A Semana Astrológica: aproveitando as oportunidades!

Semana de 18 a 24 de janeiro

Temos pela frente uma semana bastante produtiva, que vem com a Lua em crescendo e culminando na fase Cheia no sábado, na Lua Cheia de Leão, porque o Sol ingressa no libertário signo de Aquário na quarta-feira. Em Aquário o Sol vem iluminar os arquétipos do visionário, do progressista, tendo propósitos que nascem dos valores da liberdade, igualdade e fraternidade. Período de nos tornar mais sociáveis, mas de uma forma bem impessoal e desapegada e de nos voltar para o futuro e suas promessas de melhorias e avanços, que, na melhor das hipóteses, facilitarão a vida humana na Terra e contribuirão para um aumentado senso de justiça social.

Aquarius_-_Horoscope_from_'The_book_of_birth_of_Iskandar-_Wellcome_L0040148
Aquário, do Livro de Nascimentos de Iskandar Reprodução – wikimedia Commons

É uma semana bem peculiar, que traz a formação de diversos Grandes Trígonos, de Terra, de Água, de Fogo… Grandes Trígonos simbolizam bênçãos e dons que recebemos e que ficam à nossa disposição, mas que nem sempre os usamos, porque eles têm uma qualidade “preguiçosa”, estão ali, temo-los por garantidos e acabamos não fazendo nada com eles.

Eu costumo usar uma analogia: o Pantanal é um ecossistema único no planeta, de rara beleza e diversidade exuberante. Pesquisadores e turistas do mundo todo vêm visitá-lo. O Pantanal de Mato Grosso começa a cerca de 100 Km de Cuiabá. Entretanto, grande parte das pessoas que moram em Cuiabá e até muitas que nasceram aqui jamais estiveram lá, jamais o visitaram. Tem aquele pensamento “um dia eu vou”, “um dia farei isso”, e como está ali perto, temos a ilusão de que sempre estará à nossa disposição. E acaba-se nunca indo lá. Pode apostar que perto de você existem lugares e atrações em que ocorre o mesmo. Portanto, não estou falando somente dos cuiabanos, estou falando do ser humano em sua tendência a se acomodar quando algo é fácil demais ou está muito à mão. Assim são Grandes Trígonos, muitas vezes nos acomodamos e não utilizamos seus dons. Portanto, numa semana como esta, cheia deles, precisamos ficar atentos e espertos, para que possamos realmente tirar proveito deles e de suas benesses.

Quem também muda de signo é Vênus, que de aventureira Sagitariana torna-se mais conservadora e pragmática ao ingressar em Capricórnio no sábado. Tempo em que as finanças entram numa fase de maior estabilidade, em que procuramos investir de forma segura e mais conservadora. Afetivamente, Vênus em Capricórnio é mais contida e autossuficiente, seu romantismo está diretamente ligado à necessidade de segurança e aos símbolos de poder e status. Esse negócio de um amor e uma cabana só funciona no cinema – Vênus em Capricórnio vai querer nada menos que uma mansão, com todos os confortos que o mundo industrial pode propiciar e de preferência numa vizinhança super bem localizada! As relações, que eram vistas como uma grande aventura descompromissada em Sagitário, passam a ser levadas muito a sério, “para casar” mesmo, ou pelo menos que seja um compromisso de longo prazo, em que ambos buscam objetivos comuns, inclusive materiais. Romantismo é bom, mas não paga as contas, diria ela. Ela agrega a seus nativos feições clássicas, de ossatura bonita e bem feita, além de classe em si. Vênus fica em Capricórnio até 17 de fevereiro, quando entra em Aquário.

Mercúrio retrógrado em Capricórnio cumpre o último estágio deste primeiro ciclo de retrogradação do ano e estaciona no domingo para voltar ao movimento direto na segunda, dia 25. Antes porém, ele precisa se engajar, de novo, numa contenda com Urano e Plutão, contenda que só será concluída mesmo lá pelo fim do mês, depois que Mercúrio fizer aspecto com estes dois planetas pela terceira e última vez neste ciclo. Mercúrio (nós) precisará abrir mão das velhas fórmulas, que de tão testadas, já ficaram rotas. Talvez precisemos correr riscos, dar a cara a tapa, quebrar essas fórmulas de dentro para fora e encontrar fórmulas novas que façam mais sentido para nossa vida. Retrógrado, ainda tem tempo de analisar onde precisa mudar, o que precisa ser transformado para efetivar de vez essas alterações no fim do mês, por ocasião do último contato, já mencionado! Mercúrio estaciona às 19h30min, no domingo.

