A Semana Astrológica – Tempestades mentais à vista!

Semana de 28 de março a 03 de abril 

Passamos a primeira temporada de eclipses do ano – não exatamente ilesos, por tudo o que vimos nos noticiários, especialmente no que tange a atentados terroristas, conflitos bélicos e à situação dos refugiados na Europa. Sem falar na situação extrema que se vive no Brasil… Tempos realmente complicados. Entretanto, a semana que começa ainda na fase Cheia/Disseminadora da Lua, vê o Minguante anunciar que é um tempo propício para avaliações, análises e planejamentos… Pés na Terra, olhos no céu, ou, dito de outra forma, pés firmes no presente e olhos já no futuro!

File:Adolf Hitler-1933.jpg
Adolf Hitler, que tinha mercúrio em Áries em oposição a Urano em Libra.

Mercúrio é o grande protagonista desta semana, fazendo aspectos a vários planetas e movimentando bastante os céus, as comunicações, as locomoções, nossas vizinhanças, as relações com irmãos, o comércio em geral e, principalmente, nossa mente. Mercúrio em Áries requer muita cautela na forma como nos comunicamos porque, por ser muito direto, curto e grosso, é muito fácil escorregar no autoritarismo e sem perceber, podemos soar arrogantes e presunçosos, como se todos tivessem que se adequar àquilo que queremos, do jeito que queremos, na hora que queremos… É, precisamos lembrar que somente bebês estão em posição de ser tão exigentes e demandarem que suas necessidades e quereres sejam atendidos prontamente… O resto de nós precisa usar de educação e civilidade nas comunicações e ainda pedir “por favor”, “eu gostaria”, “com licença”, “obrigado”. E não, o mundo não está disposto a se adequar e se sujeitar a nós, por mais que isso pareça a coisa mais natural do mundo do ponto de vista do Mercúrio Ariano… Especialmente nesta semana, que a voz, quando não adequadamente modulada, soará como de ditador – mas será que a intenção inconsciente não era exatamente essa?

Além dessa energia super direta, Mercúrio se mescla com Júpiter através de um quincunce, o que pode fazer essa comunicação ficar mais mandona ou descuidada, criando entraves, ao invés de pontes que facilitam as interações, porque saímos pisando nos calos de deus-e-todo-mundo. Em seguida ele se acalma um pouco usando a ponderação do Mestre Saturno ao fazer trígono a ele… Por pouco tempo porque logo este Pequeno Peralta se engalfinha com Plutão, tomando o lado de Urano naquela velha briga já nossa conhecida… Resumindo: bate-bocas acalorados, discussões cortantes e explosivas, conflitos intempestivos.

Essas “tempestades mentais”, se bem utilizadas, podem nos fazer clarear o ar e as ideias, que andaram muito embotados enquanto Mercúrio transitava em Peixes; podem nos ajudar a ser mais objetivos e diretos acerca de nossos planos e a lidar com menos romantismo com todas as coisas que demandam nossa atenção. Esse atual posicionamento de Mercúrio pode ainda ajudar a comunicar de forma direta e honesta algum descontentamento que tenhamos com nossos pares, contudo, também pode nos levar a falar e a decidir coisas precipitadamente, a criar confusão onde deveríamos construir diálogos, portanto, é preciso cautela e freio na língua para que possamos tirar o devido proveito de tais influências ao invés de levar uma “rasteira” de nossa própria mente e boca. Como diz o ditado “há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida” – um ditado bem pertinente, considerando-se que Marte, o dispositor de Mercúrio, está em Sagitário, prestes a ficar retrógrado. Para distinguir adequadamente entre flechas lançadas e oportunidades perdidas, precisamos domar esse Mercúrio selvagem e primitivo. Estes movimentos de Mercúrio requerem ainda muita cautela no trânsito e viagens em geral. Estamos impacientes e impulsivos, podendo provocar acidentes ou confusões. Cautela nunca é demais!

Apolo – Reprodução

O Sol está meio quieto neste período – se é que Áries fica quieto em algum momento – mas aos poucos também vai se aproximando de Júpiter, Saturno, Plutão e Urano, fazendo na semana que vem, os mesmo aspectos que Mercúrio empreende nesta semana. Como seu porta-voz, Mercúrio vai abrindo caminho ao Sol e preparando seu Rei para o que encontrará em breve. Apolo, travestido de Ares, prepara-se para batalhas importantes na semana que vem.

