A Semana Astrológica: Assimilar para Disseminar

Semana de 28 de setembro a 04 de outubro

Começamos uma semana que não traz tantos eventos grandiosos – felizmente, porque só a digestão dos eventos da semana passada e especialmente do eclipse já é o bastante! Semana de assimilação e conscientização, em que vamos processando gradativamente os últimos eventos, internos e externos, até que sejamos capazes de ter clareza sobre seus verdadeiros significados. As influências requerem cautela, porque ainda estamos sob efeito de um eclipse total e podemos incorrer em precipitações, ansiedade, dispersão. Para não resvalar na manifestação mais destrutiva dessas energias, convém manter-se centrado e ancorado e utilizá-las como combustível para aumentar nossa força e produtividade.

Dentre os poucos eventos que a semana traz, temos a conjunção Sol-Mercúrio retrógrado, uma Conjunção Inferior, porque se dá com Mercúrio entre a Terra e o Sol. Erin Sullivan, em seu livro Retrograde Planets, diz que este é o momento de se “reconectar com a vontade da energia solar, uma semente é plantada neste período de escuridão (Mercúrio está desaparecido dos céus). Esse o começo de uma nova fase Mercurial. Marca um período de descanso e recuperação e de se diminuir a ação consciente e a iniciativa, permitindo que o inconsciente trabalhe. O progresso só é medido pela reflexão do seu valor e ao olhar para trás, percebemos o quão longe nós chegamos”. Uma fertilização toma lugar, uma fertilização rica, que será gestada pelos próximos dez dias, vindo à luz pela ocasião que Mercúrio voltar ao movimento direto, no dia 09 de outubro. Mercúrio fica CAZIMI (conjunção de 17 minutos antes ou depois da exata) de 08h10min até 14h53min do dia 30 de setembro, uma conjunção bastante auspiciosa cujos insights e revelações serão preciosos e “apropriados para o novo começo  que emerge no ponto estacionário”, no dia 09 de outubro. Portanto, a sugestão é aproveitar a semana de maior calmaria externa e focar nos processos internos e desacelerar.

Marte em Virgem segue em quadratura a Saturno em Sagitário e aos poucos se aproxima da oposição a Netuno em Peixes, exata na semana que vem. É preciso alinhar-nos com nosso centro para não perdermos os objetivos de vista. Os próximos dias podem ficar muito nebulosos, podemos nos sentir desestimulados, desmotivados, numa apatia que atinge até mesmo o corpo, baixando terrivelmente a vitalidade física. Em tal cenário, a sesqui-quadratura a Urano pode se manifestar de forma bem perniciosa, como um rompante destrutivo que irrompe no meio da apatia e nos faz nos rebelar contra as coisas erradas, simplesmente porque perdemos a noção do que realmente é importante e do que realmente estamos buscando e numa hora crucial, sentimo-nos presos, inconscientemente, por coisas que deveriam nos dar prazer e satisfação e corremos o risco de pôr tudo a perder, num momento de bobeira. Portanto, fiquemos atentos! Por outro lado, Marte também se aproxima de Júpiter que por sua vez, tem o trígono a Plutão exato também na semana que vem e isso talvez nos ajude a diminuir a profunda desmotivação Marciana, porque esse contato nos imbui de fervor e energia para conquistar nossas ambições, mesmo aquelas que parecem mais fora de alcance.

A Lua viaja na fase Cheia por Áries, torna-se Disseminadora em Touro, leva essa mensagem aos quatro ventos através de Gêmeos e torna-se Minguante em Câncer no domingo. Neste percurso ela conversa tranquila ou turbulentamente com todos os demais corpos celestes, enquanto digere as potentes energias do eclipse de domingo.