Nesse meio tempo, Saturno corre ligeiro pelas largas estradas Sagitarianas e nesta semana já atinge o grau 13 de Sagitário, no segundo decanato do signo. Já está em orbe de trígono a Urano, um aspecto que é parte de um ciclo de cerca de 45 anos – este último iniciou-se em 1988, em Capricórnio. Mas este aspecto só será efetivado em dezembro e por enquanto, temos apenas um vislumbre de seus potenciais. Este aspecto, entre outras coisas, simboliza nossa capacidade de mudar de forma planejada, cautelosa e controlada; de percebermos a necessidade da mudança e implementá-la sem termos que atravessar crises terríveis – em outras palavras, unimos o melhor do velho e do novo de forma harmoniosa. Mas este é um potencial dormente e como já salientei acima, trígonos têm uma qualidade passiva, seus potenciais podem muito bem ser desperdiçados, sub-utilizados e até mesmo passarem despercebidos. Portanto, neste ano, precisamos ficar atentos às áreas onde teremos essas chances abertas para nós – estas áreas são mostradas pelas casas em que Saturno e Urano trafegam atualmente no mapa natal, em referência às casas que ocupam natalmente.

Como já mencionei, a Lua abre a semana na fase do Primeiro Quarto, também chamado de Quarto Crescente. Torna-se Corcunda na quarta-feira, em Gêmeos e é Cheia no sábado, a 03°29’ de Leão. Neste percurso ela conversa com todos os demais planetas e corpos celestes.

Dia a dia

A Lua abre a SEGUNDA-FEIRA em Touro, em quincunce a Saturno em Sagitário e em trígono a Plutão e Mercúrio em Capricórnio. Faz quincunce a Vênus em Sagitário e trígono a Júpiter em Virgem e ao Sol Capricorniano, formando três Grandes Trígonos de Terra (Lua-Júpiter-Plutão + Lua-Júpiter-Mercúrio + Lua-Júpiter-Sol), que viram uma Pipa, por causa do sextil a Quíron em Peixes. Vênus está em quadratura plena a seu dispositor, Júpiter e Marte em Escorpião está em trígono, também exato a Netuno. Este é um dia realmente “cheio”. Temos mil coisas a fazer e a articular e embora façamos num tempo todo nosso, temos disposição e estamina para dar conta de todas as tarefas e mais um pouco. Precisamos mesmo é cuidar para não exagerar, porque o senso de proporção e de medidas está um tanto comprometido hoje. Tendo isso em mente, o dia está favorável para lidar com questões práticas e cuidar melhor de assuntos relacionados a dinheiro, investimentos e patrimônio, especialmente de médio e longo prazo, ou que terão repercussão nos valores futuros. Pesar adequadamente as coisas é muito importante porque é necessário se ater ao que à necessidade de segurança e estrutura. Outra vantagem do dia é que nos fornece um pragmatismo peculiarmente temperado com uma boa dose de sensibilidade, de modo que nos sensibilizamos e prestamos atenção também a necessidades emocionais e a correntes invisíveis que nos dão dicas preciosas na hora de tomar decisões seja as de cunho prático ou outras de cunho mais sutil.

Toda essa Terra ativada ajuda a equilibrar os possíveis exageros sugeridos por Vênus em quadratura a Júpiter, ao mesmo tempo em que traz um senso de contentamento e satisfação quando olhamos para nós mesmos e tudo o que já realizamos até aqui, seja neste ciclo específico, ou em ciclos de mais longos. Devagar e sempre vamos tocando a vida, dando a ela o que elas nos pede, na hora que nos pede… Para quê se afobar? É bem melhor fazer direito e completo da primeira vez do que ter voltar atrás e consertar coisas mal acabadas pela pressa. Marte está em trígono pleno a Netuno, o único aspecto maior feito por ele, o que torna este aspecto a única saída para a expressão Marciana – é preciso nos sintonizar com nossa compaixão e sentimentos mais profundos antes de entrar em ação, para que esta ação seja consciente e não movida por motivações compulsivas, ideais irrealizáveis ou mesmo um desejo inconsciente de redenção. A atividade sexual está particularmente intensa e romântica, com uma qualidade de fantasia que favorece os casais apaixonados, sem ser excessivamente grudenta, já que está temperada pelo bom humor e diversão de Vênus-Júpiter. Namorados, aproveitem!

