A Semana Astrológica: Gangorra Emocional

alegria-1
Reprodução

Semana de 14 a 20 de julho

E… Finalmente chegamos a uma das semanas mais esperadas do ano! Por quê? Por causa da entrada de Júpiter em Leão na quarta-feira! Não que Júpiter em Câncer não tenha sido bom. Claro que foi, especialmente para as relações familiares e para as coisas do coração. Mas é que por causa da Grande Cruz as benesses vieram acompanhadas de muita tensão, crises e transformações necessárias, mas dolorosas. E agora, com Júpiter em Leão, vislumbramos um período mais leve, mais divertido, mais favorável para artes, para a diversão e para as crianças, entre outras coisas. A semana está de fato, super movimenta e cheia de eventos portentosos.

Depois de ficar muitos dias em Gêmeos, emprestando uma qualidade mais cerebral aos relacionamentos, quem também muda de signo esta semana é Vênus, que entra em Câncer na sexta-feira às 11h07min. Além disso, há outros movimentos muito importantes ocorrendo também. Saturno estaciona para ficar direto no domingo e no dia seguinte é Urano quem estaciona, só que para entrar em retrogradação. Como os dois estão estacionários, os efeitos do quincunce entre eles perduram por mais tempo e tornam-se especialmente agudos nesta semana. O Sol no fim de Câncer quadra Marte em Libra, incitando conflitos entre a família de origem e a família posterior ou com nossos parceiros. Mercúrio em Câncer faz trígono a Netuno e começa a entrar em orbe de oposição a Plutão. Em adição, a Lua entra no Quarto Minguante na sexta-feira e passeia por estes dias pelos signos de Aquário, Peixes, Áries e Touro. Tudo isso junto faz desta uma semana intensa e agitada, cheia de acontecimentos que podem nos fazer sentir como numa montanha russa, ou numa gangorra emocional.

afinando cabeça e coração
Reprodução

A segunda já traz um prenúncio de toda essa agitação. A Lua Aquariana briga feio com Saturno em Escorpião, mas é ajudada e beneficiada por um Grande Trígono em Ar, formado pelo trígono a Marte e a Vênus, que também se entendem maravilhosamente. Além disso, a Lua também se anima com os incentivos de seu regente Urano, em Áries. Como também temos no céu um Grande Trígono em Água, o conflito cabeça-coração fica muito acentuado neste dia, especialmente porque o Sol em Câncer também recebe quincunce de Dona Lua, sua senhoria.

Na terça, a Lua em Peixes cai nos braços de Netuno e ainda se afina magicamente com Mercúrio em Câncer, que se torna como que seu filhinho, além de se alinhar também com Plutão, colorindo o dia com uma forte carga de sentimentos e de muita sensibilidade. Empatia, compaixão, nostalgia, romantismo e vontade de voltar ao paraíso perdido, ao útero materno, enchem-nos de uma saudade antiga e ancestral.

Essa saudade ameaça tornar-se meio amarga na quarta-feira, quando a Lua se afoga nas feridas de Quíron, mas a propensão maior é para aumentarmos nossa sabedoria e descobrirmos um sentido maior para isso, além de conseguirmos superar com mais facilidade, já que Júpiter pinta o dia com as cores do entusiasmo e do otimismo grandioso ao entrar em Leão, às 07h31min.

Na quinta a Lua entra em Áries e o dia pega fogo com possíveis bate-bocas nada educados. A Lua forma uma T-Square com Mercúrio em Câncer, que já se opõe a Plutão em Capricórnio. Como o Sol também está quadrando Marte, a situação fica escaldante principalmente entre pais e filhos. As interações ficam turbulentas e dramáticas. Resguarde-se!