A Lua inaugura a SEGUNDA-FEIRA ainda eclipsada em Áries, visto que a totalidade do eclipse ocorreu às 23h48min de domingo e o eclipse só finalizou à 01h22min da segunda. Hoje faz oposição a Mercúrio em Libra, quadratura a Plutão e conjunção a Urano, estendendo a T-Square Cardinal iniciada ontem. A Lua ainda se desentende com Júpiter em Virgem por quincunce e com Saturno e Marte por sesqui-quadraturas. Marte, regente da Lua, está em outra T-Square, opondo-se a Netuno em Peixes e quadrando Saturno em Sagitário. O dia começa a todo vapor e já arregaçamos as mangas com disposição e arranque. O problema é que este arranque parece falhar de vez em quando, deixando-nos hesitantes sobre o correto curso de ação e muito frustrados, com a sensação de estarmos batendo a cabeça na parede doidamente. Assim, ficamos mal humorados e ácidos, pouco dispostos a firulas. A irritação começa da divisão interna, porque pensamos de um jeito e sentimos de outro e a inconsistência nos deixa ouriçados e indóceis. Alguns conteúdos inconscientes que precisam ser vistos e assimilados já começam a vir à baila. A origem da falta de autoconfiança, do medo e insegurança; o desleixo e descompromisso com que fazemos certas coisas, sem ligar se seus desfechos e resultados serão satisfatórios; a pressa em terminar tudo, fazendo tudo de qualquer jeito. Por que tal descompromisso com coisas que serão para nosso próprio benefício? Se olhada de forma séria e honesta essa insegurança pode ser o combustível que precisávamos para alimentar nossa determinação e coragem. É bom que paremos com a moleza e com as desculpinhas esfarrapadas, porque nossa alma mais profunda, nosso eu mais puro sabe que tais desculpas são insinceras e vergonhosas. O conflito pode descambar mais tarde para a sensação de estarmos presos ou cerceados, atados a trabalhos, situações que nos frustram e tolhem nossa liberdade e individualidade. Cabe lembrar e questionar as verdadeiras motivações de fazermos as coisas, por que iniciamos os projetos e tarefas com os quais estamos envolvidos, antes de chutarmos o pau da barraca, rebelando-nos contra algo que possivelmente nós buscamos lá atrás. Se há algo errado ou fora do prumo, façamos os devidos ajustes, busquemos o ponto de equilíbrio; se identificamos que a coisa toda foi um equívoco, sejamos honestos e nos desobriguemos de forma correta e limpa, como gente madura faz – ao invés de largar tudo pela metade, sem explicações maiores.

A TERÇA-FEIRA se inicia com a Lua Ariana formando um belo trígono a Vênus em Leão e ficando vazia logo depois, às 04h46min. Ingressa em Touro somente às 15h56min, já  desafinada com Saturno em Sagitário, mas conversando harmoniosa com Marte em Virgem. O quincunce Mercúrio-Netuno fica exato nos últimos minutos da noite. Mercúrio e Sol estão muito próximos da conjunção plena. O dia está propício a refazermos algumas das atividades e tarefas que porventura tenhamos feito de qualquer jeito, de forma atabalhoada, como indicado pela Lua Ariana conjunta a Urano no dia de ontem. Rever e revisar algumas coisas, decisões, tarefas voluntariamente é melhor do que ter que fazê-lo de maneira forçada, porque outros nos apontaram nossos erros. De qualquer modo, a Lua vazia depois de Vênus está bem disposta, e consegue levar tudo com humor e leveza. À tarde o clima pode ficar um pouco tenso, porque apesar de termos um senso de alinhamento interior entre corpo, sentimentos e quereres, deparamo-nos com divergências no mundo externo, que nos obrigam a ajustes difíceis de alcançar, gerando estresse e desassossego, especialmente porque a Lua Taurina detesta sair de sua zona de conforto.  Esse cenário fica mais complicado porque a mente não acompanha esse alinhamento e temos grande dificuldade em perceber as coisas como realmente são, como se houvesse uma cortina de fumaça diante de nossos olhos, a irritar e confundir. Se conseguirmos distinguir a fantasia da realidade, podemos lidar melhor com a instabilidade que nos irrita tanto e até utilizar o elemento mágico para enriquecer nossas atividades, quaisquer que sejam elas.