A TERÇA-FEIRA também começa sólida e aterrada, com a Lua Taurina fazendo trígono ao Sol Capricorniano. Fica vazia depois deste contato e ingressa em Gêmeos às 07h13min, já em sesqui-quadratura a Plutão e a Mercúrio, seu dispositor. Mais tarde a Lua se desentende com marte em Escorpião e briga mais feio ainda com Netuno em Peixes, com quem Marte está aliado. Mercúrio Rx está em sextil pleno a Quíron em Peixes. Temos uma noite de sono tranquilo e plácido, para variar, que ajuda a recarregar baterias e disposição. Acordamos com a corda toda, super ativos mentalmente, até que uma inquietude cuja origem não sabemos, traz desconfortos que a mente racional não quer reconhecer. Com o passar das horas vamos nos sentindo mais isolados e até um pouco alienados, o que nos leva a supercompensar buscando mais estímulos, mas agora já não estamos tão certos de nós mesmos e nos dispersamos, esvaindo preciosas energias na fala ou movimentos excessivos. É como se houvesse um censor à nossa frente rotulando, classificando e criticando nossas ações e reações, sensação que, ironicamente, nos faz sentir ainda mais vulneráveis, até que percebamos que o censor é a nossa própria insegurança e medo de sermos pegos. Pegos fazendo o quê, mesmo? Fugindo de ter que realmente sentir essa insegurança, entramos no jogo infindável da racionalização, quando o melhor seria apenas rir um pouco da nossa fuga inútil de nós mesmos e focarmos no momento presente, fazendo nosso melhor. Talvez nos sintamos invadidos em alguns momentos, como se nossa mente fosse porosa e estivesse exposta a influências externas… Mas somos nós os invadidos ou os invasores? É possível estabelecer limites claros, com uma firmeza gentil, que não precisa ser raivosa ou mal educada. Talvez o outro simplesmente não saiba que está sendo invasivo, portanto, sempre é bom dar o benefício da dúvida! O desafio hoje é fazer nosso melhor, concentrando ao invés de dispersar nossa preciosa energia ao tentar convencer a outros de que estamos certos ao mesmo tempo em que insistimos em que não nos importamos com a opinião deles. Perceber o ridículo em que nos encontramos pode operar maravilhas em nossa mente conturbada. Rir ainda é o melhor remédio! OBS: Evitar falatórios e se envolver em fofocas pode nos livrar de muita confusão dispensável!

A Lua fica Corcunda na QUARTA-FEIRA, ao fazer sesqui-quadratura ao Sol em Capricórnio, algumas horas antes de ele ingressar em Aquário. A Lua se envolve numa Grande Cruz Mutável ao fazer oposição a Saturno em Sagitário e quadraturas a Júpiter em Virgem e a Quíron em Peixes e ainda faz quincunces a Plutão e a Mercúrio Rx, que hoje está em quadratura exata a Urano. Urano recebe também sextil da Lua, que no fim da noite ainda cutuca Marte, inconsciente de seu ferrão escorpiônico. Hoje a celeuma cerebral ganha proporções ainda mais frenéticas, a ponto de nos sentirmos perdidos em nossos labirintos mentais! Uma multitude de vozes e quereres nos divide internamente tornando difícil qualquer decisão razoável ou a mínima produtividade. Falamos e falamos, vamos de cá para lá, mudamos de ideia, voltamos ao ponto inicial e tudo recomeça, num ritmo meio alucinante e enlouquecedor. Sentimo-nos desengonçados e sem graça e combatemos isso tentando ser mais interessantes, sem perceber que ficamos histriônicos, talvez inconvenientes… Ou talvez o frenesi aconteça somente dentro da nossa mente, o que acaba por nos exaurir, especialmente devido à incapacidade de tomar uma decisão e ater-nos à ela – estados contínuos ou permanentes de cisão levam o ego ao colapso.