Arnold_Böcklin-Venus-Anadyomene-venus rising from the sea-1872
Arnold Böcklin – Vênus surgindo do Mar – Reprodução

Vênus-Afrodite, a Deusa do Amor torna-se bem tradicional e romântica ao iniciar seu banho nas Águas de Câncer na sexta-feira, às 11h07min. Na sexta também vemos a Lua iniciar a fase Minguante ao armar-se numa Cruz com o Sol e Marte. A tempestade familiar ou relacional continua. Possíveis conflitos também entre nossos sentimentos, nossos propósitos e nossa ação objetiva. Meditação pode nos ajudar a centrar. E se houver ameaças de explosões, melhor ir para a pista de corrida, para o ringue ou para o octógono descarregar a tensão ao invés de trocar sopapos não-esportivos por aí.

No sábado vemos o Sol Canceriano digladiar-se acirradamente com seu embaixador Marte com a exatidão dessa quadratura entre eles. A Lua em Touro quadra Júpiter em Leão pondo mais lenha na fogueira destas desavenças. Tendência a comportamentos do tipo “cabeça-dura” podem nos impedir de ver que talvez estejamos errados. Um envelope formado por aspectos entre a Lua Taurina, Mercúrio em Câncer, Saturno em Escorpião e Plutão em Capricórnio podem ajudar a achar saídas conciliatórias. Esta configuração dura até o domingo, com a diferença de que em lugar de Mercúrio temos Vênus, e Lua (em Touro) e Vênus (em Câncer) estão em recepção mútua, uma morando na casa da outra. Apesar de o Envelope, que inclui o Retângulo Místico, ser uma configuração muito criativa, não podemos esquecer que ele contém a oposição Lua-Saturno e Mercúrio-Plutão, e que ainda temos que lidar com a quadratura Sol-Marte também. Tudo isso anunciando um fim de semana intenso e sujeito a altercações pra lá de acaloradas. Sonde a direção, a honestidade e a nobreza dos pensamentos antes de exteriorizá-los para evitar que golpes cirúrgicos, mas letais façam estragos irreversíveis nas relações. Mercúrio-Plutão não costuma ser leviano, muitos menos Lua-Saturno, mas Marte em quadratura com o Sol pode pôr tudo a perder num rompante destemperado e explosivo!

Ótima semana para você!

(veja adendo sobre mercúrio em Câncer logo abaixo)

briguenta
Reprodução

 MERCÚRIO EM CÂNCER

Mercúrio entrou em Câncer novamente à 1h44min do domingo, 13 (Brasília) e, como diz Kelly Surtees, traz boas possibilidades de recuperarmos oportunidades perdidas em junho. Até o dia 16 Mercúrio ainda está trafegando a zona de retrogradação e nós também percorremos este caminho de retorno, agora pela terceira vez, procurando algo perdido. Se encontramos, ótimo, está valendo! Se não, é porque é hora de esquecer e renovar mesmo.

Com Mercúrio em Câncer a comunicação fica mais emotiva e sensível. Estamos propensos a ouvir mais e a ser mais gentis ao nos expressarmos, ou a ser mais melodramáticos e quem sabe um tantinho chantagistas, apelando muito mais para o sentimentalismo do que para a lógica para convencer o interlocutor. As conversas, portanto, tendem a ser mais longas e mais emocionalmente carregadas, tanto no sentido positivo quanto no negativo, dependendo dos aspectos que Mercúrio for fazendo ao longo desse mergulho profundo. Atente-se para isto sempre que a atmosfera ficar “saturada” demais, e, antes de se “emburrar” ou ficar magoado, cogite ir dar um passeio lá fora ou abra as janelas para desanuviar o ambiente e evaporar as gotas de rancor ou ressentimento. No extremo oposto, aproveite para desfazer mágoas e transpirar os bons sentimentos.

Câncer é um signo feminino, yin, passivo e receptivo. Mercúrio, hermafrodita que é, torna-se mais feminil e doce. A tendência é estamos mais receptivos realmente e a comunicação e os processos mentais adquirem as qualidades femininas da água: indireta e suave porém profunda – como a água, que tudo contorna e que tende sempre a buscar as profundezas.

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!