Mercúrio está em Conjução CAZIMI com o Sol na QUARTA-FEIRA, uma conjunção Inferior, entre Sol e Terra. Essa conjunção Sol-Mercúrio é foco de um Yod-Dedo de Deus, recebendo quincunces da Lua Taurina e fazendo quincunces a Netuno – Lua e Netuno está em sextil, daí a formação de Yod. Mas há uma configuração harmoniosa para rebater essa inconsistência: um Grande Trígono em Terra formado pela Lua, Júpiter em Virgem e Plutão em Capricórnio. A Lua finda a noite em sextil com Quíron. A conjunção Sol-Mercúrio marca o início do novo ciclo Mercurial, um ciclo em que a vontade Solar e a consequente mensagem Mercurial que irá divulgá-la posteriormente deverão incluir no germe de toda a civilidade e ideais librianos para os próximos três meses, uma boa dose de compaixão e altruísmo, aliada a uma igualmente generosa dose de pragmatismo e senso comum. Nossa necessidade de segurança não pode nos impedir de almejar ideais mais elevados, assim como o desejo por fusão e redenção, não pode nos levar a uma mistura caótica de personalidades, gostos e destinos. Ao mesmo tempo em que incluímos tais ingredientes na receita, precisamos dosá-los adequadamente, além de ter o correto distanciamento para que a receita não desande. A liberação de tais insights e a forma como nos comunicamos e interagimos pode ficar um tanto inconstante e inconsistente em muitos momentos nos próximos meses e podemos nos pegar sendo desajeitados ou grosseiros, sem querer, em muitas situações, comprometendo o ideal de equilíbrio, harmonia  e paz que tanto ambicionávamos. Por outro lado, talvez percebamos uma qualidade fatalista ao redor de tais eventos e nos demos conta de que algumas coisas simplesmente são como são, independentemente dos esforços que colocamos para que tudo saia com esmero. O posterior Grande Trígono em Terra ajuda a ter estabilidade e a ver as coisas de uma perspectiva mais realista e pé no chão, além de fornecer o preciosos senso de segurança tirado pelo Yod. Assim, conseguimos nos aprumar novamente e fazer o que precisamos fazer com o resto do dia, de forma produtiva, costurando o entusiasmo com determinação , vontade, força e fé.

A Lua Taurina entra na fase Disseminadora às 05h04min da QUINTA-FEIRA. Logo após ela se zanga com sua anfitriã, Vênus, que está em Leão, ficando vazia depois desta briga, às 07h45min e ingressa em Gêmeos somente às 17h05min, deixando-nos com um dia inteiro de Lua fora de Curso, em pleno dia útil. Ao entrar em Gêmeos a Lua dá de cara com a carranca de Saturno em Sagitário e ao fazer quadratura a Marte em Virgem, forma uma T-Square Mutável, que virará Grande Cruz amanhã, ao envolver também Netuno. Marte está em sesqui-quadratura plena a Urano. Um dia que deveria ser dedicado ao assim chamado “ócio criativo” e quem puder, que aproveite. Mas como vivemos numa realidade mundana que tem um ritmo próprio e capitalista, ainda precisamos funcionar e produzir. Contudo, ganhamos mais se pusermos as atividades objetivas e “produtivas” em repouso ou standby, enquanto cuidamos de oisas menores, detalhes, revisões, e coisas rotineiras ou subjetivas. À noite o clima fica propenso a irritação e criticismo, conflitos e discussões mesquinhas em que um tenta destruir o outro com palavras, para derrotar o próprio sentimento interno de insegurança profunda e desajuste. Vale lembrar aquela frase  aqui: “o modo como tratamos os outros é um reflexo de como nos sentimos em relação a nós mesmos”. Então, talvez seja mais barato, mais elegante e econômico resolver essas pendengas consigo ao invés de direcioná-las a outros.

