Lua Nova em Virgem – Sem Controle!

A Lua Nova que acontece a 04°03′ de Virgem neste sábado, 27 de agosto, às 05h15min de Brasília, de certa maneira, antecipa o que vivenciaremos de setembro a novembro próximos, um dos períodos mais tensos do ano!

Como sabemos, a Lua Nova sempre inaugura um ciclo rápido, de quatro semanas. Em Virgem, inauguramos um ciclo em que precisamos olhar mais de perto as questões relacionadas ao trabalho diário, cotidiano; a rotina, hábitos, processos, rações de trabalho; além, de olharmos para o quanto a nossa eficiência serve a nossa alma. Ou será que estamos indo na ordem contrária? Este ciclo desafiará grandemente o senso ou necessidade de controle arquetípica – no melhor e pior sentido – do signo de Virgem.

Mas por que tais desafios e por que antecipa os temas de setembro a novembro? Primeiro, Urano está no MC do mapa de Brasília e com Urano simplesmente não há possíbilidade de controle ou previsibilidade. Segundo, a Lua Nova ocorre numa quadratura partil ao planeta Marte. O Sol fez quadratura exata a Marte pouco tempo antes de a Lua se renovar e essa quadratura Sol-Marte fica então congelada para este ciclo, antecipando os temas da retrogradação do planeta Marte a partir de 30 de outubro. Isso porque a quadratura que o Sol faz a Marte já é um aspecto importante do ciclo de retrogradação de Marte que se dará de 30 de outubro a 12 de janeiro de 2023, Marte, portanto, ganha um grande destaque nesta lunação e, sendo Marte o general do Sol e seu defensor, se o Sol está em quadratura (tensão) a ele, temos um ciclo inclinado a muita beligerância e conflitos, daqueles difíceis de se resolver, simplesmente porque eles têm tantos desdobramentos e nuances possíveis, quanto tem motivações divergentes, confusas e algumas até fraudulentas – Marte vai retrogradar em quadratura próxima a Netuno.

O Sol representa nossos propósitos e objetivos conscientes; a Lua simboliza as necessidades e mesmo a maneira como iremos vivenciar esses propósitos no nosso dia a dia nas próximas quatro semanas. Tudo isso está em contradição com o possível método de execução e com a maneira como gostaríamos ou como poderíamos realizar tais objetivos, realização representada por Marte. Há um conflito claro que indica um ciclo pesado e sujeito a belicosidade, agressividade e uma energia conflituosa e difícil.

Lua Nova em Virgem – Brasília, 27 de agosto de 2022, 05:15

Além da quadratura que a Lua Nova faz a Marte, temos uma Cruz T Fixa nos ângulos, governando a lunação: Vênus, dos valores, acordos, negociações, conciliações, diplomacia e relacionamentos está em forte desacordo com Urano – o Livre, o Modificador, o Revolucionário – enquanto simultaneamente também faz oposição a Saturno, o Estruturador da Realidade, o Estabilizador. Esses três planetas formam uma Cruz T fixa, onde ninguém quer ceder. Vênus acentua e destaca de novo a quadratura Saturno-Urano ativa nos céus desde 2020.  Como planeta das relações e dos acordos, Vênus, ao enfrentar Urano, indica uma necessidade premente, urgente, de mudanças e alterações drásticas nos modelos relacionais ou de fazermos mudanças radicais nos acordos previamente combinados, ou naqueles que iremos olhar a partir daqui. Nas relações, é necessário que haja pequenas – ou grandes – revoluções para que essas relações possam sobreviver. Por outro lado, ao fazer oposição a Saturno, Vênus se depara também com outras urgências: de termos mais clareza da necessidade de segurança e de relações mais estruturadas, mas estruturadas de forma libertária e não rígida; consistentes e realistas, menos pautadas em expectativas imaturas e mais maduras. Trata-se de lidarmos com aquele velho dilema: será que eu caso ou compro a bicicleta? Vênus-Urano definitivamente quer comprar a bicicleta para sair pedalando pelo mundo livre, leve, solta, sem compromissos maiores, experimentando a vida em tudo o que ela tem de mais inusitado, diferente, fresco e mesmo experimental. Mas Vênus-Saturno quer casar, quer a vida com um mínimo de previsibilidade, que indique que podemos também sonhar com uma segurança confortável e necessária para termos um mínimo de paz.

