As 12 Noites Sagradas – TOURO

tourooBom. Chegamos a Touro. Certo.

Meu dia foi às voltas com uma ninhada de gatos bebês que estavam sendo amamentados na mamadeira – a mãe os abandonou, depois fez cirurgia, etc, longa história. Hoje eles se recusavam a mamar e mordiam ferozmente o bico da mamadeira, rasgando três bicos em questão de minutos. Fui ficando desesperada porque os bichos estavam famintos e não conseguiam comer, eles se irritavam e eu também. Comecei a tentar de tudo: leite no pires, papinha especial para gatos bebês, nada funcionava. Como última tentativa resolvi amassar aquela ração molhada e pus num pires. Milagre! Devoraram dois pacotes inteiros! Que alívio, como fiquei feliz! Os gatos estavam saindo da fase do leite e querendo algo mais sólido, queriam mastigar algo com textura e eu não tinha percebido. Emblemático isso para Touro, um signo extremamente sensorial, movido, em grande parte, pelo sentidos, especialmente pelo paladar! E você, teve um dia mais sensorial ou mais prático?

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Em Touro descobrimos que temos um corpo, descobrimos a textura das coisas. Touro é o bebê brincando com a comida, descobrindo novos sabores, novas texturas. É o bebê brincando com os pés, chupando as mãozinhas, perdido nesse mundo de prazeres sensoriais. Descobrindo que o seio da mamãe não alimenta somente sua barriguinha, mas também lhe dá sensação de conforto, segurança, prazer.

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A constelação de Touro – Do Espelho de Urania, um conjunto de cartões celestiais by Jehoshaphat Aspin – Wikimedia Commons

No corpo rege a garganta, a laringe, o pescoço. Edna Andrade, na sua programação das 12 Noites, inspirada por Steiner diz sobre esta noite: “Foram as forças do Touro que configuraram a laringe, o órgão da fala que, segundo o Steiner, está em transformação e que nos estágios evolutivos futuros do ser humano a palavra terá de novo a força plasmadora referida nas Gênesis de todas as religiões. No princípio era o verbo e o verbo estava em Deus.

A palavra será como uma lança sagrada de expressão do amor divino.

Nesta Noite Santa através do portal do Touro o Espírito Santo emana a plenitude do amor divino inspirada como persistência em relação ao que se pretende alcançar.”

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Touro é o primeiro signo de TERRA. É Terra Fixa, Feminina, Passiva, Negativa. Ao contrário de Áries que age de forma rápida, impaciente e decidida, TOURO age de modo totalmente deliberado. Leva muito tempo analisando uma situação antes de tomar decisões. Ele nunca se precipita.  E nem adianta tentar apressá-lo, isso só vai fazer com que ele demore mais ainda. De propósito. Touro é prático, cauteloso, paciente. Aliás, ele não está interessado em “fazer” nada, a ele interessa apenas SER. E TER, claro! Quase nada o tira do sério. Quase nada. Mas quando algo de fato o tira do sério, saia da frente porque é o próprio estouro da boiada. Lembra de Ferdinando, o Touro? Pois é.

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Regido por Vênus-Afrodite, a deusa do Amor, da Beleza e do Sexo,  ele é extremamente charmoso e envolvente. Sensual, sensorial e táctil, vive e interpreta o mundo através dos sentidos. Amante da boa vida, dos prazeres e da segurança material, um Taurino de bolso vazio, sem mesa farta e sem sexo torna-se frustrado e terrivelmente mal humorado. Mas não se preocupe, ambicioso como ele é, esse estado de coisas não dura para sempre e ele logo dá um jeito de reverter a situação. Conservador, não é muito afeito a mudanças bruscas. Gosta da tradição e daquilo que já foi exaustivamente testado. Ser original não é uma de suas preocupações – isso é para Aquário, signo com o qual está em desarmonia. Tudo com ele tem que ser mastigado e digerido lentamente, e principalmente, absorvido, tranquilamente. Seu lema é “devagar e sempre”.

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Touro – Salvador Dali – Reprodução

O mundo de Touro é o mundo tangível, palpável, a realidade do aqui e agora. Por isso é o grande construtor. Seu objetivo é construir algo sólido, de preferência que dure pra sempre e que resista aos mais terríveis terremotos. é perseverante, determinado e realista, às vezes vendo o mundo com um excesso de literalismo, exigindo “ver para crer”, o que o faz parecer de pouca poesia e, às vezes, de visão estreita.

