Lua Cheia em Capricórnio: O Grand Finale

lua-cheia-wallpaperA Lua Cheia deste sábado (12 de julho de 2014, 08h25min, Brasília) convida-nos a valorizar trabalho, responsabilidade, perseverança, paciência, estratégia, disciplina, tudo isso tendo em vista objetivos de longo prazo e realizações que resistam ao tempo e que favoreçam à sociedade e não só ao indivíduo. Convida-nos também a encontrar um ponto de equilíbrio entre nossas ambições pessoais mundanas e de carreira e a vivência mais subjetiva da vida emocional e afetiva. Além disso, ela traz o Grand Finale da Grande Cruz Cardinal. Com Marte entrando em Escorpião e Júpiter em Leão, a Grande Cruz se desfaz definitivamente, tornando-se, apenas de vez em quando uma T-Square quando a Lua passar ou por Libra ou por Câncer, mas já não será a mesma coisa.

Esta Grande Cruz estava operante e ativa na Lua Nova de Capricórnio em 1° de janeiro de 2014. E agora está ativa de novo nesta Lua Cheia, também de Capricórnio. E como a Lua Cheia é sempre um ponto de culminância, ela vem representar a culminação desse período tão turbulento e tão rico em crises e em oportunidades de crescimento. É hora de começar a colher os frutos das mudanças planejadas lá em janeiro – se é que elas foram implementadas –  e olhar o presente e o futuro que se desenham à nossa frente. É tempo de focar no trabalho, nas ambições e nas estratégias para alcançá-las (Capricórnio), sem esquecer do necessário equilíbrio com os assuntos da vida privada, da família, dos afetos, do coração (Câncer). 

trabalho árduo

Como eu dizia no post de segunda, os deuses devem ser mesmo muito generosos, ou muito irônicos para nos dar repetidas chances de fazer o que tem que ser feito. Eles não desistem nunca de nós. E nós, desistimos? É uma das perguntas da Grande Cruz. Com o eixo indivíduo (Áries), família (Câncer) parcerias/casamento (Libra) e sociedade (Capricórnio) implicados, mais Urano e Plutão, é obrigatório lembrar que quaisquer que sejam essas mudanças que almejamos tanto em nossa vida, elas precisam e devem ultrapassar a esfera individual. Nada de querer sombra e água fresca só para mim enquanto milhões vivem em condições sub-humanas, enquanto tantos outros são explorados, enquanto o planeta é depredado. É preciso trazer à tona não só o melhor de nossa resiliência, mas principalmente a nossa melhor boa fé. A conjunção Marte com o Nodo Norte aponta que o destino e solução passa mesmo pela humildade, pela boa vontade, pelo equilíbrio, pela diplomacia e pela negociação baseada no ganha-ganha. 

A Lua ocorre no grau 20 de Capricórnio e, além de opor-se ao Sol em Câncer, faz uma conjunção ampla com Plutão em Capricórnio e quadra Urano em Áries e Marte em Libra. Mais: Quíron e Saturno tornam-se muito importantes, porque recebem trígono do Sol e sextil da Lua. O Grande Trígono em Água formado pelo sol em Câncer, Saturno em Escorpião e Netuno e Quíron em Peixes, acaba tornando-se uma Pipa, tendo Lua e Plutão em foco; Lua fazendo sextil a Saturno e a Quíron e Plutão também em sextil a Saturno e Netuno. Saturno continua em quincunce a Urano e Marte está conjunto ao Nodo Norte. Lua Nova Capricornio 2014

Lua e Plutão, como foco da Pipa gerada a partir do Grande Trígono em Água, vêm funcionar como receptáculo para toda a sensibilidade e compaixão ativadas pelo elemento Água. Um vaso, um receptáculo prático, de fertilização da Terra da aplicação concreta no mundo, em larga escala; de desembocadura de toda essa compaixão pelo sofrimento causado pela fome, por guerras, pela doença, pelo egoísmo e pela a sede de poder sobre outros, mas também pelos sofrimentos menores que vemos perto de nós, nos amigos, na família e até em nós mesmos.

Mas quando atravessamos tempos críticos com os que temos passados, às vezes duvidamos de que uma ação pessoal ou a compaixão individual possam ter efeito positivo fora do âmbito restrito de nossas vidas, duvidamos até de nossa própria capacidade de efetivar tais mudanças. Mas não podemos nunca duvidar de que pequenas atitudes que mudamos em nós mesmos reverberem no todo, modifiquem a energia do sistema e de todo o universo. E aqui peço emprestadas as palavras de minha amiga querida Remy, que em uma parte de sua reflexão sobre esta Lua Cheia diz:

águaa

“Embora tempos difíceis como estes nos façam sentir desempoderados, o princípio da unidade nos diz que cada mudança que fazemos tem ondulações no coletivo. Tendo isso em mente, ache tempo, nesta Lua cheia. Tire um intervalo nas suas atividades agendadas e faça um pequeno ritual – um ritual que reflita os ideais de justiça (Libra), integridade (Capricórnio), Compaixão (Câncer), ação correta (Áries), a necessidade de sacrificar uma certa inocência (Escorpião) e um humilde gesto para aquilo que ainda dói na nossa essência (Quíron em Peixes). Humildade é definitivamente o caminho para navegar através destas energias e curvar-se àquilo que é maior que o Eu individual é um lembrete de que somos mais do que o Ego”. 

Que possamos nós, assumir a responsabilidade pela vida que queremos e pelo mundo em que vivemos; que possamos reconhecer as ações necessárias individuais que signifiquem comprometimento com a melhoria não só de nós mesmos, mas também da sociedade em que vivemos; não só o alcance de nossas ambições pessoais e daqueles próximos a nós, mas também das ambições de uma vida melhor e mais justa para todos! 

Em tempo: A Lua Cheia em Capricórnio é uma SUPER LUA, que significa que a Lua está no seu ponto de maior proximidade da Terra, o Perigeu. Assim ela parece particularmente grande e mais volumosa e luminosa, o que a torna especialmente bonita e mágica.

Lua Cheia

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!