Lua Cheia em Virgem: curar e liberar a vida

Justin Ashton
Justin Ashton – Reprodução

Chegamos ao ápice de mais um ciclo, um ciclo de suma importância nas mudanças e transformações individuais e sociais que tomam lugar na nossa era. A Lua é cheia em Virgem hoje, 05 de março, às 15h05min no horário de Brasília e 18h05min no horário de Lisboa. Este ciclo é importante porque, entre outras coisas, temos a última quadratura exata entre os colossos Urano e Plutão, embora eles continuem essa dança tensa ainda por muitos meses, e em dezembro ainda estarão a pouco mais de um grau de distancia da quadratura exata, com Urano estacionário direto, exatamente no dia de Natal. Mas todo ciclo de lunação é importante, porque marca nossa vivência imediata, os desdobramentos dos temas maiores na tessitura dos dias e precipita acontecimentos de grande porte simbolizados pelos aspectos feitos entre os planetas lentos, como a quadratura Urano-Plutão mencionada acima. Numa Lua Cheia as emoções ficam à flor da pele, e sentimos nitidamente que algo está se completando, às vezes de forma ruidosa e explosiva.

alex alemany1
Alex Alemany – Reprodução

O eixo Virgem-Peixes simboliza a experiência arquetípica do serviço e da cura; da ordem e do caos, controle e descontrole; das coisas mundanas e cotidianas versus as coisas etéreas e numinosas; da delimitação e discriminação versus a dissolução de todos os rótulos e categorias. Virgem se preocupa com a limpeza, cuidado e manutenção adequada do corpo, daí sua grande preocupação com a saúde e os rituais que se afinam com os ritmos orgânicos deste corpo. Já Peixes busca dissolver os limites deste corpo tão pesado e o olha de forma mais holística, como um todo que é parte de uma rede, uma teia maior e mais intrincada, ou seja, o próprio cosmos. Por isso este par é associado com a cura e o serviço. Com sua grande habilidade manual, destreza intelectual e busca de perfeição, Virgem é o signo do artesão e Peixes, com sua imaginação luxuriante e ilimitada e a constante busca da beleza, formam um par de grande talento artístico, pois enquanto Peixes capta as vibrações de outros planos e esferas, Virgem manifesta essas captações celestiais em forma de arte, uma arte que pode até curar.

E do que fala essa Lua Cheia? Fala de um grande potencial de cura e liberação de dores e conteúdos antigos e purulentos, feridas supuradas que precisam ser limpas, purgadas, sanadas, curetadas, para que possam finalmente ser deixadas em paz. Sejam estas feridas no corpo ou na alma. 

Lua Cheia em Virgem
Lua cheia em Virgem, mapa para Brasília – 5 de março de 2015, 15h05min

Isso porque a Lua é Cheia a 14°50’ de Virgem, em oposição ao Sol em Peixes, que está em conjunção a Quíron, o símbolo das feridas purulentas, mas também de sabedoria e cura. Os dois luminares estão, pois, envolvidos com essa figura dúbia que é o Centauro Quíron, normalmente chamado de o Curador Ferido, que traz tanto potencial de dor quanto de alívio, indicando que estão afloradas tanto feridas as no feminino quanto no masculino, assim como a as feridas da própria relação masculino-femino.

ULC by yd84
ULC by Yd84deviantart – Reprodução

Apesar da orbe ampla de mais de sete graus, a Lua está ainda em oposição a Netuno. E há pelo menos duas formas de se olhar pra esta configuração Virgem-Peixes formada nesta lunação. Por um lado, a Lua Cheia em Virgem vem nos convidar a tomar pé de situações que tenham andado soltas e largadas, caóticas, descontroladas; a conter os excessos e os dramas emotivos que nos afogam e turvam a capacidade de sermos racionais e objetivos na resolução dos problemas. Assim, Virgem vem nos dizer: “Contenha-se! Controle-se, haja com mais dignidade e coerência!”, advertindo-nos para usar as experiências a nosso favor e não contra. Por outro lado, esse controle não pode ser excessivo ou nos tornamos rígidos e incapazes de sentir. A oposição da Lua em Virgem a Netuno, Sol e Quíron em Peixes solicita um equilíbrio na polaridade, e, a despeito do poder e brilho intenso da Lua, enfatizada está, a necessidade de relaxarmos o controle, quando ele é tão árdua e exageradamente mantido pelo nosso lado Virginiano. De permitirmos que as feridas e dores venham à superfície para serem vistas pelo nosso lado racional, mas que sejam, principalmente, sentidas, transbordadas, limpas, purificadas e re-significadas, sem que isso signifique que iremos encenar um grande drama choroso e sem fim. Não. Virgem é um signo por demais digno e senhor de si para resvalar nisso e mesmo que se permita algumas lágrimas copiosas, elas serão choradas na solidão de sua auto-suficiência. Por isso mesmo é o momento mais adequado de acessarmos esses conteúdos tão estoicamente guardados, porque em Virgem temos a capacidade de lidar com eles sem que eles nos destruam. Liberados tais materiais, podemos proceder com os rituais de purificação, que são tão caros a Virgem e quem sabe até transformar a experiência numa obra de arte que traduza a beleza do que vivenciamos.