A confusão aumenta e fica generalizada na SEXTA-FEIRA, com a Lua Geminiana formando uma ampla Grande Cruz Mutável que envolve Marte e Júpiter em Virgem, Netuno em Peixes e Saturno em Sagitário. Como socorro e suporte, a Lua busca a ajuda do Sol e de seu regente Mercúrio em Libra e mais tarde de Urano, mas ainda se desentende com Plutão em Capricórnio. Dia de grande dispersão, excessos mentais e verbais, inquietude nervosismo. A necessidade de socialização gera uma frustração porque sentimo-nos, na verdade, isolados e estranhamente desconectados e na busca de interagir a qualquer custo, talvez sejamos invasivos, sem tato, superficiais, e acabamos por afastar os outros, contrariando nossos intentos iniciais. Estimulamo-nos em excesso e regurgitamos os efeitos disso também com exagero. Pior, continuamos tendo grande dificuldade de ver as situações e pessoas como realmente são e com essa visão distorcida da realidade, misturando questões objetivas com influências inconscientes sem nos dar conta, o que pode nos induzir a erros pueris e decisões equivocadas. Exercícios que acalmem a mente e ajudem a ter foco podem nos ajudar a ser minimamente produtivos e objetivos hoje, e o melhor, podem nos auxiliar a ter um distanciamento de todo o tumulto mental e a perceber as motivações inconscientes, propiciando maior auto-entendimento. Há ainda grande sensibilidade e tendência escapismo, portanto, é aconselhável se evitar álcool e outras substâncias por estes dias.

A Lua Geminiana faz quadratura a Quíron em Peixes, mas também se afina lindamente com Urano em Áries e Vênus em Leão no SÁBADO, aspecto depois do qual fica vazia, às 14h20min. Ingressa em Câncer às 21h23min, incongruente com Saturno e em animosidade aberta com Mercúrio. O dia tem um tom agridoce: por um lado estamos cientes de algumas questões delicadas e sensíveis, algumas dores que preferiríamos não reconhecer; por outro, percebemos oportunidades de nos divertir e flutuar sobre tais dificuldades com leveza e espírito iconoclasta. É possível que na busca de ignorar essa sensibilidade, tornemo-nos dissociados dela, percebendo a vida do ponto de vista puramente mental e racional, analisando as coisas excessivamente, a fim de provar a nós mesmos que elas não nos afetam. Mas tanto nos afetam, que outros próximos a nós que têm a coragem de assumir suas fraquezas podem, de repente, nos irritar profundamente e os tratamos como bodes expiatórios daquilo que nós mesmos sentimos… Mas logo ali à frente somos obrigados a admitir os sentimentos desconfortáveis, porque a Lua entra em Câncer e a sensibilidade finalmente flui e jorra copiosa e mesmo que pareça piegas, talvez seja melhor permitir-se simplesmente sentir e sentir, para equilibrar os excessos mentais dos últimos dois dias.

O DOMINGO de manhã traz a Lua Canceriana feliz com o cenário caseiro e familiar e ao invés de ir em busca de aventuras, preferimos ficar com o trivial no aconchego do lar. A Lua faz sextil a Marte pela manhã. No final do dia, porém, o tempo esquenta. A Lua fica Minguante ao fazer quadratura ao Sol, às 18h06min. Além disso ela se opõe a Plutão em Capricórnio, que ainda recebe a quadratura próxima do Sol. Como também faz quadratura a Urano em Áries, temos uma Grande Cruz Cardinal. A noite de domingo fica então melodramática e sujeita a dramas familiares, relacionais e sentimentais movimentando emoções viscerais e cáusticas. A tarde modorrenta se transforma numa noite propensa a pequenas crises familiares, minando e estremecendo relações, ou no mínimo, perturbando a paz doméstica. A sensação é de curto circuito e discussões bobas podem nos levar a dizer palavras duras e até a apelar para chantagem emocional, fazendo tempestades em copo d’água. Para evitar tal cenário, é aconselhável olhar para as próprias inseguranças e medos, ao invés de tentar manipular o mundo ao nosso redor. O Sol Libriano sugere que busquemos equilíbrio e tentemos harmonizar nossos sentimentos e sensações turbulentos, do contrário, só temos a perder.

Linda semana pra você! Que seja rica e abençoada!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

2 thoughts on “A Semana Astrológica: Assimilar para Disseminar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!