Em períodos de tempestades mentais, uma boa saída é sempre por os pés na terra, literalmente e, claro, respirar de forma mais consciente e profundamente, porque a respiração profunda traz clareza e nos ajuda a encontrar nosso eixo, o que, por seu turno, nos ajuda a vencer a vacilação e a falta de rumo, e a finalmente focar nossa energia, desemaranhando as infindáveis linhas cruzadas que tanta confusão nos causam. Dessa forma, respiração e pé no chão são as dicas do dia! O Sol ingressa em Aquário e nos lembra de uma necessidade fundamental: “descubra quem você é e seja exatamente essa pessoa. Isso é o que sua alma veio ser nessa Terra. Ache essa verdade, viva essa verdade e tudo o mais fluirá” (Ellen Degeneris – Aquariana de 26 de janeiro).

A Lua Geminiana está em oposição a Vênus na QUINTA-FEIRA, ficando vazia logo depois, às 06h03min. Ingressa em Câncer somente às 11h28min, de onde logo faz quincunce ao Sol Aquariano. Dona Lua também fica ainda mais sentimental ao forma um Grande Trígono Aquoso com Marte em Escorpião e Netuno em Peixes, que fica exato no dia seguinte. O dia traz um tipo de ressaca mental, quando tentamos nos recuperar dos excessos verbais e mentais dos dias anteriores. Estamos meio aéreos e se pudermos, tiraremos muito proveito de algumas horas de ócio, umas férias de algumas horas da objetividade cega que nos obriga a pensar e a ser eficientes o tempo todo. No fim da manhã conseguimos finalmente dar nome ao que sentimos, mas não somente isso, podemos,finalmente sentir de verdade, sem desculpas ou fugas. Contudo, algo está fora de lugar, como se nossa alma não conseguisse se sincronizar devidamente com nosso ser consciente e a sensação de desencaixe fica mais evidente, porque agora é sentida de forma aguda. Consciente e alma estão em completo desajuste, mas se dermos conta de suportar isso sem atuar de forma compulsiva, podemos ter uma nova percepção de porquê isso nos ocorre. A tarde traz uma sensibilidade inebriante que nos faz sentir conectados à imensa teia da vida, de uma forma delicada e inexplicável e que pode nos propiciar uma catarse e uma consequente cura de todas as incompreensões e auto-cobranças que tanto nos afligem.

De Câncer, a Lua é toda emotividade ao formar um Grande Trígono em Água com Marte em Escorpião e Netuno em Peixes na SEXTA-FEIRA, Grande Trígono que mais tarde inclui Quíron. Mas ela também tem um conflito clássico com Saturno, que a deixa insegura e indisposta, desassossego que piora com a oposição a Plutão e Mercúrio e com a quadratura a Urano em Áries. Mercúrio está em conjunção exata a Plutão.  O dia está super melindroso e volátil, de muita instabilidade emocional e mental. Nosso humor sobe e desce feito montanha russa desgovernada. Sentimo-nos pressionados por forças potentes e que nos parecem ameaçadoras, acusatórias e agimos e reagimos de forma compulsiva, caso não estejamos vigilantes sobre nós mesmos. Para complicar mais as coisas, temos dificuldade de discernir nossos próprios sentimentos, expressá-los então, é tarefa virtualmente impossível. Os conflitos envolvem relacionamentos, cujas interações são super intensas hoje, e também nossas próprias emoções, profundas e conturbadas. Tais conflitos não ocorrem ao acaso, pelo contrário, revelam muito de nossas dinâmicas interiores, assim como das nossas dinâmicas relacionais e se conseguirmos ter um mínimo distanciamento, quem sabe possamos perceber com mais clareza o porquê de tais conflitos e instabilidade. Em todo caso, talvez seja melhor aguardar dias mais calmos para ter aquela conversa que parece tão necessária; isso porque no atual estado em que nos encontramos, estamos presas de forças inconscientes e é muito provável que não consigamos o discernimento e a lucidez que nos façam ser justos com outros e até conosco mesmos. Estamos por demais embriagados com nossas emoções potentes e tais emoções não são as melhores conselheiras, pelo contrário, elas devem ser objeto de estudo profundo e honesto, para somente depois, num momento de maior sobriedade emocional, tomarmos nossas decisões e resoluções.