Lua Nova – By NASA Goddard Space Flight Center – Flickr: New Moon, CC BY 2.0, Wikimedia Commons

É nesse contexto que a Lua nova de Virgem acontece, com esses três planetas angulares no mapa de Brasília. Urano está no Meio do Céu, tornando-se um dos governantes dessa lunação, O que também sugere que é uma lunação de muitas mutações, situações inesperadas e surpreendentes acontecendo; o novo, o inusitado, o moderno, o diferente, as novidades batendo à nossa porta. O problema é que às vezes, não queremos tantas novidades, mas queremos ficar quietos no nosso canto. Saturno também está angular e mais uma vez, traz à nossa consciência, aquela necessidade da segurança e estrutura. O que Vênus vai escolher? O que você vai escolher nas próximas quatro semanas? Mais uma vez, somos desafiados a fazer algumas escolhas conscientes e difíceis. E quando não fazemos as escolhas conscientemente, elas são feitas por nós pela vida. No mínimo, em Virgem precisamos revolucionar nossos métodos e sistemas operacionais, a forma como vivemos nossa rotina e como estruturamos nosso trabalho cotidiano. E pensando em Vênus, são as relações que são sacudidas.

Em termos políticos, a presença tão forte de Urano e de Saturno nos ângulos do mapa de Brasília indica um período em que há uma grande dificuldade de se chegar aos acordos. Urano no MC ainda sugere revelações chocantes, um período convulsivo na vida pública e política. A quadratura Sol-Lua-Marte aponta para mais um período incendiário e explosivo, infelizmente. Para o Brasil é triplamente desafiador, pois Marte está em cima da conjuntão Lua-Júpiter no mapa da Independência, ou seja, a Lua Nova faz quadratura à Lua Natal do Brasil, que representa o povo, a opinião pública, as mulheres: tempos de convulsões à vista! Marte incendeia a opinião pública nas próximas semanas! A Cruz T se encaixa nos ângulos do mapa do Brasil: Saturno no Ascendente, Urano no Fundo do Céu e Vênus no DEscendente – o Brasil terá vivido um Retorno de Vênus no dia anterior!

No centro: Mapa da Independência do Brasil; anel externo: Lua Nova em Virgem 2022.

Mercúrio, regente da Lua Nova, também é o regente de Marte e está no início de Libra, já na zona da sua próxima retrogradação, que vai de nove de setembro a dois de outubro. Mercúrio está em oposição ao Ponto Médio entre Júpiter e Netuno, alertando para os sonhos impossíveis, as quimeras e ilusões e ainda as notícias que nascem com interesses escusos e já muito bem engendrados para equivocar e enganar. Muitos dos projetos e ideias pensados agora provavelmente precisarão ser revistos daqui a algumas semanas – alguns podem ser simplesmente abandonados. Mas Mercúrio também se harmoniza com Marte em Gêmeos – que ele comanda atualmente – e Plutão em Capricórnio: quem sabe esses aspectos nos ajudem a aguçar nosso faro e argucia de espírito para nos atentarmos às armadilhas montadas por trás dos belos sorrisos e palavras bem desenhadas nos contratos e propostas de acordos que se apresentam atualmente.

Fada – Ilustração de Luis Ricardo Falero – 1888 – wikimedia Commons

O Símbolo Sabiano do grau 04°03 de Virgem traz a imagem de “Um homem tornando-se consciente dos espíritos da natureza e das agências espirituais normalmente invisíveis”. Rudhyar analisa este símbolos dizendo que sua ideia básica fala de “abertura de novos níveis de consciência (…) A consciência vai aos poucos indo além das características físicas e tomando consciência dos processos energéticos, ou seja, do dinamismo das forças que se exteriorizam como formas de vida. A mente em seu caráter objetivador e analítico sempre tende a dar “nome e forma” (nama e rupa em sânscrito) àquilo que contata como processo energético. Ela ‘imagina’ energia ou sentimento, relacionando-os a uma experiência sensorial mais ou menos familiar. Chamamos isso de IMAGINAÇÃO”. Imaginação será essencial para capturarmos as inúmeras possibilidades de mudanças positivas, mas também precisaremos estar alertas para as armadilhas egoicas e para os enganos e ilusões que surgirão pelo caminho!

É um ciclo para ativarmos e usarmos muito essa argúcia e engenhosidade virginianas – vamos precisar bastante delas! E saiba: além de nada parecer o que é, teremos muitas reviravoltas ocorrendo o tempo todo, de modo que será um ciclo vertiginoso até o último minuto! É importante estarmos prontos para seguir o fluxo, ao mesmo tempo tendo nossa caixinha de ferramentas e recursos pronta e à mão, para usarmos e abusarmos da criatividade, lembrando que o uso das ferramentas não será igual: elas servirão, com certeza, mas não da maneira que estamos acostumados! Portanto, afie suas habilidades, talentos, competências, ferramentas… deixe tudo tinindo, mas prepare-se para improvisar, e muito!

Um excelente ciclo para todos!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!