo da Terra. Filbey e Filbey dizem no livro Astronomy for Astrologers: “como a aparente órbita da Lua ao redor da Terra descreve uma elipse,a distância da Lua em relação à Terra, assim como a velocidade, variam diariamente. No Perigeu o movimento da Lua é mais rápido enquanto no Apogeu é mais lento” (1). Isso quer dizer que uma vez por mês a Lua passa pelo Perigeu e uma vez por mês temos Lua Cheia, mas nem sempre esses momentos coincidem entre si.

nearside of the moon
The nearside of the moon. Photo by the Lunar Reconnaissance Orbiter Camera.

Porém no domingo 23 de Junho, A Lua Cheia em Capricórnio ocorre no Perigeu, além disso estará 10% mais próxima da Terra do que um Perigeu normal, e conseqüentemente, 12% maior, de acordo com Michelle Thaller, uma astrônoma do Centro Espacial Goddard, da Nasa (citada pelo site pbs.newshour.org).  Ela argumenta que a alteração é mínima e que não é realmente possível perceber a diferença, que o olho humano não consegue captá-la.

Pois é, astrônomos são cientistas cartesianos e esquecem que o ser humano é mais do que somente olho e cérebro. Esquecem que o ser humano tem alma e sensibilidade e que independente de o olho humano captar ou não uma Super Lua, ela com certeza será sentida e seus efeitos se manifestarão de forma sutil, mas poderosa.  Esquecem o fascínio e o impacto que a Lua sempre exerceu sobre a vida na Terra.

Essa Super Lua com certeza adicionará energia à tensão atual no Brasil, pois lunações, especialmente a Lua Cheia, funcionam como gatilhos para aquilo já está cozinhando em fogo lento.

supermoon
Imagem tirada do site astropt.org

Tensões á parte, com certeza será uma noite belíssima se o céu estiver limpo.  A Lua estará ainda mais mágica e fascinante.

Não perca o espetáculo!

1 – John Filbey and Peter Filbey – Astronomy for Astrologers, 1984

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!