SÁBADO é dia de Saturno e o signo regido por ele, Capricórnio, fica mais charmoso com a visita ilustre de Vênus, ingressando neste signo às 18h32min. A Lua Canceriana se harmoniza com Júpiter e se desentende com Netuno. Fica vazia às 04h22min, passando o resto do dia fora de curso. Ingressa em Leão às 17h21min e é Cheia às 23h46min, em Leão. Ainda estamos muito emotivos, mas hoje conseguimos nos alegrar e nos sintonizar com sentimentos mais positivos e alegres, em lugar do grande drama e turbulência de ontem. Temos algumas horas de calmaria à tarde, mas à noite as coisas voltam a ficar intensas e críticas com a Lua Cheia de Leão. As emoções ficam à flor da pele e atingimos, finalmente o ápice de nossa crise, com insights pipocando e clarificando as origens e motivos de tantas tempestades. Talvez as dinâmicas relacionais e psíquicas que pareciam tão disparatadas finalmente façam sentido e podemos compreendê-las, ganhando uma nova maturidade. A Lua Cheia de Leão, além de simbolizar a culminação da crise recente que vinha num crescendo, vem nos convidar a refletir sobre nossas conquistas e realizações, se elas são válidas e têm um significado profundo para nós ou se representam apenas status e símbolos vazios de sentido, com intuito de serem mostrados. O que nos leva a outra questão: ainda estamos à caça da aprovação e do aplauso alheio. Enquanto o reconhecimento público por um belo feito é algo sempre bem vindo, tal reconhecimento não pode ser a única motivação para nossas conquistas. Da aprovação de quem ainda estamos dependentes? Do papai? Da mamãe? E por que sentimos que nossa realização pessoal parece enciumar ou enfurecer aqueles ao nosso redor? Por que nos sentimos igualmente ameaçados pelas proezas alheias? Ainda somos crianças no parquinho infantil competindo para ver quem tem o brinquedo mais caro/bonito/interessante? Essas e outras questões estarão salientadas pela Lua Cheia de Leão. Mas Lua Cheia também é tempo de celebrar, e neste caso, celebramos nossa criatividade, nossa alegria de viver, nossa criança espontânea e feliz!

O DOMINGO traz uma atmosfera mais carregada, com a Lua Cheia Leonina em quadratura a Marte em Escorpião e quincunces a Netuno em Peixes e a Mercúrio e Plutão em Capricórnio, virando foco de um Yod que se consolida na madrugada de segunda. Mas a Lua também se envolve num Grande Trígono de Fogo com Urano em Áries e Saturno em Sagitário, sugerindo um dia erm que conseguimos equilibrar uma visão de futuro idealista com a necessidade de preservar tradições essenciais. A manhça traz uma tensão desconfortável, que talvez até nos tire da cama antes do desejado. Estamos irritados, espinhosos, indóceis. E temos dificuldade em reconhecer isso e em identificar as razões. Talvez atribuamos a outros, que nos irritam com sua mera presença, mas é preferível sermos honestos e encararmos que nos envolvemos em cenas ridículas e antipáticas para evitar encarar questões mais duras e sérias que temos com estas pessoas.

Se tivermos calma e maturidade suficiente, talvez  seja bom ventilarmos nossa insatisfação, do contrário, o melhor é ir dar uma caminhada vigorosa para expurgar os demônios antes que eles causem estragos desnecessários e nos vejamos agindo e pisando nos calos alheios precipitadamente – visto que Mercúrio estaciona hoje, tudo que é dito adquire maior peso, portanto, precisamos ter cautela também com a língua. A caminhada não só nos ajudará a pôr nossa fúria para fora, mas poderá servir também de meditação ativa, levando-nos a refletir mais profundamente sobre os conflitos. No fundo sabemos que parte da confusão se deve à nossa insegurança e dificuldade de nos afirmarmos, talvez porque temamos perder o outro de alguma maneira e daí a confundir perder “para” o outro é um pulo. É essencial dar um passo atrás e nos questionar se de fato há ameças reais ou se é apenas nosso ego melindroso querendo aparecer. Dirimidos esses dilemas, podemos, quem sabe, aplicar nossa criatividade em algo que una habilidades antigas com talentos recém-descobertos, encontrando um raro equilíbrio entre o velho e o novo em nossa vida que agrega um senso de novidade e vitalidade, sem precisarmos comprometer nossa tão querida segurança e igualmente importante,s enso de estabilidade. NOTA: Lua em quadratura a Marte geralmente nos predispõe a agir com precipitação e impulsivamente, portanto, é necessário cautela nas movimentações e atividades em geral na manhã de domingo.

Linda semana para você! Que seja produtiva e de muitas bênçãos!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!