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Photobox – Reprodução

Touro é simples e descomplicado e gosta da vida simples, especialmente da vida no campo, por isso também á associado à imagem do fazendeiro e do jardineiro. Não que Taurinos não saibam apreciar também o luxo. É que eles gostam de qualidade mas não gostam de ostentar. Também não quer dizer que não gostem das cidades, mas é que seu amor pela natureza e seus ciclos é tão grande que ele prefere a placidez das paisagens mais bucólicas – idealmente ele vai manter uma mansão na cidade e uma casa de campo. Touro não  gosta de drama. Como já disse, tudo para ele é muito simples e claro, como as águas do riacho daquela fazenda maravilhosa (ou sítio) que ele trabalhou tanto para conseguir. Sim, seu reino é o material, o reino dos sentidos, que também pode ser sua principal armadilha quando se deixa levar somente pelo lado instintivo e indulge excessivamente nos prazeres da carne, seja a da mesa ou a da cama, quando torna-se indolente e preguiçoso, ou ainda quando tudo é medido apenas pelo valor material e sua preocupação primeira é apenas adquirir mais e mais.

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Mencionamos a bucólica estória de Ferdinando acima, mas o mito mais conhecido e associado a Touro é o mito do Minotauro. A estória começa quando o Rei Minos, de Creta, numa contenda com seus irmãos pelo trono de Creta, argumentava que o trono era seu por direito divino. Para comprovar isso, orou ao deus Poseidon que fizesse sair do mar um belo touro branco, que seria prontamente sacrificado como agradecimento e oferenda ao deus, após sua conquista do trono. Poseidon concordou e logo fez aparecer o touro mais belo que já se tinha visto e toda a população aquiesceu, assim como os irmãos de Minos, a que ele tomasse posse do trono. Acontece que ao ver tão belo animal, o rei Minos mudou de ideia e resolveu juntá-lo ao seu rebanho ao invés de sacrificá-lo ao deus conforme havia prometido. Ele achou que seria um desperdício sacrificar uma tão admirável e majestosa besta e que beleza que seria conservá-la para si. Assim, ele a substituiu pelo melhor touro de seu rebanho, achando que Poseidon não se importaria e nem mesmo notaria a troca. Porém Poseidon não só não gostou da troca como resolveu retaliar. Convocou Afrodite, a Vênus grega, deusa do amor e da luxúria, (não por acaso, regente de Touro) a infligir em Parsifae, a mulher do rei Minos, uma paixão compulsiva e ingovernável pelo touro saído do mar. Em sua paixão tresloucada, Parsifae recorreu a Dédalus, o melhor artesão do reino, para que construísse uma vaca de madeira, oca, que permitisse que ela se escondesse em seu interior recebesse o tão desejado touro em intercurso sexual. E assim se deu. Dessa união nasceu então o Minotauro, uma besta horrenda que tinha corpo de homem e cabeça de touro e que se alimentava de carne humana. A população de Creta obviamente condenou a rainha, mas o rei Minos sabia que não podia julgá-la pois tinha sido ele quem havia causado todo aquele imbróglio. Em seu medo e vergonha profunda Minos convocou Dédalos, o mesmo artesão, para que construísse um labirinto no qual a odiosa criatura pudesse ser escondida. Nesse labirinto eram deixados grupos de jovens, rapazes e moças, que tornavam-se alimento para o monstro. A culminação do mito se dá quando Theseu, herói ateniense, se oferece para entrar no labirinto e matar o minotauro. Theseu efetivamente mata a besta e consegue sair do labirinto com ajuda de Ariadne, também filha do rei Minos, que tinha lhe dado um novelo, cuja ponta do fio ele amarrou na entrada do labirinto, para que não se perdesse dentro dele.

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Teseus vence o Minotauro – Charles-Édouard Chaise, óleo sobre tela, cerca de 1791 – Wikimedia Commons

De quem é a falta principal dessa estória tão fabulosa? Da rainha Parsifae que atua seu desejo bestial de forma tão crua? Claro que não. Parsifae apenas sofre as consequências da ambição cega de seu marido Minos. Liz Greene (1), ao analisar esse mito, cita o mitólogo Joseph Campbell para explicar porque o pecado de Minos foi tão grave: “a falha primária não foi a da rainha Parsifae, mas a do rei; e ele realmente não a poderia condenar, pois sabia o que ele próprio havia feito: convertera um evento público em proveito próprio quando todo o sentido de sua investidura como rei implicava que ele deixasse de ser pessoa privada. O retorno do touro deveria ter simbolizado sua submissão absoluta e impessoal às funções do cargo. O fato de ele ter mantido o touro em seu poder representava então um impulso de auto engrandecimento egocêntrico. E assim o rei, ‘pela graça de Deus’ tornou-se o perigoso tirano Gancho, aquele que reivindica tudo para si. Assim como os rituais de passagem tradicionais costumavam ensinar ao indivíduo que morresse para o passado e renascesse para o futuro, as grandes cerimônias de posse o privavam de seu caráter de pessoa comum e o vestiam com o manto da sua vocação. Esse era o ideal, fosse o homem um artesão ou um rei. Cometendo o sacrilégio de recusar o ritual, todavia, o indivíduo deixava de fazer parte, como unidade, da unidade mais amplas formada pela comunidade como um todo; e, assim, o Uno tornou-se muitos, passando esses últimos a lutar entre si – cada um por si – tornando-se governáveis, tão somente, pela força.” (2)

