Lua Nova em Áries – A Realização começa na Imaginação

Começamos um novo ciclo neste domingo, 15 de abril, às 22h57min no horário de Brasília (01h57min do dia 16 de abril para Lisboa). Este é o ciclo de Áries, que começa no grau 26°02’ deste signo, o signo da iniciação e do pioneirismo.

Mais do que nunca, este é um ciclo que clama por novidade e inovação, porque, além de a Lua se renovar em Áries, isso se dá em conjunção a Urano, que brada um chamado para inventarmos algo completamente inédito, fresco, moderno, original, diferente, singular, arrojado! Se andamos reclamando das repetições, da mesmice, da previsibilidade, agora temos a chance de nos reformular e abrir uma picada inteiramente nova na selva das nossas intenções!

Lua Nova em Áries – Brasília, 15 de abril, 22h57min

A Lua e o Sol se afastam da quadratura a Plutão em Capricórnio e estão a apenas dois graus da conjunção a Urano: dos destroços da destruição recente de estruturas defasadas e antiquadas, nasce a oportunidade de criar algo insólito e inovador, algo desconhecido, que venha representar reformas e mudanças positivas para o indivíduo (Áries) e também para a sociedade onde ele está inserido (Marte em Capricórnio, regente da Lua).

Contudo, esse novo começo ou recomeço não é algo que ocorre de forma tranquila ou pacífica. Tem uma forte energia de luta e realização, mas também uma sensação ou medo do fracasso. Áries é um signo de luta e a primeira luta que travamos na vida é a passagem pelo canal do parto, uma luta que envolve risco real de morte para a mãe e o bebê. Apesar de estar em estado de unicidade paradisíaca com a mãe e o universo nas águas urubóricas do útero (Peixes, o signo anterior a Áries), o bebê tem que empreender essa jornada rumo a um mundo completamente novo e desconhecido, do contrário morrerá no ambiente que até então forneceu condições perfeitas de vida – é quando o paraíso se torna inferno, destruição e aniquilação da vida, quando nos acomodamos e achamos que o conforto vai durar para sempre, quando nos recusamos a perceber a hora de avançar para novos desafios. Além de Áries trazer presente a experiência arquetípica da luta, esta Lua Nova per si enfatiza grandemente este tema, devido ao fato de termos Lua conjunta a Urano e quadrando Plutão e também porque Marte, regente da Lua está se aproximando da conjunção a esse mesmo Plutão.

Lua Nova em Áries – Brasília, 15 de abril, 22h57min

As configurações do mapa da Lua Nova falam de muitos desafios que vão testar nossa vontade e resiliência: Marte está em Capricórnio, signo de sua exaltação. Está se afastando da conjunção a Saturno e se aproximando da conjunção a Plutão e na verdade, está no Ponto Médio (orbe ampla) entre Saturno e Plutão, que traz presente a luta pela sobrevivência, o uso altamente controlado da estamina e da resistência física, mas também a possibilidade de violência e brutalidade, precipitados pela sensação de insegurança e ameaça.  O que leva às perguntas: sabemos realmente quem somos e o que queremos? Por que queremos? Há muita força e poder à nossa disposição, mas saberemos usar tal força e poder com sabedoria e responsabilidade? Tais atributos são essenciais para definir o sucesso ou fracasso de nossas empreitadas no ciclo, porque se não usarmos esse poder de forma sábia e responsável, enfrentaremos muitos conflitos de ego, embates de poder e controle e poderemos nos envolver em muitos imbróglios do tipo em que os indivíduos recorrem a táticas sujas e desleais, porque precisam vencer “a qualquer custo” e o que tinha tudo para ser bem sucedido, pode dar em fracasso. Isso é particularmente relevante para o Brasil, já que Saturno e Marte enquadram o Ascendente do mapa levantado para Brasília. Positivamente, tendo Marte deixado Saturno para trás, aprendeu muitas lições de disciplina, perseverança, estratégia e ação responsável. Ao encontrar Plutão, pode estar “treinado” para exercer o poder com comprometimento, consciência e probidade. Talvez.

Comprometimento e paixão, são outras duas qualidades importantes nessa Lua Nova e neste ciclo: além da forte energia de Fogo/Áries (entusiasmo) e da posição de Plutão (paixão), dos posicionamentos em Capricórnio (comprometimento), Vênus faz trígono ao no Ponto Médio entre Marte e Plutão, indicando uma disposição apaixonada na realização dos projetos e no enfrentamento dos desafios.