De que forma experimentamos a manifestação dessa lunação, depende do extremo em estamos: se nos sentimos perdidos no caos emocional, funcional ou doméstico, é hora se mandar ter vergonha na cara, secar as lágrimas, fazer a faxina, seja da casa ou da alma e ordenar a vida e agir como gente grande; se, por outro lado, viemos retendo tudo, controlando, checando, eretos e rígidos feito uma corda de violino, tentando conter a rachadura do dique com a ponta do dedo, então, talvez seja o momento de deixar a represa estourar e se permitir relaxar o controle. Qual é o seu caso?

Alex Alemany-
Alex Alemany – Reprodução

A Lua cheia também faz outros contatos muito interessantes, tanto por causa da proximidade quanto pela qualidade dos planetas. Faz quincunces a Vênus e a Urano em Áries e faz trígono a Plutão em Capricórnio. Para mim, isso adiciona peso à necessidade de liberação representada conjunção Vênus-Urano em Áries e a capacidade de ser honestos representada por Plutão, além do potencial de grande transformação embutido na relação com estes dois planetas coletivos. Plutão ainda oferece força interior e resiliência para fazermos o que tem que ser feito, já Urano não é tão gentil: ou libera ou libera! Urano e Vênus em Áries também vêm questionar a honestidade do nosso serviço, se somos mesmo tão abnegados ou se ajudamos apenas como forma de fugir de nossas próprias necessidades individuais e nos empurra a perceber que essas necessidades são tão legítimas quanto as daqueles a quem socorremos.

kim sun jim
Kim Sun Jim – Reprodução

Há um ponto de atenção, porém: Mercúrio, regente da Lua Cheia, está um tanto isolado em Aquário, fazendo apenas aspectos separativos (que já aconteceram) e muito amplos, a Júpiter em Leão e a Vênus e Urano em Áries. Há o risco de nos encastelarmos e nos isolarmos em nossa dor, ou pior, em nossa mente, racionalizando de forma excessiva e usando a dádiva do serviço ou o controle, já mencionado, como escudo que nos proteja de tudo, inclusive da vida em si.

Nessa mesma linha, o símbolo Sabiano do grau 14 de Virgem traz a imagem de “um fino lenço ornamental de renda, relíquia de família”. Lynda Hill diz que este símbolo fala de “emoções e da delicadeza de sentimentos, além de se estar preparado para expressar as próprias emoções. Freqüentemente o lenço ornamental mostra alguém que tem problemas em se mostrar sentimental, emocional e em perder o controle e chorar. Entretanto, pode também mostrar alguém que está sempre pronto e disponível para as pessoas que precisam de um ombro amigo para chorar ou um ouvido gentil que as ouça”. O símbolo fala ainda da “atenção aos detalhes, de valor e bravura, hipersensibilidade, maquiagem, acessórios, perfumes e coisas bonitas e delicadas, mas também de estórias chorosas artificiais, de falsa compaixão pelos outros, do passado que deve ser esquecido, de perfeccionismo doentio, de lágrimas de crocodilo”. Como vemos, realmente é uma questão de controle, de manter ou relaxar. De acessar os sentimentos em toda a sua delicadeza, permitindo-se ter e expressar compaixão na hora adequada. No extremo oposto, requer cuidado para não nos deixarmos manipular por sentimentos artificiais, fabricados para nos impressionar, como lágrimas de crocodilo.

yd84
Yd84 em Deviantar – Reprodução

Aproveitemos as energias dessa lunação poderosa mas humilde e nos perguntemos: onde, na minha vida, preciso exercer mais controle e ordem? Onde preciso relaxar? Onde preciso soltar, largar e liberar conteúdos antigos e dolorosos que só ocupam espaços na alma e na vida? Que áreas de vida preciso limpar e purificar e me tornar de novo, “alvo como a neve”? Quando é que permito que a ajuda e os cuidados com o outro sejam fuga das minhas próprias questões? Porventura em algum momento da vida me pego “fabricando sentimentos” para controlar e manipular a outros? Ou me percebo caindo nas estórias artificiais engendradas por terceiros para iludir e enganar?