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Theseu lutando com o Minotauro – Escultura em mármore de Étienne-Jules Ramey (1796–1852). 1826. Nos Jardins Tuileries Paris. Wikimedia Commons

A figura desse monstro-tirano aparece em muitas fábulas, mitos e contos de fadas, simbolizando aquele que se apossa de algo que deveria ser usado para o bem comum. O monstro que só consegue pensar em “meu e para mim”. Esse geralmente é o grande dilema do Touro, a posse, seja de riqueza material, de propriedades, de poder, ou mesmo de pessoas. O esquecer que o Poder e a riqueza, em última instância, têm que estar a serviço de um Bem Maior, e não apenas de seu usufruto pessoal.

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O labirinto do Minotauro – Conimbriga, Portugal 3° Século – Mosaico Romano – Reprodução

Liz Greene analisa que o dilema mais pertinente colocado por essa estória, e com o qual os taurinos têm que lidar, vida afora, é A QUE DEUS VOCÊ SERVE, aos seus instintos ou a um Bem Maior? Você é um escravo dos seus instintos ou coloca-os a serviço de uma vida íntegra e abundante?
E ela conclui dizendo que o touro, como símbolo dos instintos primitivos humanos, em si mesmo não é mau, mas se nos permitirmos ser regidos por ele, seremos levados à destruição, pois estaremos à mercê unicamente de nossos desejos. O ego, como parte consciente da psique, deve então aprender a dançar com esse touro, cada um respeitando o outro, pois simplesmente reprimir esses instintos, como fez o rei Minos ao trancafiar o Minotauro no labirinto também não é uma boa solução, pois ele se alimentará de nossa energia vital, tornando-se cada vez mais poderoso e ameaçador, até o ponto em que poderá irromper de forma descontrolada e destrutiva.

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Edward Burne-Jones – Design em Cerâmica- Teseus e o Minotauro no Labirinto – Wikimedia Commons

Nesse mito, cada uma das personagens é uma faceta diferente do signo de Touro: o deus Poseidon, em sua face magnânima e também vingativa; o ganancioso Rei Minos; a Rainha Parsifae cheia de luxúria; o brilhante artesão Dédalus; o próprio Minotauro como face mais sombria do nosso lado instintivo; o herói Theseu, que vem redimir o reino; e até mesmo Ariadne, que nos dá o fio providencial para sairmos do labirinto.

E você, quem é você nessa estória? O Rei Minos? a Rainha Parsifae? O Herói Theseu? E como você vem lidando com o seu Minotauro interior?

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Touro – De um livro Medieval de Astrologia – Wikimedia Commons

Touro é o signo da simplicidade, como disse acima. Tem a missão de descobrir como ser feliz com pouco e de descobrir o que é essencial, o que é de valor vital. Assim, tirada do oráculo do Osho, nossa meditação de hoje vai buscar exatamente isso. Para esta meditação você deverá estar sentado/a, pés firmemente apoiados no chão, mãos sobre as pernas com as palmas viradas para dentro e com os olhos fechados.Respire calmamente três vezes, lembrando-se que a intenção deste exercício é devolver a agradável sensação da Simplicidade.

E veja, sinta, perceba-se sentado num banco que está sobre uma relva macia e verdejante. Respire profundamente e quando soltar o ar imagine que sai pelo topo de sua cabeça uma camada fina de toda a sua pele. Ela se esvai e desaparece no ar. É a sua pele do orgulho que se foi. Respire mais uma vez e ao expirar sinta que uma outra pele fininha sai pelo topo da sua cabeça e se dilui no Universo: é a sua pele da vaidade. Respire mais uma vez e ao expirar imagine saindo pelo topo de sua cabeça uma outra pele fininha de todo o seu corpo. É a pele da prepotência que se desmancha ao vento.

Agora que está livre daquilo que embaça seu verdadeiro ser, entre em contato com o que há de mais verdadeiro e simples dentro de você. E sentindo que ao fazer este exercício lava sua alma e traz de volta sua verdadeira essência, respire e abra os olhos.

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Johfra Bosschart – Touro – Reprodução

Música para Touro

E Amanhã é o dia de Gêmoes!

Programação das 12 Noites Sagradas:

26/12 – Capricórnio

27/12 – Aquário

28/12 – Peixes

29/12 – Áries

30/12 – Touro

31/12 – Gêmeos

01/01 – Câncer

02/01 – Leão

03/01 – Virgem

04/01 – Libra

05/01 – Escorpião

06/01 – Sagitário

1 – Liz Greene – A Astrologia do Destino
2 – Joseph Campbell – O Heróri de Mil Faces

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Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

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