Vênus faz conjunção ao Nodo Sul da Lua e a Quíron por estes dias, indicando que o Feminino continua bastante melindroso. Demanda cautela da nossa parte para não escorregarmos em antigos e repetitivos padrões de auto-desvalorização, de nos permitir ser magoados, usados e desapontados por quem quer que seja, só porque nos recusamos a ver as coisas e as pessoas como realmente são. Vênus-Quíron, em expressão negativa, também alerta para o padrão de nos sentirmos atraídos por pessoas frágeis e vulneráveis, que precisam ser “salvas” e lá vamos nós de novo, crentes de que conseguiremos “resgatar” aquela alma boa e incompreendida, sem nos dar conta de que a tal alma boa nem mesmo pediu nossa ajuda ou, contrariamente, talvez conte com nossa boa fé e ingenuidade para mais um conto do vigário. Vênus-Quíron tende a associar o amor a sofrimentos ou a sofredores, muitas vezes apaixonando-se pelo próprio sofrimento e pelas histórias de dor e pesar que carrega. Mas pode também, numa perspectiva mais positiva, associar o amor a figuras de cura e compaixão… Para isso, porém, terá que se trabalhar muito até que supere o padrão de rimar amor com dor.

A Lua abre a semana em Escorpião na fase Disseminadora, disseminando uma mensagem de que é preciso nos liberarmos dos nossos apegos e possessividade emocionais para conseguirmos amar verdadeiramente, afinal, posse não é sinônimo de amor. A Lua segue sua jornada catequética disseminando bom humor e aventura por Sagitário, fica Minguante em Capricórnio, na quinta-feira e fecha a semana em Aquário. A Lua será Nova em Áries no dia 07 de abril.

A SEGUNDA-FEIRA começa com a Lua Disseminadora vazia em Escorpião, mas ingressa em Sagitário às 03h47min. Ao longo do dia Dona Lua faz conjunção a Marte, trígono ao Sol em Áries e quadratura a Netuno em Peixes, exata na primeira hora da terça-feira. Um grande entusiasmo colore o dia, que começa vigoroso e cheio de gás e vai ficando mais e mais vivaz e ativo com o passar das horas. Um dia propício a atividades ao ar livre, a visitas diversas e a tarefas que nos permitam sair um pouco da rotina e experimentar algo novo e desconhecido que nos faça ir além das fronteiras usuais na forma como executamos as coisas. Com nossas intenções, propósitos, sentimentos e atitudes alinhados harmoniosamente, sentimo-nos capazes de encarar qualquer desafio ou atacar qualquer incumbência com destemor, mesmo aquela montanha de trabalho diante de nós e, o melhor de tudo, ainda nos divertindo no processo – desde que tenhamos liberdade de movimento e decisão, é claro! Lua-Marte-Sol agregam coragem e luminosidade que permitem começar a semana com otimismo, confiança e uma energia de aventura e expectativa. Aproveitemos todo esse bom humor para começar a semana com o pé direito e boa disposição!

Temos desafios mais complexos na TERÇA-FEIRA. A Lua Sagitariana avança na sua saga catequética, faz quadratura a Netuno em Peixes na primeira hora da madrugada. Durante o dia faz conjunção a Saturno e junto com ele vira foco de uma T-Square Mutável, ao fazer quadratura a Júpiter em Virgem e Vênus e Quíron em Peixes. A Lua também faz trígono a Mercúrio e urano em Áries – Mercúrio, aliás, hoje está em quincunce exato a Júpiter e em trígono, também pleno a Saturno. Vênus está em conjunção exata ao Nodo Sul.  A Lua fica vazia às 22h57min, depois da quadratura a Vênus. Dia de multi-tarefas, de assoviar e chupar cana ao mesmo tempo… Como conseguimos? Sabe Deus como, mas precisamos! Estamos um tanto confusos e assoberbados, cabeça e coração a mil por hora e, principalmente, inseguros quanto à nossa capacidade de dar conta do recado porque o humor e o entusiasmo oscilam grandemente, feito montanha-russa desgovernada. Tínhamos grandes planos e expectativas, mas talvez algumas coisas não saiam como o esperado, o que pode acionar velhas inseguranças, culpas e receios, levando-nos a nos isolar de outros que, antecipamos, irão nos criticar ou repreender. Mas incrivelmente, no meio de tanta agitação,  podemos conseguir centramento e visão para realizar nossas tarefas, desde que conciliemos dentro de nós as disparidades e conflitos que nos puxam para diferentes lados e nos fazem ficar meio emburrados por não estarmos mais livres e “folgados” para zanzar conforme gostaríamos. Um dia trabalhamos e no outro folgamos e há tempo e lugar para tudo debaixo do Sol. E hoje? Hoje é dia de trabalhar, não é dia de devanear e ficar à toa por aí. Se fizermos as pazes com este fato, poderemos tirar proveito de toda a energia criativa e dinâmica que está a nosso dispor e descobrir que a coisa toda pode chegar a ser divertida. Ponto de atenção: ainda teremos que priorizar para fazer o tempo e a energia renderem!