Mercúrio está estacionário direto, a 4° de Áries, e tem um papel muito relevante neste ciclo. Primeiro, está sinalizando que, depois das revisões recentes sobre nossos projetos individuais, estamos prontos para retomar a ação, fazendo os ajustes e correções que foram identificados como necessários – e isso precisa ser levado muito a sério, sob pena de enfrentarmos muitas dificuldades e cobranças daqui a algumas semanas (meados de junho), já que Mercúrio está em quadratura a Saturno. Mercúrio adquire papel mais fundamental, quando observamos que não há planetas no elemento Ar, o que implica uma dificuldade de ter objetividade quanto aos nossos propósitos e quanto ao melhor curso de ação; outra maneira de colocar isso é que as paixões ficam exacerbadas e vemos o mundo sob um ângulo excessivamente subjetivo, estreito, egoísta, unilateral – vale nos lembrarmos disso quando nos percebermos “batendo cabeça” com outros, para saber quem está o certo, quem tem razão. E a Lua Nova também está no Ponto Médio (orbe ampla) entre Mercúrio e Vênus, indicando a capacidade de dar forma à nossa vontade com criatividade, imaginação, beleza e amor. O que nos leva ao Símbolo Sabiano!

O Símbolo Sabiano do grau 27 de Áries (26°02’) traz a seguinte imagem: “Através da imaginação uma oportunidade perdida é recuperada”. O tom principal deste símbolo, segundo Dane Rudhyar, é “revisão de atitude e avaliação interna”. Aqui, tanto o símbolo quanto seu subtom nos remetem de forma direta e imediata ao período de retrogradação de Mercúrio, e pede que fiquemos alertas quanto às oportunidades que talvez batam novamente à nossa porta e que coloquemos em ação, realmente, as modificações que percebemos que precisamos fazer nas nossas atitudes. Ele diz mais este símbolo: “Este símbolo deixa claro que a mente que se tornou superestimulada e obcecada por tudo que parece ser capaz de realizar em algum novo domínio da experiência, pode facilmente falhar” – aqui há uma relação direta com Mercúrio em Áries e estacionário-direto – a mente está de fato, superestimulada! Rudhyar continua: “O discípulo falha em seu teste, ou pelo menos parece que ele falhou. Na verdade, seu mestre entende o ‘fracasso’ como um desafio para o surgimento de uma nova capacidade; de um modo geral, essa capacidade é o que chamamos de ‘imaginação criativa’. A mente deve primeiro ‘imaginar’ aquilo que o discípulo poderá, mais cedo ou mais tarde, experimentar. Nesse estágio, pode ser difícil distinguir o sucesso do fracasso”. Portanto, será necessário exercer uma qualidade que é meio difícil para Áries: a paciência, para perceber que nem tudo o que não deu certo a princípio é, necessariamente, um fracasso! A paciência e a sabedoria mostrarão a diferença entre fracasso e sucesso, ou ainda, a diferença entre fracasso e oportunidade de burilar nossa vontade e capacidade de nos reinventar ou trazer à tona novos talentos e potenciais, já que aparentemente ‘falhamos’ na forma inicial com que abordamos o problema ou empreendimento.

E Rudhyar finaliza lembrando um ditado em inglês: “nada falha como o sucesso”, um dizer similar ao ditado em português: “quanto mais alto o coqueiro, maior é o tombo do coco” – ou seja, quando chegamos ao ponto mais elevado, achamos que já conseguimos tudo e podemos relaxar, na chamada “zona de conforto” e é quando podemos cometer alguns erros tolos, porque achamos que “já está no papo”. Mais um cuidado, uma vez que Áries tende a ser impulsivo demais e não prestar atenção aos detalhes e à finalização das coisas. Finalmente, o que realmente conta aqui, diz Rudhyar, é uma fé intrépida e destemida – que aliás nos reporta à destacada posição de Júpiter em Escorpião, que lidera uma formação de Tigela, em oposição a Vênus em Touro. Além de esta fé ser intrépida, é preciso que ela seja genuína e que influencie de forma direta e concreta a imaginação, a criatividade e a realização dos objetivos!

Assim, este ciclo traz, de fato, um grande potencial de realizações concretas, mas primeiro precisamos incendiar nossa imaginação, ter uma visão clara do futuro que estamos criando (Urano), para então acionarmos nossa disposição apaixonada, vigorosa e comprometida e, finalmente, materializarmos essa vontade, empreendimento, projeto, iniciados na imaginação. Tudo isso acontecendo de forma muito rápida, ágil, direta! Talvez haverá momentos em que podemos sentir nossa autonomia ameaçada e podemos nos envolver nos conflitos, perdendo o foco e nos desviando do nosso objetivo, por isso, é necessário ter maturidade para diferenciarmos entre desafios reais e ameaças ilusórias. Vamos então aproveitar esse fogo e essa visão, para concretizarmos os empreendimentos que farão diferença não apenas na nossa vida individual, mas que poderão também trazer contribuições positivas ao coletivo!

Feliz Lua Nova! Feliz Novo ciclo!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

3 thoughts on “Lua Nova em Áries – A Realização começa na Imaginação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!