entidade
Reprodução

Sendo Virgem um signo de limpeza e purificação, essa, especialmente, sugere liberação de mágoas, cura de feridas antigas  e uma volta ao estado virginal original da alma, um estado virginal que não significa uma página em branco e sem escritas simbolizando falta de experiências, mas antes, um estado virginal de quem tem compaixão por si mesmo e suas imperfeições, de quem se aceita e se perdoa, tornando-se puro e imaculado. É um dia favorável para os rituais de purificação, que sejam feitos com banhos de ervas, com limpeza da casa, com liberação de coisas obsoletas que não usamos mais; para liberação e doação de itens que não usamos, mas que ainda podem ser úteis para outros. Como Virgem rege os animais domésticos, a energia também é propícia para passar mais tempo com os bichos de estimação, que, além da troca afetiva, também prestam grande serviço a nós, funcionando como filtro energético e limpando e ativando as energias paradas da casa.

Escolha seu ritual e purifique-se! Libere a dor, as mágoas, libere a vida!

Feliz Lua cheia para você!

Ego x Self
Reprodução

Nota: Pessoas que têm planetas entre os graus 8 e 20 de Virgem e Peixes e também de Gêmeos e Sagitário são mais afetadas por esta lunação. Os efeitos são sentidos de acordo com a casa em que a lunação ocorre. 

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

0 thoughts on “Lua Cheia em Virgem: curar e liberar a vida

  • 5 de março de 2015 em 14:34
    Permalink

    Gratidão!!!!! Seu texto me curou em sentido amplo… Tenho lua em virgem e kiron na 6 e netuno na casa 2 fazendo pareceria com saturno em transito. No momento urano, sol, venus e marte estão na 6 .. Há uma desordem fisica e emocional transbordando. É maravilhoso qdo se descortina as janelas do sagrado. Parabéns por sua alta sabedoria na sua interpretaçao simbólica, Maria Eunice! Luz em seu caminho.

    Resposta
    • 6 de março de 2015 em 10:41
      Permalink

      Olá Clara, eu também agradeço muito seu feedback! Virgem tem mesmo essa noção muito nítida do sagrado na vida diária. Talvez seja necessário permitir que a desordem se instale um pouco, para quebrar o padrão de vida “certinha” super organizada mas estéril. Talvez seria bom procurar ajuda terapêutica para lhe ajudar a compreender melhor o momento. Espero que tudo fique bem! Luz e bênçãos para você! Volte sempre! 🙂

      Resposta
  • 5 de março de 2015 em 14:45
    Permalink

    Oi Maria Eunice! Seu post de hoje foi tão preciso, obrigada por isso! Mas fico com uma certa dúvida… estou sim cheia de emocões transbordando, frutos de feridas, situações difíceis, e sentimentos se amostrando, mas gostaria de entender de que forma posso liberar isso para não conter mais tais feridas/ situações/ sentimentos, mesmo que de forma exemplificativa. Essa liberaçao seria como falar sobre esses sentimentos às pessoas (amigos ou à relacionada às emoções?)? ou, outro exemplo, escrever sobre? Ou divagar consigo mesmo sobre o assunto? Eu penso muito, e as vezes chego com “soluções” que são frutos de tanto pensar/ divagar e pesar sobre o assunto – uma certa retórica comigo mesma. Costuma aliviar as emoções de que falei, mas fico imaginando se essa é realmente uma forma de “liberação”.

    Obrigada mais uma vez!

    Resposta
    • 6 de março de 2015 em 10:37
      Permalink

      Olá Maria, Muito obrigada pelo comentário e feedback! Virgem é um signo de rituais, então vale a pena fazer rituais de liberação. Você pode, pr exemplo, escrever cartas às pessoas que a magoaram, ou até a você mesma, contando toda a história de novo, talvez até chorando junto. Quando terminar, releia tudo e acenda uma vela para seus anjo ou guia espiritual e queime num recipiente seguro. Veja a fumaça subir e visualize que suas mágoas estão se dissipndo junto com essa fumaça, transformando-se em novos sentimentos e sinta seu coração mais vazio, com espaços pra coias novas… Você pode também fazer banhos de ervas de limpeza (pesquise na internet) e conforme a água desliza pelo corpo, visualize que está levando todo o peso, todos os nós, e as coisas que deseja deixar ir embora. São apenas dois exemplos… Essencial é a decisão interior de realmente finalizar e liberar as questões. Espero que ajude. Muito obrigada novamente! todas as bênçãos! 🙂

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!