QUARTA-FEIRA é dia de Mercúrio, que ainda está em trígono exato a Saturno na primeira hora do dia. Mercúrio torna exata também a quadratura a Plutão em Capricórnio e já está em conjunção quase plena a Urano. Vênus está conjunta a Quíron. A Lua entra o dia vazia em Sagitário e só ingressa em Capricórnio às 14h45min. A mente hoje está vertiginosa e super afiada, talvez até demais, de modo que precisamos ter cuidado com o que dizemos, para quem dizemos e com a hora que dizemos, que talvez não seja a mais oportuna, visto que há grande precipitação e celeridade no ar. Em termos positivos, é um dia adequado para quebrar barreiras e tabus que já tenham sido analisados e estudados previamente; ousar transpor aquelas cercas mentais que tínhamos criados para nós mesmos. Mas aí é que está o ponto sutil que pode evitar grandes conflitos: a compreensão de que tais as cercas ou barreiras foram criadas por nós e não por outros lá fora, estes, aliás, foram atraídos a nós pela nossa atual forma de pensar e ver as coisas, por questão de afinidade. Uma vez que tenhamos compreendido isso, não precisaremos duelar com o que percebemos como mentes “ultrapassadas” ou intransigentes, pois perceberemos, de imediato que intransigentes somos nós. Assim, não precisamos vencer o outro com nosso discurso letal e destruidor, precisamos sim, vencer a nós mesmos e destruir as desculpas preguiçosas que tenhamos dado a nós mesmos para fazer (ou não) o que fizemos. Para destruir paradigmas lá fora é preciso primeiro desconstruí-los aqui dentro. As relações afetivas ficam sujeitas a mágoas e dissabores, do tipo causados sem querer ou por atitudes e palavras descuidados, porque talvez não tenhamos notado que o outro (ou ambos) está ultra-sensível e melindroso. Assim, nas relações, não é um bom momento para uma DR porque o clima que já estava tenso pode azedar de vez.

Mercúrio está em conjunção plena a Urano na QUINTA-FEIRA, enquanto se afasta da quadratura a Plutão. A Lua Capricorniana faz sextil a Netuno em Peixes e oficializa o Quarto Minguante às 12h17min ao fazer quadratura ao Sol Ariano. A Lua ainda faz trígono a Júpiter e conjunção a Plutão. Dia escaldante e de muitos descompassos. Queremos focar no trabalho, mas a mente se rebela contra regras, autoridades e procedimentos, conflito que pode se manifestar entre indivíduos como colegas de trabalho, irmãos, amigos, no trânsito… A cabeça está esquentada, a língua está ferina, portanto, se não cuidados, podemos deixar um rastro de confusão por onde passarmos hoje. Sentimo-nos presos, cerceados, engaiolados? De quem é a culpa? Certamente é nossa mesmo, que nos colocamos nessa situação. A mente cria sua própria realidade e atrai para si as condições para que tal realidade se manifeste. Estas percepções, se forem encaradas com honestidade, poderão nos catapultar a novos patamares no nosso desenvolvimento mental e até mesmo espiritual. Do contrário, se escolhemos ver o mundo e seus demais ocupantes como antagonistas, ainda estaremos presos nos antigos paradigmas de nos perceber como agentes passivos e meros receptores das ações do destino. A Lua fica Minguante em Capricórnio e sugere que elenquemos quais são as atitudes sociais e relacionadas ao trabalho, quais regras e costumes que já não nos servem mais e nos impedem de seguir um caminho realmente novo e completamente nosso; que situações e compromissos de trabalho ou mesmo familiares utilizamos como desculpa para não nos comprometermos com objetivos individuais. Identificando tudo isso, podemos analisar com honestidade e expurgar o que não serve. Temos escolhas. Iremos usá-las inteligentemente ou iremos simplesmente continuar a acusar aos outros das situações que nós mesmos criamos?

A Lua Capricorniana faz quadratura a Urano e a Mercúrio em Áries na madrugada de SEXTA-FEIRA. Durante o dia a Lua faz sextil a a Quíron e a Vênus, ficando vazia logo depois, às 13h40min. Ingressa em Aquário às 22h37min. O Sol entra em orbe de quincunce a Júpiter, que só ficará exato na semana que vem. O Sol também já está próximo da quadratura a Plutão. O sono está super agitado na madrugada de sexta. Turbulento e instável, prejudica o descanso e a regeneração da mente e do corpo. Consequentemente, talvez acordemos um tanto indispostos e mal humorados e só lá pelo meio da manhã é que ficamos mais cordatos. Em todo caso, precisamos aproveitar esse mau humor ou essa raiva para nos jogar no trabalho com todo o gás, aproveitando a manhã para adiantar e cumprir com os compromissos realmente importantes porque a tarde está sujeita a imprevistos e deveria ser utilizada para tarefas mais rotineiras e burocráticas, para análises mais cuidadosa de relatórios ou levantamentos ou, para quem pode se dar ao luxo, talvez fechar o expediente mais cedo. Essas horas mais tranquilas vêm a calhar porque pode nos propiciar a adequada auto-reflexão depois de todas as explosões mentais e emocionais que vivenciamos.

No SÁBADO a Lua faz sesqui-quadratura a Júpiter em Virgem nas primeiras horas do dia e depois se alinha com Marte em Sagitário durante o dia e com o Sol em Áries já no fim da noite. O dia está mais tranquilo e propício a fazermos uma bela faxina na nossa vida, nos livros e armários em geral, nos quintais da alma e nos recônditos do coração, para nos livrarmos das velharias e atitudes mentais ou emocionais démodés, especialmente no que tange às relações de amizade. É dia de desapegar, de soltar, de abrir espaço para o novo e o sábado parece mesmo desenhado para isso, portanto, Pratiquemos o desapego! De alma mais leve, podemos sair um pouco e encontrar amigos para bate-papos descontraídos e soltos, tudo sem muito estardalhaço porque as companhias são mais importantes do que os eventos em si. Aproveitemos, pois, a sociabilidade e a tranquilidade com nossos afins.

O DOMINGO está bem movimentado, com a Lua Aquariana fazendo quincunce a Júpiter e como ainda está em sextil ao Sol, temos formado, por algumas horas, um Yod-Dedo de Deus, que tem Júpiter como foco. A Lua também faz sextil a seus dois dispositores, Saturno e Urano e a inda a Mercúrio, ficando vazia depois deste contato, às 20h16min. A madrugada pode novamente trazer um sono inconstante e inquieto, mas pela manhã acordamos sociáveis e dispostos a encontrar os amigos, a fazer coisas diferentes, buscando atividades prazerosas, nas quais possamos aplicar habilidades que já dominamos mescladas a outras que ainda estamos descobrindo. Dessa forma, nossa rotina domingueira fica mais estimulante e animada e ainda conseguimos unir o útil ao agradável. A Lua está em Aquário, mas está minguante, isso requer que selecionemos com cuidado nossas companhias, porque a energia está concentrada, deve ser utilizada com sabedoria e não espalhada por aí aos quatro ventos. De toda forma, ainda podemos tentar algo novo, alguma experimentação que possa ser implementada efetivamente daqui a algum tempo. É bom aproveitarmos o domingo para um bom e merecido descanso porque a semana que entra está fervendo!

Desejo que sua semana seja linda, produtiva e serena!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

3 thoughts on “A Semana Astrológica – Tempestades mentais à vista!

  • 2 de abril de 2016 em 10:55
    Permalink

    Gostaria que vc fizesse uma leitura breve do meu mapa
    Sol: Sagitário casa 7
    ASC: gêmeos casa 1
    Lua: Lua Virgem Casa 3
    Venus: Aquário Casa 8
    Marte: Aquário Casa 8
    Mercúrio: Sagitário
    MC: Áries casa 10
    IC: Libra casa 4
    Saturno: Áries casa 10
    Júpiter: Aquário Casa 8

    Tenho dificuldade com relacionamentos amorosos, meu mapa tem influência nisso?_
    Queria muito que me ajudasse

    *yanethalita@gmail.com

    Resposta
    • 4 de abril de 2016 em 12:35
      Permalink

      Yane, obrigada pela visita ao blogue! 🙂
      Sobre sua questão, desculpe, mas não trabalho dessa forma. Não é possível fazer uma “leitura breve”, isso demanda trabalho e tempo.
      Caso você queira agendar uma consulta, envie um e-mail para psicologica.astrologia@gmail.com
      Agradeço novamente pela visita!
      🙂

      Resposta
      • 4 de abril de 2016 em 20:35
        Permalink

        Cadê a previsão desta semana? 😱😱😱😱 estou curiosaaaa

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!